CENTRO ESCOLAR CRIACIONISTA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Dick

CENTRO ESCOLAR CRIACIONISTA

Mensagem por Dick »

Um conjunto bem estruturado de idéias para os interessados em implantar o criacionismo na sua escola:

http://www.scb.org.br/educacao.asp

Que tal?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Perseus

Re.: CENTRO ESCOLAR CRIACIONISTA

Mensagem por Perseus »

Para este tópico, acho bem apropriado uma questão de, História, da primeira fase da Fuvest 2007:

Das três seguintes formulações — primeiro, a de Copérnico, a terra não é o centro do mundo, depois a de Darwin, não nascemos de Deus mas viemos do macaco, e, por último, a de Freud, não somos senhores de nossa própria consciência — pode-se dizer que:

a) contribuem para tornar o homem cada vez mais confiante e orgulhoso de sua infalibilidade e perfeição.
b) constituem os fundamentos da modernidade e desfecham golpes profundos na pretensão do homem de ser o centro do universo.
c) fortalecem a posição científica dos que criticam esses pressupostos, tendo em vista sua falta de fundamentação empírica.
d) perdem cada vez mais credibilidade com o avanço científico proporcionado pela astronomia, biologia e psicologia.
e) harmonizam-se com as concepções dos que defendem a tese criacionista, ou que propõem um desenho inteligente sobre a criação do universo.

Gostaria, muito, de saber da prezada crentalhada qual seria a alternativa correta.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

André

Re: Re.: CENTRO ESCOLAR CRIACIONISTA

Mensagem por André »

Perseus escreveu:Para este tópico, acho bem apropriado uma questão de, História, da primeira fase da Fuvest 2007:

Das três seguintes formulações — primeiro, a de Copérnico, a terra não é o centro do mundo, depois a de Darwin, não nascemos de Deus mas viemos do macaco, e, por último, a de Freud, não somos senhores de nossa própria consciência — pode-se dizer que:

a) contribuem para tornar o homem cada vez mais confiante e orgulhoso de sua infalibilidade e perfeição.
b) constituem os fundamentos da modernidade e desfecham golpes profundos na pretensão do homem de ser o centro do universo.
c) fortalecem a posição científica dos que criticam esses pressupostos, tendo em vista sua falta de fundamentação empírica.
d) perdem cada vez mais credibilidade com o avanço científico proporcionado pela astronomia, biologia e psicologia.
e) harmonizam-se com as concepções dos que defendem a tese criacionista, ou que propõem um desenho inteligente sobre a criação do universo.

Gostaria, muito, de saber da prezada crentalhada qual seria a alternativa correta.

Não gosto muito da formulação, pois Darwin não escreveu exatamente viemos do macaco ( e sim ancestral em comum com outros simios) e Darwin foi religioso a maior parte da vida logo não questionaria Deus de forma tão frontal.Ele foi pesquisar como Deus na visão dele teria desenvolvido a vida e sua resposta foi evolução.So muito depois com varias atitudes condenaveis da Igreja, a morte de sua filha se não me engano, é que Darwin se declarou agnostico.Enfim ta uma caracterização equivocada de Darwin.

Eu marcaria a alternativa B.Mas em todo caso sou um agnostico, sem religião, que acha o criacionismo uma grande bobagem em termos de tentar explicar a vida na Terra.Bobagem ainda maior é advogar ensinar algo que não tem base cientifica em escolas publicas.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

o anátema

Mensagem por o anátema »

mas que questãozinha mais fecalmente escrita...
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Dick

Mensagem por Dick »

"KIT" ACASO:

A terceira parte do “kit” ilustra de maneira simples a aplicação da Teoria das Probabilidades na formação de palavras ao acaso, proporcionando a avaliação da dificuldade de se formar algo estruturado a partir de eventos aleatórios, e compõe-se de:

· Frascos contendo “macarrãozinhos de letras”;
· Material visual adicional para ilustrar o tema;
· Separatas de artigos sobre o assunto publicados na Revista / Folha Criacionista;
· Indicação de vídeos sobre assuntos correlatos.

MACARRÃOZINHOS DE LETRAS??????? O QUE SERÁ QUE ELES QUEREM? CHACOALHAR TUDO E VER SE SAI "INCONSTITUCIONALISSIMAMENTE"????? E DAÍ PROVAR QUE A EVOLUÇÃO É LOUCURA??????
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

o anátema

Mensagem por o anátema »

uma vez parodiei esse kit acaso, com o kit Terra Esférica:

O kit ilustra bem como a esfericidade da Terra é uma mentira ateísta-demoníaca, que apenas os tolos podem acreditar. Compõe-se de:

- Uma bola inflável como aquela do Quico, do seriado Chaves, na qual está pintado o mapa mundi;
- bonequinhos de playmobil, pessoas, animais, etc
- uma mapa mundi plano com algum um relevo
- 4 litros de água.

A experiência consiste em colocar primeiramente a água e os bonequinos sobre a maquete plana, e ver como tudo se assenta bem. Todos ficam de pé, e a água ocupa o relevo que imita os leitos oceânicos. Nada de estranho ocorre. Mas ao testarmos a teoria evo-esfericista, vemos algo estranho. Primeiramente, alguns bonequinos até que se equilibram sobre a parte de cima da esfera, mas à medida que estão mais próximos da linha do equador, todos começam a cair. E nenhum pode ser colocado no hemisfério Sul. A água também não adere em torno da esfera, fazendo-a cair no chão. Ora, todos sabemos que há pessoas vivendo abaixo do equador, bem como oceanos no hemisfério sul. A teoria evolucionista-esferista mostra-se mais uma vez uma mentira de Satanás.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Caro Colega

Mensagem por Caro Colega »

Let me think for a while escreveu:"KIT" ACASO:

A terceira parte do “kit” ilustra de maneira simples a aplicação da Teoria das Probabilidades na formação de palavras ao acaso, proporcionando a avaliação da dificuldade de se formar algo estruturado a partir de eventos aleatórios, e compõe-se de:

· Frascos contendo “macarrãozinhos de letras”;
· Material visual adicional para ilustrar o tema;
· Separatas de artigos sobre o assunto publicados na Revista / Folha Criacionista;
· Indicação de vídeos sobre assuntos correlatos.

MACARRÃOZINHOS DE LETRAS??????? O QUE SERÁ QUE ELES QUEREM? CHACOALHAR TUDO E VER SE SAI "INCONSTITUCIONALISSIMAMENTE"????? E DAÍ PROVAR QUE A EVOLUÇÃO É LOUCURA??????

:emoticon12: Talvez simulem uma grande explosão como o Big Bang, colocando um "rojão" dentro do frasco, e esperando que um dicionário apareça em meio toda aquela fumaça. :emoticon12:
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Dick

Mensagem por Dick »

Boa, ímpio. Vou me lembrar desta... :emoticon12:
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Dick

Mensagem por Dick »

E então, caro colega: estará assim desmentido o Big-Bang?
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Caro Colega

ímpio escreveu:uma vez parodiei esse kit acaso, com o kit Terra Esférica:

O kit ilustra bem como a esfericidade da Terra é uma mentira ateísta-demoníaca, que apenas os tolos podem acreditar. Compõe-se de:

- Uma bola inflável como aquela do Quico, do seriado Chaves, na qual está pintado o mapa mundi;
- 4 litros de água.

A experiência consiste em colocar primeiramente a água e os bonequinos sobre a maquete plana, e ver como tudo se assenta bem. Todos ficam de pé, e a água ocupa o relevo que imita os leitos oceânicos. Nada de estranho ocorre. Mas ao testarmos a teoria evo-esfericista, vemos algo estranho. Primeiramente, alguns bonequinos até que se equilibram sobre a parte de cima da esfera, mas à medida que estão mais próximos da linha do equador, todos começam a cair. E nenhum pode ser colocado no hemisfério Sul. A água também não adere em torno da esfera, fazendo-a cair no chão. Ora, todos sabemos que há pessoas vivendo abaixo do equador, bem como oceanos no hemisfério sul. A teoria evolucionista-esferista mostra-se mais uma vez uma mentira de Satanás.

.. que coisa mais besta. :emoticon131: será que esse senhor tá tentando trazer a tona o que aconteceu no tempo de Galilei Galileu quando enfrentou a bizonhice católica do tempo medieval? Hehe, o catolicismo naquele tempo mal consultava a Bíblia.. e nem se quer se apercebiam que no livro de Isaías o escritor já mencionava a Terra com o formato redondo (esférico).

.. que cara mais fora de moda. :emoticon15:

Caro C :emoticon7: lega
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem

Caro Colega

Let me think for a while escreveu:E então, caro colega: estará assim desmentido o Big-Bang?

Eu disse isso? O Big Bang é uma teoria, assim como o Gênesis dos criacionistas, aceito pela fé.. assim como o Big Bang.
Imagem

Dick

Mensagem por Dick »

Assim como o Big-Bang?? Sim, é uma teoria, mas de modo algum em pé de igualdade com o criacionismo. Pesquise a história da ciência para descobrir o porquê de ser encarada como fato pela maioria absoluta dos físicos cosmólogos.

A propósito: onde Isaías diz que a Terra é redonda? É em Isaías 11:12, onde diz que a Terra tem quatro cantos? ah, ah, ah...
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Jeanioz
Gênero: Masculino

Mensagem por Jeanioz »

Caro Colega escreveu:
ímpio escreveu:uma vez parodiei esse kit acaso, com o kit Terra Esférica:

- 4 litros de água.

.. que coisa mais besta. :emoticon131: será que esse senhor tá tentando trazer a tona o que aconteceu no tempo de Galilei Galileu quando enfrentou a bizonhice católica do tempo medieval? Hehe, o catolicismo naquele tempo mal consultava a Bíblia.. e nem se quer se apercebiam que no livro de Isaías o escritor já mencionava a Terra com o formato redondo (esférico).

.. que cara mais fora de moda. :emoticon15:

Caro C :emoticon7: lega

Errado de novo, Caro Colega.

A igreja pensava que a era circular e PLANA, e não ESFÉRICA. Ou seja, a bíblia estava errada...

Imagem
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Jeanioz
Gênero: Masculino

Mensagem por Jeanioz »

Engraçado, Isaías 11:12 e Isaías 40:22 se contradizem. :emoticon12:

Mais uma contradição para a lista ENORME de contradições da bíblia...
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Dick

Mensagem por Dick »

E agora, caro colega? E em Revelações 1:7, temos que, quando Cristo retornasse, "todos os olhos o iriam ver". Como isso pode ser possível em uma Terra redonda?
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

o anátema

Mensagem por o anátema »

Daniel 4:7-8, "I saw a tree of great height at the center of the world. It was large and strong, with its top touching the heavens, and it could be seen from the ends of the earth."

uma esfera não pode ter uma árvore no centro, porque isso implicaria numa árvore no núcleo magmático, e na superfície não há centro, qualquer ponto pode ser o centro, tanto quanto qualquer outro. Também, não importa o quão alta fosse uma árvore, não poderia ser vista nas "extremidades" de uma Terra esférica. Essa parte é de um sonho, mas inegavelmente descreve uma Terra plana.

Também tem as passagens relativas à Javé viver nos céus, sobre as núvens, e todo o pessoal construir a torre para chegar até lá, e Javé, temendo que conseguissem, criou as línguas coincidentemente parecidas umas com as outras como se tivessem evoluído naturalmente, mas suficientemente distintas para que as pessoas não pudessem se entender e não conseguir continuar construindo a Torre que levaria até o alto.

Se a Terra fosse esférica, não teria muito como dizer que Javé está necessariamente no alto, poderia estar abaixo, do outro lado do planeta.

www.talkorigins.org

o anátema

Mensagem por o anátema »

Caro Colega escreveu:
Let me think for a while escreveu:E então, caro colega: estará assim desmentido o Big-Bang?

Eu disse isso? O Big Bang é uma teoria, assim como o Gênesis dos criacionistas, aceito pela fé.. assim como o Big Bang.

Gênesis, teoria? :emoticon12:

Como a "teoria do Gênesis" dá conta das observações que os cientistas, teístas ou ateus, dizem suportar o big-bang, em vez de estado estacionário? (A expansão aparentemente uniforme do espaço, e o fato de haver noite, por exemplo)

www.talkorigins.org

Trancado