Claudio Loredo escreveu:Lincon escreveu:Concordo contigo...Mas o povo tem o hábito de usar os EUA como um espécie de "bode expiatório" como se fossem culpados por todos nossos problemas.
Existem duas atitudes aparentemente opostas que eu considero erradas. A primeira é atribuir os problemas do Brasil aos EUA, acho isto errado. Nossos problemas são culpa nossa e nós devemos resolve-los. A segunda atitude errada com relação aos EUA é ficar idolatrando seu povo e seu presidente. Nada contra um cidadão de um país admirar outro país, isto é normal. O que me deixa zangado são os brasileiros que rendem louvores aos EUA ao mesmo tempo em que ficam achincalhando o Brasil e o seu povo. Amar os EUA não é motivo para odiar o Brasil.
Claudio...
O que falta pro brasileiro é ter orgulho de ser brasileiro. Não apenas orgulho de ser o país do futebol, da cerveja e da bunda de fora. O senso de nação está e sempre foi muito comprometido porque não vemos políticos pensando na nação brasileira mas apenas no enriquecimento ilícito de si mesmos e de seus pares enquanto o povo baba sem saber o que fazer... Qualquer outro país com gente com sangue nas veias, que ama sua história de lutas e conquistas, jamais permitiria que a situação chegasse ao ponto que está sem que medidas drásticas fossem tomadas. Dizer que o povo brasileiro é "pacífico" é auto-engodo. Na realidade, somos fracos e covardes e, caso tais termos pesem muito... desmotivados.
E não, não se trata de ódio mas de repúdio. Ódio é quando alguém deseja destruir. O discurso de quem idolatra os EUA ou qualquer outra nação desenvolvida é bem outro. É o de admirar nações que contrastam com a nossa em vários segmentos sociais, políticos e econômicos e que fazem por merecer tal admiração, a despeito da existência de bushos da vida...
Bem ou mal, o Bush Jr., mesmo sendo retardado, e ele é, alavancou a economia do país dele. Sim, tem sido às custas de muitas mortes mas para a nação americana foi bom. Enquanto isso, temos o Lula que está apenas interessado em aproveitar o
glamour da vida de presidente da república sem se importar com mais nada e tirando o dele da reta quando o assunto "pesa" pra cima dele. Dá nojo... mas é o que um povo como o brasileiro, que não tem senso de nação e prefere esquecer os problemas rebolando ou enchendo a cara, merece. No mais, dá-lhe memória seletiva... enquanto a sujeira vai pra debaixo dos tapetes da presidência, dos ministérios, do senado, da câmara... e se isso ainda não for motivo de repúdio, há muito mais. Basta querer ver.
Eu amo esta terra que comportou e acolheu meus antepassados imigrantes. Não existe lugar mais bonito e mais abundante em matéria de recursos naturais como o nosso nem com gente mais alegre e capaz de tantas conquistas pessoais. Mas enquanto não pensarmos como nação e estivermos nas garras dos abutres sem nos importarmos enquanto houver carnaval, cerveja, futebol e pagode com bunda de fora, é pra sentir vergonha e não tenho vergonha de dizer isso. E isso, mais uma vez, não se trata de ódio mas de repúdio a tudo o que desmoraliza e avacalha nossa nação. Falar nisso no intuito de gerar mudanças deveria ser obrigatório. Já, fechar os olhos para as partes podres e apenas amar sem desejar mudar o que nos prejudica, é "desmotivação", no mínimo...
Quem ama, ajuda a preservar e repudia as partes podres. Sem piedade...
Beijos