Aborto

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Você é a favor do aborto?

SIM
36
77%
NÃO
11
23%

Total de votos: 47

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Re: Re.: Aborto

Mensagem por Acauan »

clara campos escreveu:Eu estava-me a referir à tua tão amada "individualidade genética" que aparentemente já está embebida de toda a dignidade de um ser humano, consciente, capaz de sentir ou de precepcionar.

Clara,

Tudo é uma questão de que pressupostos filosóficos você adota.
Pelo conceito Aristotélico de potência e ato, é muito clara a identificação da individualidade e dignidade humana no feto.
Outros podem preferir pressupostos diferentes, mas a questão é se na dúvida é razoável destruir um ser sobre o qual é inquestionável a possibilidade e probabilidade de ser identificado e reconhecido como humano.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

clara campos escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:
Você será outra pessoa se ganhar na loteria amanhã? O imput ambiental "ganhar na loteria" muda aquilo que te caracteriza como indivíduo?

C'um camandro!!!
É o seguinte... dois gémeos homozigóticos (com o mesmo genoma exactamente) são a mesma pessoa?
Um clone de hitler seria hitler?

Eu falar de genes e fisiologia e tu a falar de ideologias, filosofias, e essas "ias" todas... Eu estou-me a cagar para as "ias" que me pretendem impor com argumentos pejados de "ismos" sem qualquer tipo de fundamentação lógica.

Eu estava-me a referir à tua tão amada "individualidade genética" que aparentemente já está embebida de toda a dignidade de um ser humano, consciente, capaz de sentir ou de precepcionar.

Ora o genoma de um embriãozito não é propriamente um produto acabado. Muitos (mesmo muitos) genes não são tão pão-pão queijo-queijo como queres fazer parecer, e contêm não um dado, mas uma espécie de intervalo de dados possíveis, cujo escolhido será determinado pelos inputs ambientais.

Ora o que estou a tentar dizer é que um embrião não é fenotipicamente falando, um ser humano pré-determinado e, sendo que podem existir dois seres humanos diferentes com o mesmo genoma, o genoma é não é sinónimo de individualidade humana.

Sendo que não existe qualquer fundamentação cientifica que eu conheça que equipare o aborto a um homicídio, parece-me que a posição anti-choice não deve, qual criacionismo-pseudo-científico, arrogar-se a justificar-se de forma dogmática disfarçada de ciência.

Parece-me mais honesto e correcto assumir-se como posição ideológica que é.

Aí é que está, Clara.

Eu diferencio dois gêmeos no momento que eu digo que um zigoto não é um indíviduo ainda, pois pode dividir-se em dois ou outro número.

O que está sendo colocado aqui é que você sofre mudanças durante a sua vida mas em nenhum momento você deixará de ser você, ou se tornará duas pessoas distintas, ou algo diferente. Aquilo que te distingue permanece e lhe confere individualidade.

Assim como um feto que se desenvolve no útero.

A questão não é mais científica, pois a ciência não pode dar nenhum parecer ético.

O que você chama de dogmas, eu entendo por princípios. Todos nós os temos. Um dos meus é o de que indíviduos humanos inocentes devem ter seu direito à vida preservado. Isso inclui fetos. Até aqueles não-planejados, indesejados e mal amados.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Apáte
Contato:

Re.: Aborto

Mensagem por Apáte »

Este texto parecer explicitar o pensamento do cabeça.
Alexandre Laureano Santos, Médico escreveu: Vida humana nascente

