Morre Qin Qin

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

Jeanioz escreveu:Sinceramente não sei o que leva a crença em duvidosas experiências, sempre feitas com artifícios e manipulações das mais diversas: cortinas, luzes apagadas, a médium por enquanto não pode ser vista, assistentes super preocupados,parece um show de ilusionismo. Dá para acreditar?

Essas histórias de materializações são muito engrançadas, me divertem muito.

Quando leio as discussões relacionads ao tema, é mais um dia ganho.

Com relação ao vítor e ao Botãnico, eles se esforçam muito para validar aquelas experiências, usam de todos os argumentos possíveis, chega a ser infantil a tese q eles apresentam para demonstrar q materializações são mais raras hoje q antigamente.

Otília Diogo foi presa com aqueles trapos brancos, florence foi agarrada descaradamente, e mesmo sonâmbula fugiu conscientemente para o seu gabinete.

Essas histórias, verificadas detalhadamente são cheias de esquisitices e depoimentos contraditórios entre si, além do mirabolante flagrante fenômeno.

O que me deixa encucado é a presença da cortina ou coisa similar na maioria dessas sessões, por quê? me respondam por favor. Por que o ectoplasma não se manifesta ali, na presença de todos sem a cortina ou coisa parecida? Parece contraditório.

11 exemplos de Efeitos Físicos sob a Luz

André Luis N. Soares

Embora seja reincidente a alegação de que os efeitos tidos por realizados através de entidades espirituais sejam obtidos apenas em ambientes de escuridão completa, tal assertiva não corresponde a realidade e só pode encontrar encontrar origem ou na ignorância dos detalhes das chamadas séances (sessões mediúnicas) ou numa crença dogmática e peseudocética que faz o autor de tal afirmação separar dos diversos experimentos paranormais trechos que asseverem somente a sua posição, não obstante o arrazoado não consubstancie a realidade do conteúdo geral. Esta prática é muito comum, principalmente nos dias atuais em que os meios de expressão são potencializados pelo avanço tecnológico, muitos argumentos não subsumidos aos fatos são tidos como verdades para milhares de mentes que não tiveram a oportunidade de se ocupar com as minúcias do assunto. Com as pesquisas psíquicas não é diferente.

Basta uma análise um pouco mais acurada dos relatórios de experiências paranormais para se concluir que nas sessões físicas a luz intensa parece afetar, de alguma forma, a saúde do médium. Não se sabe a causa, embora teorias sejam esboçadas como a que incute que toda lesão ao ectoplasma é prejudicial a integridade física do sensitivo quando da sua restituição ao organismo do psíquico. O ectoplasma parece ser fotosensível.

Entretanto, não realizar uma sessão sob luz intensa é bem diferente de realizar em total escuridão. É certo que muitos fenômenos são muito mais fáceis de serem executados na ausência de luz. Tudo leva a crer que o ectoplasma é mais manipulável nesta situação. Todavia, o obscurantismo visual seria sempre um argumento contra a autenticidade dos fenômenos. Com esta preocupação, diversos pesquisadores ao analisar os médiuns a eles submetidos tentavam de algum jeito sintetizar metodologia prática capaz de conciliar a luz e os prodígios já carreados. Deste modo, desde a iluminação à vela e a jato de gás para a elétrica avermelhada ou testes à luz do dia foi então possível produzir-se visualmente novas evidências em prol da sobrevivência.

William Crookes em seu relatório sobre o médium Daniel Dunglas Home expressamente declarou captar ocorrências sob o amparo de iluminação:

(...) “Minhas experiências foram feitas em minha própria casa, à noite, num amplo espaço iluminado à luz de gás. Os aparelhos preparados com a finalidade de constatar os movimentos do acordeão consistiam em uma gaiola, formada por dois arcos de madeira, respectivamente de diâmetro de um pé e dez polegadas (55,86 cm) e de dois pés (60, 96 cm), reunidos por doze ripas estreitadas, cada uma de um pé e dez polegadas de comprimento, de modo a formar a estrutura de uma espécie de tambor aberto em cima e em baixo. Ao redor, 50 metros e fios de cobre, isolados, que foram enrolados em 24 voltas; cada uma dessas voltas encontrando-se a menos de uma polegada de distância uma da outra” (...).

Com a médium Florence Cook o ínsigne cientista não agiu diferente:

“Entrei no quarto com precauções, estava escuro, e foi às apalpadelas que procurei a Srta. Cook. Encontrei-a agachada no soalho. Ajoelhando-me, deixei o ar penetrar na lâmpada e, à sua luz, vi essa moça vestida de veludo negro, como ela estava no começo da sessão, e conservando toda a aparência de completa insensibilidade. Ela não se moveu quando lhe peguei na mão, segurando a lâmpada bem perto do seu rosto, mas continuou a respirar calmamente. Elevando a lâmpada em torno de mim e vi Katie de pé, muito alva e flutuante, como já a tínhamos visto durante a sessão (...).

(...) “Prendendo nas minhas uma das mãos da Srta. Cook, ajoelhando-se outra vez, ergui e abaixei a lâmpada, não só para iluminar a figura de Katie, como para plenamente convencer-me de que eu estava realmente vendo a verdadeira Katie que eu havia apertado em meus braços alguns minutos antes, e não o fantasma de cérebro enfermo. Ela não falou, mas moveu a cabeça em sinal de reconhecimento. Por três vezes diferentes, examinei cuidadosamente a Srta. Cook agachada diante de mim, para certificar-me que a mão que eu segurava era a de uma mulher viva, e, por três vezes diferentes, voltei a lâmpada para Katie, a fim de examiná-la com firme atenção, até que não me restasse a mínima dúvida de que ela estava ali na minha frente” (...).

