Genética humana e suas raças

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Led Zeppelin
Contato:

Genética humana e suas raças

Mensagem por Led Zeppelin »

Poderia haver diferenças no grau de capacidade do raciocínio cognitivo, matemático, lógico, etc, entre raças humanas? Todos sabem que em demais animais algumas raças superam as outras em intelgência, como nos cavalos, gatos e cães.
Tente ensinar a mesma coisa a um Fila Brasileiro e a um Pastor Alemão por exemplo, o segundo tem uma inteligência muito maior e aprenderá mais rapidamente. Isso é fato e não adianta negar. Agora o que pretendo discutir, sem manifestação racista alguma, é se poderia acontecer o mesmo em seres humanos.

Já prevendo que vai aparecer gente falando que não existem raças entre humanos e sim etnias já informo previamente que etnia está ligada a costumes e raça à carga genética, são coisas diferentes. Pra quem disser que por exemplo que não existe diferença praticamente alguma entre as raças humanas e que não deveriam ser consideradas raças, eu afirmo que as raças humanas são tão diferentes quanto a dos cavalos, aparentemente quase nehuma, mas existem características genéticas próprias como propensão maior a certas doenças. E vão dizer que não existe diferença entre um ariano e um pigmeu? Ou entre a Xuxa e o Pelé? Isso é descabido, espero que haja uma discussão aqui partindo do pressuposto da existência de raças, quem, por hipocrisia ou outro motivo qualquer achar que não existam raças não precisa me crucificar OK? :emoticon19:

Aberto às opiniões.

EDIT: encontrei uma pesquisa que aponta para uma propensão maior à inteligência nos judeus. O link é este: http://www2.uol.com.br/vivermente/conte ... ia_35.html
Editado pela última vez por Led Zeppelin em 09 Nov 2006, 11:01, em um total de 1 vez.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Johnny
Gênero: Masculino

Re.: Genética humana e suas raças

Mensagem por Johnny »

Uma pesquisa sobre isso, aqui, ajudaria...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Um bom argumento para racistas.
Vamos ver se os nazis do RV vão aparecer.
Dúvido q o nazi "mor" vá se omitir!
Poin,poin,poin,poin :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Led Zeppelin
Contato:

Re: Re.: Genética humana e suas raças

Johnny escreveu:Uma pesquisa sobre isso, aqui, ajudaria...

Como poderia ser feita a pesquisa? Alguma sugestão?
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Led Zeppelin
Contato:

emmmcri escreveu:Um bom argumento para racistas.

Tem algum nazista no RV?

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Led Zeppelin escreveu:

Tem algum nazista no RV?

Quem viver verá ! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

Led Zeppelin
Contato:

emmmcri escreveu:
Led Zeppelin escreveu:

Tem algum nazista no RV?

Não entendo porquê algum nazista se manifestaria com essa afirmação, ainda teríamos que analisar se é a raça dele mesmo a mais inteligente.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Led Zeppelin escreveu:
emmmcri escreveu:
Led Zeppelin escreveu:

Tem algum nazista no RV?

Não entendo porquê algum nazista se manifestaria com essa afirmação, ainda teríamos que analisar se é a raça dele mesmo a mais inteligente.

Eh eh eh essa eu quero assistir de cadeiras de luxo !
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
VOLTAIRE

Imagem

Led Zeppelin
Contato:

emmmcri escreveu:
Led Zeppelin escreveu:
emmmcri escreveu:
Led Zeppelin escreveu:

Tem algum nazista no RV?

Eh eh eh essa eu quero assistir de cadeiras de luxo !

:emoticon12:

Johnny

Mensagem por Johnny »

Led Zeppelin escreveu:

Desculpe Led, fui muito curto em me expressar. Quis sugerir postarem aqui possíveis pesquisas com relação à este assunto pois acho impossível que não tenham feito, principalmente as áreas de arqueologia, história e genética. Se eu tiver tempo amanhã cedo eu dou uma fuçada. Hoje estou entupido de trabalho que não consegui adiantar.
Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Led Zeppelin
Contato:

Johnny escreveu:
Led Zeppelin escreveu:

Desculpe Led, fui muito curto em me expressar. Quis sugerir postarem aqui possíveis pesquisas com relação à este assunto pois acho impossível que não tenham feito, principalmente as áreas de arqueologia, história e genética. Se eu tiver tempo amanhã cedo eu dou uma fuçada. Hoje estou entupido de trabalho que não consegui adiantar.
Abraços

