Temporal escreveu:Roubou um pote de manteiga para fazer um BOLINHO ao filho que estava prestes a MORRER?
E quem aqui falou que o filho dela estava prestes a morrer?Foi dito na reportagem a mãe “não aguentava ver filho de 2 anos passando fome” e não a mãe “tentou evitar a morte do filho por desnutrição”.Não tente se esquivar com argumento espantalho.
Temporal escreveu:Disse com relação ao pão. E diga, você garante que ela roubou a manteiga para outra coisa sem ser passar no pão?
O simples fato que ela é uma mulher pobre e o fato que a manteiga tem diversas outras funções além de ser passada no pão já são suficientes como argumentos contra a acusação que a ré é uma "mulher-que-usa-manteiga-apenas-para-passá-la-no-pão".Em Direito se considera que o ônus da prova está com o acusador do réu, não com o réu.Para entender isso, suponhamos um caso fictício.Digamos que eu alego que cometi um homicídio em legítima defesa, mas sou acusado de homicídio doloso.Digamos ainda que se acham impressões digitais da vítima na arma.Seria ridículo um promotor dizer para o réu: “Você garante que ele apontou a arma para você visando outra coisa sem ser apenas te intimidar?”
Temporal escreveu:Bem, acho que em primeiro lugar, não importa se o dono do supermercado é pobre ou o Bill Gates. A lei é para todos.
Importa sim.Em filosofia moral (e até em Direito) se considera que o valor ético de uma ação deve levar em conta o nível de sensibilidade de cada um.Então a lei é para todos, mas o nível de intensidade da pena deve levar em conta a quantidade de Bem ou Mal a ser mensurado para cada indivíduo envolvido.Um exemplo esquematizando isso pode ser apresentada de forma simplificada:
Quantidade de mal em roubar 2 mangas da fazenda de Bill Gates=digamos, -2
Quantidade de bem em dá as 2 mangas para alimentar o filho com fome= digamos, +1
-----------------------------------
Soma do valor ético da ação= -1
Quantidade de mal em roubar 2 mangas do quintal de um favelado= digamos, -5
Quantidade de bem em dá as 2 mangas para alimentar o filho com fome=digamos, +1
------------------------------------
Soma do valor ético da ação=-4
Temporal escreveu:Então agora as mães pobres podem sair roubando comida dos supermercados para alimentar seus filhos sem receber punição?
Outro argumento espantalho.Quem falou que eu defendi isso?
Temporal escreveu: Aliás, diga qual era a punição que, para você, ela merecia.
Num país onde uma pessoa que participa de um racha pega só prestação de serviços comunitários como punição (caso ocorrido com um vizinho meu), a adoção de uma pena alternativa no caso deste mulher não está de mal tamanho.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”
Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)
"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."
John Maynard Keynes