Esmola movimenta R$ 2 mi ao mês, indica estudo de SP

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Agência Estado

De nota em nota, as crianças e adolescentes dos faróis da capital paulista movimentam uma indústria lucrativa: cerca de R$ 2,1 milhões ao mês. Em um ano, a estimativa é de que esse mercado gire em torno de R$ 25 milhões, somando roupas, brinquedos, mantimentos e alimentação que também ganham dos motoristas, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.

Muitos pais são os próprios aliciadores, já que a renda média dos filhos nos semáforos é de R$ 900 ao mês fora as outras doações que levam para casa. "Muitas são vítimas de maus-tratos se não conseguem um bom dinheiro", afirma Adriana Palheta Cardoso, coordenadora de Proteção Especial à Criança da secretaria.

O que preocupa a secretaria é que a arrecadação chega a duplicar no final do ano e incentiva a exploração. Na próxima semana, 50 novos agentes de proteção começam a trabalhar nas ruas para intensificar a campanha "Dê mais que esmola, dê futuro". Na avaliação de Adriana, com a cidade enfeitada e o apelo das festas natalinas, as pessoas ficam mais solidárias e sensíveis.

Esses pequenos trabalhadores aprendem a seduzir para se virar no mercado competitivo dos semáforos das áreas nobres e centro expandido. "A gente faz carinha triste, estende a mão e fala: 'Tia, dá uma moedinha'", ensina Fabiano, de 11 anos, que faz malabares. Com os três irmãos e a mãe, em quatro meses levantou dinheiro para construir uma casa simples.

Segundo a Prefeitura, sem as doações, as famílias terão de aceitar os programas de transferência de renda e tirar as crianças dos faróis, mantendo-as nas escolas e em programas socioeducativos, sob pena de perder o benefício. Mas a concorrência é injusta. A bolsa do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) é de R$ 40 por mês por criança.

http://br.news.yahoo.com/061113/25/1b0y0.html
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Poindexter

Re.: Esmola movimenta R$ 2 mi ao mês, indica estudo de SP

Mensagem por Poindexter »

... que a renda média dos filhos nos semáforos é de R$ 900

Ou seja, umas 12 vezes o Bolsa-Família.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

CAVEIRA

Mensagem por CAVEIRA »

Só faltam monopolizar esse "mercado"... O "Capo" das Esmolas...
"É extremamente fácil enganar a si mesmo; pois o homem geralmente acredita no que deseja"

Carlos Castelo

Para muitos pedir esmolas é um negócio rentável, o único esforço é o de levantar a mão...
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.

Johnny
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

Não, não é fácil assim. :emoticon2:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Carlos Castelo

Re: Re.: Esmola movimenta R$ 2 mi ao mês, indica estudo de S

Johnny escreveu:Não, não é fácil assim. :emoticon2:

Tanto é que muitas dessas pessoas que estão a pedir esmolas se de repente for abordada por alguém que pra lhe dar um trocado seja necessário fazer um trabalho (tipo lavar uma caixa d´água, limpar um jardim,etc.) muitas não aceitam!

Temporal

Mensagem por Temporal »

Carlos Castelo escreveu:
Johnny escreveu:Não, não é fácil assim. :emoticon2:

Tanto é que muitas dessas pessoas que estão a pedir esmolas se de repente for abordada por alguém que pra lhe dar um trocado seja necessário fazer um trabalho (tipo lavar uma caixa d´água, limpar um jardim,etc.) muitas não aceitam!

Trabalhar de verdade que é bom, não querem, né?

O único "trabalho" que se dão é o de levantar a mão mesmo.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Não, não é assim! :emoticon2:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Temporal

Mensagem por Temporal »

Johnny, vai argumentar alguma coisa ou só vai continuar colocando o emoticon de bravo? :emoticon5:

Team America

Mensagem por Team America »

Depende daonde a pessoa pede esmolas.
TEAM AMERICA WORLD POLICE

Johnny

Mensagem por Johnny »

É fácil para quem nunca passou por necessidade, fome, privação colocar isso como uma coisa fácil e viciante. Isso aliás é coisa de testemunha de jeová. Acontece que determinados grupos de excluidos não possuem chance alguma perante a sociedade em que vivemos, isso falando do ponto de vista educacional. Eu tive o desprazer de ficar desempregado por quase 2 anos e sinceramente, por mais qualificação profissional que eu tivesse, experiência e idéias não conseguia manter minhas necessidades básicas. As empresas estão cada vêz mais predadoras, o mercado cada vez mais sedento por pessoas jovens e ambiciosas a qualquer custo e isso leva um profissional com mais de 10 anos de experiência para a rua e leva um adolescente com 1 ano a explorar os conhecimentos deste mesmo antes de ser extinto.
Claro que não estou tratando do mesmo tipo de gente, mas acredite, não é tão fácil como parece pedir esmolas o dia todo, a não ser que você ache que isso faça a pessoa se sentir digna e feliz. Fazer por não ter outra opção é lastimável.
Abraços

