Claudio,
Com todo direito que uma amizade concede, eu vou meter minha colherzinha torta na sua escolha de sair do RV. Se um relacionamento com outra pessoa já começa com a necessidade de abrir mão de algo que a gente ama só para satisfazer a outra pessoa, a coisa já está começando mal. Isso porque o amor leva a uma aceitação do outro do jeito que ele é, com seus defeitos, qualidades, seus gostos. Pretender privá-lo do que quer que seja "em nome do amor" é a coisa mais estúpida que alguém pode fazer.
Em meu casamento, eu abri mão de MUITA coisa durante mais de 15 anos. Abri mão de um sonho, de uma carreira, de um emprego estável, das minhas crenças, dos meus ideais, para um dia acabar com absolutamente NADA nas mãos e um futuro incerto pela frente. Abri mão da minha juventude... e não valeu a pena. Era só ele dizer que o que eu estava fazendo atrapalhava o andamento da casa, atrapalhava o relacionamento com ele e eu largava prontamente. A troco de NADA. No final éramos incompatíveis e continuamos incompatíveis. Por sorte, cada um do seu lado agora.
O que eu quero dizer é que se você ainda ama o RV, deveria continuar aqui nem que fosse só para brigar com o PD (

). A não ser que você realmente tenha perdido toda a motivação de permanecer aqui conosco por causa do seu sonho que morreu. Aí, não diga que foi por causa do seu amor pela moça que você está abdicando da convivência com um bando de ateus incrédulos que amam você. É por causa do seu sonho que morreu.
Colocando as coisas assim, eu lhe asseguro que é e será muito mais fácil. Que os crentes-crédulos e afins sintam-se mal com o nome Religião é Veneno. Problema deles. Se ela se sente mal também é um problema dela. Se você concorda com ela, é um problema seu agora. Só não coloque a responsabilidade da sua despedida do convívio conosco no amor que você sente por ela. Ela não merece isso nem você.
Beijos e felicidades.