O Big Bang não foi o início de tudo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
spink
Gênero: Masculino
Contato:

O Big Bang não foi o início de tudo

Mensagem por spink »

Fonte

Uma nova revolução está em marcha

Caderno especial completo sobre Albert Einstein

O físico Mário Novello sabe muito bem como é duro remar contra a maré. Principalmente, se a maré em questão é a do Big Bang, o famoso modelo sobre a origem do Universo. Hoje, a tese defendida por Novello, a do Universo eterno, prevalece. Porém, ele mais uma vez aposta na mudança e vê uma nova revolução em curso na física. A Humanidade poderá mudar, uma vez mais, a forma como vê a si mesma e ao mundo.

No ano passado, Novello ganhou o título de doutor honoris causa da Universidade Claude Bernard de Lyon - o último físico agraciado com o título foi o russo Andrei Sakharov (1921-1989), prêmio Nobel em 1975 e o mais famoso dissidente da ex-União Soviética. Ele divide seu tempo entre as pesquisas no Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e os livros que escreve para não cientistas, como "Máquina do tempo" (Jorge Zahar Editor) e "Os jogos da natureza" (Campus/Elsevier).

Por muito tempo seu trabalho foi visto como herético. Você desafiava o conceito do Big Bang, a explicação mais difundida sobre a origem do Universo. O que mudou?

MÁRIO NOVELLO: Muitos estudos mostraram que a hipótese do Universo eterno é muito mais factível do que a de um Cosmo como o do Big Bang, com um início estabelecido há uns poucos bilhões de anos. Durante a década de 90 ficou claro que o Big Bang foi um começo, mas apenas dessa fase de expansão do Universo. O Big Bang não foi o início de tudo.

Por que o Big Bang se tornou tão difundido?

NOVELLO: Porque é um conceito poderoso. Ele virou uma espécie de mito científico da criação. Substituiu o Paraíso, Adão e Eva por átomos e moléculas. A física trouxe a cosmogonia para a ciência.

Se o Big Bang não foi o início de tudo, o que havia antes?

NOVELLO: Há numerosos modelos. Mas eles concordam que antes do Big Bang havia o vazio. Mas esse vazio é o vazio de matéria, de tudo que chamamos indistintamente de coisas. Mas isso não vale para estrutura espaço-tempo. Por isso, pelas leis da gravitação, esse vazio primordial era instável e sujeito a colapsar. A matéria e a energia surgiram devido à interação gravitacional que fez o vazio colapsar. Foi o colapso do nada. Com a gravitação, o nada gerou tudo-o-que-existe.

Esses conceitos são muito complexos, distantes dos fatos cotidianos...

NOVELLO: Sim, é verdade. Uma parte da física está cada vez mais voltada para coisas que não fazem parte do cotidiano. Mas a física também nos impõe novos desafios. À medida que nosso conhecimento sobre o Universo e as leis que o regem aumenta, somos desafiados a mudar nossa visão de mundo. Nosso cérebro está treinado para pensar em matéria/energia e espaço/tempo. Mas a explicação sobre a origem do Cosmo que começa a emergir não se encaixa na nossa forma de pensar e à nossa linguagem.

Nos últimos anos temos visto a ciência se aproximar como nunca da ficção. Um dia seremos capazes de viajar no tempo?

NOVELLO: Teoricamente, é possível. Precisamos encontrar atalhos no espaço-tempo que os físicos apelidaram de buracos de minhoca. Hoje, não conseguimos nem chegar a alfa-centauro, a estrela mais próxima de nosso Sol. É uma distância praticamente impossível de percorrer. Mas se entrássemos num buraco de minhoca poderíamos chegar à alfa-centauro em segundos. Os atalhos viabilizariam não só viagens no tempo quanto a exploração do Universo. Parece ficção, mas hoje faz parte da ciência.

Como descobrir buracos de minhoca no Universo?

NOVELLO: Os buracos de minhoca são como máquinas do tempo capazes de nos transportar em viagens que levariam dezenas de milhares de anos, para o passado ou para o futuro, em segundos. Para achá-los, precisamos modificar certas conseqüências de algumas leis da física.

A física passa por uma nova revolução?

NOVELLO: A cosmologia está reformando nossa forma de ver o Universo. Temos dificuldade para perceber esta revolução porque estamos imersos nela. Precisamos aprender a pensar de maneira diferente, mas não sabemos ainda muito bem como.

Como é essa nova visão?

