Lula de sunga de praia atenta conta os bons costumes
Lula de sunga de praia atenta conta os bons costumes
Fonte
Sunga, decoro, Mann e Musil
O general João Batista Figueiredo foi o primeiro presidente a se deixar fotografar de sunga. A ditadura já tinha virado uma pantomima. Certo, dirão, melhor ficar pelado do que comandar um governo de torturadores, a exemplo de ditadores anteriores, tão mais sóbrios, tão mais vetustos. Vistas as coisas por esse ângulo, o melhor rei seria o que governasse nu.
Lula sabe que está sendo fotografado, mas se expõe de uma forma que eu, um senhor conservador e bem mais jovem do que ele, considero um tanto indecorosa. Falo de “decoro” em sentido, vá lá, literário: seguir as regras da harmonia, da proporção, do recato. Não, não acho que só corpos olímpicos devam se exibir. De fato, com tamanho desassombro, nem eles. As belezas guardadas me atraem mais. Ainda hoje, encantam-me as pessoas que ficam coradas. As praias, nesse sentido, são lugares um tanto indecorosos.
Mesmo a educação da moderna classe média me parece, por notícias que tenho, espantosamente “liberal”. No ponto extremo do simbolismo, lembro-me da punição bíblica a quem vê a nudez do pai. Meu mundo ainda tem um eixo formado de interdições que acho absolutamente necessárias: na relação ente amigos, na relação entre marido e mulher, na relação com os filhos (no meu caso, filhas), nas relações de trabalho. Por que você deve ver quem você ama escovando os dentes? Pra quê? Há intimidades que degradam. Evitemo-las.
A exemplo de São Paulo, o meu predileto da Bíblia, na Primeira Epístola aos Coríntios, “tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (I Cor 6,12). Volto, dia desses, a falar de literatura e das coisas que realmente me comovem. O poeta latino Horácio está entre os meus prediletos: porque tinha, ao escrever, uma moderação, um recato, uma economia, que são admiráveis. Coisas que, infelizmente, não tenho. Sei que sou barroco às vezes; outras vezes, borrascoso mesmo. Espero que o tempo me confira serenidade, amanse a minha fúria. Nem que seja já ali, bem perto do fim. A esperança, a minha, há de morrer comigo.
Numa entrevista que fiz com Contardo Calligaris — e não estou dizendo, com isso, que ele endossaria este texto —, ele me contou uma passagem admirável. Ele, Contardo, um jovem comunista, indagou severamente seu pai: “Como o senhor pode ser um militante antifascista e não ser comunista?” O pai lhe respondeu: “Sabe o que é? Eu era contra os fascistas porque eu os achava tão vulgares!” Assim que for tecnicamente possível, publicarei aqui essa entrevista.
A resposta é encantadora. Trata-se de uma aposta na civilização. A sunga de Lula, ainda que ele fosse o nosso Péricles, é vulgar. Nenhuma outra palavra a define. Neste estrito sentido, sem que ela seja causa de nada, torna-se um emblema de uma falta mais geral de decoro, de harmonia, de proporção. Na novela Tonio Kröger, o grande Thomas Mann escreve: “A beleza engendra o pudor” — cito de memória, mas deve ser isso. Em nome de uma suposta reparação social, tornada magnífica pelos “intelectuais do regime”, o país está ficando a cada dia mais vulgar, feio, despudorado.
Ladrões descarados evocam em sua defesa uma espécie de amor à causa; querem que sejamos cúmplices morais de sua concupiscência.
Um contemporâneo de Mann, Robert Musil, o meu predileto, vocês sabem, define uma nova era: “Algo imponderável. Um presságio. Uma ilusão. Como quando um ímã larga a limalha, e esta se mistura toda outra vez. Como quando fios de novelos se desmancham. Quando um cortejo se dispersa. Quando uma orquestra começa a desafinar. (...) Idéias que antes possuíam um magro valor engordavam. Pessoas antigamente ignoradas tornavam-se famosas. O grosseiro se suaviza. (...) havia apenas um pouco de ruindade demais misturada ao que era bom, engano demais na verdade, flexibilidade demais nos significados (...)” Está em O Homem Sem Qualidades.
