O "Lucro" das Estatais

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: O "Lucro" das Estatais

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Bom, assim quanto você (eu ia dizer como mas pega mal e essa turminha aqui anda meio assanhada né..) estou de olho em coisas erradas mas tem gente que inventa muito.

Eu sei que há muitas pequenas empreiteiras como você citou, que pagam pouco, pagam atrasado e tentam sempre dar uma volta nos operários, mas acontece que eu conheço gente assim, que se contenta com o mínimo desde que não tenha que trabalhar.

Gente que não se preocupa com o futuro desde que o "aqui e agora" esteja garantido.
Não posso afirmar nada sobre o email do leitor, mas, se não é verdade lá, é verdade em casos que eu já vi.

Há alguns anos, vi uma reportagem sobre uma passeata de desempregados na França: eles nunca trabalharam, vivem do seguro desemprego e a passeata era para exigir aumento de salário (para ficar à toa). Você acha que somos diferentes?

Outro caso: o mecânico onde eu levava meu velho fusca para consertar se queixava da dificuldade em arranjar bons empregados. Muitos deles trabalhavam no máximo uma semana e pediam as contas (ou roubavam 20 reais da gaveta e sumiam).

E mais um exemplo: quando eu passava as férias na casa de um parente na roça, eu saía passeando e via os ranchinhos de beira de estrada. Era sempre a mesma coisa: o marido sentado na porta, a mulher na janela e as crianças seminuas brincando na lama. Eles viviam do milho e feijão mal cuidados que cresciam misturados com o mato e dos ovos de algumas galinhas soltas. Podiam ter mais, podiam cultivar toda a terra e vender as sobras, mas se contentavam com o mínimo. Passavam o dia à toa.

Pois é, não tenho nenhuma dificuldade em acreditar no email desse leitor.

E quanto às empreiteiras, se há muitas desonestas, também há muitos empregados desonestos. Sei disto por experiência. Tive que representar a firma muitas vezes como testemunha contra ex-funcionários que queriam seus "direitos", apesar de terem sido demitidos por justa causa, roubando, cheirando, vendendo bagulho. Há uma indústria de advogados trabalhistas que cercam esses trabalhadores demitidos e os convencem de que têm "direitos" (ou que, mesmo sem ter, é possível tomar dinheiro dos "patrões malvados").

Também neste caso, não tenho dificuldade em acreditar em que muitos desses operários não foram realmente enganados.

Johnny

Re.: O "Lucro" das Estatais

Mensagem por Johnny »

Certo Fernando, concordo plenamente que temos muita coisa ruim na sociedade mas colocar tudo na mesma sacola não podemos. Assim como tem vagabundo recebendo bolsa familia tem vagabundo recebendo salários absurdos e aposentadorias. Enquanto não acontece o bom (alguma coisa que mude a situação a curto e médio prazo) alguém tem que pelo menos ir tentando alguma alternativa. Além do mais para receber o bolsa familia (se é que é o que você está dizendo) não é incondicional como aposentadorias de militares, viuvas de militares, parlamentares, etc. A condição é que as famílias beneficiadas mantenham seus filhos matriculados nas escolas públicas e cumpram com um calendário de visitas a postos de saúde e isso não é só bom para os pais como também para a sociedade pois evita muitos casos de evasão escolar e vadiagem além do que garantir que os tais assistidos tenham um acompanhamento da saúde (vacinação). Fernando, ninguém inventa alguma coisa já dando certo. É necessário que se estude melhorias e formas de evitar que determinado programa seja o mais imune a falhas possível. Se fosse tão fácil os países de primeiro mundo não teriam problemas nenhum e haveria uma fórmula mágica para todos em comum. Como venho dizendo as coisas precisam ter solução e alguém tem que começar...

Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Além do mais para receber o bolsa familia (se é que é o que você está dizendo) não é incondicional como aposentadorias de militares, viuvas de militares, parlamentares, etc. A condição é que as famílias beneficiadas mantenham seus filhos matriculados nas escolas públicas e cumpram com um calendário de visitas a postos de saúde e isso não é só bom para os pais como também para a sociedade pois evita muitos casos de evasão escolar e vadiagem além do que garantir que os tais assistidos tenham um acompanhamento da saúde (vacinação).

Era assim no tempo do FHC, mas o Lula aboliu a fiscalização e o resultado foi que as famílias tiraram as crianças das escolas e o índice de trabalho infantil foi o mais alto em 14 anos (o próprio Lula reconheceu este problema).

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Fernando Silva escreveu:"O Globo" 04.12.2006

CARTAS DOS LEITORES

DENILSON BASTOS (por e-mail, 24/11), Rio

Bolsa Família

Inacreditável o governo não agir contra as distorções do Bolsa Família. Em
minha pequena cidade, Buenópolis, MG, ficou difícil conseguir pessoas para
trabalhos braçais.

Acabou o desemprego? Não. Diminuiu a necessidade de trabalhar. O velho pai
recebe aposentadoria rural e Bolsa Família, ao qual é adicionado a Bolsa Família
da filha, mãe solteira adolescente, e o leite do Programa do Leite. Então, o pai
trabalha um ou dois dias na semana para o cigarro e a cerveja - e está muito
bom. Na vizinha Augusto de Lima, uma empresa tentou contratar homens com
carteira assinada, férias, 13º e tudo mais, mas eles desistiram ao saber que
poderiam perder o Bolsa Família. O que se está fazendo é criar uma legião de
desocupados e indolentes.

Me contaram essa semana que a empregada "pediu as contas"...pois com todas as esmolas acumuladas que o governo dá em troca de nada, a moça decidiu parar de trabalhar e "aproveitar a vida"...provavelmente ela vai se dedicar a fazer mais alguns filhos para conseguir faturar mais ainda...às nossas custas!!!

