Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
CIDADE DO VATICANO - O limbo, lugar onde, entre outros, a Igreja Católica ensina que vão os bebês caso eles morram antes de serem batizados, pode estar com os dias contados.
De acordo com o que divulgou a mídia italiana na terça-feira, uma comissão internacional de teólogos vai aconselhar o Papa Bento XVI a eliminar o ensinamento sobre limbo do catecismo, destino daqueles que, segundo a tradição religiosa, não foram remidas do pecado orginal pelo batismo.
A Igreja Católica ensina que os bebês que morrem antes de serem batizados vão para o limbo, cujo nome vem do latim para fronteira ou extremidade, porque não merecem o céu nem o inferno.
Em outubro passado, sete meses antes de morrer, o Papa João Paulo II pediu à comissão para alcançar uma maneira mais coerente e iluminada de descrever o destino destes inocentes.
A comissão era chefiada pelo cardeal Joseph Ratzinger, que tornou-se Papa em abril. Agora o assunto está nas mãos de seu sucessor na Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, o arcebispo William Levada, um americano de São Francisco.
A comissão, que trabalha a portas fechadas, deve fazer a recomendação em breve.
[ironia] Ou esse lugar nunca existiu, ou os caras tão querendo acabar com um troço criado por deus! [/ironia]
Editado pela última vez por DaviDeMogi em 02 Dez 2005, 16:07, em um total de 1 vez.
Creio na morte, única amante absolutamente fiel, Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre, E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.
Eu Sou Gilghamesh! Versão: 5.1 última versão!!!! . O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados! .
Mauricio escreveu:Olha gente, pelo que eu sei, o Limbo não é um ensinamento da Igreja, não é palavra final, nunca foi palavra final. É assunto que ainda está aberto ao debate.
Por isso o Papa João Paulo II pediu que os estudosos formulem de uma maneira mais coerente e iluminada esse assunto. O "mais coerente" é porque a doutrina do limbo não se encaixa bem na doutrina católica... por isso nunca foi palavra final.
Enquanto a Igreja não dá a palavra final, eu particularmente não acredito em limbo. Eu creio que a criança, no momento da morte, mesmo que seja em um milésimo de milésimo de segundo, tem, por obra do Poder de Deus, um conhecimento de Deus, de Jesus, e faz sua opção por Ele. E vai ao Céu. Mesmo sem batismo ? - pode alguém perguntar. Ao que eu respondo: existe o batismo do desejo. Isto é, se os pais desejaram o batisma para aquela criança, ela pode ser considerada batizada (se por tragédia morreu antes)... Mas, e aquelas criancas de pais não cristãos ? Eu penso que a Igreja é Mãe de todos e a Igreja deseja o batismo para essas crianças que não tem culpa de serem privadas do batismo.
Só não é batizado aquele que deseja não ser. Exemplo: um adulto que, tendo conhecimento de Jesus ou condições de conhecê-lo, não o quer.
"Deixai vir a mim as criancinhas" - disse Jesus. Eu creio nisso que Jesus disse. Amém.
Falha nossa. Pô moçada, mas se até "deus" erra, eu não posso errar?
Creio na morte, única amante absolutamente fiel, Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre, E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.