Quase metade da riqueza do mundo está concentrada com 1% da

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
André

Re: Re.: Quase metade da riqueza do mundo está concentrada c

Mensagem por André »

O ENCOSTO escreveu:Tendo em vista que a renda média do brasileiro gira em torno de R$1500,00 por mes, aconselho aos hipócritas de plantão ficarem com os R$1500,00 e entregar o resto aos pobres no portão de suas casas.

Meus pais ganham mais que isso.Porém não é hipocrisia não "dar pros pobres".Vou explicar por que.Ambos pagam os impostos de forma correta, não sonegam.Ambos trabalham em universidades fazendo pesquisas, e pensando em soluçoes, são pessoas que contribuem de forma significativa para o coletivo.

Além disso contribuem com instituiçoes de caridade, desenvolvem projetos de saúde publica e ação nas comunidades.

Mas vc parte de um presuposto erroneo.Que eu quero tirar a riqueza dos ricos de forma automatica.Não é bem assim.Acredito que impostos devem ser progressivos, quem ganha mais paga mais, e a criacão de impostos sobre patrimonio acumulado, que é o patrimonio muitas vezes ocioso.Se o cara tem 3 mega casas ou um monte de terra parada apenas para especular, deve pagar mais imposto por isso.Apenas um exemplo.Impostos sobre negocios é relativo pois eles geram empregos, por isso não defendo com veemencia isso pois os donos vão repassar aos trabalhadores, nesse caso tem que se ampliar os direitos dos trabalhadores, e incentivar com insençoes fiscais as empresas que gerarem mais empregos, e que mais reverterem para os trabalhadores seus lucros.

Ou seja é criar um conjunto de politicas para dar a todos
"no mundo tivessem condições de viver com dignidade ninguém reclamaria de ganhar mil vezes menos que o outro."

Eu concordo.Agora o fato é a maioria não vive bem e existe uma parcela consideravel de pobres.Logo devemos pensar como mudar essa situação.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

André

Mensagem por André »

O ENCOSTO escreveu:
Johnny escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Tendo em vista que a renda média do brasileiro gira em torno de R$1500,00 por mes, aconselho aos hipócritas de plantão ficarem com os R$1500,00 e entregar o resto aos pobres no portão de suas casas.

Quem me dera...

Isso aí é o bruto ou o líquido?

Sejamos mais precisos:

http://www.financeone.com.br/noticia.ph ... &nid=13288

Ou seja: U$3.330,00 deve valer hoje uns R$7.326,00.

Esta é a renda media anual do brasileiro, já sem impostos.

Quem ganha mais que isso deve dividir com os pobres.

Não adianta os 1% mais ricos distribuirem tudo e ficarem somente com os 7.326 anuais se que ganha um pouco acima disso não faz a sua parte.

Valeu pelo info e leia minha outra mensagem.Claro que deve fazer sua parte mas não dando, pois isso não resolve.Deve ser cobrado proporcionalmente e de forma progressiva com base nos ganhos e patrimonio.

E não é os ricos distribuirem tudo, está caracterizando de forma errada pelo menos a minha posição.Não sei se alguém disse isso, se disse eu não vi.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

André

Mensagem por André »

ímpio escreveu:(ainda não li o artigo sugerido)

Andre TJ escreveu:
2)A concentração de riqueza em niveis muito altos mantem uma parte da população pobre, não toda.

Isso acho que é a chave do tema, que não estou conseguindo entender. Como é que os mais ricos, ativamente fazem com que os mais pobres continuem pobres, em vez de ser simplesmente uma inércia?

Acredito que os mais ricos, de modo geral, não são líderes de um mega esquema que rouba de todos sem dar nada em troca, mas devem estar por trás de empreendimentos bem sucedidos. Se estão, na outra ponta desses empreendimentos bem sucedidos tem trabalhadores ganhando seus salários, bem como uma consideravel quantidade de consumidores.