Imagem

against

Mensagem por against »

Eu odeio esses FDPS de sinal!!! Principalmente aqueles que lavam (espalham a sujeira) do vidro, o pior é que eles jogam aquela agua suja em qualquer carro, mesmo que esteja limpinho. :emoticon21: :emoticon24: :emoticon6:
What are you looking for?

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:Não, não é assim! :emoticon2:

Privilegiado é uma merda mesmo :emoticon9:

Numa das esquinas próximas a minha casa, uma senhora idosa, negra, sem os dois pés pede esmola. Ela deve realmente ser uma preguiçosa :emoticon8:

Bjs

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

salgueiro escreveu:
Johnny escreveu:Não, não é assim! :emoticon2:

Numa das esquinas próximas a minha casa, uma senhora idosa, negra, sem os dois pés pede esmola. Ela deve realmente ser uma preguiçosa :emoticon8:

Acho que pessoas nessas condições deveriam receber um bolsa-esmola do governo (podia ser um salário mínimo, para sobreviverem). Ao contrário dos negros, eles definitivamente são desfavorecidos.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Poindexter

salgueiro escreveu:

Bjs

Estás afirmando que o fato de ela ser negra a faz "mais trabalhadora"? Isso seria racismo.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

Temporal

Mensagem por Temporal »

salgueiro escreveu:Privilegiado é uma merda mesmo :emoticon9:

É, né, o negro (da mesma raça citada logo a baixo) não tem privilégio de entrar em faculdade por cota racial nenhuma, né. Realmente esse povo privilegiado é uma merda mesmo.

salgueiro escreveu:Numa das esquinas próximas a minha casa, uma senhora idosa, negra, sem os dois pés pede esmola. Ela deve realmente ser uma preguiçosa :emoticon8:

Uma pesquisa da Universidade de Brasília de mto tempo revelou que existem casos em que mendigos paraplégicos se recusam à ajuda médica, uma cirurgia, porque deste modo deixariam de ter os membros paralisados, e assim ñ teriam como pedir uma boa esmola. Interessante, não? Semelhante aos casos em que se recusam a fazer algum trabalho como capinar um quintal porque é mto trabalhoso. É, coitadinhos mesmo. Nós que trabalhamos e estudamos a vida inteira, dia e noite, é que somos privilegiados com tudo de graça nas nossas mãos com a panelinha de receber a compensação e o dinheiro. Nossa recompensa caiu do céu por termos ficado o dia inteiro deitado numa rede bebendo água de côco ou sentado num sinal com a mão esticada esperando alguém depositar alguma moedinha.

Poindexter

Johnny e salgueiro ficam choramingando... até apelo a fatores raciais apareceram. Não tem jeito: o estudo confirmou o que já se sabia: a família mendiga média ganha muito mais do que ganharia se trabalhasse e o Bolsa Família é um mero "complemento" à renda dela. Por isso, recusa trabalho, para não perder renda. Isso significa que as pessoas dão mais de esmolas do que dão à empregados desqualificados. Podem não ser vagabundos por prazer, mas são vagabundos por escolha de uma renda maior.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Poindexter escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Estás afirmando que o fato de ela ser negra a faz "mais trabalhadora"? Isso seria racismo.

Eu não finjo que não percebo o racismo que me cerca ou melhor, a enorme gama de preconceitos que as pessoas possuem.

Bjs

Poindexter

salgueiro escreveu:
Poindexter escreveu:Estás afirmando que o fato de ela ser negra a faz "mais trabalhadora"? Isso seria racismo.

Eu não finjo que não percebo o racismo que me cerca ou melhor, a enorme gama de preconceitos que as pessoas possuem.