Nas 17 sessões celebradas em Milão, em 1892, com Aksakof, Richet, Giorgio Finzi, Ermacora, Brofferio, Gerosa, Schiaparelli e Du Prel em torno da médium Eusápia Paladino a luz também fez-se presente como bem elucida Cesare Lombroso:

“Assim, pois, todos os maravilhosos fenômenos que tínhamos observado em completa ou quase completa escuridade (cadeiras puxadas com força, com a pessoa sentada, contacto de mãos, luzes, marcas de dedos, etc), obtivemo-los afinal sem perder de vista, por um instante, a médium.
Por isto, a sessão de 6 de Outubro foi, para nós, a constatação evidente e absoluta da justeza de nossas impressões anteriores na escuridade; foi a prova incontestável de que, para explicar os fenômenos na completa escuridade, não é necessário supor fraude da médium, nem ilusão de nossa parte; foi prova de que estes fenômenos podem resultar das mesmas causas dos produzidos quando a médium é visível, com luz suficiente para lhe controlar a posição e os movimentos.
Ao tornar público este breve e incompleto resumo das nossas experiências, devemos ainda expressar estas nossas convicções:
1º) — Que, nas circunstâncias dadas, nenhum dos fenômenos obtidos com luz, mais ou menos intensa, poderia ser produzido por qualquer artifício;
2º) — Que a mesma convicção pode ser afirmada para a maioria dos fenômenos na completa escuridade. Para uma certa parte destes últimos, podemos reconhecer, no máximo, a possibilidade de imitá-los por meio de algum hábil artifício da médium; todavia, depois disto que dissemos, é evidente que esta hipótese seria não só IMPROVÁVEL, mas também INÚTIL em nosso caso pois que, com o admiti-la, o conjunto dos fatos não seria de modo algum comprometido (Seguem-se as assinaturas.)”(...).

Nas Sessões com Mme. d'Esperance a luminosidade e a observação visual foi igualmente factível para todos os presentes:

(...) "A primeira forma materializada foi parcial e Elizabeth e os assistentes, viram o rosto do homem que sorriu para eles na luz da luminária de gás; Elizabeth de repente percebeu que era Walter. Depois desta experiência, mais pessoas foram selecionadas para juntar-se o círculo e testemunhar os eventos que aconteceram; no dia, eles eram conduzidos com alguma luz à janela superior, e à noite, existia iluminar de jatos de gás" (...).

O mesmo se seguiu com a séance de Arnold Clare:

(...) "A luz que abastecia fez possível ver objetos quatro pés de distância; por ela, assistentes podiam observar os trompetes, e ver a materialização. William E. Harrison proveu uma conta detalhada de sua experiência de mediunidade de Arnold na sessão que começou em 1939. No primeiro destas, com o médium preso com firmeza a uma cadeira, existiu o movimento de trompetes e outros objetos (..).

E Jack Webber:

(...) "No caso da levitação que aconteceu durante a sessão, esta necessitou forte ectoplasmia; estas foram vistas por assistentes quando a sessão não era realizada em escuridão absoluta, ou artigos luminosos forneceram a iluminação exigida. Em relação às vozes manifestadas, fotografias foram tiradas onde podia ser visto que uma forma ectoplasma tinha sido produzida e que facilitou a fala dos comunicadores [entidades]. Também foi observado que em ocasiões, mais de uma voz era ouvida, isto é não só um guia falava por Jack Webber, mas um Comunicador, simultaneamente" (...).

As experiências de efeitos físicos no Brasil também seguiram o método e abarcaram a presença de luminosidade para dar força probante aos eventos ocorridos. E, muito embora haja certo preconceito com a qualidade de nossas pesquisas, principalmente por parte de cientistas europeus, parece ser fato que aqui se encontra uma boa disposição de sensitivos capaz de servirem de veículos para os fenômenos psíquicos deste porte.

Com Carlos Mirabelli a paranormalidade se reproduziu tanto sob a luz do dia quanto a luz artificial, quando noite:

(...) "A investigação que foi conduzida na mediunidade de Carlos Mirabelli por volta de trezentas e noventa e duas reuniões para tipos diferentes de fenômenos, e em sessenta e três destes, fenômenos físicos foram produzidos: as reuniões foram realizadas em luz do dia, ou com iluminação artificial brilhante. Em uma, Carlos fora levitado e permanecia por alguns minutos; além disso, em um quarto fechado hermeticamente, batidas eram ouvidas junto com uma voz que era reconhecida por Dr Souza, um dos investigadores como sendo de sua filha que recentemente morreu. Se isto não foi suficiente, a menina materializou e abraçou seu pai. Sua pulsação foi sentida por um doutor que era um dos assistentes, e ela respondeu a perguntas pedidas; além disso, ela foi fotografada com seu pai antes dela desmaterializar na frente dos dez investigadores que estavam lá. Durante este tempo, Carlos, 'deitado como se morto estivesse em sua cadeira" (...).

No escândalo da revista O Cruzeiro, onde a verdade tardou a chegar, Jorge Rizzini, presente à Sessão, descreveu a presença de luz vermelha durante a manifestação dos efeitos físicos da médium Otília Diogo que teve, tempos depois, a mediunidade suspensa o que prova cada vez mais que se os fenômenos fossem unicamente oriundos do psiquismo ou psicofisiologia do sensitivo a decaída deles não seria abrupta, como de fato ocorreu com Otília, ou desvinculados de algum tratamento psicológico. A balança aqui pesa muito para o fato que Harold Anson alertou:

“médiuns que iniciaram sendo completamente honrados, porém vendo aquela mediunidade como sua fonte de renda, gradualmente acostumaram eles mesmos a fingir(…)”.

Jorge Rizzini assim declarou:

(...) "Que estava por suceder? E, imediatamente, mãos invisíveis puseram em movimento a vitrola localizada fora da Jaula e, ato contínuo, sob a luz de uma pequenina lâmpada vermelha, diante dos dezenove médicos surgiu a materialização total do espírito de Irmã Josefa: magnífica, toda vestida de branco, com roupa de freira. Trazia uma luz na fronte e no tórax" (...).

Toda a bibliografia então parece confirmar a imperiosidade de ser cauteloso durante uma Sessão de efeitos físicos. O Médium não é nenhuma cobaia de laboratório e não obstante se coloque muitas vezes em situações humilhantes para dar lidimidade à pesquisa, imprescindível que, no mínimo, haja cuidado com seu bem estar. Destarte, o que aconteceu no passado, repete-se no presente. Médiuns atuais, na fiscalização de método usando luz elétrica modulada, repetem materializações, aportes, levitações e todos os demais efeitos da literatura supernormal. Como exemplificação, pode-se citar:

a) Stewart Alexander:

(...) "Quando a luz vermelha foi ligada para guiar a assistente de volta a seu lugar, na mesa nós podíamos ver que Walter também amarrou as outras 2 correias sobressalentes e laçou-as juntas. Ele pediu a Ron Gilkes que aceitasse o presente como uma recompensa do mundo dos Espíritos. Stewart foi então retirado de transe por seus amigos espirituais de forma que ele também podia testemunhar os fenômenos de trompete. Os assistentes tinham muito prazer em poder ver 2 trompetes sendo separadamente manipulados, suavemente tocando algum dos assistentes e também voando até o teto (...)".

