Morales sugere que Brasil dê refinarias à Bolívia

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
rapha...
Administrador
Gênero: Masculino

Re.: Morales sugere que Brasil dê refinarias à Bolívia

Mensagem por rapha... »

Creio que a Bolívia não está em posição de dar as cartas, visto que o maior comprador do gás deles é o Brasil, e se tivéssemos um governo sério, que não aceitasse esse tipo de afronta, já teríamos ameaçada retirar a empresa do país e deixar ele literalmente quebrar, para vermos de que é feita a esquerdalha que está governando-o e se terão tanto peito para se ímpor sobre tudo e todos novamente.

Um déspota como Evo Morales é totalmente capaz de tomar posições absurdas e deixar os bolivianos mais miseráveis do que já estão. Dificilmente eles encontrariam outro comprador tão masoquista quanto a Petrobras, que não ligasse muito para quebra de contratos e tomadas militares de suas indústrias.

rapha...
Administrador

Re: Re.: Morales sugere que Brasil dê refinarias à Bolívia

Mensagem por rapha... »

Samael escreveu:Capitalismo lindo. :emoticon12:

Se, por um lado, é pior para o faturamento do Estado brasileiro, por outro, é pior para a Bolívia, que vende suas parcas riquezas naturais a preço de banana em nome de "sobrevivência".

Será que Morales terá suas próprias "forças obscuras" o forçando para fora do poder?

Esse é exatamente o ponto, Samuel.

O Brasil está fazendo caridade com os bolivianos, mas poderia comprar de outras empresas, talvez até mais barato. Já a Bolívia está morta para o resto do mercado. Ninguém quer instabilidade econômica e governamental.

vukodlak

Mensagem por vukodlak »

rapha... escreveu:Creio que a Bolívia não está em posição de dar as cartas, visto que o maior comprador do gás deles é o Brasil, e se tivéssemos um governo sério, que não aceitasse esse tipo de afronta, já teríamos ameaçada retirar a empresa do país e deixar ele literalmente quebrar, para vermos de que é feita a esquerdalha que está governando-o e se terão tanto peito para se ímpor sobre tudo e todos novamente.

Um déspota como Evo Morales é totalmente capaz de tomar posições absurdas e deixar os bolivianos mais miseráveis do que já estão. Dificilmente eles encontrariam outro comprador tão masoquista quanto a Petrobras, que não ligasse muito para quebra de contratos e tomadas militares de suas indústrias.

Se tivessemos um governo sério, a questão seria arbitrada nas cortes internacionais apropriadas, se não me engano a corte de New York, conforme consta nos contratos, mas dane-se, afinal de contas, Evo faz o que quer, e ainda tem gente que defende, mesmo sabendo que é o preço do gás que vai subir.

Outra coisa, a Bolívia vai ficar mais miserável, afinal quem investiria em um País que não cumpre os seus contratos? Toma o que era do investidor estrangeiro?

E considerando a dependência brasileira do gás boliviano , o que impede Evo de aumentar o preço do mesmo acima do valor de mercado internacional?

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

vukodlak escreveu:Se tivessemos um governo sério, a questão seria arbitrada nas cortes internacionais apropriadas, se não me engano a corte de New York, conforme consta nos contratos, mas dane-se, afinal de contas, Evo faz o que quer, e ainda tem gente que defende, mesmo sabendo que é o preço do gás que vai subir.

Exato, vuko. O caso deveria ser levado a uma corte internacional e com certeza ela não seria tão leniente quanto o governo brasileiro.

vukodlak escreveu:Outra coisa, a Bolívia vai ficar mais miserável, afinal quem investiria em um País que não cumpre os seus contratos? Toma o que era do investidor estrangeiro?

A despeito da miséria, que realmente não desejo ao povo boliviano, a atitude será um belo exemplo aos próximos déspotas que venham a surgir.

vukodlak escreveu:E considerando a dependência brasileira do gás boliviano , o que impede Evo de aumentar o preço do mesmo acima do valor de mercado internacional?

Com Lula na mão, Evo não teme qualquer represália. E já foram anunciados aumentos.

