Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Alter-ego escreveu:Bem, eu fiz a pergunta porque tenho uma filhinha pequena.
A maioria das pessoas disse que não contaria, por não pretender alimentar mentiras sobrenaturais para seus filhos. Mas, pensemos um pouco. Outro dia estava a ler um artigo que explicava como as historinhas infantis, as cantigas de roda e tradições em geral, ajudam a desenvolver determinados conceitos, através de arquétipos, que de outra forma seriam por demais complicados para as crianças. Penso que o Papai Noel deve se enquadrar neste conjunto. De forma que, em principio, não consigo ver mal em, em quanto pequenas, as crianças terem fantasias do tipo e curtirem a sensação que rodeia.
Eu sempre gostei de histórias de ficção. Gosto até hoje. Entretanto, sempre soube que eram ficção, que não havia fadas, Super-homem, Batman, National Kid e Flash Gordon.
Não vejo por que mentir às crianças sobre Papai Noel. Mentira é mentira.
quando criancinha (cinco anos) eu acreditava em He-man
alguem querendo zuar escreveu:tem cara de que ainda acredita
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
Eu alimentaria a fantasia da criança sim. É uma fase bonita da criança; uma fase de inocência.
Além do mais, um dia com certeza ela vai perceber que Papai Noel e outras coisas mais não existem mas, pelo menos não vai ser traumático para elas.
Um dia ela verá que não existe, Alter, fique tranquilo. Ela acordará do sonho e não ficará com sequelas ruins.
Lúcifer escreveu:Eu alimentaria a fantasia da criança sim. É uma fase bonita da criança; uma fase de inocência. Além do mais, um dia com certeza ela vai perceber que Papai Noel e outras coisas mais não existem mas, pelo menos não vai ser traumático para elas. Um dia ela verá que não existe, Alter, fique tranquilo. Ela acordará do sonho e não ficará com sequelas ruins.
E agora, ateu?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
Res Cogitans escreveu:Papai Noel filho-da-puta rejeita os miseráveis eu quero matá-lo aqule porco capitalista presenteia os ricos...cospe nos pobres presenteia os ricos...cospe nos pobres
Res Cogitans escreveu:Papai Noel filho-da-puta rejeita os miseráveis eu quero matá-lo aqule porco capitalista presenteia os ricos...cospe nos pobres presenteia os ricos...cospe nos pobres
Alguém conhece???
Quem não conhece Garotos Podres?!
Essa aí está no mesmo LP (sim LP!) que a música "Führer", composta em homenagem a "vocês sabem quem"...
Lúcifer escreveu:Eu alimentaria a fantasia da criança sim. É uma fase bonita da criança; uma fase de inocência. Além do mais, um dia com certeza ela vai perceber que Papai Noel e outras coisas mais não existem mas, pelo menos não vai ser traumático para elas. Um dia ela verá que não existe, Alter, fique tranquilo. Ela acordará do sonho e não ficará com sequelas ruins.
Que explicação você daria para o fato de que só crianças ricas ganham presentes?
E continuo achando que mentira é mentira. É contra a minha natureza mentir desnecessariamente para uma criança.
Que explicação você daria para o fato de que só crianças ricas ganham presentes?
E continuo achando que mentira é mentira. É contra a minha natureza mentir desnecessariamente para uma criança.
Não é bem assim.
A criança será iludida pelos avós, tios, etc. Você será visto como um xaropão pelo resto da familia.
Eu prefiro ficar indiferente. Creio que isso não afetará em nada na criação de meu filho.
A criança acaba dando o seu jeito. Mas creio que pode ser traumatico saber de algo, algumas vezes. Mas criança sabe lidar melhor com este tipo de situaçõs
Alter-ego escreveu:Bem, eu fiz a pergunta porque tenho uma filhinha pequena.
A maioria das pessoas disse que não contaria, por não pretender alimentar mentiras sobrenaturais para seus filhos. Mas, pensemos um pouco. Outro dia estava a ler um artigo que explicava como as historinhas infantis, as cantigas de roda e tradições em geral, ajudam a desenvolver determinados conceitos, através de arquétipos, que de outra forma seriam por demais complicados para as crianças. Penso que o Papai Noel deve se enquadrar neste conjunto. De forma que, em principio, não consigo ver mal em, em quanto pequenas, as crianças terem fantasias do tipo e curtirem a sensação que rodeia.
Saudações
- Também não vejo mal algum na criança acreditar em papai noel, até acho legal, isso diverte muito as crianças, faz parte da infância, e é muito legal quando elas vão sacando a mentira até descobrirem, é um processo bastante educativo.
Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades" Ben Parker
Alguém conhece???
Garotos Podres?? Mas isso aí não é Ratos de Porão??
Não é bem assim.
A criança será iludida pelos avós, tios, etc. Você será visto como um xaropão pelo resto da familia.
Eu prefiro ficar indiferente. Creio que isso não afetará em nada na criação de meu filho.
O que o Encosto falou é por aí.
E, respondendo a sua pergunta, é só dizer que:
1 - Papai Noel não recebeu a carta da criança (aí você põe a culpa nos correios);
2 - Papai Noel não é onipotente, onisciente e onipresente e não sabe onde a criança mora ou o melhor;
3 - Papai Noel não deu os presentes porque a bestinha não foi um bom garoto não vendendo o bagulho com desconto pro bom velhinho.
Alguém conhece???
Essa aí está no mesmo LP (sim LP!) que a música "Führer", composta em homenagem a "vocês sabem quem"...
eles são hipócritas, mudaram de idéia, ou não entendi?
no site deles tem isso, logo na entrada:
Sem tempo nem paciência para isso.
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Alguém conhece???
Nazi-comunistas, do jeito que você gosta...
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
Alter-ego escreveu:Um pergunta aos pais/mães do Forum, ou àqueles que um dia pretendem ser...
Você conta/contaria pra seu filho sobre Papai Noel? Porque?
[Ateu fodão] Só falo a verdade! sempre, doa a quem doer! papai noel assim como Deus e gnomos é uma mentira, e a vida é cruel, se não posso dar um presente de natal para o meu filho, que ele viva essa realidade e não tenha falsas esperanças, falar nisso NATAL não é a comemoração do nascimento de cristo? Pronto, outra mentira!, sou partidario da verdade, se cristo nunca existiu! comemorar o que? Nada de PAPAI NOEL!, NADA DE NATAL!, NADA DE CRISTO! A Verdade sempre!!!!![Ateu fodão]
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
Como eu já respondi no outro tópico, se o VM não tiver dinheiro para dar presentes, vai enganar o filho com essa história de Papai Noel. Quando ele acordar e não encontrar nada, o VM vai inventar mais mentiras.
E ateus não precisam de personagens mitológicos para se reunir e comemorar o fato de estarem juntos, tomando umas e outras e trocando idéias. O natal pode existir sem religião.
Fernando Silva escreveu:Como eu já respondi no outro tópico, se o VM não tiver dinheiro para dar presentes, vai enganar o filho com essa história de Papai Noel. Quando ele acordar e não encontrar nada, o VM vai inventar mais mentiras.
E ateus não precisam de personagens mitológicos para se reunir e comemorar o fato de estarem juntos, tomando umas e outras e trocando idéias. O natal pode existir sem religião.
Diga sempre para teus filhos: Papai Noel NÃO EXISTE! e faça uma criança feliz ...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)