NOVELLO: É uma revolução que começou no final do século XX. Chegamos a fenômenos que não podem ser explicados pelas leis que conhecemos, que desafiam princípios básicos como os do eletromagnetismo tradicional. Talvez vá surgir um novo Einstein que nos ajude a entender melhor a nova estrutura que está em marcha.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

videomaker

Re: O Big Bang não foi o início de tudo

Mensagem por videomaker »

Fala Carlos ! me diz uma coisa , quando o universo se expande , se expande pra onde ? o espaço no qual a massa vai , não algo que existia antes do Big Bang ? :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Snake

Mensagem por Snake »

videomaker escreveu: Fala Carlos ! me diz uma coisa , quando o universo se expande , se expande pra onde ? o espaço no qual a massa vai , não algo que existia antes do Big Bang ? :emoticon5:

Se é o espaço que se expande, como é que ele vai expandir pra algum lugar?
Quidquid latine dictum sit, altum viditur.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

O "Modelo" do Big Bang ainda é muito contestado.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Johnny

Re.: O Big Bang não foi o início de tudo

Mensagem por Johnny »

Só a morte é eterna. Até que se prove empiricamente o contrário...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

videomaker

Snake escreveu:
videomaker escreveu: Fala Carlos ! me diz uma coisa , quando o universo se expande , se expande pra onde ? o espaço no qual a massa vai , não algo que existia antes do Big Bang ? :emoticon5:

Se é o espaço que se expande, como é que ele vai expandir pra algum lugar?

Piorou então ! como algo se expande sem espaço fisico pra se expandir ? :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Re: Re.: O Big Bang não foi o início de tudo

Johnny escreveu:Só a morte é eterna. Até que se prove empiricamente o contrário...

E quando aqueles que já se foram dizem que não ?
:emoticon5:

Pug

Mensagem por Pug »

Eis porque Deus não deixa de pairar, perante os parcos dados cientificos que temos, hipotese Deus, parece-me bastante plausível.
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

vukodlak

Mensagem por vukodlak »

RETIRADO escreveu:Eis porque Deus não deixa de pairar, perante os parcos dados cientificos que temos, hipotese Deus, parece-me bastante plausível.

O vontade de acreditar que certas pessoas tem.

Deus? Porque não o grande monolito onisciente ou outra invenção qualquer. Li o texto e não vi NADA que pudesse pedir a presença de um deus qualquer, exceto a velha vontade de acreditar.

Pug

Mensagem por Pug »

vukodlak escreveu:
RETIRADO escreveu:Eis porque Deus não deixa de pairar, perante os parcos dados cientificos que temos, hipotese Deus, parece-me bastante plausível.

Deus? Porque não o grande monolito onisciente ou outra invenção qualquer. Li o texto e não vi NADA que pudesse pedir a presença de um deus qualquer, exceto a velha vontade de acreditar.

Existe também a vontade de não acreditar :emoticon12:

Ateus e teístas são pessoas cheias de fé na sua visão do mundo...

O interessante na coisa é aprender-se a respeitar as pessoas independentemente da crença que possam ter e não tentar "converte-las" á crença ou não crença.
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

deus?? :emoticon16:

Qual deles? :emoticon12:

Existem tantos..., cada um atendendo a um gosto exclusivo ou a uma visão deturpada de moral!!! :emoticon12:

Por quê o seu e não outro? :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Pug

Mensagem por Pug »

Gilghamesh escreveu:

Existem tantos..., cada um atendendo a um gosto exclusivo ou a uma visão deturpada de moral!!! :emoticon12:

Não está em causa nenhum deus em particular...claro que o meu existe ou talvez não :emoticon12:

ligação

Imagem

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

RETIRADO escreveu:
Gilghamesh escreveu:

Não está em causa nenhum deus em particular...claro que o meu existe ou talvez não :emoticon12:

ligação

Realmente Pug, não está em causa, afinal, para algo ter causa, precisa existir... :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

vukodlak

Mensagem por vukodlak »

RETIRADO escreveu:
vukodlak escreveu:

Existe também a vontade de não acreditar :emoticon12:

Ateus e teístas são pessoas cheias de fé na sua visão do mundo...

O interessante na coisa é aprender-se a respeitar as pessoas independentemente da crença que possam ter e não tentar "converte-las" á crença ou não crença.

Hã?

1) Ateu com fé? Nem vou perguntar o que é um ateu para você. Talvez sua incapacidade de compreender algumas coisas básicas sobre ateus leve a essa distorção que Ateus (todos) tem fé. Uma dica, não generalize (e não fique ofendidinho também com isso, pelo jeito você se ofende a toa).

2) Sim, respeito sempre é bom. Alguém te desrespeitou? Por favor me diga, pois não vi.

3) Alguém tentou converter você? Onde? Também não vi.

O que é vontade de não acreditar? aquilo que você sente em relação aos deuses dos outros?

Pug

Mensagem por Pug »

vukodlak, antes demais leia a minha assinatura, mas mesmo assim vou perder um instante...

1 - ateus são pessoas...aproveite e siga a ligação que dei ao Gilga.

2 - falei respeito no geral entre as pessoas.

3 - leia a 1.

Minhas mensagens são dirigidas a todos...

E pare de ter tantas certezas...

E a minha assinatura passa a ter validade...

Imagem

vukodlak

Mensagem por vukodlak »

RETIRADO escreveu:vukodlak, antes demais leia a minha assinatura, mas mesmo assim vou perder um instante...

1 - ateus são pessoas...aproveite e siga a ligação que dei ao Gilga.

2 - falei respeito no geral entre as pessoas.

3 - leia a 1.

Minhas mensagens são dirigidas a todos...

E pare de ter tantas certezas...

E a minha assinatura passa a ter validade...

Você escreveu :

Ateus e teístas são pessoas cheias de fé em sua visão de mundo.