O melhor de tudo foi ver o presidente petista da Petrobras dizendo que foi um bom negócio para o Brasil.
Editado pela última vez por rapha... em 02 Nov 2006, 12:03, em um total de 1 vez.

vukodlak

Mensagem por vukodlak »

rapha... escreveu:O caso deveria ser levado a uma corte internacional e com certeza ela não seria tão leniente quanto o governo brasileiro.

E se não me engano, na nova configuração da posição da Petrobras na Bolivia, toda e qualquer questão legal será resolvida por um tribunal boliviano, e não um tribunal de um terceiro país. Se bem que podiam indicar a Venezuela para arbitrar quaisquer questões. Pelo menos assim a gangue se completava.

rapha... escreveu:A despeito da miséria, que realmente não desejo ao povo boliviano, a atitude será um belo exemplo aos próximos déspotas que venham a surgir.

Também não desejo miséria para o povo boliviano, mas vejo um aumento da miséria na Bolívia, no médio-longo prazo, como algo muito díficil de ser evitado.

rapha... escreveu:Com Lula na mão, Evo não teme qualquer represália. E já foram anunciados aumentos.

O melhor de tudo foi ver o presidente petista da Petrobras dizendo que foi um bom negócio para o Brasil.

Triste.

E por fim.

Isso não é capitalismo. Capitalismo seria se os lados cumprissem para o bem ou para o mal os contratos.

Ao fechar um negócio espera-se, no mínimo, honrar o compromisso assumido. Mas vai falar em honra para esse tipo de governante.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

rapha... escreveu:
Samael escreveu:Capitalismo lindo. :emoticon12:

Se, por um lado, é pior para o faturamento do Estado brasileiro, por outro, é pior para a Bolívia, que vende suas parcas riquezas naturais a preço de banana em nome de "sobrevivência".

Será que Morales terá suas próprias "forças obscuras" o forçando para fora do poder?

Esse é exatamente o ponto, Samuel.

O Brasil está fazendo caridade com os bolivianos, mas poderia comprar de outras empresas, talvez até mais barato. Já a Bolívia está morta para o resto do mercado. Ninguém quer instabilidade econômica e governamental.

Se não existisse o tal gás em lugar nenhum, diriam rapidinho um "dane-se" à essa "instabilidade econômica". Isso ocorre com freqüência.

E, miséria por miséria, Morales está fazendo o que eu particularmente considero melhor para o país. E isso, embora, às custas de instalações e capital brasileiro. E é aí que o bicho pega.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Triste.

E por fim.

Isso não é capitalismo. Capitalismo seria se os lados cumprissem para o bem ou para o mal os contratos.

Ao fechar um negócio espera-se, no mínimo, honrar o compromisso assumido. Mas vai falar em honra para esse tipo de governante.

Capitalismo é um modo-de-produção caracterizado pela produção para o mercado em contraposição à "vida material", pela circulação monetária, pelo assalariamento sistemático e pela subdivisão em classes, de modo genérico, a partir de capitalistas e assalariados.

Isso é um capitalismo cristalino. O ponto é que o lado mais miserável está tentando levar alguma vantagem às custas do lado menos miserável.

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Um forista de outro fórum escreveu isso:

Acho que há alguns detalhes que não podem ser esquecidos ao se analisar a situação boliviana:

1) A Bolívia é o país mais pobre da América do Sul, e a principal causa disso é a instabilidade política ao longo dos séculos, o que já fez a Bolívia perder enorme parte do seu território para o Brasil (na questão do Acre), para o Chile (na Guerra do Pacífico) e para o Paraguai (na Guerra do Chaco).

2) O Brasil ajudou o Chile contra a Bolívia e o Peru na Guerra do Pacífico, que tirou da Bolívia a sua saída para o mar. Por isso até hoje Bolívia e Chile não têm relações diplomáticas normais, e quem passa por Valparaíso, maior porto do Chile, se surpreende ao ver um enorme monumento ao Duque de Caxias, logo lá, mas depois fica sabendo que foi o Duque que ajudou os chilenos a vencer a Guerra, e por isso os chilenos são muito gratos até hoje.

3) O Acre, legítimo território boliviano, foi invadido por seringueiros brasileiros e o Brasil fez valer a sua força para, depois da situação consumada, prometer à Bolívia a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (a Mad Maria - que não deu em nada) e mais um pagamento de 2 milhões de libras esterlinas que, segundo dizem - há controvérsias - nunca foram pagos.