Se os mais ricos por trás desses negócios ficam ainda mais ricos, provavelmente isso se deve também a uma melhora nos negócios, o que novamente, deve ter correspondentemente um aumento de pessoas empregadas do outro lado, e logo, mais pessoas ganhando mais, não ganhando menos.

Claro, eventualmente os empreendimentos melhoram sem a necessidade de contratar mais pessoal, podem por exemplo, "trocar" uma mão de obra humana por máquinas e indiretamente pela mão de obra mais especializada que constrói e faz manutenção dessas máquinas; essa por sua vez também possivelmente tem que terceirizar mais coisas e etc, então não deve ser considerável o número de empregos perdidos, são mais é deslocados.

Bancos, por outro lado, acho que são a exceção a isso, em parte, pelos juros que os permitem lucrar essencialmente sem trabalho, ainda que também não vivam só das contas de pessoas físicas mas façam suas próprias aplicações que acabam contribuindo em empregos na outra ponta.

Isso que digo faz sentido, não faz?

Nos EUA a maior parte ainda é a classe media alta que tem condiçoes de consumir.Isso devido ao poder americano.Claro que imigração contribui, mas não existem empregos bons para essas pessoas, eles vào lavar e limpar o chão.Até pq não tem qualificação para mais do que isso.A questão é se os impostos sobre os ricos e sobre patrimonio fossem maiores, e não diminuidos, como está acontecendo, não haveria mais dinheiro para politicas sociais?Sim haveria.

3)É possível, sem dúvida. Eu não sei como estão as situações tributárias por lá. Mas por outro lado, é bom lembrar que onerar demais os ricos também provavelmente acaba tendo seu impacto negativo nos negócios deles e logo nas pessoas por eles empregadas.

Além disso, se houvesse maior controle popular, o arbitrio visando apenas lucros e desconsiderando vidas humanas iria diminuir?No meu modo de ver sim.

4)Bem, eu não vejo na maior parte das deciões de negócios e empreendimentos uma dicotomia entre lucros e vidas humanas.

A relação causal é a seguinte, existem muitos pobres, tendo mais pobres tem mais crimes.Lugar com menos pobres, tem menos crimes.Concentração de renda dificulta distribuição de renda(logico), se a renda é menos distribuida, a maioria não tem acesso ao que é controlado pela minoria.

5)Não sei se é bem isso também não. Não acho que se possa julgar os pobres, dizendo que tem tendencias criminosas por serem pobres. Acho que não deve ter uma variação muito grande de criminalidade entre as diversas faixas de renda, ainda que mudem os tipos de crimes.

Acho que a criminalidade é uma questão complexa, e não se podendo propor seriamente um determinismo econômico, como se o ser humano sempre tendo menos que X, está disposto a roubar, ou 1 em 10 pessoas estão. Penso que entram fatores sócio-culturais e psicológicos muito importantes.

Eu não diria que na Suecia existe igualdade, pelo menos não a idealizada que inviavel, existe mais equilibrio que é o que defendo.Quando se diz queremos mais igualdade nào é a igauldade de fato todos com a mesma quantidade de riqueza, mas vendo niveis tão altos de desigualdades o que se quer é aproximar as duas pontas, e aumentar o meio da piramide o mais alto e melhor que for possivel.

6)Parcialmente de acordo; eu penso que desde que a pobreza e miséria fossem consideravelmente eliminadas, não me interessam que tenha uma pequena fração de pessoas que não sabem o que fazer com tanto dinheiro... sorte deles...

Mesmo estando se vai te convencer são outros quinhentos como dizia minha avô.De qualquer forma eu vejo outros problemas decorrentes da formação de uma elite economica, essa passa a influir na politica para que obtenha privilegios e vantagens, e medidas em seu favor, o que desvia a atensào e os beneficios que deveriam ser revertidos para os que deles mais precissam.

7)Hummm... o inverso eu penso que também e verdade e me pergunto se não é até mais nocivo. O que tem mais valor para um candidato a algum cargo político: cem eleitores ricassos ou um milhão de eleitores passando necessidade?