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Além do mais para receber o bolsa familia (se é que é o que você está dizendo) não é incondicional como aposentadorias de militares, viuvas de militares, parlamentares, etc. A condição é que as famílias beneficiadas mantenham seus filhos matriculados nas escolas públicas e cumpram com um calendário de visitas a postos de saúde e isso não é só bom para os pais como também para a sociedade pois evita muitos casos de evasão escolar e vadiagem além do que garantir que os tais assistidos tenham um acompanhamento da saúde (vacinação).

Era assim no tempo do FHC, mas o Lula aboliu a fiscalização e o resultado foi que as famílias tiraram as crianças das escolas e o índice de trabalho infantil foi o mais alto em 14 anos (o próprio Lula reconheceu este problema).

Realmente isso tudo é muito bonitinho, mas não funciona. É uma bagunça, gente quer não precisa acumulando esmolas, má distribuição, falta estrutura de controle e sabemos como são as coisas nesse país...rola corrupção até por um pedaço de chiclete mastigado.
Além do mais, manter as crianças na escola para receber esmola é uma inversão total de valores. Uma forma de endosso vergonhosa.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Na atual situação, ainda prefiro ver uma criança (até mesmo adolescente) recebendo para ficar na escola do que vê-la na rua.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fernando Silva escreveu:

- Que eu saiba, nenhum dos dois nunca fiscalizou porra nenhuma, tem alguma fonte comprovando que FHC fiscalizava?

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Johnny

Mensagem por Johnny »

Que eu me lembre (desta vez só de ver em noticiário mesmo) era que o programa da época de FHC tinha muitos "furos" e tinha gente recebendo e que trabalhava. Aliás, é mesmo, agora estou me lembrando, isso saiu no JN inclusive (foi entre 2000 e 2001 pois eu ainda estava na Globo nesta época) onde mostrou duas ou três pessoas que recebiam o Bolsa Familia de FHC e que gerou alguns "escândalos" na midia pois tinha gente que era inclusive funcionária de prefeitura (era uma mulher, alguém aí lembrou?). Além do que também vi gente colocando alguns programas como o vale gas, vale leite, tudo na sacola do Luizin.

Abraços

Imagem

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Apocaliptica escreveu:Realmente isso tudo é muito bonitinho, mas não funciona. É uma bagunça, gente quer não precisa acumulando esmolas, má distribuição, falta estrutura de controle e sabemos como são as coisas nesse país...rola corrupção até por um pedaço de chiclete mastigado.
Além do mais, manter as crianças na escola para receber esmola é uma inversão total de valores. Uma forma de endosso vergonhosa.

Ora, isso é ser pragmático, ao melhor estilo anglo-saxão. As pessoas precisam de dinheiro, é interesse do estado e da sociedade manter as crianças na escola, há dinheiro pra gastar com essa necessidade, então por quê não? Não é o IDEAL, é apenas uma medida prática que usa o valor do fim pra justificar o meio. Como o povo não tem discernimento, educação (lógico) e nem mesmo boa-vontade pra procurar manter os próprios filhos na escola, já que precisam deles pra trabalhar ou são ignorantes demais pra ter em mente que a educação formal é VITAL pro futuro da criança, o que você quer que o Governo faça? Não dá pra tentar ficar mudando a cabeça desse povaréu fudido cheio de filhos e não dando em nada, melhor dar um trocadinho pra eles se aquietarem com a condição de que a criança estude, em benefício DELA PRÓPRIA.

Jane Fonda fala, na biografia dela, de um programa que o Fundo Populacional Das Nações Unidas iniciou no Egito, em uma comunidade de cristãos coptas (seja lá o que for esta merda). Na cabeça de merda dessa gente ignorante, a menina deve se casar aos 16 anos, a idade mínima permitida pelo Egito, e se mudar para a casa do marido, onde trabalha de empregada de sua sogra e outras mulheres da nova família, e começa logo a ter bebês, às vezes após a primeira menstruação. Como os homens trazem mais mão-de-obra pra casa e as mulheres deixam as próprias casas pra servirem em outras, as famílias investiam na educação formal de filhos, não filhas, e elas não sabiam ler, vivam apenas pra cuidar dos filhos, catar o lixo do qual eles viviam, cozinhar, etc.

O que fazer em ciclos como esse de relações sociais, quando você sabe que pras crianças EXISTE uma esperança, mas que pros adultos isso é muito mais difícil, já que estão enraizados demais no próprio modo estúpido e animalesco de viver? Ora, você monta um programa que possa enfrentar a resistência familiar em educar as meninas, que seria engajando-as em trabalho assalariado e outros projetos geradores de lucro, pra que, ao ver o DINHEIRO VIVO, mesmo aqueles míseros trocados, entrando em casa, as famílias aquiecessem que suas mulheres fossem à escola. Até mesmo com artifícios como a recompensa pelo casamento tardio ("tardio" aos DEZOITO anos), que era de 400 pesos egípcios (cerca de US$80) pra menina que permanecesse solteira até essa idade.

A dinâmica de programas como o Bolsa-Família é muito similar. O povão brabo tá se lixando pra se as crianças vão bem ou mal na escola, ou mesmo se estão indo pra escola. Querem é encher a cara, ver jogo de futebol, ver novela, fuder sem contracepção, etc, eles não tem nenhuma noção de algo a construir porque não receberam boa educação e são incapazes de projetarem a si mesmos ou a seus filhos no futuro. Assim, o governo distribui uma pequena renda para eles como moeda de troca pra que as crianças vão à escola. Melhor assim, ué, por enquanto, já que os benefícios de um programa como esse só se sentem quando os primeiros beneficiados se tornam pessoas produtivas.
É um problema espiritual, chupe pau!

Trancado