4) Com toda essa instabilidade política, com governos e ditaduras se sucedendo muitas vezes dentro do mesmo ano (3 presidentes num ano por lá não era novidade), quem decidiu atracar o nosso futuro econômico ao da Bolívia foi o sr. Fernando Henrique Cardoso que, nos seus delírios pós-globalização, achava que o mundo havia mudado e agora a Bolívia estava finalmente estável politicamente, e, por isso, decidiu tornar o Brasil dependente do gás boliviano. Curiosamente, a mídia continua pintando o FHC como o supra-sumo da inteligência tupiniquim... =//

5) O Lula só pegou esse bonde andando, mas como qualquer criança minimamente versada na História da Bolívia sabe, não adianta comprar briga com a Bolívia: primeiro, porque é apelação, grandão não bate em bebê - perde a razão automaticamente; segundo, porque governo boliviano tem prazo de validade e geralmente é derrubado antes do tempo. Quem colocou o Brasil nessa aventura boliviana foi o sr. FHC, o Lula tá apenas tentando consertar a &^@*&^#%! *&* que ele fez. E o engraçado é que a mesma mídia que vendeu o gás boliviano como uma jogada de gênio do FHC hoje fica implorando pro Lula invadir a Bolívia pra consertar a besteira que o seu presidente iluminado fez...

Me poupem...

http://www.atosforum.com/viewtopic.php?p=18801#18801
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Essa postagem abriu meus olhos, Moshe!

O correto é dar de mãos beijadas nosso patrimônio aos cocaleiros!

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Postagem fenomenal, Moisés.

Mr. Crowley
Contato:

Mensagem por Mr. Crowley »

rapha... escreveu:Essa postagem abriu meus olhos, Moshe!

E mais preconceito...
Imagem

Mr. Crowley
Contato:

vukodlak escreveu:Se tivessemos um governo sério, a questão seria arbitrada nas cortes internacionais apropriadas, se não me engano a corte de New York, conforme consta nos contratos, mas dane-se, afinal de contas, Evo faz o que quer, e ainda tem gente que defende, mesmo sabendo que é o preço do gás que vai subir.

Defendo pela minha coerência, não acho que nenhuma porra de empresa de país nenhum deve tomar decisões sobre o que fazer em território algum, o Estado deve dar as cartas e as empresas que vejam se vão acatar ou se vão sair fora.

vukodlak escreveu:Outra coisa, a Bolívia vai ficar mais miserável, afinal quem investiria em um País que não cumpre os seus contratos? Toma o que era do investidor estrangeiro?

Ninguém investe na Bolívia porque já não há quase nada a se explorar por lá, já retiraram o ouro, a prata e os resto dos metais preciosos antes presentes ali. Sobrou o gás e meia dúzia de folha de coca.

vukodlak escreveu:E considerando a dependência brasileira do gás boliviano , o que impede Evo de aumentar o preço do mesmo acima do valor de mercado internacional?

Eles devem vender o gás pelo preço que quiserem. Se quiserem vender a 1 Milhão o cm cúbico de gás, dane-se. Compra quem quiser.
Imagem

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Mr. Crowley escreveu:

E mais preconceito...

Preconceito?

Demonstre.

Mr. Crowley
Contato:

rapha... escreveu:
Mr. Crowley escreveu:

E mais preconceito...

Preconceito?

Demonstre.

Você tá chamando boliviano de cocaleiro.
Imagem

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Mr. Crowley escreveu:
rapha... escreveu:
Mr. Crowley escreveu:

E mais preconceito...

Preconceito?

Demonstre.

Falso, você é que está falando isso.

Minha mensagem apenas cita "cocaleiros", não fazendo qualquer alusão.