.
Todas considerações sobre o início da vida humana, qualquer que seja a via da abordagem, teológica, antropológica, filosófica ou jurídica, não podem eximir-se a uma reflexão biológica. Existem muitas razões para um debate generalizado sobre o início da vida. Há actualmente muitas dezenas de milhares de embriões humanos que se encontram conservados artificialmente no frio, excedentários das intervenções de procriação assistida; o seu destino será necessariamente a destruição, visto que para eles não será possível encontrar acolhimento no seu natural meio de desenvolvimento - o útero preparado para a maternidade. O tema das formas iniciais da vida humana adquiriu um novo relevo após os debates sobre a utilização das células primordiais na investigação básica ou perseguindo objectivos terapêuticos. As questões ligadas à legalização do aborto, transversalmente presentes nas sociedades contemporâneas, estando embora mais relacionadas com estádios posteriores do desenvolvimento, referem-se ainda às etapas iniciais da vida humana e às condições do seu acolhimento.
Há uma questão prévia neste debate: é necessário que a interpretação dos dados recolhidos das ciências experimentais se mantenha fiel a uma lógica científica e as conclusões não a ultrapassem no sentido de se atribuir um significado de valor aos elementos demonstráveis da observação; é necessário, ainda, que os intervenientes das ciências humanas tenham uma clara compreensão dos dados da ciência e os respeitem no sentido de fundamentar solidamente as suas afirmações. Perante a existência de domínios incertos do conhecimento não podem fazer-se afirmações que modifiquem a clareza do diálogo e contribuam para o desqualificar.

O primeiro facto biologicamente identificável na formação de um ser humano é a fusão de duas células altamente especializadas provenientes de cada um dos progenitores contendo metade dos cromossomas de um indivíduo adulto. Estas células são designadas por gâmetas: o óvulo e o espermatozóide. Fenómenos semelhantes estão na origem de todos os mamíferos e de outros seres vivos pertencentes a muitas outras espécies. Quando aquelas duas células se aproximam, envolvidas por um ambiente biológico característico de cada espécie, após uma fase de reconhecimento segue-se a penetração do material genético do espermatozóide no óvulo e a formação imediata de uma barreira na membrana celular que impede a penetração de novos espermatozóides. Neste momento inicia-se uma nova cadeia de actividades sucessivas e encadeadas a partir dos materiais provenientes dos dois gâmetas que vão actuar como se fossem dois sistemas complementares, com actividades coordenadas e interdependentes. O que teve lugar foi a constituição de uma nova entidade que tem designação biológica de zigoto ou embrião unicelular. O zigoto é, na realidade, uma célula semelhante a qualquer outra célula de um ser vivo adulto contendo um número duplo de cromos-somas relativamente a cada um dos gâmetas. O zigoto designa-se, por isso mesmo, como uma célula diplóide. O que vai seguir-se é um período de redup-licação sucessiva do número de células com genoma idêntico ao da célula inicial; estas irão distribuir-se radialmente e diferenciar-se no novo organismo pluricelular.

Nas 15 a 20 horas seguintes à fusão dos gâmetas o zigoto humano vai comportar-se como uma célula orientada pela informação genética de que está dotada no sentido de uma evolução bem definida e precisa. Nos genes dos seus cromos-somas está inscrito um plano-programa que distingue cada zigoto de todos as outras células (incluindo as células dos seus progenitores). Neles está incluída a informação constitutiva de um ser com uma identidade única, existente a partir da fusão dos dois gâmetas, que irá desenvolver-se se as condições ambientais forem adequadas - isto é, se se satisfizerem os pressupostos do metabolismo respiratório, das condições de nutrição e de temperatura de que o ser vivo em absoluto necessita para que se exerçam as suas funções vitais. Se assim acontecer o novo ser prosseguirá o seu destino e irá constituir-se num corpo com as características somáticas de uma determinada figura humana no qual todas as células terão um padrão cromossómico igual ao da célula original.

