MEC volta a debater ensino religioso na rede pública

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Christiano
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MEC volta a debater ensino religioso na rede pública

Mensagem por Christiano »

14/11/2006 - 09h47
MEC volta a debater ensino religioso na rede pública

LUCIANA CONSTANTINO

da Folha de S.Paulo, em Brasília

Previsto na Constituição e na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) de forma facultativa, o ensino religioso em escolas da rede pública voltará ao debate no início do próximo mês, quando o Ministério da Educação fará um evento para discutir temas ligados à diversidade e à inclusão educacional.

Ontem, professores e pesquisadores se reuniram na Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade) para iniciar as discussões sobre os principais pontos a serem tratados no seminário "Os desafios do ensino religioso como área do conhecimento no contexto escolar", marcado para 4 e 5 de dezembro.

"Queremos aproveitar o ambiente rico da educação para tentar fazer com que as várias visões de mundo conversem. O ensino religioso, a partir de uma visão ecumênica, tem a potencialidade de discutir a tolerância e o pluralismo", diz Ricardo Henriques, secretário da Secad. Ele descarta a obrigatoriedade da disciplina ao lembrar que as bases para o debate serão a Constituição e a LDB.

Afirma ainda que o ensino religioso será um dos 14 temas a serem tratados entre 4 e 8 do próximo mês. Estará ao lado de diversidade sexual, educação indígena, gravidez na adolescência e direitos humanos.

A Constituição prevê o ensino religioso como disciplina em horário normal das escolas públicas de ensino fundamental, porém com matrícula facultativa. Já a LDB, em vigor desde 97, mantém claramente a matrícula facultativa e assegura "o respeito à diversidade cultural religiosa, vedadas quaisquer formas de proselitismo".

Cabe aos Estados e municípios regulamentarem os procedimentos para definir o conteúdo. Para o professor e pesquisador José Sérgio Junqueira, que participou da reunião ontem, a idéia é discutir a religiosidade dentro de um contexto que inclui direitos humanos, diversidade e pluralidade. "A religiosidade é mais ampla."

São Paulo

As aulas de ensino religioso começam no ano que vem na rede municipal de São Paulo. A freqüência será facultativa aos alunos e as aulas ocorrerão fora do período normal curricular.

O objetivo é dar um curso de cunho multirreligioso. Os professores podem ser habilitados em qualquer disciplina (de matemática a história). Segundo a Secretaria Municipal da Educação, cada escola definirá dia e horário das aulas, que serão dadas para alunos da 1ª à 8ª série.

Já na rede estadual, o ensino religioso é ministrado desde 2002 na 8ª série, uma vez por semana, dentro da grade curricular, e também é facultativo. A secretaria diz que há 470.850 alunos na 8ª série da rede, mas não sabe dizer quantos participam da aula de religião. Os professores devem ter licenciatura em história, filosofia ou ciências sociais. São 3.063 docentes que dão aulas da disciplina na rede. O conteúdo visa aprofundar a história das religiões.

Colaborou DANIELA TÓFOLI , da Reportagem Local

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educ ... 9094.shtml
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o anátema
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Re.: MEC volta a debater ensino religioso na rede pública

Mensagem por o anátema »

pelo visto querem ressuscitar a disciplina "educação moral e cívica", mas incluindo algum conteúdo de cunho sobrenatural e chamando de "ensino religioso". Não fosse por esse detalhe, acho que estaria tudo bem.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

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betossantana
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Re.: MEC volta a debater ensino religioso na rede pública

Mensagem por betossantana »

Não sei o que pensar disso. Se é FACULTATIVA... mas mesmo assim eu realmente não simpatizo nem um pouco com ensino religioso PÚBLICO, acho que isso vai de encontro ao princípio do laicismo, mesmo que a disciplina seja facultativo. E a França parece que passou a proibir o uso de quaisquer símbolos religiosos em escolas, né isso? Também, com os imigrantes explodindo tudo lá, está mais condizente com a realidade deles, mas acho que isso seria um exemplo a ser seguido.

E outra coisa, pra ser REALMENTE FACULTATIVA, só devia existir no Ensino Médio. Os meninos de 1ª a 4ª série não estão realmente ESCOLHENDO a disciplina Religião, quem vai decidir são os pais. Já os mais velhos poderiam fazer verdadeiramente por vontade própria.
É um problema espiritual, chupe pau!