Tratei de aumentar a fonte dela para que você leia melhor.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Te Pego Na Mentira
Sivuca

Composição: Sivuca/Glorinha Gadelha

Te pego na mentira to dizendo chega
Catemba no terreiro tem malandro chega
Sou feio assim mesmo que besteira chega
Tem queimagem na caatinga todo mundo chega
Maria madalena quem te viu primeiro
Partir de madrugada chegar no oiteiro
Pendura seu juizo pelo ano inteiro
Quem pergunta por cachaça quer sentir o cheiro
Só porque fquei nao fui, nao fui, nao vou ficar
Quero nunca mais voltar, quero nunca mais deixar
Só porque na volta e meia a meia volta faz
Quero sempre mais voltar, quero sempre mais
Te pego na corcunda ta pesado chega
Cutuca no segredo da quebrada chega
Com medo do escuro canto alto chega
Tem badalo todo sino que badala chega
Maninha essa mania é de mosqueteiro
Amarro pela fita o santo milagreiro
Pegou sua cartilha soletrou dinheiro
Quem te leva na conversa faz jogo rasteiro

Tulio
Administrador

Mensagem por Tulio »

Mr. Crowley escreveu:Viva Evo Morales!

Viva o povo boliviano!

Eles tem TODO o direito de nacionalizar o que bem entenderem, e venderem pelo preço que quiserem. Compra quem quiser.

E o que a Petrobrás investiu na Bolívia já foi pago com os lucros, ou seja, mesmo que o Brasil dê mesmo as refinarias pra Bolívia, não perderíamos NADA.

lamentável esse pensamento imperialista daqui, daqui a pouco vai ter nego querendo pegar em armas pra invadir a Bolívia.

Como você pode afirmar que os investimentos já foram pagos? Por acaso analisou o balanço da Petrobrás ou só está chutando?
TULIO

ImagemWE ARE ALL MONKEYS

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Tulio escreveu:Como você pode afirmar que os investimentos já foram pagos? Por acaso analisou o balanço da Petrobrás ou só está chutando?

Provavelmente está chutando e chutando pior que os atacantes do MSI.

Mr. Crowley
Contato:

rapha... escreveu:
Mr. Crowley escreveu:
rapha... escreveu:
Mr. Crowley escreveu:

E mais preconceito...

Preconceito?

Demonstre.

Falso, você é que está falando isso.

Minha mensagem apenas cita "cocaleiros", não fazendo qualquer alusão.

Tratei de aumentar a fonte dela para que você leia melhor.

Ah rapha, para de ser cabaço.

Estávamos falando de que antes do seu post?

É só ver qual é o adjetivo mais usado pelos reacionários tupiniquins para tentar desqualificar o povo boliviano e o próprio Evo Morales.

E você sabe que foi preconceito seu SIM, não me venha com essa hipocrisia.
Imagem

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Desistência aceita.

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Imagem

Juan Evo Morales Ayma (Orinoca, Oruro, 26 de Outubro de 1959) é o atual presidente da Bolívia e líder do movimento esquerdista boliviano cocalero, uma federação de agricultores que tem por tradição o cultivo de coca para atender um costume milenar da nação que é mascar folhas de coca. Evo Morales notabilizou-se ao resistir os esforços desenvolvidos pelo governo dos Estados Unidos da América na substituição do cultivo de coca na província de Chapare por bananas originárias do Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evo_Morales
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Mr. Crowley
Contato:

UNIDADE DE NEGÓCIO BOLÍVIA
O desenvolvimento da moderna indústria de hidrocarbonetos na Bolívia é fruto de iniciativa bilateral com o Brasil. Isso exigiu investimentos coordenados nos dois países: no lado boliviano, para aumentar sua capacidade de produção, no lado brasileiro, para criar um grande mercado de consumo.

A atuação da Petrobras na Bolívia tem função relevante na integração dos mercados de gás natural e de energia do Cone Sul, conforme o Plano Estratégico da Companhia.

Criada no final de 1995, a Petrobras Bolívia iniciou suas operações efetivamente em meados de 1996. E, em menos de dez anos, tornou-se a maior empresa do país. Os investimentos totais nos projetos em que tem participação na Bolívia alcançaram cerca de US$ 1 bilhão no período 1996-2004. Com isto, a Companhia passou a ser uma grande contribuinte. No ano passado, sua operação chegou a 18% do PIB boliviano e 24% da arrecadação total de impostos.