Se o objetivo é se eleger, mais vale agradar o povo, não a escassa elite, que vai dar um centésimo dos votos, que não ganham eleição. Se uma massa de pobres ansiosos por favores dos governantes lhes é útil, há o risco deles serem até desejáveis, e esses favores serem na medida exata para deixarem querendo sempre mais. Melhorar a situação de todos tanto quanto for possível pode não ser necessário ou desejável.

Não que o outro lado não ocorra, acho que provavelmente os dois ocorrem.

Claro que existe geração de riqueza.Não nego isso.Porém dentro da geração existem os que controlam mais, tendo um controle tão avassalador na mao de poucos,significa que o lucro que está sendo obtido poderia ser mais dividido e com isso existiria menos pobreza.Agora mesmo com geração existem limites, inclusive naturais e que o ser humano está ignorando, e vai sofrer as consequencias mais cedo ou mais tarde.A riqueza não é ilimitada em termos de produção natural, e além disso, a riqueza disponivel digamos terras para cultivo, patrimonios individuais avaliados em bilhoes, empresas e industrias, tem seus limites, se alguns controlam a maior parte eles negam a outros a possibilidade de adquisição.E todos não podem ser ricos, ricos sempre serão uma minoria.

Historicamente falando, tudo que eu já estudei, me leva a crer que todos tem responsabilidade, mas as elites que controlam não somente a economia, mas normalmente a politica, tem mais responsabilidade sobre as decisoes e sobre sistemas e organizaçoes, além apropriação do patrimonio publico(aqui no Brasil foi muito comum) e com isso maior responsabilidade pela pobreza(Ao concentrar riqueza não é permitido ou quase impossivel ascensão dos pobres que tipo de liberdade é essa que enquanto o patrão aumenta os lucros os trabalhadores não veem um centavo a mais).Os pobres que lutam, se matam de trabalhar, adorariam melhores chances, e quase sempre que se investiu os humildes agarram com toda força as oportunidades.

8)Ok para a maior parte. Longe de mim ser contra leis trabalhistas ou defender patrões que nunca revertem aumentos de lucros para melhores condições dos empregados - ainda que em alguns casos, um aumento no lucro do capital da empresa pode ser justificavelmente não repassado aos funcionários imediatos: se o lucro é sempre proporcionalmente repassado, a empresa não expande, não abre mais vagas, e aí estaria fazendo exatamente aquilo do qual você reclama, tornar os ricos mais ricos sempre, sem dar oportunidades aos que tem menos.

Fora essa situação, ainda pode ser meio semi-justificável um aumento apenas das posições mais altas de uma empresa, se considerarmos que eles são uma fração mínima, esse aumento que eles se dão, se distribuído a todos os demais funcionários seria algo como 0,000003 centavos ou por aí. Mas não defendo isso incondicionalmente, sou mesmo favorável a aumentos merecidos ou meio funcionais, ou no mínimo, auto-indulgências "perdoáveis", não ganância pura.

O melhor pais para enriquecer tb é o que entre os desenvolvidos tem mais desigualdade.Não é um plano maquiavelico, e sim uma lógica que organiza a sociedade com consequencias positivas e negativas.Não aceito as negativas como naturais, são sociais e alteraveis, é possivel melhorar.

9)Não sei. Acho que ainda que aceitasse a desigualdade com
boa parte de pobreza como resultado do enriquecimento de uns (o que ainda não vejo relação causal), não vejo como essa situação possa ser a mais favorável para enriquecer mais, pela própria lógica disso mesmo. Se os ricos já espremeram os demais até a pobreza, meio que fica saurado, e o melhor é tentar enriquecer onde haja mais igualdade, onde tem mais pessoas com renda média para espremer até os últimos trocados.

