RCAdeBH escreveu:ímpio escreveu:Eu também não gosto de ver cenas de cirurgias diversas, e não é por isso que seria contra essas cirurgias.
O procedimento que falei não foi o de uma cirurgia, foi a maneira barata e rápida de se matar uma criança.
Então não vem ao caso porque ninguém por aqui, acho, defende abortos de fetos de 9 meses quando já começou o trabalho de parto, nem consideravelmente antes disso.
E não dá para generalizar isso como aborto sendo tudo igual, em qualquer fase.
ímpio escreveu:Aborto não é só no nível fetal; pode-se ser contra o aborto a partir de um dado grau de desenvolvimento, onde a coisa é bem menos repulsiva, ainda que não seja agradável mesmo assim.
A maioria das "mães" que procuram abortar só o fazem quando a barriga começa a aparecer, o que ocorre aos 4 meses de gestaçao.
Você diz, eu não sei. Também não tem importância alguma para quem propõe que o aborto deve ocorrer até dado tempo e não mais tarde que isso, mesmo que a maioria dos abortos clandestinos atualmente ocorra fora desse limite que se veja como legalizável. Fora disso continua sendo crime e pronto.
ímpio escreveu:Existem alguns produtos vendidos no Brasil como se fossem anticoncepcionais, legalmente, que na verdade são abortivos, contragestivos, impedem a fixação do zigoto no útero, então ele é abortado naturalmente.
Estes medicamentos somente funcionam até o primeiro mes de gestaçao. Daí em diante a coisa tem que ser na marra.
mas são abortivos, é esse o ponto que estou falando, aborto não é só isso que você descreveu, e legalizar o aborto não implica em legalizar incondicionalmente, sem restrição de tempo.
ímpio escreveu:Esse sentimento de desagrado com a cena não seria amenizado no caso de um aborto tardio de um feto anencefálico, apesar de saber que na prática, já está morto e deixar se desenvolver mais não tem utilidade prática além de ter riscos. É uma aversão bem emocional mesmo.
Existe alguma aversão que não seria emocional? Leia "aversão" como "o que fala ao coraçao".
Bem, se você já está definindo aversão como emocional, não. Mas por mim o termo seria compatível com racionalidade também, de se ser averso a uma idéia não simplesmente pelo impacto emocional imediato que ela pode não ter, mas por analisar melhor a questão. Ou vice versa, não ser racionalmente contrário a algo que emocionalmente fosse repulsivo.
ímpio escreveu:Antes do desenvolvimento do SNC, de qualquer forma, não vejo diferença no aborto de um embrião viável e o de um teratoma ou feto anencefálico, apesar de que, claro, há essa diferença técnica de que um é viável e o outro não, só não vejo que ela tenha maior implicação moral do que o potencial de viabilidade de todo óvulo ovulado.
O procedimento que descrevi, ressaltando que nunca ví pessoalmente, somente por relatos de amigos, é o que é feito em 95% das mulheres em "clinicas" clandestinas. A realidade é essa.
Bem, acho que isso deveria continuar sendo crime e ser combatido, se ocorre depois da formção do SNC. Antes disso, não vejo problema maior do que aborto de teratomas ou fetos anencefálicos, que também não vejo como eventos agradáveis na vida de qualquer um ou algo que eu pudesse mostrar um vídeo como forma de promoção.