Ah tá. Eu já li uma pesquisa que apontava os judeus como mais inteligentes, mas eram apenas estudos e não tinha resultados ainda. Vou ver se encontro o link que vi ou outro relacionado.

o anátema

Re: Genética humana e suas raças

Mensagem por o anátema »

Led Zeppelin escreveu:Poderia haver diferenças no grau de capacidade do raciocínio cognitivo, matemático, lógico, etc, entre raças humanas? Todos sabem que em demais animais algumas raças superam as outras em intelgência, como nos cavalos, gatos e cães.
Tente ensinar a mesma coisa a um Fila Brasileiro e a um Pastor Alemão por exemplo, o segundo tem uma inteligência muito maior e aprenderá mais rapidamente. Isso é fato e não adianta negar. Agora o que pretendo discutir, sem manifestação racista alguma, é se poderia acontecer o mesmo em seres humanos.

Poder, poderia, o cérebro não é mágico, também tem boa parte de seu potencial determinado hereditariamente. Mas as coisas levam a crer que não há muitas diferenças de capacidades cognitivas entre raças, que a maior parte das diferenças está dentro delas, entre indivíduos.

Há diferenças entre por exemplo QIs seguindo um padrão que uns poderiam defender como racial, mas acaba sendo do conceito mais social do que biológico de raça, e as explicações para esse padrão acabam sendo melhores se também forem causas sócio-econômicas em vez de raízes biológicas.

Um livro que abordou o assunto desse padrão "racial" no QI foi "The bell curve":
Imagem
Esse mesmo gráfico acho que já demonstra bastante o quanto que são culturais e sócio-econômicas, e não biológicas, essas diferenças, porque "hispânicos", são essencialmente "brancos"/europeus, geneticamente. Ao mesmo tempo, como eu já mencionei antes, essas divisões aí são meio fracas, e por exemplo, faria mais sentido se falar em raçaS negras - mais de uma - do que simplesmente "negros", porque na África que se passou a imensa maior parte da nossa história e evolução, e é lá que estão a maior parte das diferenças genéticas entre populações; ou seja, há africanos mais geneticamente distintos de africanos do que de europeus ou asiáticos.

Ao mesmo tempo, muitos preferem usar o termo "clina" ("cline", em inglês, não sei se essa seria a tradução exata), em vez de raça, tanto para humanos quanto para vários casos, porque significa algo menos bem delineado do que geralmente se entende por raça.

Ainda sobre o livro "bell curve", aqui tem um link que me parece interessante: debunking the bell curve - com excertos de revistas como Scientific American e outras coisas.

Já prevendo que vai aparecer gente falando que não existem raças entre humanos e sim etnias já informo previamente que etnia está ligada a costumes e raça à carga genética, são coisas diferentes. Pra quem disser que por exemplo que não existe diferença praticamente alguma entre as raças humanas e que não deveriam ser consideradas raças, eu afirmo que as raças humanas são tão diferentes quanto a dos cavalos, aparentemente quase nehuma, mas existem características genéticas próprias como propensão maior a certas doenças.

Não é bem nenhuma coisa nem outra... raça e etnia são de fato diferentes, mas as raças de animais domésticos foram moldadas por pressões seletivas bem mais rigorosas do que as que moldaram as raças ou gradações fenotípicas raciais/populacionais humanas.

Já ouvi falar de alguns livros discutindo sobre a importância médica do reconhecimento de raças humanas, mas isso não implica que também devessem haver diferenças em capacidades cognitivas. As diferenças ambientais das diversas populações muito mais facilmente, e até inevitavelmente, selecionariam coisas relacionadas a resistência a doenças e outros aspectos da saúde; ao passo que seria dificílimo que apenas uma leve propensão a uns pontos a mais ou menos no QI fosse adaptativamente significativa ao longo dos territórios explorados pelos humanos. O mais provável é uma oscilação dentro das populações, sem grande variações entre elas, até porque somos animais sociais, o que diminuiria ainda mais pequenas vantagens individuais de genes para um potencial de QI um pouco maior.

Ao mesmo tempo, a quantidade de características que podem evoluir por seleção é limitada por fatores populacionais. Como diferenças incontestáveis entre as populações humanas - cor da pele, anatomia, resistências a diferentes doenças, adaptação a diferentes dietas, ficamos obrigados a concluir que essas tiveram "prioridade", dificultando ainda mais a evolução adaptativa de diferentes graus de capacidades cognitivas, que já seria pouco provável de ser "enxergada" pela seleção, para começar.

E vão dizer que não existe diferença entre um ariano e um pigmeu?