Para obter esses resultados, foi necessária a construção, entre 1997 e 2000, do gasoduto Bolívia-Brasil. Exemplo de investimentos muito bem coordenados. Do lado boliviano foram US$ 527 milhões e a Petrobras participou com US$ 374 milhões. Ao mesmo tempo, a Petrobras iniciou ações de exploração e produção na parte oriental da Bolívia. A partir dessas iniciativas, passou a operar em toda a cadeia produtiva e comercial do gás – produção, compra e venda.

Na Bolívia, no Brasil e em qualquer outro país, a visão estratégica da Petrobras está focada no crescimento e na responsabilidade social. Os negócios da Petrobras na Bolívia incluem desde a exploração, produção e comercialização de gás natural, até o sistema de transporte por dutos, unidades de processamento de gás natural, refino e unidade de lubrificantes. Os dois campos de gás natural ficam em Tarija.

A Companhia opera parte dos sistemas de transporte de gás natural da Bolívia para o Brasil e para a fronteira entre os dois países e é sócia da empresa Transierra S.A.(44,5% de participação). Também opera o gasoduto Yacuiba-Río Grande (GASYRG) que, em conexão com o Gasoduto Bolívia-Brasil, assegura o escoamento da produção de gás natural dos campos de San Alberto e San Antonio em volumes atuais de cerca de 24 milhões de metros cúbicos por dia. A parcela que corresponde à Petrobras é de 9 milhões de metros cúbicos diários. Para a região de Puerto Suarez, fronteira com o estado brasileiro de Mato Grosso do Sul, a Petrobras garante o abastecimento local de gás com o gasoduto da sua empresa Petrobras Bolivia Transportes S.A.

A Petrobras Bolívia responde pela operação das duas refinarias, Gualberto Villaroel, em Cochabamba, e Guillermo Elder Bell, em Santa Cruz de La Sierra por intermédio da sua controlada no país Petrobras Bolivia Refinación S.A.(PBR). As duas refinarias processam, juntas, uma média de 40 mil barris diários de petróleo e Líquido de Gás Natural(LGN). Essa produção abastece a totalidade da demanda da Bolívia de gasolinas especial e Premium, 100% da demanda de Jet fuel - gasolina de aviação e querosene - e é responsável por mais de 70% da demanda de óleo diesel. A PBR é líder do mercado de combustíveis no país.

A empresa iniciou, em 2001, o uso da bandeira Petrobras na rede de postos, que antes tinham a marca EBR. Com isso, marcou o mercado com a excelência dos serviços prestados pelos postos da Petrobras. As vendas mensais saltaram de 500 mil para 800 mil litros de gasolina. Hoje, 26 postos ostentam a bandeira Petrobras. Outros 36 mantêm a marca EBR. Ao todo, a rede da Petrobras na Bolívia é composta por 62 postos.

O monitoramento das ações da Petrobras, por parte de organismos internacionais certificadores de boas práticas gerenciais e sociais já renderam cinco certificados nos segmentos de legislação trabalhista, de segurança, saúde, meio ambiente, e em relação à capacitação dos seus empregados na Bolívia que somam 1.533 funcionários, 95% deles, bolivianos.

http://www.petrobras.com.br

é só fazer as contas, que dá pra saber.
Imagem

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Dá para saber que vamos pagar mais caro.

Mr. Crowley
Contato:

Sim, mas como disse antes: Paga quem quiser.
Imagem

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Este post também foi postado no Clube Cético. Tanto aqui, como lá, ele foi criticado. O autor respondeu às críticas, aqui está:

(Aqui está o post onde eu "importei" o posts tanto do Clube Cético quanto do Religião é Veneno)

http://www.atosforum.com/viewtopic.php?p=18942#18942

Hélio escreveu:Oi, Moisés!

Legal você ter colocado o meu post em outros foruns... é da diversidade de opiniões que a gente consegue ter um quadro de como anda a percepção deste problema e, principalmente, do quanto as pessoas estão dispostas a aprofundar-se nessa questão, ou se preferem dar uma opinião rasa baseada unicamente na xenofobia ou no preconceito interno (no caso contra o Lula).