O que eles podem expremer dos trabalhadores eles fazem.Pagando salarios baixos, tanto é que as brigas que os sindicatos tiveram nos EUA não foram poucas.Claro que muito do que esceveu tem lógica.O problema é a macro logica, ou a maior, facilita acumulação, quem acumula agora não necessariamente ve aqueles que cairam na pobreza por causa disso, e existem casos de trabalhadores beneficiados pelo enriquecimento de seu patrão, mas somente se ele estiver disposto a dividir.O capitalismo que estamos falando forma hierarquias os que obedecem e são assalariados sempre são maioria.E o capitalista não é muito de repartir seus ganhos coletivamente.Individualismo diz eu primeiro, minha familia e amigos depois, o coletivo que se vire.

De certa forma eu concordo, mas como disse antes, não sei se de certa forma algum aumento da distribuição de renda promovido pelos grandes chefes de empreendimentos não passa meio despercebido, como aumentar filiais e logo mais pessoas tendo um salário com o que viver, mas sem aumentar tanto o salário, já que o capital necessário para essa expansão (que já é benéfica para muitos) seria possivelmente menor que o necessário para um aumento considerável nos salários dos empregados pré-expansão.

10)Mas claro que não acho que os homens de negócio são todos papais-noéis bonzinhos e simpáticos. Só também não acho que sejam perversos tiranos que venderiam a mãe em fatias.

E equilibrio?Para mim é evidente que se a riqueza que o BRasil tem fosse melhor dividida, e o que é gerado ficasse menos concentrado haveria menos pobreza.Não punir o empresariado, mas faze-lo entender que ele não geraria riqueza se não fossem os trabalhadores, e a fatia desses trabalhadores, e dos que nada tem deve ser maior.

11)Bem, se a houver mesmo um esquema de concentração injusto, concordo. Só não sei se é injusto, se de modo geral todos os patrões estão explorando e enriquecendo injustamente. É evidente que há pobreza e miséria, mas não sei se podemos atribuir ela toda ou uma parte significativa a isso.

Igualdade e desigualdade são conceitos que dão confusão.Especialmente igualdade.Quando escrevo sobre desigualdade digo que a distancia é demais, entre ricos e pobres tem que ser menor.Enquanto poucos menos de 1 por cento tem que sobra, a maioria não tem nem para se alimentar direito.Quando defendo igualdade é no sentido de aproximar os polos.Politicas que fazem isso são mais bem sucedidas vide os paises já citados Canada, Suecia, Noruega.

12)Bem, o meu medo é apenas uma possível visão errônea de causas e conseqüências levando a medidas talvez inapropriadas e contraproducente para todos. Por exemplo, não conheço nada da história econômica desses países, mas me pergunto se não poderia haver um pouco da questão se tostines é crocante porque é fresquinho ou se é fresquinho porque é crocante nisso de igualdade ou menor pobreza e miséria, e políticas econômicas.

Não vou responder tudo pois algumas coisas ficaria repetitivo apenas esclarecer algumas coisas que passei a impressão errada, ou faltou dizer algo.

2)Tb não acho que seja ativamente, nem um mega esquema.Para mim eles participam de uma logica em paises pouco regulamentados, que permite que eles acumulem, sem ter que uma parte dessa acumulação se reverta em beneficios dos mais pobres.Isso acaba aumentando a distancia na piramide, e dificultando ascenção social.

O que vc diz faz sentido sim, e isso de fato existe, mas não apenas isso.O problema não é apenas o aumento do lucro nas empresas pois isso pode levar a expansão e mais empregos.O problema é a expansão de patrimonio pessoal para especular.

3)O Capitalismo não precisa de todo mundo para gerar lucros por isso fica facil descartar vidas humanas como dispensaveis.Se for para gerar lucros, o capitalista históricamente despede pesssoas em massa e faz uma fabrica em um lugar aonde a maos de obra é mais barata apenas para ganhar mais dinheiro.As familias que perderam emprego que dependiam desse trabalho são efeito colateral do sistema, tão esperado quanto normal, e se caem na pobreza o capitalista os responsabiliza, quando a responsabilidade maior é claro é de quem tem mais poder.Até por isso defendo a inversão de poder.