b) Sessão de Warren Caylor:

(...) "Ela seguiu o mesmo procedimento que antes, pedindo Ron lentamente para aumentar a intensidade da luz vermelha até as pessoas poderem ver uma as outras pela sala. A música estava tocando e pela segunda vez a assistencia testemunhou o desenvolvimento gradual de um brillhante branco, quase luminoso, no formato do tamanho de uma cabeça, mas isto continuou por um mais longo período, claramente à vista de todos antes dele desaparecer" (...).

c) Sessão de David Thompson:

(...) "A luz era controlada por Paul que se sentou ao meu lado, enquanto o player de música estava sob a responsabilidade de Bianca, que teve que fazer freqüentes na música e no volume, na ordem de espíritos comunicadores. Ambas as mãos de Paul estavam seguras na minha mão direita ao longo da sessão, exceto para mais ou menos cinco minutos quando eram necessário ligar e manobrar a luz durante o curto período que as expulsões do ectoplasma estavam sendo mostradas"(...).

Conclusão

Os onze exemplos acima são apenas uma pequena amostra de que a alegação de ausência de iluminação nas pesquisas psíquicas em Sessões de efeitos físicos não corresponde a verdade.

Jeanioz escreveu:
No caso de uberaba, havia escuridão total, ouviu-se gemidos, flim-flam o espírito apareceu, agora com as luzes acesas todos poderam ver o milagre. Não seria mais fácil o espírito se desmaterializasse na frente de todos os reporteres, não foi o que aconteceu, as luzes foram apagadas e o espírito sumiu. Não seria mais fácil q espírito se desmaterializasse na frente de todos, com as luzes acesas, já q a luz clara e forte desmaterializaria o ectoplasma? São questões não respondidas.

Já há um grande histórico que sugere que a luz intensa pode prejudicar a integridade do sensitivo. Portanto não há motivo para querer arriscar expondo-o há algo que previamente tomamos nota de ser um método lesivo a sua saúde, mesmo que isto fosse falso. E, a fim de coadunar a exigência de reprodução sob luz e a segurança do psíquico, busca-se um ponto médio entre as duas imposições: que haja luz na intensidade ideal para se observar visualmente a composição dos fenômenos sem supostamente danificar o organismo do experimentando. E isto claramente foi e é seguido, sendo completamente falsa a idéia de que os eventos paranormais não foram ou não são observados visualmente dentro de uma Sessão.

Jeanioz escreveu:
Por favor respondam objetivamente, sem sofismas. Entre um homem mentir e um fantasma voar pelos céus, fico com a primeira opção. Sobre doutrina, não me interesso, o q me interessa são esses fatos estranhos q os espíritas alegam serem provas da vida pós morte.

Com referência a possibilidade de provar a fraude, isso é muito difícil, haja vista a dificuldade de se provar uma tramóia ou testemunhos mentirosos. Uma das provas é q hoje ninguém gravou ou fotografou por completo uma materialização, sempre são fotos incompletas, com alguém com pedaço de pano na boca, e depois o espírito completo, isso não é estranho?

Falso, totalmente falso. Vá em http://paginas.terra.com.br/educacao/espirito/ e veja as fotos no link "Materialisation Extraordinary" de Jay Strong (19 de Nov)

Jeanioz escreveu:
Alguém pode postar um texto detalhado da sessão em q o comelão do Crooks vê o espírito e a mádim juntas, mas tem de ser o detalhe da sessão inteirinha, pelo menos até o momento do aparecimento das juntas (tentem não omitir nada, viu). Como podemos observar, essas experiências não são dignas de credibilidade, portanto não provam nada.........

http://www.ippb.org.br/modules.php?op=m ... e&sid=3675

Na narração de Crookes: “[...1 Voltando ao meu posto de observação, Katie apareceu de novo e disse que pensava poder mostrar-se a mim ao mesmo tempo que a sua médium. Abaixou-se o gás e ela pediu-me a lâmpada fluorescente. Depois de ter se mostrado à claridade durante alguns segundos, restitui-me, dizendo: ‘Agora entre e venha ver a minha médium’. Acompanhei-a de perto à minha biblioteca e, à claridade da lâmpada, vi a srta. Cook estendida no canapé, exatamente como eu a tinha deixado; olhei em tomo de mim para ver Katie, porém ela havia desaparecido...”

Em outra ocasião, ele também teve oportunidade de ver a materialização e a médium ao mesmo tempo, e teve permissão para abraçar Katie King. Ao escrever sobre esse momento no The Spiritualist, Crookes disse que “[...] O sr. Volckman ficará satisfeito ao saber que posso corroborar a sua asserção de que o 'fantasma' (que, afinal, não fez nenhuma resistência) era um ser tão material quanto a própria srta. Cook”.

Nenhum ataque que Crookes sofreu ao longo de sua vida resultou em qualquer alteração em seus pontos de vista, uma vez que ele estava certo de ter realizado as experiências com a abordagem e os controles científicos corretos. Em 1898, ele escreveu que, apesar de terem se passado trinta anos desde que realizou e publicou os resultados de suas primeiras experiências, ele não tinha nada de que se retratar, e nada que alterar.

Ver também

http://www.paginaespirita.com.br/ultima ... atie_k.htm

O ENCOSTO
Contato:

Re: Re.: Morre Qin Qin

Mensagem por O ENCOSTO »

Vitor Moura escreveu:
[i]Um médium que indubitavelmente produziu fantásticos fenômenos físicos foi Carmine Mirabelli do Brasil (1889-1951).

Mirabelli? O mesmo que "levitava" no renomado Instituto Psíquico Brasileiro?

Através dele cientistas de várias partes do mundo testemunharam fenômenos físicos que até hoje não foram refutados, nem é provável que sejam refutados.

Principalmente quando não se descreve quais fenomenos foram, não apresentam documentos, nem nada.

Assim fica complicado refutar. Parabéns. :emoticon16:

Em 1927 apareceu no Brasil um livro chamado O Médium Mirabelli contendo 74 páginas sobre os fenômenos os quais ocorreram em plena luz do dia na presença de até 60 testemunhas que representavam ao mesmo tempo a liderança científica e os círculos sociais do Brasil.
Entre aqueles que deram os seus nomes como testemunhas estavam o Presidente do Brasil, o Secretário do Estado, 2 professores de medicina, 72 doutores, 12 engenheiros, 36 advogados, 89 homens públicos, 25 patentes militares, 52 capitalistas, 128 comerciantes e 22 dentistas além disso membros de ordens religiosas ( Zeitschrift fuer Parapsychologie 1927 : 450-462).