Vai prosseguir o aumento exponencial do número de células – designadas por blastómeros - através de uma sequência de divisões com ciclos de 12 a 15 horas, constituindo um processo complexo que se realiza sob o controlo do genoma. O desenvolvimento vai condicionar um contacto recíproco entre as células através da existência de pontes citoplasmáticas e de microvilosidades. Tal contacto é estreitíssimo no estádio de 8-32 células - designado por mórula - no qual, devido à formação de conexões intercelulares complexas, se tornam possíveis as comunicações intercelulares cuja interrupção provoca alterações graves no desenvolvimento do embrião. Rapidamente irá seguir-se a organização e a diferenciação através das quais as células iniciais indiferenciadas se transformarão, por divisões coordenadas e sucessivas, nas estruturas primordiais dos órgãos e dos sistemas constitutivos de um corpo humano. Por volta da 5ª semana da gestação, quando as dimensões de um embrião humano são ainda inferiores a um centímetro, já estão presentes as primeiras estruturas cerebrais, os esboços bem definidos do coração, do aparelho respiratório, do aparelho digestivo e da área geníto-urinária onde já se iniciou o processo de formação do aparelho reprodu-tor; até à 6ª semana são identificáveis as extremidades dos membros e está avançada a formação do sistema nervoso central; até à 7ª semana a forma do corpo está completa e é inconfundível; até à 8ª semana o corpo está totalmente definido, com os seus órgãos e sistemas já constituídos. Os movimentos espontâneos (saltos, flexões, movimentos do tórax, da cabeça, das mãos e dos dedos) podem ser avaliados entre a 7ª e a 15ª semanas.

A reflexão sobre todos os dados até hoje demonstrados pelas ciências experimentais não pode deixar de conduzir à conclusão de que a fusão dos dois gâmetas inicia o ciclo vital de um novo ser humano. O seu corpo terá um desenvolvimento autónomo, contínuo e progressivo a partir das fases mais primordiais seguindo um programa que está inscrito nos seus genes. A realização desse programa está sujeita às condições que são características de cada ser vivo - dependência estrita das condições do ambiente em que vive, da adequada nutrição, da sujeição aos factores de doença e da exposição às agressões. E está sujeito à morte, muito comum nas fases iniciais em todos os seres vivos. O embrião humano, logo desde a fusão dos gâmetas, não é um ser humano potencial. É um ser humano real que iniciou a sua própria existência.

link

Só uma dúvida, seguindo este raciocínio, a pílula do dia seguinte pode ser considerada abortiva?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Venda de pílula abortiva aumenta nos EUA, diz fabricante
Quinta, 26 de setembro de 2002, 08h30

Mais de 100 mil norte-americanas usaram a pílula abortiva Mifeprex (mifepristone) desde que a droga começou a ser comercializada no país, no final de 2000, informou o Danco Laboratories, fabricante de medicamentos com sede em Nova York.

As vendas do mifeprex - conhecido como RU-486 - cresceram 36 por cento nos Estados Unidos nos primeiros oito meses de 2002, em comparação com o ano anterior, indicando que o uso está em ascensão, anunciou o laboratório. A empresa privada, que obteve licença da organização não-governamental Population Council para comercializar a droga nos EUA, não divulgou o volume de vendas.

Defensores do direito ao aborto consideram há muito tempo que a pílula pode aumentar o acesso das mulheres a serviços de interrupção da gravidez, além de possibilitar a aplicação por profissionais não treinados na realização de abortos cirúrgicos.

Quando o medicamento foi lançado nos Estados Unidos, quase todas as prescrições eram feitas em clínicas de aborto, mas esta situação parece estar mudando, informou o laboratório na terça-feira.

Atualmente, instituições privadas respondem por cerca de 17 por cento das vendas e representam 63 por cento dos lucros, informou a empresa.

O mifeprex é administrado por via oral. Foi aprovado para ser usado até sete semanas após o início do último período menstrual e pode ser tomado logo após a confirmação da gravidez. A droga bloqueia a progesterona. A ausência do hormônio provoca o rompimento do revestimento do útero e, consequentemente, acarreta sangramento, interrompendo a gestação.

O mifeprex é usado como parte de um sistema que inclui o misoprostol, droga que induz contrações. A efetividade da combinação na interrupção da gravidez é de cerca de 92 a 95 por cento, informou a Danco.

Reuters Health
http://wwwterra.com.br/mulher/noticias/2002/09/26/001.htm
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Assim como é cultural dar esse "status" quando a criança faz dez anos, ou vinte e cinco.

"Matemos todos os fedelhos indesejáveis!"

Qualquer argumento que relativize algo tão importante como uma vida humana é nada mais do que ideologia esquerdista abjeta. Não se trata de provação alguma, Samael.