Nao existem "arianos" no sentido popularizado pela mitologia nazista:

"Os arianos, nômades pastoris que ocuparam o subcontinente indiano [...] Falantes de línguas indo-européias, disseminaram-nas para o Afeganistão, Irã e Índia. Estender o nome 'ariano' a fim de incluir europeus, e em particular, os alemães - que seriam supostamente os indo-europeus originais - é uma fantasia que começou na própria Alemanha e foi particularmente apreciada pelos teóricos nazistas"

Genes, povos e línguas - Luigi Lucca CAvalli-Sforza

EDIT: encontrei uma pesquisa que aponta para uma propensão maior à inteligência nos judeus. O link é este: http://www2.uol.com.br/vivermente/conte ... ia_35.html

já foi abordado nesse fórum: "Um gene judeu da inteligência".

Eu acho essas coisas de simplesmente ver que uma pessoa ou grupo de pessoas são Y, e então achar que logo deve ter genes para Y, é algo meio com ares de século XIX, craniometria e coisas do tipo, como o capitão do Beagle falando pro Darwin que ele não tinha o nariz de quem resistiria a longas viagens de navio; correlações espúrias, livre-associação, quando há explicações mais parcimoniosas.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Puxa, mas a questão é tão simples...

Basta dar uma olhada nos cientistas que foram laureados pelo prêmio Nobel: existem brancos, amarelos e negros em suas listagens, logo, não é a cor de uma pessoa que prova se ela é mais inteligente, e sim o seu cérebro, (que, aliás é de cor idêntica em todos os seres humanos) :emoticon16:

Ah, claro, tem as teorias racistas do karduko, que mede a evolução do espírito, pela côr da pele, mas esperar o quê de um mentiroso, né? :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Led Zeppelin
Contato:

ímpio,

Não vou quotar direitinho porque daria muito trabalho, mas concordo que possa existir raças mais inteligentes, não acho que os gráficos estejam certos, são proporcionais ao grau de desenvolvimento das sociedades. Mas os indianos são bons hein? Mesmo em meio a tanta pobreza exportam médicos, economistas, biólogos, químicos, etc para o mundo todo. E os melhores, os judeus também são inteligentes, ao menos existem evidências disso.

Led Zeppelin
Contato:

Gilghamesh escreveu:Puxa, mas a questão é tão simples...

Basta dar uma olhada nos cientistas que foram laureados pelo prêmio Nobel: existem brancos, amarelos e negros em suas listagens, logo, não é a cor de uma pessoa que prova se ela é mais inteligente, e sim o seu cérebro, (que, aliás é de cor idêntica em todos os seres humanos) :emoticon16:

Ah, claro, tem as teorias racistas do karduko, que mede a evolução do espírito, pela côr da pele, mas esperar o quê de um mentiroso, né? :emoticon12:

o pensador

Mensagem por o pensador »

Que eu saiba nâo existe nenhuma " raça" dentro da nossa espécie.Nós somos todos da mesma espécie e da mesma subespécie:Homos sapiens sapiens.O que existe é variaçôes étnicas;o termo "raça" é inapropriado para descrever sub-grupos humanos..

Led Zeppelin
Contato:

o pensador escreveu:Que eu saiba nâo existe nenhuma " raça" dentro da nossa espécie.Nós somos todos da mesma espécie e da mesma subespécie:Homos sapiens sapiens.O que existe é variaçôes étnicas;o termo "raça" é inapropriado para descrever sub-grupos humanos..

Não é. Muitos cientistas adotam a postura que existem raças, etnia está mais ligado aos costumes e cultura dos povos.

o pensador

Led Zeppelin escreveu:
o pensador escreveu:Que eu saiba nâo existe nenhuma " raça" dentro da nossa espécie.Nós somos todos da mesma espécie e da mesma subespécie:Homos sapiens sapiens.O que existe é variaçôes étnicas;o termo "raça" é inapropriado para descrever sub-grupos humanos..

Não é. Muitos cientistas adotam a postura que existem raças, etnia está mais ligado aos costumes e cultura dos povos.

Entâo deveriam reformular os conceitos."Raça",em termos biológicos,seria o equivalente de "sub espécie".E que eu saiba todos os indivíduos humanos pertencem à mesma espécie e a mesma sub espécie.

o anátema

Mensagem por o anátema »

hoje considera-se apenas Homo sapiens, sem sapiens sapiens, sendo que o neandertal é H. neanderthalensis e não sapiens neanderthalensis.