4)Concordo por isso os impostos mais importantes são sobre patrimonio pessoal acumulado, e no que se refere aos negocios a criação de incentivos e insençoes aos que geram mais empregos e revertem mais beneficios.Além disso a ampliação do controle popular sobre a economia é fundamental para minimizar o arbitrio dos que tem o poder economico.

5)Claro que criminalidade existe em todas as faixas economicas, claro que eu não estou julgando moralmente pois para mim uma pessoa que rouba para comer está cometendo um delito leve, talvez nem delito seja, já um politico que rouba do povo, um empresario que pega o dinheiro dos asssionistas e corre(Bush fez isso em sua carreira) é um crime para mim gravissimo.

O que disse é que estatisticamente falando lugares pobres pela necesssidade, são lugares aonde mais facilmente se desenvolve atividade criminal.Isso é algo provado.Não é indiciamento dos pobres, e sim de todos mais responsaveis pela situação especialmente as elites que historicamente tinham o poder para mudar isso, e não o fazem ou por falta de vontade, ou por falta de capacidade.Paises onde tem menos pobres os niveis de criminalidade são mais baixos, pois a necessidade é menor.Claro que existem crimes desencadeados por fatores psicologicos, por ambição, e por desonestidade, mas é so ver as estatisticas das prisoes para perceber que a maioria dos presos são de origem humilde, ou seja os crimes facilitados pela existencia de uma necessidade não completamente realizada são, em quantidade muito maiores.

6)De acordo tb.

7)Os dois ocorrem correto.Mas historicamente falando, tirando a história recente do Brasil( com Bolsa Familia) na maioria dos paises de democracia representativa, quem tem dinheiro para financiar campanhas são os ricos, logo eles tem mais influencia sobre os politicos e os governos tendem a servir mais aos seus interresses privados.

8)Ganancia pura e ambição sem limites são danosas.O principal que defendo é o controle coletivo não so da politica como da economia e nas questoes culturais.Considero a expansão da democracia a pedra fundamental e primeira para uma sociedade mais justa.Apos isso se medidas puderem ser tomadas com sanção do povo para diminuir a distancia(entre os muito ricos e os muito pobres), e dar a todos uma vida digna, e a possibilidade de estudar, e de trabalhar levando sustento a si e se for o caso sua familia, tanto melhor.

9)Ai é que ta a economia mundial globalizada é de tal forma que ele pode fechar fabricas nos EUA abrir em Singapura, e continuar ganhando muito.Os empregos perdidos nos EUA não voltam mais.Isso é somente um exemplo.Tendo economia com fluxo, as vidas de milhares de pessoas, ficam no arbitrio de algumas poucas, cujo o interresse é lucrar, e se vidas vão ser prejudicadas, na maioria das vezes eles nem pensam nisso.

10)Não acho que sejam perversos ou maus.Entendo que agem de acordo com a logica dominante, e essa logica que deve se alterar.Claro que se a logica fosse se alterar, iriam se opor pois eles perderiam parte de seu poder, arbitrio, e parte da concentração da riqueza.

11)O que faz do sistema injusto é sua incapacidade de fornecer uma condição basica para viver ou de vida digna a todos os participantes do sistema.De fato nem a maioria tem uma vida digna.Não é ilegal, nem responsabilidade necessariamnete perversa dos patroes, e sim eles participam dessa logica.Sendo que alguns ao perceber isso fazem de forma diferente teve um no Show do Colbert(Show de comedia politica) falando sobre isso a alguns meses atras.Eu não coloco bondade ou maldade via situação economica, mas são ciecunstancias que alteram os limites de ação, e que influenciam o individuo a atividades.

12)Com humildade reconheço que é possivel, embora o que até hoje estudei me leve as conclusoes que venho expondo.Agora é por isso que pra mim o primeiro e mais importante é a expansão da democracia e o controle popular.Até para errar e aprender com os erros.Até para a responsabilidade ser mais repartida e não concentrada em quem tem poder e arbitrio.Se a economia for de controle popular e limitando o arbitrio de individuus isolados, acredito que a longo prazo medidas que distribuem a riqueza iriam lentamente levar a tão vida digna a todos.Uns com mais outros com menos, mas todos com o suficiente, além de ter acesso a saúde, educação, e ajuda para se conseguir emprego e ocupação.