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Huxley
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Re.: MEC volta a debater ensino religioso na rede pública

Mensagem por Huxley »

Debate ecumênico? Para mim, já bastaria que os alunos tivessem a disciplina "Ética" no currículo para houvesse incentivo ao respeito a diversidade e a pluralidade.Discutir religião nada tem a ver com isso.Se ensino religioso pode, então porque a a disciplina "Ceticismo" (existe em escolas públicas de alguns países europeus) não entra também no currículo escolar?Ela ofereceria benefícios bem mais visíveis, como prevenir as futuras gerações contra Mães Dinahs e Edires Macedos...
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

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zencem
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Re: MEC volta a debater ensino religioso na rede pública

Mensagem por zencem »

Christiano escreveu:
mantém claramente a matrícula facultativa e assegura "o respeito à diversidade cultural religiosa, vedadas quaisquer formas de proselitismo".

Se é vedado o proselitismo e a doutrinação, e tiver um carater educativo de respeito ao Laicismo e a boa convivência entre as diversidades, dá até pra fazer uma boa limonada.
A história das religiões, também, seria uma materia de ótimo alcance, quanto a um acesso mais real do significado ideológico das religiões.



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marta
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Localização: São Paulo-SP

Mensagem por marta »

É uma excelente iniciativa, além de econômica.
Fazer lavagem cerebral no atacado deve sair bem mais em conta do que no varejo.
Só uma dúvida: Quem vai fiscalizar se o mestre ou a mestra não está fazendo proselitismo?
Eu sou bem capaz de fazer uma reportagem sobre o assunto e pedir uma CPI do proselitismo ou presepada, como preferirem.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

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O ENCOSTO
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Re.: MEC volta a debater ensino religioso na rede pública

Mensagem por O ENCOSTO »

O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Apocaliptica

Re.: MEC volta a debater ensino religioso na rede pública

Mensagem por Apocaliptica »

Retrocesso total. Pensei que as novas gerações estavam livres dessa lavação toda à qual eu fui submetida: Ensino Religioso, Educação Moral e Cívica e outras bandalieras.
Mas pelo andar da carruagem , além dos perigos inerentes à uma ditadura disfarçada de social democracia negada até as últimas circunstâncias, estamos agora tentando rever o conservadorismo pedagógico nas escolas...espero que isso não passe a fazer parte das escolas particulares tb.

Não é para isso que pago quase 1 mil reais por mês para minha filha estudar.

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Poindexter
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Re.: MEC volta a debater ensino religioso na rede pública

Mensagem por Poindexter »

Pouco adianta ser "facultativo" quando é a GRANA, o DINDIM, a BUFUNFA, a GRANA, o DINHEIRO de todos que está financiando a iniciativa.

Querem que seja realmente facultativo? Então não cobrem $$$ de quem não quer participar!

Ademais, não é ocupação do Estado ficar ensiando essas coisas.

Agora... Educação Moral e Cívica... aí sim! Importantíssimo!
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

NeferNeferNefer
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Re: MEC volta a debater ensino religioso na rede pública

Mensagem por NeferNeferNefer »

zencem escreveu:
Christiano escreveu:
mantém claramente a matrícula facultativa e assegura "o respeito à diversidade cultural religiosa, vedadas quaisquer formas de proselitismo".

Se é vedado o proselitismo e a doutrinação, e tiver um carater educativo de respeito ao Laicismo e a boa convivência entre as diversidades, dá até pra fazer uma boa limonada.
A história das religiões, também, seria uma materia de ótimo alcance, quanto a um acesso mais real do significado ideológico das religiões.




É isso aí, meu amigo.
Seguindo a LDB o Ensino Religioso seria uma matéria extremamente rica e enriquecedora, afinal é só conhecendo que se pode questionar e formar opinião.
O difícil é acharmos educadores de ensino religioso que ensinem sem proselitismo e catequese.
Aqui em Santa Catarina já existe o esta matétia de 5ª a 8ª séries; minhas filhas, como atéias que são não são obrigadas a assistir, mas gostam de derrubar a professora, que, de início, não entendia o termo agnóstico. Foi somente com o tempo e alguns bilhetes meus desaforados, que a coisa começou a andar melhor.
O problema não está na matéria, mas nos educadores.
Livre pensar é só pensar!