Apelo a autoridade.

O testemunho de tantas pessoas proeminentes e respeitáveis não pode ser facilmente ignorado.

Não pode porquê?

Se não é possível verificar, fica só o testemunho.

, e no Brasil um comitê de 20 homens principais, encabeçados pelo Presidente, foi enviado para entrevistar testemunhas e decidir o que deveria ser feito para investigar cientificamente os poderes de Mirabelli.

Provas do envolvimento do Presidente?

Foi decidido em 1927 preparar uma série de investigações controladas pela recém estabelecida Academia de Estudos Psíquicos usando os mesmos controles a que os médiuns europeus eram submetidos.

Os mesmos rigorosos controles, diga-se de passagem.

Os investigadores se dividiram em 3 grupos. Um porção do grupo ocupar-se-ia com as falas mediúnicas, obtendo 189 sessões positivas (sessões que obtiveram resultados positivos).

Resultado positivo seria oque?

Um segundo grupo investigou a escrita automática e obteve 85 sessões positivas e 8 sessões negativas (sessões que não produziram resultados).

Escrita automática é psicografia?

Como se valida isso?

Um terceiro grupo investigou fenômenos físicos e teve 63 positivas e 47 sessões negativas. Das sessões positivas, 40 prosseguiram na luz do dia e 23 no brilho de luz artificial com o médium amarrado a cadeiras e em salas que foram vasculhadas antes e depois (Inglis, 1984: 223).

Um bom ilusionista faz aviões desaparecerem na luz do dia.

Vi isso no fantástico.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Mucuna
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Mucuna »

Vitor Moura escreveu:Entre aqueles que deram os seus nomes como testemunhas estavam o Presidente do Brasil, o Secretário do Estado, 2 professores de medicina, 72 doutores, 12 engenheiros, 36 advogados, 89 homens públicos, 25 patentes militares, 52 capitalistas, 128 comerciantes e 22 dentistas além disso membros de ordens religiosas ( Zeitschrift fuer Parapsychologie 1927 : 450-462).223).[/i]

Sabe que me convenceu mesmo? Os 52 capitalistas! Pq não disse antes?????

É o que se pode esperar de alguém que acredita em fotos tão toscas de uma mulher com um veu na cabeça até os pés (o fantasma clássico! Só faltou os dois furinhos nos olhos) e diz que aquilo prova materialização do ectoplasma.

Imagem
Aqui vemos a materialização ectoplásmica, sendo capturada por um cientista cético utilizando um palitinho, no memento em que sai da boca do medium.
It's fun to stay at the...
Imagem
YMCA!

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Vitor Moura escreveu:
Embora seja reincidente a alegação de que os efeitos tidos por realizados através de entidades espirituais sejam obtidos apenas em ambientes de escuridão completa, tal assertiva não corresponde a realidade e só pode encontrar encontrar origem ou na ignorância dos detalhes das chamadas séances (sessões mediúnicas) ou numa crença dogmática e peseudocética que faz o autor de tal afirmação separar dos diversos experimentos paranormais trechos que asseverem somente a sua posição, não obstante o arrazoado não consubstancie a realidade do conteúdo geral. Esta prática é muito comum, principalmente nos dias atuais em que os meios de expressão são potencializados pelo avanço tecnológico, muitos argumentos não subsumidos aos fatos são tidos como verdades para milhares de mentes que não tiveram a oportunidade de se ocupar com as minúcias do assunto. Com as pesquisas psíquicas não é diferente.

Ectoplasma é ou não sensivel à luz?

Alguns afirmam que sim, outros não. Quem está certo?
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Vitor Moura

Mucuna escreveu:
Vitor Moura escreveu:
O ENCOSTO escreveu:É isso mesmo.

A comunidade cientifica (que é toda cético-católico-quevediana) não aceita testes controlados realizados em laboratórios de renome internacional, como a casa do médico amigo do Chico Xavier, a casa da Florense sem lá oque, etc, etc.

E nem adianta tentar realizar testes controlados em locais mais suspeitos, como a Universidade de Harvard. Pra quê se esses católicos não aceitam ao menos a materialização da Irmã Josefa realizada no quarto de sei lá quem, que é inclusive certificado pelo Imetro?

Houve testes de materialização realizados no Instituto de Metapsíquica de Paris,com o médium Kluski, na Academia de Estudos Psíquicos César Lombroso, em São Paulo, com o médium Mirabelli, no laboratório particular de Crookes de onde saíram inúmeras descobertas científicas, no Instituto Mexicano de Investigações Psíquicas, cujo médium era Luis Martínez (Dom Luisito), etc...

Como há tambem inumeros casos de possessão demoniaca na Igreja Universal da Igreja de Deus, várias vidas foram salvas com Jesus na Igreja Renascer em Cristo, Inúmeras pessoas se livraram de feitiços na Igreja Sara Nossa Terra e muito mais.
Há inúmeros testemunhos, muito bem documentados, e mesmo assim este bando de ateus ceticos ignorantes e cegos tentam desmerecer! Afinal, acreditam ou não na ciência! Que contradição!

Foram experimentos controlados na Igreja universal do Reino de Deus? Cadê o relatório das pesquisas? Vc disse "muito bem docmentados"...onde estão?Foram publicados numa revista científica? Numa tese? Cumpra com seu ônus e apresente...

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Mucuna escreveu:
Vitor Moura escreveu:Entre aqueles que deram os seus nomes como testemunhas estavam o Presidente do Brasil, o Secretário do Estado, 2 professores de medicina, 72 doutores, 12 engenheiros, 36 advogados, 89 homens públicos, 25 patentes militares, 52 capitalistas, 128 comerciantes e 22 dentistas além disso membros de ordens religiosas ( Zeitschrift fuer Parapsychologie 1927 : 450-462).223).[/i]

É o que se pode esperar de alguém que acredita em fotos tão toscas de uma mulher com um veu na cabeça até os pés (o fantasma clássico! Só faltou os dois furinhos nos olhos) e diz que aquilo prova materialização do ectoplasma.