Huxley

Mensagem por Huxley »

1.500 reais é o salário mínimo do Dieese estipulado para que a constituição não seja violada.A renda média do trabalhador brasileiro não chega nem a 1.000 reais.É só vê os dados de intitutos de pesquisa sérios que saem nas revistas de grande circulação.

Ralmente não há como se satisfazer com a renda média, da mesma forma como já acontece em Cuba.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Apóio.

emmmcri
Gênero: Masculino

Mensagem por emmmcri »

BURRO.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Poindexter escreveu:
Quase metade da riqueza do mundo está concentrada com 1% da população

E daí?

Entrei neste tópico na esperança de ter um post seu.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Mr. Crowley
Contato:

Mensagem por Mr. Crowley »

Poindexter escreveu:
Quase metade da riqueza do mundo está concentrada com 1% da população

E daí?

Daí que depois você fica reclamando de criminalidade, falando que todo pobre é vagabundo, que se deve fazer esterilização compulsória e todas essas merdas que eu cansei de ler em seus posts.
Imagem

zencem

Mensagem por zencem »

André!
O problema não está na ideologia mais bondosa disposta a levar adiante a idéia de tirar dos mais abastados para distribuir aos que já nascem impotentes até para sairem de suas misérias.

O mundo não carece de almas caridosas.

Ninguem se compraz com a mendicância.

A miséria, também, não é um fenômeno que agrade a qualquer ser humano, pelo contrário, ela incomoda a todos, ricos e pobres..

A riqueza de um país é o que ele produz.

No caso do Brasil, o governo amealha 40%, sem práticamente fazer nada pra merecê-lo, já que a maioria disso escoa para o ralo das injustiças que devoram tudo o que encontram dando sopa.

Não pode é esse maniqueismo de que o lucro, que é o índice irrisório deste bolo, seja o culpado pelas diferenças entre póbres e ricos.

Bem ou mal, é a energia desse lucro que move o emprego que diminui essas desigualdades.

O resto é problema de governo.

Aí, de repente surge um benemérito da humanidade que tira um tiquinho desse 40%, provavelmente lançando mão do que seria aplicado em saúde e educação, e coloca a sua corja assaltando e se locupletando com o herário público, se salva de um impeachment, ...batendo nessa tecla surrada das desigualdades, enquanto deixa o resto como está.

O edifício das desigualdades está construido no lodaçal daqueles que não tem caráter nem honestidade.
É isso que tem que se levar em conta.

Os 60% da iniciativa privada já cumprem a sua parte dando emprego, assistência, pagando direitos, investindo em matéria prima, alugueis, energia elétrica, comunicação, etc... e dando (sei lá: 1%, talvêz) lucro.

Tenha a certeza: A justiça social da Suécia e do Canadá, tem muito mais da seriedade de seus governantes, do que da ideologia que eles escolheram.

Te digo mais, a ideologia não ajuda em nada e, pelo contrário, quase sempre, atrapalha.

André

Mensagem por André »

zencem escreveu:André!
O problema não está na ideologia mais bondosa disposta a levar adiante a idéia de tirar dos mais abastados para distribuir aos que já nascem impotentes até para sairem de suas misérias.

O mundo não carece de almas caridosas.

Ninguem se compraz com a mendicância.

A miséria, também, não é um fenômeno que agrade a qualquer ser humano, pelo contrário, ela incomoda a todos, ricos e pobres..

A riqueza de um país é o que ele produz.

No caso do Brasil, o governo amealha 40%, sem práticamente fazer nada pra merecê-lo, já que a maioria disso escoa para o ralo das injustiças que devoram tudo o que encontram dando sopa.