Bjs

Nem eu. Jutamente por isso, reclamei da tua mensagem.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Temporal escreveu:
salgueiro escreveu:Privilegiado é uma merda mesmo :emoticon9:

É, né, o negro (da mesma raça citada logo a baixo) não tem privilégio de entrar em faculdade por cota racial nenhuma, né. Realmente esse povo privilegiado é uma merda mesmo.

salgueiro escreveu:Numa das esquinas próximas a minha casa, uma senhora idosa, negra, sem os dois pés pede esmola. Ela deve realmente ser uma preguiçosa :emoticon8:

Uma pesquisa da Universidade de Brasília de mto tempo revelou que existem casos em que mendigos paraplégicos se recusam à ajuda médica, uma cirurgia, porque deste modo deixariam de ter os membros paralisados, e assim ñ teriam como pedir uma boa esmola. Interessante, não? Semelhante aos casos em que se recusam a fazer algum trabalho como capinar um quintal porque é mto trabalhoso. É, coitadinhos mesmo. Nós que trabalhamos e estudamos a vida inteira, dia e noite, é que somos privilegiados com tudo de graça nas nossas mãos com a panelinha de receber a compensação e o dinheiro. Nossa recompensa caiu do céu por termos ficado o dia inteiro deitado numa rede bebendo água de côco ou sentado num sinal com a mão esticada esperando alguém depositar alguma moedinha.

Realmente o acesso a universidade por cotas é tão antigo que nem lembro mais quando foi instituído :emoticon17:

Caso de gente que não quer " trabalhar " tem aos montes em qualquer camada social da população ou vc acha que muito do roubo que existe por aí é o que ?

Imaginar que todos os que possuem algum recurso seja fruto do " árduo trabalho honesto " é piada

Faça a experiência, vá para um sinal, de preferência num dia de calor de rachar ou chovendo e passe o dia fazendo malabares. Depois de um mês a gente conversa de novo sobre ser moleza. Ah ! Mas tem que ter alguém para te dar uns tapas caso a féria seja pequena :emoticon4:

Moleza é julgar o que não conhece dentro da sua casa com a barriga cheia na frente do ventilador ou debaixo do cobertor quentinho

Bjs

Carlos Castelo

Muitos que estão a pedir esmolas como idosos pós 65 anos, aleijados, já têm uma aposentadoria, o que acontece é que muitos já se acostumaram ou gostam disso (porque tem retorno) e por isso não abandonam tais práticas.

Aliado a isso existem os sangue-sugas que usam essas pessoas pra tais finalidades!

Carlos Castelo

Johnny escreveu:É fácil para quem nunca passou por necessidade, fome, privação colocar isso como uma coisa fácil e viciante. Isso aliás é coisa de testemunha de jeová. Acontece que determinados grupos de excluidos não possuem chance alguma perante a sociedade em que vivemos, isso falando do ponto de vista educacional. Eu tive o desprazer de ficar desempregado por quase 2 anos e sinceramente, por mais qualificação profissional que eu tivesse, experiência e idéias não conseguia manter minhas necessidades básicas. As empresas estão cada vêz mais predadoras, o mercado cada vez mais sedento por pessoas jovens e ambiciosas a qualquer custo e isso leva um profissional com mais de 10 anos de experiência para a rua e leva um adolescente com 1 ano a explorar os conhecimentos deste mesmo antes de ser extinto.
Claro que não estou tratando do mesmo tipo de gente, mas acredite, não é tão fácil como parece pedir esmolas o dia todo, a não ser que você ache que isso faça a pessoa se sentir digna e feliz. Fazer por não ter outra opção é lastimável.
Abraços

Bem, em certos aspectos o que acontece é como você frisou acima, mas quando eu falei que muitas dessas pessoas(que não é a mesma coisa de todos), têm nisso um negócio lucrativo, isso é inquestinável!

Essa passagem do texto só reforça mais ainda isso:

Esses pequenos trabalhadores aprendem a seduzir para se virar no mercado competitivo dos semáforos das áreas nobres e centro expandido. "A gente faz carinha triste, estende a mão e fala: 'Tia, dá uma moedinha'", ensina Fabiano, de 11 anos, que faz malabares. Com os três irmãos e a mãe, em quatro meses levantou dinheiro para construir uma casa simples.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

"Muitas são vítimas de maus-tratos se não conseguem um bom dinheiro"

Então os pais tem esse bando de filhos como uma forma de empreendimento a curto prazo... basta atingir a idade necessária para pedir esmola, que os tornam escravos e têm que trabalhar...
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Carlos Castelo

O que preocupa a secretaria é que a arrecadação chega a duplicar no final do ano e incentiva a exploração. Na próxima semana, 50 novos agentes de proteção começam a trabalhar nas ruas para intensificar a campanha "Dê mais que esmola, dê futuro". Na avaliação de Adriana, com a cidade enfeitada e o apelo das festas natalinas, as pessoas ficam mais solidárias e sensíveis.

Hipocrisia cristã, durante todo o ano não se ver ninguém se manifestar, mas como é o nascimento de cristo, deus vai ver a boa ação de quem ajuda o outro!

Passado o natal, tudo volta a ser como antes!

Trancado