NeferNeferNefer
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Re: Re.: MEC volta a debater ensino religioso na rede públic

Mensagem por NeferNeferNefer »

Poindexter escreveu:Pouco adianta ser "facultativo" quando é a GRANA, o DINDIM, a BUFUNFA, a GRANA, o DINHEIRO de todos que está financiando a iniciativa.

Querem que seja realmente facultativo? Então não cobrem $$$ de quem não quer participar!

Ademais, não é ocupação do Estado ficar ensiando essas coisas.

Agora... Educação Moral e Cívica... aí sim! Importantíssimo!


Mas não como era dado na década de 70!
Respeito e amor (ao país ou a qualquer outra coisa) não são coisas que ensinam. São coisas que se consquistam.
Na época do Regima Militar OSPB era matéria de lavagem cerebral.
Livre pensar é só pensar!

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Hrrr
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Re: MEC volta a debater ensino religioso na rede pública

Mensagem por Hrrr »

NeferNeferNefer escreveu:
zencem escreveu:
Christiano escreveu:
mantém claramente a matrícula facultativa e assegura "o respeito à diversidade cultural religiosa, vedadas quaisquer formas de proselitismo".

Se é vedado o proselitismo e a doutrinação, e tiver um carater educativo de respeito ao Laicismo e a boa convivência entre as diversidades, dá até pra fazer uma boa limonada.
A história das religiões, também, seria uma materia de ótimo alcance, quanto a um acesso mais real do significado ideológico das religiões.




É isso aí, meu amigo.
Seguindo a LDB o Ensino Religioso seria uma matéria extremamente rica e enriquecedora, afinal é só conhecendo que se pode questionar e formar opinião.
O difícil é acharmos educadores de ensino religioso que ensinem sem proselitismo e catequese.
Aqui em Santa Catarina já existe o esta matétia de 5ª a 8ª séries; minhas filhas, como atéias que são não são obrigadas a assistir, mas gostam de derrubar a professora, que, de início, não entendia o termo agnóstico. Foi somente com o tempo e alguns bilhetes meus desaforados, que a coisa começou a andar melhor.
O problema não está na matéria, mas nos educadores.


eu acho que o problema eh a materia sim..

bem que a historia das religioes poderia 'tar dentro de Historia, sem nenhuma necessidade de uma disciplina à parte

sem falar que, na escola (que ja fechou) onde eu estudava quando criança, o ensino religioso era completamente doutrinario e proselitista, desde o livro-texto, que falava apenas de cristianismo e estorias biblicas, ate a propria escola, que exigia a biblia no material didatico
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Re.: MEC volta a debater ensino religioso na rede pública

Mensagem por NeferNeferNefer »

A História é muito ampla para poder discorrer sobre um assunto tão importante como a influência das religiões na formação da sociedade como a conhecemos.
Continuo achando a matéria extremamente interessante se for dada por alguem esclarecido e que reconheça os verdadeiros objetivos, sem catequese e/ou doutrina.
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Hrrr
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Re: Re.: MEC volta a debater ensino religioso na rede públic

Mensagem por Hrrr »

NeferNeferNefer escreveu:A História é muito ampla para poder discorrer sobre um assunto tão importante como a influência das religiões na formação da sociedade como a conhecemos.


poderia ser uma terceira frente da disciplina Historia

aí teriamos Historia Geral, Hist do Brasil e Historia das Religioes
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Re: Re.: MEC volta a debater ensino religioso na rede públic

Mensagem por NeferNeferNefer »

Hrrr escreveu:
NeferNeferNefer escreveu:A História é muito ampla para poder discorrer sobre um assunto tão importante como a influência das religiões na formação da sociedade como a conhecemos.


poderia ser uma terceira frente da disciplina Historia

aí teriamos Historia Geral, Hist do Brasil e Historia das Religioes

Ok.