Não pode é esse maniqueismo de que o lucro, que é o índice irrisório deste bolo, seja o culpado pelas diferenças entre póbres e ricos.

Bem ou mal, é a energia desse lucro que move o emprego que diminui essas desigualdades.

O resto é problema de governo.

Aí, de repente surge um benemérito da humanidade que tira um tiquinho desse 40%, provavelmente lançando mão do que seria aplicado em saúde e educação, e coloca a sua corja assaltando e se locupletando com o herário público, se salva de um impeachment, ...batendo nessa tecla surrada das desigualdades, enquanto deixa o resto como está.

O edifício das desigualdades está construido no lodaçal daqueles que não tem caráter nem honestidade.
É isso que tem que se levar em conta.

Os 60% da iniciativa privada já cumprem a sua parte dando emprego, assistência, pagando direitos, investindo em matéria prima, alugueis, energia elétrica, comunicação, etc... e dando (sei lá: 1%, talvêz) lucro.

Bem eu vou resumir.Primeira coisa que eu quero é um aprimoramento ou melhor dizendo uma apliação da democracia.Escrevi um livro defendendo isso, e vou defender das formas que puder.Sou apenas uma andorinha e uma so não faz verão, mas minha parte vou fazer.Ampliar a democracia, e o controle popular sobre as decisoes em todas as esferas, seja no local ou no nacional, é o maior desafio de quem ve os inumeros problemas presentes na democracia representativa.

Além de ser a melhor forma de combater o serio problema da corrupção.Maior poder de controle e fiscalização para o coletivo e esse próprio irá previnir e exigir punição para os que incorrem em crimes com dinheiro publico.

Quanto aos meios para diminuir a desigualdade discordamos em varios pontos.Lí intelectuais de direita e esquerda, e os inspirados ou influenciados pelos socialistas são os que mais me convencem e que mais me parecer tocar nos problemas mais graves do capitalismo.O liberalismo politico tb é uma influencia valiosa pois me lembra da importancia da liberdade de pensamento, expressão, além de outras liberdades individuais tão importantes e necessarias em uma administração democratica e com controle coletivo.

O lucro não é o culpado.Mas não fazer uma parte maior desse lucro ser dividido é um dos problemas.Não o unico, e vc apontou alguns que concordo, os desperdicios, salarios absurdos no funcionalismo publico são problemas.Assim como o outro lado de professores competentes mau pagos, e a necessidade de mais Universidades. Existem varios e a elite economica que sempre controlou tb o poder publico que vc tanto critica, com razão, tem historicamente mais responsabilidade que o povo pobre que muitas vezes não tem o que comer.

Storydor
Contato:

Re.: Quase metade da riqueza do mundo está concentrada com 1

Mensagem por Storydor »

Matem os pobres, ficaremos iguais! :emoticon12:
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

André

Mensagem por André »

zencem escreveu:
Tenha a certeza: A justiça social da Suécia e do Canadá, tem muito mais da seriedade de seus governantes, do que da ideologia que eles escolheram.

Te digo mais, a ideologia não ajuda em nada e, pelo contrário, quase sempre, atrapalha.[/color]

[/b]

Seguramente as ideias que guiam as açoes tanto da população Canadence, e Sueca, como as que influenciam seus governantes e que articulam os governantes tem seu papel.

A "seriedade" deles existe não expontaneamente mas uma serie de circunstancias favore especialmente a construção de uma tradição democratica, e de participação, resultado mais de exigencias populares estando de acordo com a elite politica, do que politicos bons.

Ai sugiro ler Maquiavel.Os lideres para se manter no poder, fazem tudo de amoral.Por isso que a meu ver a ética tem que vir da participação do coletivo e não de um suposto governante bonzinho.Os representantes tem um patrão o coletivo, e a esse devem servir e obedecer, podem propror e com isso levar o coletivo a pensar sobre novas coisas e com isso progredir, lideres com visão podem fazer isso, mas guardar para si e concentrar o poder e nos acreditarmos que ele vai fazer em nosso bem, é ingenuo e historicamente se mostra falso, e o que Maquivale fala sobre a politica acaba me parecendo muito mais real.

