betossantana escreveu:Tulio escreveu:No Vejam o caso das privatizações das estatais que continuam sendo demonizadas por todos mesmo quando seus resultados positivos para o País são inquestionáveis. Alguém por acaso se lembra como era quase impossível conseguir um telefone? E a Vale e a Embraer exportando cada vez mais e consequentemente gerando empregos e divísas para o País, o que, logicamente, não teria sido possível sem a privatização dessas companhias, pelo nível de investimento que exigiria do estado. As estatais são duplamente prejudiciais: primeiro aos contribuites cujos impostos são desviados para esses dinosauros ineficientes e perdulários, e depois aos consumidores que têm que pagar muito caro por produtos e serviços de baixa qualidade desses mastodontes protegidos por monopólios e a falta de competição. As estatais só servem para desviar dinheiro para caixa 2, como cabides de emprego para apaniguados do poder, e para manutenção de monopólios e privilégios que só beneficiam a politicos corruptos.
Ah, faculdade, faculdade!!! Tem dias nesse fórum que me dá uma nostalgia!!! Eram esses tipos de textos e discussões pró-estado e anti-estado que rolavam por lá, as chapas de centro acadêmico e os grupetes ideológicos só na guerrilha! Fora estatais, vivam as estatais, morram as estatais, fora privatizações. Empresa pública, sociedade de economia mista, autarquias, administração direta, administração indireta!
Nunca consegui formar uma opinião sólida no meio de tanta informação desencontrada. As privatizações são do bem, mas depois vêm não sei quem e não sei quem dizer que os EUA e a Europa têm estatais. E a gente pode comprar um telefone quando quiser agora, mas quando privatizaram a energia elétrica no Rio tinha aqueles apagões, e tal.
É um assunto controverso e relativo. De minha parte, creio que país nenhum se desenvolve e diminui seu abismo social caso não tenha um poderio industrial forte (seja estatal ou privado), a não ser em casos excepcionais, em sociais-democracias com paraísos fiscais ou uma classe média dependente de nações vizinhas.
Quanto ao Liberalismo, acho insano que ainda se defenda isso atualmente. Tivemos 29 nas costas. Acho que já está mais do que provado que, se o mercado for deixado a seu bel-prazer, o sistema não se mantém.