Imagem
Aqui vemos a materialização ectoplásmica, sendo capturada por um cientista cético utilizando um palitinho, no memento em que sai da boca do medium.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Vitor Moura

O ENCOSTO escreveu:
Vitor Moura escreveu:

No site http://www.ceismael.com.br/tema/tema049.htm é dito:

A substância sofre bastante a influência da luz do dia e da luz branca, o que causa interferências no fenômeno, tornando-se ideal a utilização de uma luz com tom avermelhado. A materialização pode acontecer sob o efeito da luz branca, mas é preciso haver muito ectoplasma.

Mucuna
Contato:

Mensagem por Mucuna »

Vitor Moura escreveu:
Mucuna escreveu:
Vitor Moura escreveu:
O ENCOSTO escreveu:É isso mesmo.

A comunidade cientifica (que é toda cético-católico-quevediana) não aceita testes controlados realizados em laboratórios de renome internacional, como a casa do médico amigo do Chico Xavier, a casa da Florense sem lá oque, etc, etc.

E nem adianta tentar realizar testes controlados em locais mais suspeitos, como a Universidade de Harvard. Pra quê se esses católicos não aceitam ao menos a materialização da Irmã Josefa realizada no quarto de sei lá quem, que é inclusive certificado pelo Imetro?

Houve testes de materialização realizados no Instituto de Metapsíquica de Paris,com o médium Kluski, na Academia de Estudos Psíquicos César Lombroso, em São Paulo, com o médium Mirabelli, no laboratório particular de Crookes de onde saíram inúmeras descobertas científicas, no Instituto Mexicano de Investigações Psíquicas, cujo médium era Luis Martínez (Dom Luisito), etc...

Como há tambem inumeros casos de possessão demoniaca na Igreja Universal da Igreja de Deus, várias vidas foram salvas com Jesus na Igreja Renascer em Cristo, Inúmeras pessoas se livraram de feitiços na Igreja Sara Nossa Terra e muito mais.
Há inúmeros testemunhos, muito bem documentados, e mesmo assim este bando de ateus ceticos ignorantes e cegos tentam desmerecer! Afinal, acreditam ou não na ciência! Que contradição!

Foram experimentos controlados na Igreja universal do Reino de Deus? Cadê o relatório das pesquisas? Vc disse "muito bem docmentados"...onde estão?Foram publicados numa revista científica? Numa tese? Cumpra com seu ônus e apresente...

É só ligar a TV nos canais toscos que você vai ver isso o dia inteiro! Ao vivo, gravado, testemunhos, etc e tal.

Se tivesse um canal espírita materializando espirito o dia inteiro na televisão, aí vc nos ia achar os cegos dos cegos, né?
It's fun to stay at the...
Imagem
YMCA!

Hrrr

Re.: Morre Qin Qin

Mensagem por Hrrr »

as faxineiras do forum ja tao se queixando da quantidade de gamanio quebrado que elas ja varreram do chao neste topico

Imagem

Imagem

Imagem
"é gamanio que nao acaba mais, esses foristas espiritoides estao virados, e ja faz dias."

mas a ala espirita impiedosamente continua quebrando o gamanio do coitado do encosto..
Imagem
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

o anátema

Mensagem por o anátema »

O ENCOSTO escreveu:Ectoplasma é ou não sensivel à luz?

[pesquisador de fenômenos espiritológicos]

Creio que na verdade, não sejam, a partir de sua matéria constituinte, o citoplasma celular, que não é sensível à luz.

O que ocorre, é que os fantasmas são tímidos por temerem não produzirem as melhores imagens possíveis com suas materialições, estarem fora de forma, ou algo do tipo. Além disso, possivelmente em muitos casos se tratam de espíritos recém saídos dos caixões, que passaram muito tempo na escuridão, e logo evitam ambientes luminosos pois a adaptação dos olhos perispirituais à diferentes luminosidades é um processo bem mais lento, não adaptado à necessidades materialistas-imediatistas.

Resumindo, devido a simples timidez comum à todos seres humanos e por consegüinte espíritos, e ao fenômeno da adaptação luminal perioftalmológica retardada (ALPR), a luz pode ser um fator que acrescenta dificuldades indesejadas à pesquisa espiritológica.

[/pesquisador de fenômenos espiritológicos]

Se isso fosse escrito num site espírita acho que haveriam os que colassem aqui. :emoticon12:
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

ímpio escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Ectoplasma é ou não sensivel à luz?

[pesquisador de fenômenos espiritológicos]

Creio que na verdade, não sejam, a partir de sua matéria constituinte, o citoplasma celular, que não é sensível à luz.

O que ocorre, é que os fantasmas são tímidos por temerem não produzirem as melhores imagens possíveis com suas materialições, estarem fora de forma, ou algo do tipo. Além disso, possivelmente em muitos casos se tratam de espíritos recém saídos dos caixões, que passaram muito tempo na escuridão, e logo evitam ambientes luminosos pois a adaptação dos olhos perispirituais à diferentes luminosidades é um processo bem mais lento, não adaptado à necessidades materialistas-imediatistas.

Resumindo, simples timidez comum à todos seres humanos e por consegüinte espíritos, e o fenômeno da adaptação luminal perioftalmológica retardada (ALPR), a luz pode ser um fator que acrescenta dificuldades indesejadas à pesquisa espiritológica.

[/pesquisador de fenômenos espiritológicos]

Se isso fosse escrito num site espírita acho que haveriam os que colassem aqui. :emoticon12:

as crases erradas estariam inclusas nesse tal site espirita?

o anátema

Re.: Morre Qin Qin

Mensagem por o anátema »

fora "à todos", quais outras estão erradas?

(e "à necessidades" que deveria estar apenas no plural, "às", mas não sem crase, acho)
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Vitor Moura escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Vitor Moura escreveu:

A substância sofre bastante a influência da luz do dia e da luz branca, o que causa interferências no fenômeno, tornando-se ideal a utilização de uma luz com tom avermelhado. A materialização pode acontecer sob o efeito da luz branca, mas é preciso haver muito ectoplasma.

:emoticon12:

É cada link que aparece.

Nesse tem até a constituição do ectoplasma, que foi estudado por gente como Dr.V. Dombrowsky (??????) Dr. Francês (??????) Dr. Albert Scherenk-Notzing (??????) e Dr. Hernani G. Andrade (??????)

Ectoplasma é feito de gordura?

Estranho Crookes não ter falado sobre isso já que ele metia a mão no ectoplasma da King direto. Imagina só a meleca que ficava a mão do cara.