Sunga, decoro, Mann e Musil
O general João Batista Figueiredo foi o primeiro presidente a se deixar fotografar de sunga. A ditadura já tinha virado uma pantomima. Certo, dirão, melhor ficar pelado do que comandar um governo de torturadores, a exemplo de ditadores anteriores, tão mais sóbrios, tão mais vetustos. Vistas as coisas por esse ângulo, o melhor rei seria o que governasse nu.
Lula sabe que está sendo fotografado, mas se expõe de uma forma que eu, um senhor conservador e bem mais jovem do que ele, considero um tanto indecorosa. Falo de “decoro” em sentido, vá lá, literário: seguir as regras da harmonia, da proporção, do recato. Não, não acho que só corpos olímpicos devam se exibir. De fato, com tamanho desassombro, nem eles. As belezas guardadas me atraem mais. Ainda hoje, encantam-me as pessoas que ficam coradas. As praias, nesse sentido, são lugares um tanto indecorosos.
Mesmo a educação da moderna classe média me parece, por notícias que tenho, espantosamente “liberal”. No ponto extremo do simbolismo, lembro-me da punição bíblica a quem vê a nudez do pai. Meu mundo ainda tem um eixo formado de interdições que acho absolutamente necessárias: na relação ente amigos, na relação entre marido e mulher, na relação com os filhos (no meu caso, filhas), nas relações de trabalho. Por que você deve ver quem você ama escovando os dentes? Pra quê? Há intimidades que degradam. Evitemo-las.
A exemplo de São Paulo, o meu predileto da Bíblia, na Primeira Epístola aos Coríntios, “tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (I Cor 6,12). Volto, dia desses, a falar de literatura e das coisas que realmente me comovem. O poeta latino Horácio está entre os meus prediletos: porque tinha, ao escrever, uma moderação, um recato, uma economia, que são admiráveis. Coisas que, infelizmente, não tenho. Sei que sou barroco às vezes; outras vezes, borrascoso mesmo. Espero que o tempo me confira serenidade, amanse a minha fúria. Nem que seja já ali, bem perto do fim. A esperança, a minha, há de morrer comigo.
Numa entrevista que fiz com Contardo Calligaris — e não estou dizendo, com isso, que ele endossaria este texto —, ele me contou uma passagem admirável. Ele, Contardo, um jovem comunista, indagou severamente seu pai: “Como o senhor pode ser um militante antifascista e não ser comunista?” O pai lhe respondeu: “Sabe o que é? Eu era contra os fascistas porque eu os achava tão vulgares!” Assim que for tecnicamente possível, publicarei aqui essa entrevista.
A resposta é encantadora. Trata-se de uma aposta na civilização. A sunga de Lula, ainda que ele fosse o nosso Péricles, é vulgar. Nenhuma outra palavra a define. Neste estrito sentido, sem que ela seja causa de nada, torna-se um emblema de uma falta mais geral de decoro, de harmonia, de proporção. Na novela Tonio Kröger, o grande Thomas Mann escreve: “A beleza engendra o pudor” — cito de memória, mas deve ser isso. Em nome de uma suposta reparação social, tornada magnífica pelos “intelectuais do regime”, o país está ficando a cada dia mais vulgar, feio, despudorado.
Ladrões descarados evocam em sua defesa uma espécie de amor à causa; querem que sejamos cúmplices morais de sua concupiscência.
Um contemporâneo de Mann, Robert Musil, o meu predileto, vocês sabem, define uma nova era: “Algo imponderável. Um presságio. Uma ilusão. Como quando um ímã larga a limalha, e esta se mistura toda outra vez. Como quando fios de novelos se desmancham. Quando um cortejo se dispersa. Quando uma orquestra começa a desafinar. (...) Idéias que antes possuíam um magro valor engordavam. Pessoas antigamente ignoradas tornavam-se famosas. O grosseiro se suaviza. (...) havia apenas um pouco de ruindade demais misturada ao que era bom, engano demais na verdade, flexibilidade demais nos significados (...)” Está em O Homem Sem Qualidades.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
Re.: Lula de sunga de praia atenta conta os bons costumes

JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL...
i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...
plante uma arvore por dia com um clic

- King In Crimson
Engraçado como a sunga caiu de moda no Brasil.
Há uns 10 anos era regra. Deve ser influência gringa.
Só espero que o maiô não volte. haah
Há uns 10 anos era regra. Deve ser influência gringa.
Só espero que o maiô não volte. haah
- Storydor
- Gênero: Masculino
- Contato:
Eu só uso bermudão.
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science

eu tambem nao uso sunga de jeito nenhum
ao contrario do "cumpanhero" do meu avatar
ao contrario do "cumpanhero" do meu avatar

JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL...

- Flavio Costa
- Contato:
Frescura mesmo. Se o Lula quiser ir à praia de nudismo o problema é dele, o que me interessa é que não dilapide o erário, como fez ao patrocinar férias dos amigos do filho no Palácio da Alvorada.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- Deise Garcia
- Gênero: Feminino
Geeennte, estou indignada! Não, não é pelo fato do Lula usar sunga na praia, não. É o fato disso virar notícia num fórum. Qual é o problema? Será que perdi alguma coisa?

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.
Claro que sim, ele ganhou não? É um absurdo ele ter essa audácia de se deixar ser fotografado por teleobjetivas de jornalistas tão sinceros e de boa índole. Onde já se viu se deixar fotografar numa área militar pública onde havia pelo menos uns 1000 metros de distância de qualquer civil. Dveria ter ido para as malvinas de submarino (pois o Lula Jato está com vigilância 24 horas)...
Achei até que fosse coisa do Alter mas desta vez me enganei...
Achei até que fosse coisa do Alter mas desta vez me enganei...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Não importa a roupa que vista, o molusco é sempre indecente.

TULIO
WE ARE ALL MONKEYS

Acho que o Tulio foi contaminado pela tripla hélice... 

"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- salgueiro
Re: Re.: Lula de sunga de praia atenta conta os bons costume
Johnny escreveu:Acho que o Tulio foi contaminado pela tripla hélice...
Pelo visto, vc está gostando de Thereshold
Bjs
salgueiro escreveu:Johnny escreveu:Acho que o Tulio foi contaminado pela tripla hélice...
Bjs
Threshold (tradução de limiar, limite). Estou sim. achei uma substituição à altura à lacuna deixada por X-Files. Os personagens ainda estão se definindo mas já dá para se ter uma noçao. O Novo "comandante" parece ter alguma coisa sinistra e isso ainda vai dar pano pra manga. Mas estou é PUTO mesmo com o SG-1 que, por causa do horário de verão é exibido as 17:00 pra mim. Tenho que gravar o episódio e assistir mais tarde mas mais tarde pode começar outra série que eu gosto e daí...
Agora, ontem o baixinho que disse que até rezou mas era ateu...fudeu...

- salgueiro
Johnny escreveu:salgueiro escreveu:Johnny escreveu:Acho que o Tulio foi contaminado pela tripla hélice...
Bjs
Threshold (tradução de limiar, limite). Estou sim. achei uma substituição à altura à lacuna deixada por X-Files. Os personagens ainda estão se definindo mas já dá para se ter uma noçao. O Novo "comandante" parece ter alguma coisa sinistra e isso ainda vai dar pano pra manga. Mas estou é PUTO mesmo com o SG-1 que, por causa do horário de verão é exibido as 17:00 pra mim. Tenho que gravar o episódio e assistir mais tarde mas mais tarde pode começar outra série que eu gosto e daí...
Agora, ontem o baixinho que disse que até rezou mas era ateu...fudeu...
Eu gravo todos os seriados e vejo direto no fim de semana. Não se entusiasme muito porque a série já foi cancelada
Bjs
Hã! Onde? Como? Porque?

- salgueiro
Johnny escreveu:Hã! Onde? Como? Porque?
Imagino que por baixa audiência nos EUA.
Bjs
Mas as noticias que vi eram de 2005! Fora isso nada mais encontrei
É Sal, o negócio é investir pesado em Faustão, Futebol, Novelas e shows evangélicos mesmo. Por causa de bilhões de retardados mentais os milhões de intelectuais sofrem...
Bem, fazer o que...ainda bem que existe a FOX e a TNT e a Warner

É Sal, o negócio é investir pesado em Faustão, Futebol, Novelas e shows evangélicos mesmo. Por causa de bilhões de retardados mentais os milhões de intelectuais sofrem...

- salgueiro
Johnny escreveu:Mas as noticias que vi eram de 2005! Fora isso nada mais encontrei![]()
É Sal, o negócio é investir pesado em Faustão, Futebol, Novelas e shows evangélicos mesmo. Por causa de bilhões de retardados mentais os milhões de intelectuais sofrem...![]()
Uso o Terra como provedor e dentro de " séries online " existe a lista de " séries renovadas " e " séries canceladas "
Não adianta resmungar, o gosto é o americano e não brasileiro

Bjs

Deise Garcia escreveu:Geeennte, estou indignada! Não, não é pelo fato do Lula usar sunga na praia, não. É o fato disso virar notícia num fórum. Qual é o problema? Será que perdi alguma coisa?![]()
eu concordo com a Deise Garcia...
... isso me assusta

Sem tempo nem paciência para isso.
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Não, não é o fato disso ser motivo no fórum, pior que isso, ser noticia na midia. Aff

- Poindexter
Não vejo problema algum em se andar de sunga na praia, mesmo que seja um Presidente da República.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.
Ciertas cosas no tienen precio.
¿Dónde está el Hexa?
Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.
A child, not a choice.
Quem Henry por último Henry melhor.
O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage
Ciertas cosas no tienen precio.
¿Dónde está el Hexa?
Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.
A child, not a choice.
Quem Henry por último Henry melhor.
O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage