Qual o(s) teste(s) crucial(is) do Criacionismo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Dante, the Wicked

Qual o(s) teste(s) crucial(is) do Criacionismo?

Mensagem por Dante, the Wicked »

No seguinte tópico:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=16295#16295
o Caro Coléga apontou o fato de que Popper considerou o darwinismo não-científco (e convienimentemente ocultou o fato que Popper mudou de opinião).
Em resumo, segundo o falseacionismo de Popper, uma teoria é científica se o conjunto dos falseadores em potencial não for vazio. Ex:
Segundo Newton "Os corpos se atraem na razão direta de suas massas e inversa do quadrado das distâncias". Isto é científico pois bastaria encontrar um caso que isto não ocorresse para que isto fosse considerado falso.
Segundo o horóscopo "Hoje o dia está inclinado para o amor, mas se você não agir corretamente, desperdiçará as oportunidades". Isto não é científico pois, seja o que for que ocorrer no dia, isto não é falseado. Se o cara não achar o amor da vida dele, é porque ele não agiu corretamente. Que conveniente para os astrólogos, não?

Quanto ao Darwinismo, ele pode muito bem ser falseado. Ele é falso se todas as espécies sempre existiram. Portanto, se segundo o darwinismo uma espécie y existiu de t1 a t2, outra espécie x existiu de t3 a t4, (o Australoptecus e o Homo sapiens por exemplo), bastaria encontrar provas fósseis de que x e y conviveram na mesma época, que a hipótese será falseada. E este é só um exemplo de teste crucial que poderia falsear o darwinismo (que continua firme e forte até hoje).

Agora, será que algum criacionista pode apresentar um teste crucial que poderia falsear o criacionismo, o que legitimaria sua pretensão de cientificidade? Ou será que o desespero para defender os dogmas de sua fé frente às descobertas científicas os levam a atitudes inconsistentes, tais como fazer uma crítica que caberia mais a sua própria posição?
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Perseus

Re.: Qual o(s) teste(s) crucial(is) do Criacionismo?

Mensagem por Perseus »

Primeiro que não existem criacionistas disponiveis para defender o criacionismo... considerar essas ínguas por ai como o emmpapado, sodré, jansen e etc. como 'debatedores criacionistas' é forçar a barra.
São apenas papagaios treinados, e não debatedores.

Espere nascer um criacionista com QI 20 que ai você vai ter alguma resposta para o que você pergunta.
Hoje.... espere hibernando.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

emmmcri
Gênero: Masculino

Re: Re.: Qual o(s) teste(s) crucial(is) do Criacionismo?

Mensagem por emmmcri »

Perseus escreveu:Primeiro que não existem criacionistas disponiveis para defender o criacionismo... considerar essas ínguas por ai como o emmpapado, sodré, jansen e etc. como 'debatedores criacionistas' é forçar a barra.

Espere nascer um criacionista com QI 20 que ai você vai ter alguma resposta para o que você pergunta.

É impressionante como ínguas refutam evolucionistas... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Editado pela última vez por emmmcri em 04 Dez 2005, 09:48, em um total de 1 vez.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

rapha...
Administrador
Gênero: Masculino

Mensagem por rapha... »

Vamos lá, crentaiada, basta um post para desistir! :emoticon12:

Caro Colega

Re: Qual o(s) teste(s) crucial(is) do Criacionismo?

Mensagem por Caro Colega »

Dante, the Wicked escreveu:

... (o) darwinismo (que continua firme e forte até hoje).

Com as tais objeções do Dante, e com essa frase acima, o que que eu tenho que responder sem que se prevaleça aqui a desmoralizante arrogância evolucionista de todos?

Hehehe :emoticon16: , "continua firme e forte até hoje!!!" ... coisas do caros colegas do RV, e ninguém mais..

Caro C :emoticon18: lega
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Dante, the Wicked

emmmcri escreveu:
Perseus escreveu:Primeiro que não existem criacionistas disponiveis para defender o criacionismo... considerar essas ínguas por ai como o emmpapado, sodré, jansen e etc. como 'debatedores criacionistas' é forçar a barra.

É impressionantes como ínguas refutam evolucionistas... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

O emmmcri já postou sua desistência.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Dante, the Wicked

Caro Colega escreveu:

Com as tais objeções do Dante, e com essa frase acima, o que que eu tenho que responder sem que se prevaleça aqui a desmoralizante arrogância evolucionista de todos?

Hehehe :emoticon16: , "continua firme e forte até hoje!!!" ... coisas do caros colegas do RV, e ninguém mais..

Caro Coléga, você acusou o darwinismo de não se adequar aos critérios popperianos de cientificidade. Neste tópico eu mostrei que existe sim testes cruciais para o darwinismo. Você vai mostrar que existem testes cruciais para o criacionismo ou não?
Se você não mostrar, significa que você nem entende o que postou. Apenas copiou e colou aquilo de um site criacionista. Ou, mesmo sabendo o que postou, demonstra uma inconsistência enorme por fazer uma crítica que caberia a sua própria posição.
Seja o que for, o fato é que sua postagem veio acompanhada de uma desonestidade intelectual enorme.

