Apáte escreveu:Eu acho que o Hrrr não tem condições de votar.

carlos escreveu:Opnião pessoal: voto somente após os 18 e CNH após os 21.
Embora os analfabetos ñ saibam ler (e todas as consequências que isto traz), eles ñ são tão irracionais como um CACHORRO ou um MACACO, po. Acho que vc está exagerando um pouco.Apáte escreveu:Qual a diferença entre um humano ou um cachorro que foram adestrados a fazer tal coisa sem ao menos pensar porquê estão fazendo isso?
Confundi com os seus outros.Apáte escreveu:Pra começar, não fui eu quem criou o tópico.
Como se analfabeto ter ou ñ o direito a voto não fosse uma questão séria, né. Como eu disse: Para a maioria das pessoas é certo que eles tenham, sim, este direito. Portanto, ñ venha dizer e querer ironizar que é uma questão banal pq não é, ainda mais para os que são contra. Mas eu sou contra, só para ficar claro.Apáte escreveu:O ímpio está tratando um assunto sério com a seriedade que ele merece.
Leonardo_Brasil escreveu:Embora os analfabetos ñ saibam ler (e todas as consequências que isto traz), eles ñ são tão irracionais como um CACHORRO ou um MACACO, po. Acho que vc está exagerando um pouco.Apáte escreveu:Qual a diferença entre um humano ou um cachorro que foram adestrados a fazer tal coisa sem ao menos pensar porquê estão fazendo isso?
Leonardo_Brasil escreveu:Como se analfabeto ter ou ñ o direito a voto não fosse uma questão séria, né.Apáte escreveu:]O ímpio está tratando um assunto sério com a seriedade que ele merece.
Leonardo_Brasil escreveu:Como eu disse: Para a maioria das pessoas é certo que eles tenham, sim, este direito. Portanto, ñ venha dizer e querer ironizar que é uma questão banal pq não é, ainda mais para os que são contra. Mas eu sou contra, só para ficar claro.
Apáte escreveu:Um analfabeto é infinitamente mais racional do que um chimpanzé e este mais do que um cachoro. E o cachorro é infinitamente mais do que uma mosca, por exemplo. A questão é que em termos de lidar com políticos, todos eles estão totalmente despreparados.
Agora que a proposta do tópico foi especificada, o que o mestre tem a nos dizer?Hrrr escreveu:Apáte escreveu:Eu acho que o Hrrr não tem condições de votar.
morra
Flavio Costa escreveu:Apáte escreveu:Um analfabeto é infinitamente mais racional do que um chimpanzé e este mais do que um cachoro. E o cachorro é infinitamente mais do que uma mosca, por exemplo. A questão é que em termos de lidar com políticos, todos eles estão totalmente despreparados.
Por esse critério, o voto de um cientista político deveria ter um peso maior que o meu, pois supostamente ele estaria "mais preparado".
Apáte escreveu:Flavio Costa escreveu:Apáte escreveu:Um analfabeto é infinitamente mais racional do que um chimpanzé e este mais do que um cachoro. E o cachorro é infinitamente mais do que uma mosca, por exemplo. A questão é que em termos de lidar com políticos, todos eles estão totalmente despreparados.
Por esse critério, o voto de um cientista político deveria ter um peso maior que o meu, pois supostamente ele estaria "mais preparado".
Tornaria a lei muito imprecisa. Seria como numa faculdade, se você foi aprovado, não importa a colocação, você tá dentro. Ou como a carta de motorista, se passou no teste, você a tem.
Mas não chego a discordar, só acho que seria complicado demais.
A sua proposta é bastante complicada e eu não havia ainda pensado a respeito, mas, até então, não chego a discordar nem concordar, estou a pensar.Flavio Costa escreveu:Apáte escreveu:Flavio Costa escreveu:Apáte escreveu:Um analfabeto é infinitamente mais racional do que um chimpanzé e este mais do que um cachoro. E o cachorro é infinitamente mais do que uma mosca, por exemplo. A questão é que em termos de lidar com políticos, todos eles estão totalmente despreparados.
Tornaria a lei muito imprecisa. Seria como numa faculdade, se você foi aprovado, não importa a colocação, você tá dentro. Ou como a carta de motorista, se passou no teste, você a tem.
Mas não chego a discordar, só acho que seria complicado demais.
Se você tem apreço aos valores democráticos, deveria discordar. Isso não é democracia, é aristocracia. São propostas diferentes.
Flavio Costa escreveu:[O princípio da aristocracia é que os melhores indivíduos devem exercer poder político. Já na democracia (que é um sistema bem mais recente), busca-se um equilíbrio representativo do poder político para todo povo.
Flavio Costa escreveu:A História nos mostra que ambos os sistemas são furados. Não há nenhuma clareza na afirmação de que estar "mais bem preparado" leve a nação a um progresso maior, assim como dar a decisão ao povo de maneira igualitária não elege os melhores governantes. Entretanto, pelo menos garante que o governante foi eleito com base na vontade de todas as camadas sociais e não apenas da elite intelectual.
Flavio Costa escreveu:Se você tem apreço aos valores democráticos, deveria discordar. Isso não é democracia, é aristocracia. São propostas diferentes.
O princípio da aristocracia é que os melhores indivíduos devem exercer poder político. Já na democracia (que é um sistema bem mais recente), busca-se um equilíbrio representativo do poder político para todo povo.
A História nos mostra que ambos os sistemas são furados. Não há nenhuma clareza na afirmação de que estar "mais bem preparado" leve a nação a um progresso maior, assim como dar a decisão ao povo de maneira igualitária não elege os melhores governantes. Entretanto, pelo menos garante que o governante foi eleito com base na vontade de todas as camadas sociais e não apenas da elite intelectual.
Apáte escreveu:Certo, mas também não é a partir do dia que se faz 16 anos que a aptidão ao voto aparece milagrosamente.Led Zeppelin escreveu:Acho uma idade boa. Voto é capacidade civil ninguém com menos de 16 deve votar mesmo.
ímpio escreveu:Acham que um critério etário do direito ao voto serve para que? Simplesmente uma burocracia totalmente desprovida de função, ou presume maior qualidade de voto dos eleitores dentro dessa elite etária?
As pessoas dentro da elite etária são mesmo melhores eleitores? Se sim, por que? E esse é o melhor critério possível? Por que?
Se não, o que acham, que deveira haver alguma outra restrição do direito a voto? Qual seria e por que, qual seria sua função?
marta escreveu:O VOTO É UM DIREITO DO CIDADÃO E COMO TAL DEVE SER LIVRE.
Só mesmo num país tupiniquinho como o nosso é que o cidadão é OBRIGADO e exercer seu DIREITO.