Eu até te perguntaria onde é que as duas coisas se encontram, mas sei que você acabará fazendo uma relação mirabolante para ligar as coisas e, no fim das contas, relativizar novamente os conceitos políticos, então, deixa pra lá.

E se a sua grande crítica ao argumento do aborto até os primeiros meses de gestação é elevar o padrão ao absurdo, seria melhor guardar a crítica pra si mesmo.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Acauan, concordo contigo, era isso que estava a tentar dizer ao cabeção, para ele não tentar justificar "cientificamente" princípios morais, já que eles estava a afirmar que a individualidade genética é determinante de "individuo" ou "pessoa humana"
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

videomaker

Re: Aborto

Mensagem por videomaker »

Diga NÃO AO ABORTO ! Fechem as pernas !!!!!! :emoticon4:

Meninas não me odeim por isso .
:emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

clara campos
Moderadora
Contato:

O que você chama de dogmas, eu entendo por princípios. Todos nós os temos. Um dos meus é o de que indíviduos humanos inocentes devem ter seu direito à vida preservado. Isso inclui fetos. Até aqueles não-planejados, indesejados e mal amados.

OK, é aqui que eu discordo.
Mas não posso deixar de reparar que sempre falas em fetos, ora a minha posição é que o aborto é aceitável, em casos extremos e consensuais (entre os pais), mas apenas na fase embrionária. Nunca defendi o aborto de fetos.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

videomaker escreveu:

Qualquer dia desses, vc ainda vai ler uma resposta a altura para essa frase ridícula :emoticon17:

Bjs

videomaker

salgueiro escreveu:
videomaker escreveu:

Qualquer dia desses, vc ainda vai ler uma resposta a altura para essa frase ridícula :emoticon17:

Bjs

Sal , menti ? francamente .
:emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

videomaker escreveu:
salgueiro escreveu:
videomaker escreveu:

Bjs

Isso é só reflexo da velha e boa cultura machista entranhada até nos gens, pelo visto.

Só mesmo comendo chocolate para aguentar :emoticon8:

Bjs

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

clara campos escreveu:

OK, é aqui que eu discordo.
Mas não posso deixar de reparar que sempre falas em fetos, ora a minha posição é que o aborto é aceitável, em casos extremos e consensuais (entre os pais), mas apenas na fase embrionária. Nunca defendi o aborto de fetos.

Esse olho comprido do seu avatar me parece aquele de quem quer jogar no time de quem está ganhando.

videomaker

salgueiro escreveu:
videomaker escreveu:
salgueiro escreveu:
videomaker escreveu:

Bjs

Isso é só reflexo da velha e boa cultura machista entranhada até nos gens, pelo visto.

Bjs

A pergunta Sal , é simples , se a mulherada fechar as pernas , vai ter que ABORTAR ?
É sim ou Não .

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

videomaker escreveu:
salgueiro escreveu:
videomaker escreveu:
salgueiro escreveu:
videomaker escreveu:

Bjs

Bjs

A pergunta Sal , é simples , se a mulherada fechar as pernas , vai ter que ABORTAR ?
É sim ou Não .

Criatura, você é uma daquelas pessoas que eu teria imenso prazer em cortar o bilau e deixar num vidro com eter apenas para poder imaginar a quantidade de pessoas que impedi de cometer tanta impiedade se eximindo de culpa.

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

videomaker escreveu:A pergunta Sal , é simples , se a mulherada fechar as pernas , vai ter que ABORTAR ? É sim ou Não .

Como "a mulherada"? E que tal a machaiada guardar o instrumento na cueca?
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

videomaker

Deise Garcia escreveu:
videomaker escreveu:
salgueiro escreveu:
videomaker escreveu:
salgueiro escreveu:
videomaker escreveu:

Bjs

Bjs

É sim ou Não .

Criatura, você é uma daquelas pessoas que eu teria imenso prazer em cortar o bilau e deixar num vidro com eter apenas para poder imaginar a quantidade de pessoas que impedi de cometer tanta impiedade se eximindo de culpa.