Alias, é um processo muito comum expelir gordura pelas narinas, boca, etc. E mais comum ainda é receber toda essa gordura de volta sem ocasionar danos ao medium. :emoticon16:

Os fabricantes de máquinas de lipoaspiração deveriam estudar mais o ectoplasma. Em uma única seção de lipoaspiração, o paciente poderia perder uns 30 quilos.

Isso é "cientificamente" possivel, segundo os kardecistas.
O ENCOSTO

APODman

Mensagem por APODman »

Tal argumento já foi apresentado pelo Vitor anteriormente, tal argumento já foi elucidado por nós anteriormente, tal argumento será apresentado pelo Vitor futuramente,na verdade ad infinitum, como ele sempre faz ( procedimento semelhante ao Sodré e seus argumentos pró-criação )

No caso do Panda ele sabe ( pq já falei ) que quando uma nova espécie animal ( ou variante de espécíes existentes ) é descoberta ou morta esta deve ser enviada a instituições depositórias ( museus de zoologia via de regra ) para que a ciência aceite suas descrições como reais ou que tenha existido.

Não é pq o mais renomado primatologista do mundo diz que viu um macaco bípede de duas cabeças pulando por ai que isto é tido automaticamente como verdade, o que pode ser notificado e publiado é que tal primatologista "alega que viu" tal coisa, mas para ser validado um exemplar deve ser capturado e encaminhado a tais instituições depositórias. Ele ficará lá ou integralmente ou seus tecidos de modo que possam ser analisados a qualquer momento, a qualquer tempo.

Um exemplo recente de tal situação são os chamados Macacos de Bondo, uma nova espécie de símio que tria sido descoberta no Zaire que seria uma mistura entre chipanzés e gorilas:

Imagem

Um dos animais que supostamente foi capturado:

Imagem

Apesar das imagens tal espécie ainda não foi aceita oficialmente pois ainda nenhum instituto depositório recebeu um espécime. Possibilidades como engano ou fraude ainda são dúvidas razoáveis que podem ser lançadas sobre tal “descoberta” e suas alegadas “provas”.

Mais sobre o Macaco de Bondo em :
- http://karlammann.com/bili.php

Vamos lá Vitor, seguindo seu script eterno agora cite sobre Supernovas, Cometas , etc

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Vitor Moura

O ENCOSTO escreveu:
Vitor Moura escreveu:
[i]Um médium que indubitavelmente produziu fantásticos fenômenos físicos foi Carmine Mirabelli do Brasil (1889-1951).

Mirabelli? O mesmo que "levitava" no renomado Instituto Psíquico Brasileiro?

Através dele cientistas de várias partes do mundo testemunharam fenômenos físicos que até hoje não foram refutados, nem é provável que sejam refutados.

Principalmente quando não se descreve quais fenomenos foram, não apresentam documentos, nem nada.

Assim fica complicado refutar. Parabéns. :emoticon16:

Em 1927 apareceu no Brasil um livro chamado O Médium Mirabelli contendo 74 páginas sobre os fenômenos os quais ocorreram em plena luz do dia na presença de até 60 testemunhas que representavam ao mesmo tempo a liderança científica e os círculos sociais do Brasil.
Entre aqueles que deram os seus nomes como testemunhas estavam o Presidente do Brasil, o Secretário do Estado, 2 professores de medicina, 72 doutores, 12 engenheiros, 36 advogados, 89 homens públicos, 25 patentes militares, 52 capitalistas, 128 comerciantes e 22 dentistas além disso membros de ordens religiosas ( Zeitschrift fuer Parapsychologie 1927 : 450-462).

Apelo a autoridade.

O testemunho de tantas pessoas proeminentes e respeitáveis não pode ser facilmente ignorado.

Não pode porquê?

Se não é possível verificar, fica só o testemunho.

, e no Brasil um comitê de 20 homens principais, encabeçados pelo Presidente, foi enviado para entrevistar testemunhas e decidir o que deveria ser feito para investigar cientificamente os poderes de Mirabelli.

Provas do envolvimento do Presidente?

Foi decidido em 1927 preparar uma série de investigações controladas pela recém estabelecida Academia de Estudos Psíquicos usando os mesmos controles a que os médiuns europeus eram submetidos.

Os mesmos rigorosos controles, diga-se de passagem.

Os investigadores se dividiram em 3 grupos. Um porção do grupo ocupar-se-ia com as falas mediúnicas, obtendo 189 sessões positivas (sessões que obtiveram resultados positivos).

Resultado positivo seria oque?

Um segundo grupo investigou a escrita automática e obteve 85 sessões positivas e 8 sessões negativas (sessões que não produziram resultados).

Escrita automática é psicografia?

Como se valida isso?

Um terceiro grupo investigou fenômenos físicos e teve 63 positivas e 47 sessões negativas. Das sessões positivas, 40 prosseguiram na luz do dia e 23 no brilho de luz artificial com o médium amarrado a cadeiras e em salas que foram vasculhadas antes e depois (Inglis, 1984: 223).

Um bom ilusionista faz aviões desaparecerem na luz do dia.

Vi isso no fantástico.

1) Um bom ilusinista não faz um avião desaparecer em laboratório em situações controladas.

2)Provas do envolvimento com o Presidente: http://members.tripod.com/~Mirabelli/homem.htm

3) A escrita automática - que é um tipo de psicografia - de Mirabelli apresentava xenoglossia
http://members.tripod.com/~Mirabelli/exemplos.htm

4) Resultado positivo é que ocorreram fenômenos: o médium falava em outras línguas, respondia perguntas corretamente, etc.

5) Nos links mostrados pode-se ver alguns dos documentos sobre o caso.

6) Ele é o memso da foto que levitava, mas ninguém sabe quem tirou a foto, quando foi, etc. O fato é que não foi numa situação controlada.

Vitor Moura

O ENCOSTO escreveu:
Vitor Moura escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Vitor Moura escreveu:

É cada link que aparece.

Nesse tem até a constituição do ectoplasma, que foi estudado por gente como Dr.V. Dombrowsky (??????) Dr. Francês (??????) Dr. Albert Scherenk-Notzing (??????) e Dr. Hernani G. Andrade (??????)

Ectoplasma é feito de gordura?

Estranho Crookes não ter falado sobre isso já que ele metia a mão no ectoplasma da King direto. Imagina só a meleca que ficava a mão do cara.