Ideologia é o discurso da classe dominante desenvolve para o coletivo para que esse aceite sua dominação.Ou pelo menos essa é uma definição resumida do mais importante pensador acerca desse conceito que foi Marx.Claro que os Sociologos adaptaram e agora Ideologia ta significando qualquer sistema de ideias.

Sistemas de ideias são necessarios, mas é melhor que sejam baseados em principios.E que as praticas desses brotem, diminui as distorçoes.Principios como justiça, respeito a diferença, liberdade de pensamento, valorizar a democratização dos espaços publicos ampliando a democracia para economia, pro social e cultural.

Agora qualquer sistema na mente das pessoas é preferivel que seja aberto e não dogmatico ou fundamentalista, para permitir o dialogo com o outro, e com esse poder aprender.

Sans nom

Mensagem por Sans nom »

tá mal...

zencem

Mensagem por zencem »

Quanto aos meios para diminuir a desigualdade discordamos em varios pontos.Lí intelectuais de direita e esquerda, e os inspirados ou influenciados pelos socialistas são os que mais me convencem e que mais me parecer tocar nos problemas mais graves do capitalismo.O liberalismo politico tb é uma influencia valiosa pois me lembra da importancia da liberdade de pensamento, expressão, além de outras liberdades individuais tão importantes e necessarias em uma administração democratica e com controle coletivo.

André!
Eu acho o teu pensamento muito bom.

Apenas penso que ele está muito vulnerável às artimanhas das utopias.

E as utopias são sempre constituidas de um pequeno número de sonhadores honestos e uma maioria de espertalhões frios, interesseiros e sem escrúpulos.

Eu prefiro me basear na realidade do que eu mesmo observo e reflito.

Abraços!

Sans nom

Mensagem por Sans nom »

Esses 1%... a realidade... parece uma distopia. Que é apenas a utupia de uns poucos.

zencem

Mensagem por zencem »

Sans nom escreveu:Esses 1%... a realidade... parece uma distopia. Que é apenas a utupia de uns poucos.

:emoticon16: :

André

Mensagem por André »

zencem escreveu:

André!
Eu acho o teu pensamento muito bom.

Apenas penso que ele está muito vulnerável às artimanhas das utopias.

E as utopias são sempre constituidas de um pequeno número de sonhadores honestos e uma maioria de espertalhões frios, interesseiros e sem escrúpulos.

Eu prefiro me basear na realidade do que eu mesmo observo e reflito.

Abraços!

Valeu.Eu na verdade tenho um pouco dos dois(sonhador e realista), acho.

Por um lado sou um realista( influencia de maquiavel) e materialista( influencia de Marx,Thompson e outros).Ou seja ao compreender as sociedades as vejo como são e não como deveriam ser.Me baseio em evidencias materiais(o materialismo histórico é uma importante disciplina para isso), e não em utopias para compreender o passado e o presente.Os significados não externos ao ser humano mas o sentido que assumem na experiencia.

Por outro lado para o futuro eu coloco meu lado sonhador ligado.O futuro é um mar de possibilidades, e mesmo que improvaveis(meu lado realista gritando), eu prefiro a partir do que considero melhor sonhar o sonho possivel.Aquele que a gente ve como algo que talvez se materialize e como ele é valioso, vale a pena fazer o que pudermos para concretizalo.Mesmo que saibamos que sozinhos não vamos conseguir e até por isso, buscamos compartilhar nossos sonhos com outros.

Não tenho ilusoes sobre os politicos de qualquer partido.E muitas vezes de esquerda e de direita, são autoritarios e sem escrupulos como vc indicou, não somente por causa deles mas também devido a um sistema que tb a isso contribui.Por isso prefiro pensar em controle coletivo e em Democracia Ampliada.

Valeu pelo frutifero debate.Que se manteve educado algo otimo em discussoes desse tipo.

Trancado