Que isso Mulé .... :emoticon13:
Falando serio , mulheres engravidam de pernas fechadas ? :emoticon5:
Se a mulher disser NÃO é estupro ?
Editado pela última vez por videomaker em 02 Nov 2006, 17:08, em um total de 1 vez.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Deise escreveu:Criatura, você é uma daquelas pessoas que eu teria imenso prazer em cortar o bilau e deixar num vidro com eter apenas para poder imaginar a quantidade de pessoas que impedi de cometer tanta impiedade se eximindo de culpa.

Já respondeu por mim :emoticon4:

Bjs

videomaker

Flavio Costa escreveu:
videomaker escreveu:A pergunta Sal , é simples , se a mulherada fechar as pernas , vai ter que ABORTAR ? É sim ou Não .

O problema Flavio é que quem permite o sexo é a mulher , ela é que diz EU QUERO ou EU NÃO QUERO , e é ela tambem que vai acabar carregando o problema LITERALMENTE ! Logo FECHAR AS PERNAS é solução viavel !
E isso não é machismo é verdade INCONTESTAVEL .

videomaker

salgueiro escreveu:
Deise escreveu:Criatura, você é uma daquelas pessoas que eu teria imenso prazer em cortar o bilau e deixar num vidro com eter apenas para poder imaginar a quantidade de pessoas que impedi de cometer tanta impiedade se eximindo de culpa.

Bjs

Pode ser! , mas que eu nunca vi NINGUEM engravidar de pernas fechadas , isso eu nunca vi ...

sem magoas .

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

videomaker escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Pode ser! , mas que eu nunca vi NINGUEM engravidar de pernas fechadas , isso eu nunca vi ...

sem magoas .

É só usar um pouquinho de criatividade. Vc por um acaso sabe ... que dá para engravidar sem haver penetração ? Pois é ... então pode ir parando com essa frase prá lá de ...

Bjs

videomaker

salgueiro escreveu:
videomaker escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

sem magoas .

É só usar um pouquinho de criatividade. Vc por um acaso sabe ... que dá para engravidar sem haver penetração ? Pois é ... então pode ir parando com essa frase prá lá de ...

Bjs

Há controversias nesta estoria , porem se assim for Sal ! ajá FERTILIDADE viu ....
Sal se vc poder me convencer que NÃO É A MULHER que diz SIM , e por isso engravida , eu paro , fechado ?
:emoticon4:

clara campos
Moderadora
Contato:

Deise Garcia escreveu:Esse olho comprido do seu avatar me parece aquele de quem quer jogar no time de quem está ganhando.

pseudo ataques à minha integridade não contam como argumento

quano ao olho comprido do meu avatar é de escher e se olhares bem lá no fundo podes ver o rosto da tua falácia.

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

videomaker escreveu:
Flavio Costa escreveu:

O problema Flavio é que quem permite o sexo é a mulher , ela é que diz EU QUERO ou EU NÃO QUERO , e é ela tambem que vai acabar carregando o problema LITERALMENTE ! Logo FECHAR AS PERNAS é solução viavel !

Eu não acredito que estou lendo isso!! :emoticon17: Verdade incontestável uma ova! Primeiro, o problema não é unicamente da mulher, ainda que ela carregue o "problema literalmente". Segundo, métodos contraceptivos estão aí para isso, então, fechar as pernas não é solução viável. E complementando, que tal o homem colocar a camisinha né?
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

salgueiro escreveu:
videomaker escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

sem magoas .

Bjs

Era o que ia postar agorinha mesmo...
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

videomaker

Cris escreveu:
videomaker escreveu:
Flavio Costa escreveu:

Eu não acredito que estou lendo isso!! :emoticon17: Verdade incontestável uma ova! Primeiro, o problema não é unicamente da mulher, ainda que ela carregue o "problema literalmente". Segundo, métodos contraceptivos estão aí para isso, então, fechar as pernas não é solução viável. E complementando, que tal o homem colocar a camisinha né?

Cris , quem permite o sexo ? :emoticon5:
Se vc disser não , vai ter ? :emoticon5:
Sinto muito , o melhor anticoncpcional do mundo é FECHE SUAS PERNAS !!!
E tenho dito .

Trancado