Ah, é? Veja o que ocorreu no caso da pesquisa do Sr. Tapp:

O Sr. Tapp, da associação dos investigadores de Dalston, obteve permissão para examinar de perto a figura e o corpo de Katie com uma luz suficiente; constatou que os braços eram mais espessos e longos que os da médium; as mãos também eram maiores, com unhas magníficas e diferentes das de miss Cook, que tinha o mau hábito de roer as unhas. Segurando com uma das mãos o braço da forma materializada, o Sr. Tapp correu a outra mão ao longo dele até o ombro. A pele, diz ele, era duma untuosidade fora do comum, como a da cera e do mármore, e todavia a temperatura geral era a do corpo humano. O Sr. Tapp constatou com surpresa que não havia ossos no punho.

Outra vez, refere o senhor Tapp que, tenho segurado Katie pelo punho, ele o sentiu ceder sob a pressão, como um pedaço de papel ou pano, encontrando-se os seus dedos através do punho.

O Sr. Tapp exprimiu o receio de que esse resultado apresentasse algum inconveniente para Katie; ela, porém, afirmou que não.

Viu? Cedeu sob pressão, atravessando. Aí está a sua prova.

Vitor Moura

APODman escreveu:Tal argumento já foi apresentado pelo Vitor anteriormente, tal argumento já foi elucidado por nós anteriormente, tal argumento será apresentado pelo Vitor futuramente,na verdade ad infinitum, como ele sempre faz ( procedimento semelhante ao Sodré e seus argumentos pró-criação )

No caso do Panda ele sabe ( pq já falei ) que quando uma nova espécie animal ( ou variante de espécíes existentes ) é descoberta ou morta esta deve ser enviada a instituições depositórias ( museus de zoologia via de regra ) para que a ciência aceite suas descrições como reais ou que tenha existido.

Não é pq o mais renomado primatologista do mundo diz que viu um macaco bípede de duas cabeças pulando por ai que isto é tido automaticamente como verdade, o que pode ser notificado e publiado é que tal primatologista "alega que viu" tal coisa, mas para ser validado um exemplar deve ser capturado e encaminhado a tais instituições depositórias. Ele ficará lá ou integralmente ou seus tecidos de modo que possam ser analisados a qualquer momento, a qualquer tempo.

Um exemplo recente de tal situação são os chamados Macacos de Bondo, uma nova espécie de símio que tria sido descoberta no Zaire que seria uma mistura entre chipanzés e gorilas:

Imagem

Um dos animais que supostamente foi capturado:

Imagem

Apesar das imagens tal espécie ainda não foi aceita oficialmente pois ainda nenhum instituto depositório recebeu um espécime. Possibilidades como engano ou fraude ainda são dúvidas razoáveis que podem ser lançadas sobre tal “descoberta” e suas alegadas “provas”.

Mais sobre o Macaco de Bondo em :
- http://karlammann.com/bili.php

Vamos lá Vitor, seguindo seu script eterno agora cite sobre Supernovas, Cometas , etc

[ ]´s

Não precisa, Apodman, vc só confirmou o que eu disse: fotos NADA provam, o importante é o relatório de pesquisa, a replicação (que nem o panda tem, nem esses macacos, nem os elementos super-pesados, que não dá pra enviar um exemplar pra cada laboratório do planeta, dependendo portanto apenas do testemunho do cientista, ao contrário do que vc diz). E tais subsídios as materializações tem de sobra!

APODman

Mensagem por APODman »

Vitor Moura escreveu:Não precisa, Apodman, vc só confirmou o que eu disse: fotos NADA provam, o importante é o relatório de pesquisa, a replicação (que nem o panda tem, nem esses macacos, nem os elementos super-pesados, que não dá pra enviar um exemplar pra cada laboratório do planeta, dependendo portanto apenas do testemunho do cientista, ao contrário do que vc diz). E tais subsídios as materializações tem de sobra!

Sendo assim o comentário inicial deste tópico não faz sentido já que o ectoplasma não é uma evidência anedota.

Vc pode me enviar algumas gramas via sedex para que eu encaminhe ao IPT ?

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Jeanioz escreveu:Sinceramente não sei o que leva a crença em duvidosas experiências, sempre feitas com artifícios e manipulações das mais diversas: cortinas, luzes apagadas, a médium por enquanto não pode ser vista, assistentes super preocupados,parece um show de ilusionismo. Dá para acreditar?

Essas histórias de materializações são muito engrançadas, me divertem muito.

Quando leio as discussões relacionads ao tema, é mais um dia ganho.

Ainda bem que está feliz...

Jeanioz escreveu:Com relação ao vítor e ao Botãnico, eles se esforçam muito para validar aquelas experiências, usam de todos os argumentos possíveis, chega a ser infantil a tese q eles apresentam para demonstrar q materializações são mais raras hoje q antigamente.

As materializações não eram assim tão abundantes antigamente, mais do que hoje. Os médiuns de materialização sempre foram raros.

Jeanioz escreveu:Otília Diogo foi presa com aqueles trapos brancos, florence foi agarrada descaradamente, e mesmo sonâmbula fugiu conscientemente para o seu gabinete.

Quanto foi presa? Certamente não foi quando os repórteres do Cruzeiro até rasgaram suas roupas em busca dos trapos brancos... E quanto a Florence, bem, eu estou esperando o Vukodlak se manifestar, mas o fato é que, se para ele bastou UM relato discordante para se colocar em dúvida, então vou usar do mesmo princípio aqui. A fantasma foi agarrada pelo Volkman; segundo ESTE, ela resistiu, arrancou-lhe um pedaço da barba e fugiu para o gabinete; segundo OS OUTROS PRESENTES, a fantasma começou a se dissolver e eles tentaram fazer com que ele a soltasse e aí a fantasma sumiu. Em quem será que devo crer? Bem, no Volkman não estou muito a fins, pois ele assistiu àquela sessão a pedido de uma médium rival, a Sra Guppy, que estava puta da vida com a fama crescente da Florence em detrimento dela. Guppy tentou conseguir a simpatia dos membros daquela reunião e exigia que parassem de fazer sessões com a Florence. Tinha até um plano de jogar ácido sulfúrico no rosto da fantasma (que acreditava ser a Florence disfarçada) e assim destruir seu rosto e sua fama. Após a morte de seu marido, essa médium se casou com Volkman. Ambos de muitos bons bofes...

O fato é o seguinte: dizem que agarram o fantasma e provaram que era médium disfarçada... como se tal coisa não houvesse ocorrido a Crookes e este não houvesse verificado essa possibilidade. O fato é que NENHUM dos seus críticos JAMAIS fez qualquer experimento controlado. Por que devo considerar as OPINIÕES destes em detrimento dos experimentos de Crookes?