O que seriam o que se chama popularmente de raças são num nível bem "menor" de diferenciação que esse e nem tem bem nomes científicos, ainda que uns já tenham dado.

Mas é errado dizer que é simplesmente etnia, etnia é algo "determinado" principalmente se não for totalmente culturalmente; agora, há diferenças por exemplo, esqueléticas, usadas em antropologia forense, que tornam possível a distinção entre diversos grupos de pessoas, tão bem ou mais acuradamente do que se pode distinguir idade ou até sexo, dependendo do material disponível (mesmo com uma análise apenas morfológica mesmo, nem falo de material genético). Esse tipo de coisa não é uma diferença que se chame de étnica; seria mais para racial, ainda que o mais apropriado talvez fosse clinal ou populacional/regional.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Led Zeppelin
Contato:

o pensador escreveu:
Led Zeppelin escreveu:

Entâo deveriam reformular os conceitos."Raça",em termos biológicos,seria o equivalente de "sub espécie".E que eu saiba todos os indivíduos humanos pertencem à mesma espécie e a mesma sub espécie.

Então deveriam deixar de usar raças para cavalos também.

Led Zeppelin
Contato:

ímpio escreveu:hoje considera-se apenas Homo sapiens, sem sapiens sapiens, sendo que o neandertal é H. neanderthalensis e não sapiens neanderthalensis.

O que seriam o que se chama popularmente de raças são num nível bem "menor" de diferenciação que esse e nem tem bem nomes científicos, ainda que uns já tenham dado.

Mas é errado dizer que é simplesmente etnia, etnia é algo "determinado" principalmente se não for totalmente culturalmente; agora, há diferenças por exemplo, esqueléticas, usadas em antropologia forense, que tornam possível a distinção entre diversos grupos de pessoas, tão bem ou mais acuradamente do que se pode distinguir idade ou até sexo, dependendo do material disponível (mesmo com uma análise apenas morfológica mesmo, nem falo de material genético). Esse tipo de coisa não é uma diferença que se chame de étnica; seria mais para racial, ainda que o mais apropriado talvez fosse clinal ou populacional/regional.

Não sei porque tanto rebuliço só por causa de uma denominação. Se o crime de racismo não existisse e existisse um crime de "etnicismo"(se é que essa palavra existe :emoticon12: ) iam fazer rebuliço se eu usasse o termo etnia, iam dizer que é raça o certo.

o pensador

Diferenças morfológicas e biológicas existem.Mas nâo seria o caso de catalogar estas diferenças como um simples caso de diversidade de especiaçâo.Digo,o termo sub espécie parece denotar um diferencial de valoraçâo entre indivíduos humanos.

Assim,num sentido humanista e nâo técnico,sou favorável à ampla utilizaçâo do termo "etnia" como generalizando todas as diferenciaçôes estruturais entre sub grupos humanos.

Nâo estou dizendo que o termo 'raça' foi propositadamente alcunhado de forma pejorativa,mas sim que ele pode gerar mais violência e agressâo por parte de grupos racistas.

o anátema

Mensagem por o anátema »

p*rra.

o problema é que podem haver raças de cavalos E diferenças apenas proporcionalmente ou significativamente menores do que as entre raças de cavalos, cães ou outras espécies, em populações humanas, merecendo um outro grau taxonômico, menor que raça, como gradações genéticas/fenotípicas ou "clinas".

Não é porque existem espécies que se abandona gêneros, e não é porque existem clinas que se abandona raças generalizadamente, apenas nos casos em que um gênero fosse melhor qualificado como espécie e uma raça como variação clinal.

www.talkorigins.org

Led Zeppelin
Contato:

o pensador escreveu:

Diferenças morfológicas e biológicas existem.Mas nâo seria o caso de catalogar estas diferenças como um simples caso de diversidade de especiaçâo.Digo,o termo sub espécie parece denotar um diferencial de valoraçâo entre indivíduos humanos.

Assim,num sentido humanista e nâo técnico,sou favorável à ampla utilizaçâo do termo "etnia" como generalizando todas as diferenciaçôes estruturais entre sub grupos humanos.

Nâo estou dizendo que o termo 'raça' foi propositadamente alcunhado de forma pejorativa,mas sim que ele pode gerar mais violência e agressâo por parte de grupos racistas.

Acho que não tem nada a ver, os grupos deixariam de ser racistas e seriam "etnistas".

Led Zeppelin
Contato:

o pensador, ímpio,

Se acharem melhor usar etnia tudo bem, mas ainda acho que preto, branco, amarelo... é raça.

Trancado