Boa idéia!
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Hrrr
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Re.: MEC volta a debater ensino religioso na rede pública

Mensagem por Hrrr »

a Hist das Religioes poderia falar da historia real das religioes que foram as mais importantes pra formaçao da sociedade brasileira, de um pouco de suas mitologias, da influencia delas na sociedade do país (incluindo a homofobia) e tambem das minorias religiosas e nao-religiosas (incluindo o ateismo)
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

NeferNeferNefer
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Re: Re.: MEC volta a debater ensino religioso na rede públic

Mensagem por NeferNeferNefer »

Hrrr escreveu:a Hist das Religioes poderia falar da historia real das religioes que foram as mais importantes pra formaçao da sociedade brasileira, de um pouco de suas mitologias, da influencia delas na sociedade do país (incluindo a homofobia) e tambem das minorias religiosas e nao-religiosas (incluindo o ateismo)

Não só da formação da sociedade tupiniquim, mas em todas as civilizações que existem e já existiram.
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André
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Mensagem por André »

Eu como professor de História já lecionei em turmas de ensino fundamental e ensino médio temas religiosos.Inclusive já lecionei sobre religiosidade chinesa, yin e yang, Confucionismo, entre outras filosofias.

Acho que o historiador com formação que inclue história das religioes, meu caso, pode se preparar, antes de lecionar essas aulas, li material que tinha e pesquisei sobre o assunto, não confiei que já sabia o suficiente (erro comum dos arrogantes) e ai pude dentro das minhas limitaçoes levar diferentes perspectivas.

Fiz questão de ser claro sobre a questão do respeito a diversidade e liberdade de pensamento como valor fundamental para ser cultivado, e não fiz proselitismo nem da minha perspectiva agnostica e desconfiada, na qual não pratico religião qualquer, nem fiz uma condenação da religião de uma forma geral até pq não cabe, podemos aprender com as religioes as vendo inclusive como respostas culturalmente construidas acerca de grandes questoes filosoficas, assim como seu papel institucional, e político quando assumem tais tarefas.

Ou seja, para mim teria que ser um professor formado em História mas que se atualiza-se e dialoga-se com outras formas de conhecimento.Além disso, o respeito a diversidade como de suma importancia.História das religioes não deve receber destaque separado mas fazer parte do estudo da História da Humanidade já que religioes fazem parte, e em determinadas circunstancias tem papel central.

Sobre Ética, e moral e civica, acho que moralidade é um campo problematico, afinal não é lugar do professor ficar dizendo o que é certo e errado, nem dar educação moral formalmente.Ele pode dar por exemplo, postura, e quando confrontado com um evento que necessite, mas não deve ser o objetivo.Já DEBATER, temas éticos, debater filosofia, seria interessante e para isso um professor ou estudioso de filosofia seria o mais indicado.Alguém que estudou Rawls por exemplo.Eu conheço como autoditada então é pouco.Poderia haver uma disciplina filosofia, claro que como vivemos em uma sociedade tecnico cientifica duas aulas semanais ou uma, seria o suficiente para essa disciplina.Cujo o papel seria discutir diferentes perspectivas, ateismo, agnosticismo, teismos, religioes, liberalismo,socialismo, democracia, poderiam ser discutidos do ponto de vista filosofico.Ai poderia ser inclusida de forma SUGERIDA, alguns ideais reconhecidos pelo Estado como relevantes, democracia, pluralidade, liberdade de expressão, e ao mesmo tempo fazer os alunos pensarem sobre o que eles gostam e não gostam desses conceitos, podendo fazer reflexoes sobre eles.

Educar para cidadania deve ser algo sugerido, pelo professor se ele sentir necessidade, ou tiver vontade, não deve ser algo obrigatorio, e não pode ser doutrinario.

Sou a favor de em História se trabalhar religião predominantemente enquanto papel assumido nas realidades em que atuou, claro expondo resumidamente o principal de sua filosofia, e para uma discussão filosofica mais profunda, uma disciplina de Filosofia.

Eu tive Filosofia com um excelente professor em um colegio particular aqui de Salvador, e foi muito proveitoso para reflexoes.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

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Hrrr
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Re: Re.: MEC volta a debater ensino religioso na rede públic

Mensagem por Hrrr »

NeferNeferNefer escreveu:
Hrrr escreveu:a Hist das Religioes poderia falar da historia real das religioes que foram as mais importantes pra formaçao da sociedade brasileira, de um pouco de suas mitologias, da influencia delas na sociedade do país (incluindo a homofobia) e tambem das minorias religiosas e nao-religiosas (incluindo o ateismo)

Não só da formação da sociedade tupiniquim, mas em todas as civilizações que existem e já existiram.


pode ate ser, mas desde que nao fique grande d+ pra grade curricular
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