Jeanioz escreveu:Essas histórias, verificadas detalhadamente são cheias de esquisitices e depoimentos contraditórios entre si, além do mirabolante flagrante fenômeno.

Beleza! Então desfie essas estórias e essas verificações detalhadas por aqui, pois até agora o que vi foi sempre mais do mesmo (supõe-se que; alguém disse que...). E importante: mostre as contradições verificadas cientificamente, ou seja, Crookes fez tais e quais experimentos com a médium; tantos quantos colegas dele pegaram esses protocolos e repetiram os mesmos experimentos com a mesma médium, mas chegaram a resultados discrepantes assim, assados, fritos e cozidos...

Jeanioz escreveu:O que me deixa encucado é a presença da cortina ou coisa similar na maioria dessas sessões, por quê? me respondam por favor. Por que o ectoplasma não se manifesta ali, na presença de todos sem a cortina ou coisa parecida? Parece contraditório.

No caso de uberaba, havia escuridão total, ouviu-se gemidos, flim-flam o espírito apareceu, agora com as luzes acesas todos poderam ver o milagre. Não seria mais fácil o espírito se desmaterializasse na frente de todos os reporteres, não foi o que aconteceu, as luzes foram apagadas e o espírito sumiu. Não seria mais fácil q espírito se desmaterializasse na frente de todos, com as luzes acesas, já q a luz clara e forte desmaterializaria o ectoplasma? São questões não respondidas. Por favor respondam objetivamente, sem sofismas. Entre um homem mentir e um fantasma voar pelos céus, fico com a primeira opção. Sobre doutrina, não me interesso, o q me interessa são esses fatos estranhos q os espíritas alegam serem provas da vida pós morte.

A presença da luz interfere na formação do ectoplasma; a luz vermelha fraca é menos problemática e a infravermelha não causa nenhum problema. Lá em Uberaba, os repórteres podiam muito bem ter usado o infravermelho, mas não o fizeram. Mesmo assim tiraram uma seqüência de fotos da formação da fantasma. Malandramente disseram ser um chumaço de pano... mas não explicaram como o pano crescia e se estofava...

Se o ambiente vai ficar escuro e serão usadas câmaras infravermelhas, beleza: não precisa de nenhuma cortina. Florence Marryat fez o experimento de expor a fantasma à plena luz e ela se dissolveu à vista de todos, mas como a fantasma mesmo disse, se fizessem isso, não teria mais forças para retornar aquele dia.

Jeanioz escreveu:Com referência a possibilidade de provar a fraude, isso é muito difícil, haja vista a dificuldade de se provar uma tramóia ou testemunhos mentirosos. Uma das provas é q hoje ninguém gravou ou fotografou por completo uma materialização, sempre são fotos incompletas, com alguém com pedaço de pano na boca, e depois o espírito completo, isso não é estranho?

Alguém pode postar um texto detalhado da sessão em q o comelão do Crooks vê o espírito e a mádim juntas, mas tem de ser o detalhe da sessão inteirinha, pelo menos até o momento do aparecimento das juntas (tentem não omitir nada, viu). Como podemos observar, essas experiências não são dignas de credibilidade, portanto não provam nada.........

Que gozado: os céticos não têm dúvidas de que tudo é fraude, mas não sabem dizer como a fraude foi feita... E como sempre, os fabulosos céticos NUNCA ESTÃO POR PERTO QUANDO HÁ ALGUM MÉDIUM QUE FAÇA DESTES FENÔMENOS. Crookes chamou os seus colegas para verem a coisa, mas estes NÃO QUISERAM IR. Só que não tituberam em considerar que tudo seria fraude...

Assim é fácil.

Vitor Moura

APODman escreveu:
Vitor Moura escreveu:Não precisa, Apodman, vc só confirmou o que eu disse: fotos NADA provam, o importante é o relatório de pesquisa, a replicação (que nem o panda tem, nem esses macacos, nem os elementos super-pesados, que não dá pra enviar um exemplar pra cada laboratório do planeta, dependendo portanto apenas do testemunho do cientista, ao contrário do que vc diz). E tais subsídios as materializações tem de sobra!

Sendo assim o comentário inicial deste tópico não faz sentido já que o ectoplasma não é uma evidência anedota.

Vc pode me enviar algumas gramas via sedex para que eu encaminhe ao IPT ?

[ ]´s

Vc pode me enviar alguns gramas do elemento 116, 117?

videomaker

Mensagem por videomaker »

Mucuna escreveu:

Imagem

Estrategia do cetico:
Quando não tiver argumento faça graça!
:emoticon13:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Vitor Moura escreveu:
Alter-ego escreveu:Puta-que-pariu!!!

Serão 50 páginas discutindo essa porra desse urso, é? :emoticon2:

A morte dele foi muito sentida, entenda...ele era o único da espécie...o único do mundo...se é que não era uma fraude do zoológico para atrair turistas...

Eu acho que tinha um homem dentro daquele pelo todo! o cinema americano faz isso com perfeição!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Mucuna escreveu:Quais são mesmo as desculpas para ninguem que materializa ectoplasma ir na Fundação James Randi ganhar um milhão de dólares?

Vou receber em especie? onde esta a grana? Randi! tem um artigo muito bom sobre ele! quer o link?[/url]

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

Mucuna escreveu:Quais são mesmo as desculpas para ninguem que materializa ectoplasma ir na Fundação James Randi ganhar um milhão de dólares?

a desculpa oficial dos espiritas (by Bobotanico):
Tá pensando que sou trouxa? É só o Randi mostrar um vídeo dele fazendo a mesma coisa com suas habilidade ilusionistas e eu levo a pecha de canalha.

videomaker escreveu:[/url]

Imagem (pra economizar gamanio)

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

videomaker escreveu:
Mucuna escreveu:

Imagem

Estrategia do cetico:
Quando não tiver argumento faça graça!
:emoticon13:

videomaker escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Alter-ego escreveu:Puta-que-pariu!!!

Serão 50 páginas discutindo essa porra desse urso, é? :emoticon2:

A morte dele foi muito sentida, entenda...ele era o único da espécie...o único do mundo...se é que não era uma fraude do zoológico para atrair turistas...

Eu acho que tinha um homem dentro daquele pelo todo! o cinema americano faz isso com perfeição!

Tipo assim... :emoticon19:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Trancado