Quanto à minha afirmação - "O darwinismo continua firme e forte" - o que há de errado com ela? O darwinismo existe a anos, até agora nunca foi falseado. Toda descoberta científica na área de biologia, longe de por em dúvida a teoria, apenas a sofistica ainda mais.
Editado pela última vez por Dante, the Wicked em 04 Dez 2005, 02:56, em um total de 1 vez.

Dante, the Wicked

Curioso, não? Tudo o que eles conseguem com estas postagens, longe de convencer qualquer um quanto a validade do darwinismo, é mostrar o quanto os criacionistas são intelectualmente desonestos e desesperados.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Dante, the Wicked escreveu:No seguinte tópico:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=16295#16295
o Caro Coléga apontou o fato de que Popper considerou o darwinismo não-científco (e convienimentemente ocultou o fato que Popper mudou de opinião).
Em resumo, segundo o falseacionismo de Popper, uma teoria é científica se o conjunto dos falseadores em potencial não for vazio. Ex:
Segundo Newton "Os corpos se atraem na razão direta de suas massas e inversa do quadrado das distâncias". Isto é científico pois bastaria encontrar um caso que isto não ocorresse para que isto fosse considerado falso.
Segundo o horóscopo "Hoje o dia está inclinado para o amor, mas se você não agir corretamente, desperdiçará as oportunidades". Isto não é científico pois, seja o que for que ocorrer no dia, isto não é falseado. Se o cara não achar o amor da vida dele, é porque ele não agiu corretamente. Que conveniente para os astrólogos, não?

Quanto ao Darwinismo, ele pode muito bem ser falseado. Ele é falso se todas as espécies sempre existiram. Portanto, se segundo o darwinismo uma espécie y existiu de t1 a t2, outra espécie x existiu de t3 a t4, (o Australoptecus e o Homo sapiens por exemplo), bastaria encontrar provas fósseis de que x e y conviveram na mesma época, que a hipótese será falseada. E este é só um exemplo de teste crucial que poderia falsear o darwinismo (que continua firme e forte até hoje).

Agora, será que algum criacionista pode apresentar um teste crucial que poderia falsear o criacionismo, o que legitimaria sua pretensão de cientificidade? Ou será que o desespero para defender os dogmas de sua fé frente às descobertas científicas os levam a atitudes inconsistentes, tais como fazer uma crítica que caberia mais a sua própria posição?

Não apresento e nem quero apresentar. Dada à incompletude do material necessário para se fazer ciência, nem mesmo mil vidas poderiam fazer de alguém um sujeito que fala a verade.

O que, vc sabe muito bem, não acontece na filosofia.
:emoticon13:
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Fernando

Mensagem por Fernando »

Caro Colega escreveu:

Nem mesmo na citação de Popper que vc fez no outro tópico, poderia se dizer que o evolucionismo está vencido.

Pois a própria tese do falseamento é metafísica, nem por isso Popper a considera menos verdadeira. Ele simplesmente quer dar um fundamento sólido para o saber científico. E este fundamento é o projeto, talvez exagerado, de uma lógica pela qual todas as ciências funcionam.

Ou seja, ele não refuta a metafísica. Apenas dá um critério pra disntinguir teses científicas de teses não científicas. O que não quer dizer que não ser científico é sinônimo de ser falso.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Curioso, não? Tudo o que eles conseguem com estas postagens, longe de convencer qualquer um quanto a validade do darwinismo, é mostrar o quanto os criacionistas são intelectualmente desonestos e desesperados.

Eu já disse no outro tópico os motivos pelos quais acho sua acusação de desonestidade um tanto forçada.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Existem várias formas de falsear o neodarwinismo:

- Existência de transferência horizontal de genes significativa em vertebrados
- Freqüencia de mutações risível/nula para se justificar o aumento de informação genética observável no registro fóssil
- Existência de espécies de seres vivos genuínas com estruturas que entrem em desacordo com o esperado pela inércia filogenética ( i.e. vertebrados recentes com seis pernas ou três olhos )
- Fósseis fora do lugar, como cetáceos na Era Mezozóica ou répteis mamaliformes no Pré-Cambriano
- Existência de pseudogenes em desacordo com o esperado pelas filogenias ( i.e. homens compartilhando mais retrovírus endógenos com elefantes do que com sagüis )

Não se deve igualar evolução com neodarwinismo; as observações acima iriam falsear o neodarwinismo mas poderiam ser compatíveis com outras teorias como saltacionismo.
Imagem

Perseus

Mensagem por Perseus »

Caro colega, se você quiser postar algum argumento contra a evolução, pode postar quantos você quiser, com ou sem copy&paste. Não existe nada que venha do criacionismo que ja não esteja devidamente refutado.