Felizmente o Google existe. Acho que era só procurar por lá que o povo acharia as respostas pra essas questões. O presidente da Bolívia na época da construção do gasoduto era o Gonzalo Sánchez de Lozada, um "bom boliviano branco" educado em Chicago, que aplicou na Bolívia as mesmas medidas neoliberais que o sr. FHC aplicou no Brasil, ou seja, privatização de tudo a preço de banana (no caso da Bolívia a preço de folha de coca). O gasoduto foi implementado na sua 1ª presidência, de 1993 a 1997. Depois ele foi eleito novamente em 2002, com 1% de vantagem sobre o Evo Morález, e a crise boliviana foi tamanha que ele teve que renunciar em 2003. O povo boliviano tinha percebido que essas jogadas privatizacionistas e neoliberais geralmente só engordam os bolsos de alguns poucos, enquanto o povo continua nessa draga toda.

Ver http://es.wikipedia.org/wiki/Gonzalo_S% ... _de_Lozada

O Evo Morález é fruto desse processo. Obviamente é um populista que está se aproveitando do caos deixado pelo Sánchez de Lozada para fazer isso tudo. E, muito provavelmente, não durará muito no poder, já que governos bolivianos são firmes como macarrão cozido, e a resistência ao governo dele, principalmente na região de Santa Cruz de la Sierra é enorme.

Ao Lula coube a difícil tarefa de ter que administrar essa crise que não foi causada por ele. Quem tornou 50% da indústria de SP dependente do gás boliviano não foi ele, mas o FHC (e os caras dos outros forum deveriam saber disso, basta procurar no Google, já que os nossos jornais "independentes" também não gostam de lembrar dessa trapalhada do nosso glorioso intelectual).

Então: como é que o Lula invadiria a Bolívia, como querem alguns mais afoitos, correndo o risco de ver-se execrado pela comunidade internacional? Como é que ele entraria em atrito imediato com o Evo Morález, arriscando o destino das indústrias de SP e de milhares de empregos que dela dependem? Que "pulso firme" é esse a que se referem?

O governo Lula não adotou o MELHOR caminho para a negociação, mas o ÚNICO caminho possível diante do quadro criado pelo FHC, e tem conseguido se sair muito bem dentro disso, tanto que o acordo assinado pela Petrobrás recentemente é o mesmo que várias outras multinacionais estrangeiras assinaram. O Lula está apenas ganhando tempo para o próximo presidente do Brasil que for eleito em 2010, decidir o que vai fazer com a Bolívia. Até lá não dá pra dispensar o gás boliviano, mas em 4 ou 5 anos o Brasil vai estar auto-suficiente em gás e, se quiser, meterá o pé no traseiro do Morález ou do governante boliviano de plantão, mas até lá temos que nos sujeitar a esse tipo de situação, que é o mal menor.

Quanto àqueles que temem que o Lula presenteie ativos da Petrobrás ao governo boliviano, podem ficar tranqüilos. Mesmo que o Lula fosse louco a ponto de fazer isso, qualquer acionista minoritário da Petrobrás (pela ação própria), ou qualquer um do povo (pela ação popular) impediria que esta operação fosse feita. A vontade política não se sobrepõe à Lei.

Abraços,

Hélio

P.S.1: o Acre era legítimo território boliviano no século XIX. Depois que foi invadido e, em tese, "comprado", passou a ser legítimo território brasileiro, o que não elimina, entretanto, toda a "esperteza" envolvida nessa negociação.

P.S.2: quanto ao sujeito que falou em sistemas de cotas para bolivianos, diga pra ele que o sistema de cotas pra boliviano já existe e consiste simplesmente em entrar no Brasil pra fugir da miséria da Bolívia, e o governo brasileiro, há muito tempo, vem fazendo de tudo para protegê-los. Provavelmente, esse indivíduo não conhece São Paulo, muito menos o bairro do Brás, em que imigrantes coreanos exploram os imigrantes bolivianos em suas oficinas de costura. Há cerca de 200 mil bolivianos ilegais só na cidade de São Paulo, e o governo brasileiro, há décadas, vem fazendo de tudo para protegê-los do trabalho escravo a que são submetidos pelos coreanos. Nesse caso os jornais noticiam, mas pelo jeito o sujeito que escreveu isso (sobre as cotas) gosta mesmo de escravidão. E é o mesmo sujeito que disse que FHC só assinou o documento... mas espero que ele procure no google algo sobre a amizade do FHC com o Sánchez de Lozada.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Trancado