Você generalizou. Dai eu achei melhor nem perguntar o que é um ateu para você.

Bom, foi você quem tocou primeiro em respeito e tentativa de conversão, o motivo , nem imagino, não vi nada de desrespeitoso no tópico, com ninguém, nem tentativas de conversão. Vi sim, alguém tentando colocar deuses onde ele pode ou não existir, mas não se fez necessário para nada ainda.

Você pode até chamar o que está além do nosso conhecimento de deus, não que eu digo que você o faça, eu chamo de desconhecido.

Ateus são pessoas . UAU!! A revelação do século, mais uns anos e talvez você não generalize essa idéia de "fé na visão de mundo" para TODOS os ateus. Não que isso me importe.

Eu tenho as certezas que achar que devo, se estiverem erradas, eu reviso elas, descarto, troco. Não preciso ter fé em nenhuma delas, fé nelas não as tornariam certas ou erradas.

Já li a ligação. E dai?

De momento sem deus.

Mesmo que você se defina como um Ateu, não quer dizer que seja o mesmo "tipo" de ateu que eu, ou outros aqui. Eu não tenho fé (necessidade de fé) na minha visão de mundo, como já te disse. Foi esse o ponto em que discordamos.

Sobre sua assinatura . Não sou nem amigo seu (nem quero ser) nem seu inimigo. Você não precisa se justificar para mim, e nem eu quero, mas se coloca algo com que outros não concordam, outros tem o direito de comentar, isso é um fórum aberto, onde debatemos assuntos.

Mas se você tem fé que o que faz é se justificar, peço-lhe, encarecidamente : Não se justifique. Além de inventar coisas que não fazem parte do contexto do tópico (conversão? respeito/desrespeito?), é chato para caramba, tenho certeza disso. :emoticon12:

videomaker

Usuário deletado escreveu:
videomaker escreveu:
Johnny escreveu:Só a morte é eterna. Até que se prove empiricamente o contrário...

Provas?

quais?

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Gilghamesh escreveu:

Giga volta o mesmo :
Retardado mental !
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Gilghamesh escreveu:

Giga volta o mesmo :
Retardado mental !
VOLTAIRE

Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Gilghamesh escreveu:

Giga volta o mesmo :
Retardado mental !
VOLTAIRE

Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Gilghamesh escreveu:

Giga volta o mesmo :
Retardado mental !
VOLTAIRE

Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Gilghamesh escreveu:

Giga volta o mesmo :
Retardado mental !
VOLTAIRE

Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Fico espantado por esta frase gerar confusão:

Se vc quer-se excluir do grupo, não queira pretender representar a maioria.

Como tenho afirmado ao longo dos últimos 3 anos, ateus e teístas são idênticos (TODOS).
O Generalizar significa que existe todo o tipo de pessoas nos dois grupos ( alguém duvida?)...

Nota - a assinatura aplica-se as seguintes palavras:

" (e não fique ofendidinho também com isso, pelo jeito você se ofende a toa).
"
demasiadas certezas...

O meu problema é pensar ser inapropriado ignorar, pelo menos até um certo limite...

Imagem

vukodlak

Mensagem por vukodlak »

RETIRADO escreveu:Fico espantado por esta frase gerar confusão:

Se vc quer-se excluir do grupo, não queira pretender representar a maioria.

Como tenho afirmado ao longo dos últimos 3 anos, ateus e teístas são idênticos (TODOS).
O Generalizar significa que existe todo o tipo de pessoas nos dois grupos ( alguém duvida?)...

Nota - a assinatura aplica-se as seguintes palavras:

" (e não fique ofendidinho também com isso, pelo jeito você se ofende a toa).
"
demasiadas certezas...

O meu problema é pensar ser inapropriado ignorar, pelo menos até um certo limite...

1 - Exatamente por não pretender representar a maioria que reclamei da sua frase, ela confunde, e iguala o que não é igual. Eu celebro a diversidade humana, frases como esta são redutoras da nossa maior qualidade, na minha opinião, como espécie, nossa diversidade.

2 - Você afirma que ateístas e teístas são idênticos, TODOS, já afirmei que não é assim. Aliás eu pessoalmente detesto esse tipo de comparação, iguala a todos, como certo partido faz, quando não são todos iguais, mas não quero desviar o fórum para política brasileira.

3 - O Problema central é como vemos o "Generalizar". Mas entendo sua posição, e discordo naturalmente dela. Usamos "generalizar" com abordagens diferentes. Talvez o que você vê como diferenças seja muito pequeno para diferenciar uns dos outros. Eu discordo, mas respeito sua opinião.

Reiterando : Minha crítica foi a querer enfiar deus onde não havia necessidade dele ou sequer citação dele.

No mais, sem mais.

vukodlak

Mensagem por vukodlak »

videomaker escreveu:
Usuário deletado escreveu:
videomaker escreveu:

Provas?

quais?

Supondo que "aqueles que se foram" seriam os mortos, e que diriam que não, a morte não é eterna.

Você tem provas de que existe vida após a morte? Mas provas mesmo. Provas, com P maiúsculo.

Trancado