Se você duvida, então tente a sorte.
Do contrário, fique quietinho lendo.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

o anátema

Mensagem por o anátema »

Azathoth escreveu:Existem várias formas de falsear o neodarwinismo:

- Existência de transferência horizontal de genes significativa em vertebrados
- Freqüencia de mutações risível/nula para se justificar o aumento de informação genética observável no registro fóssil
- Existência de espécies de seres vivos genuínas com estruturas que entrem em desacordo com o esperado pela inércia filogenética ( i.e. vertebrados recentes com seis pernas ou três olhos )
- Fósseis fora do lugar, como cetáceos na Era Mezozóica ou répteis mamaliformes no Pré-Cambriano
- Existência de pseudogenes em desacordo com o esperado pelas filogenias ( i.e. homens compartilhando mais retrovírus endógenos com elefantes do que com sagüis )

Não se deve igualar evolução com neodarwinismo; as observações acima iriam falsear o neodarwinismo mas poderiam ser compatíveis com outras teorias como saltacionismo.

já assistiu um episódio dos Simpsons em que nós em alguns momentos vemos e ouvimos as coisas pelos olhos do cão deles, o Ajudante de Papai Noel?

Os Simpsons falavam "cachorro mau, onde já se viu fazer uma coisa dessas, que porcaria! Não pode, vai ficar de castigo"

Mas aos olhos e ouvidos do cão era "blablablalbla blalblablalbla blalblablalbla, blalblablalbla ,blalblablalblablalbla ,blalblablalbla!!"
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

o anátema escreveu:já assistiu um episódio dos Simpsons em que nós em alguns momentos vemos e ouvimos as coisas pelos olhos do cão deles, o Ajudante de Papai Noel?

Os Simpsons falavam "cachorro mau, onde já se viu fazer uma coisa dessas, que porcaria! Não pode, vai ficar de castigo"

Mas aos olhos e ouvidos do cão era "blablablalbla blalblablalbla blalblablalbla, blalblablalbla ,blalblablalblablalbla ,blalblablalbla!!"

Sim, me lembro plenamente, mas não entendi por que citou isso?

o anátema

Mensagem por o anátema »

acho que o que você disse antes soa mais ou menos da mesma forma para muitos criacionistas.
Algo que soasse similarmente, vindo de alguém que defende o criacionismo, por outro lado, simplesmente seria aceito.

Digo isso porque só há silêncio quando se coloca as coisas de forma clara. Tudo que fazem é só repetir as mesmas mentiras e desentendimentos que contaram para eles, "não existem formas transicionais", "os fósseis são falsos", "deviam existir homens-macaco", "não deveriam mais existir macacos", "a termodinâmica impede a evolução", etc.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Ah sim.
Imagem

Schultz

Mensagem por Schultz »

E onde estão os outros criacionistas do fórum? O emmmcri e o Caro Colega já postaram seus posts de desistência, que inclusive, foram um para cada.

Incrível! Basta um post só... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

o anátema

Mensagem por o anátema »

como os crias não colaboram, eu acho que previsões mais ou menos honestas seriam:

quanto ao fixismo/fixismo relativo:

- não seria possível montar uma árvore genealógica de todos os seres consistente

- seria possível determinar precisamente a extensão do parentesco biológico, e o paretesco entre os grupos/"tipos" seria indefensável, ou muito ambiguo, podendo-se defender vários parentescos bastante distintos com embasamento praticamente igual, e sempre deixando várias lacunas enormes de explicação de como teriam evoluído um a partir do outro - lacunas que não poderiam ser explicadas sem propor fenômenos que não se conhece

quanto a adaptações projetadas

- as adaptações existiriam onde quer que fossem úteis para a adaptação, não tendo sua distribuição restrita de acordo com linhagens

- como isso tira da jogada a seleção natural como origem das adaptações, não deveria se esperar os improvisos típicos da seleção natural - menos analogias, e mais homologias entre grupos não aparentados

.... alguém imagina algo mais?

estou imaginando algo bem basicão, deixando de lado a arca de Noé por exemplo, algo mais laico, como previsões de "Criador Inteligente" e coisas parecidas

www.talkorigins.org

Perseus

Mensagem por Perseus »

Daqui a pouco teremos nós mesmos de bancarmos os criacionistas, porque se depender dessas ínguas acéfalos por ai...
"Uau! O Brasil é grande"

Dante, the Wicked

Perseus escreveu:Daqui a pouco teremos nós mesmos de bancarmos os criacionistas, porque se depender dessas ínguas acéfalos por ai...

realmente, isto prova que eles sequer sabem o que estão postando. Só estão desesperados para usar argumentos para defender sua fé. Talvez no fundo eles queiram mais é convencer a si próprios que qualquer outra coisa.

Trancado