Moça que roubou um pote de manteiga é condenada

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Mr. Crowley
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Moça que roubou um pote de manteiga é condenada

Mensagem por Mr. Crowley »

e o Maluf continua solto...
Imagem

Huxley

Re: Re.: Moça que roubou um pote de manteiga é condenada

Mensagem por Huxley »

Temporal escreveu:Roubou um pote de manteiga para fazer um BOLINHO ao filho que estava prestes a MORRER?

E quem aqui falou que o filho dela estava prestes a morrer?Foi dito na reportagem a mãe “não aguentava ver filho de 2 anos passando fome” e não a mãe “tentou evitar a morte do filho por desnutrição”.Não tente se esquivar com argumento espantalho.

Temporal escreveu:Disse com relação ao pão. E diga, você garante que ela roubou a manteiga para outra coisa sem ser passar no pão?

O simples fato que ela é uma mulher pobre e o fato que a manteiga tem diversas outras funções além de ser passada no pão já são suficientes como argumentos contra a acusação que a ré é uma "mulher-que-usa-manteiga-apenas-para-passá-la-no-pão".Em Direito se considera que o ônus da prova está com o acusador do réu, não com o réu.Para entender isso, suponhamos um caso fictício.Digamos que eu alego que cometi um homicídio em legítima defesa, mas sou acusado de homicídio doloso.Digamos ainda que se acham impressões digitais da vítima na arma.Seria ridículo um promotor dizer para o réu: “Você garante que ele apontou a arma para você visando outra coisa sem ser apenas te intimidar?”

Temporal escreveu:Bem, acho que em primeiro lugar, não importa se o dono do supermercado é pobre ou o Bill Gates. A lei é para todos.

Importa sim.Em filosofia moral (e até em Direito) se considera que o valor ético de uma ação deve levar em conta o nível de sensibilidade de cada um.Então a lei é para todos, mas o nível de intensidade da pena deve levar em conta a quantidade de Bem ou Mal a ser mensurado para cada indivíduo envolvido.Um exemplo esquematizando isso pode ser apresentada de forma simplificada:

Quantidade de mal em roubar 2 mangas da fazenda de Bill Gates=digamos, -2
Quantidade de bem em dá as 2 mangas para alimentar o filho com fome= digamos, +1
-----------------------------------
Soma do valor ético da ação= -1

Quantidade de mal em roubar 2 mangas do quintal de um favelado= digamos, -5
Quantidade de bem em dá as 2 mangas para alimentar o filho com fome=digamos, +1
------------------------------------
Soma do valor ético da ação=-4

Temporal escreveu:Então agora as mães pobres podem sair roubando comida dos supermercados para alimentar seus filhos sem receber punição?

Outro argumento espantalho.Quem falou que eu defendi isso?

Temporal escreveu: Aliás, diga qual era a punição que, para você, ela merecia.

Num país onde uma pessoa que participa de um racha pega só prestação de serviços comunitários como punição (caso ocorrido com um vizinho meu), a adoção de uma pena alternativa no caso deste mulher não está de mal tamanho.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Temporal

Mensagem por Temporal »

Huxley escreveu:O simples fato que ela é uma mulher pobre e o fato que a manteiga tem diversas outras funções além de ser passada no pão já são suficientes como argumentos contra a acusação que a ré é uma "mulher-que-usa-manteiga-apenas-para-passá-la-no-pão".

Você e nem eu sabemos o que ela disse no julgamento sobre o que exatamente iria fazer com a manteiga, mas suponhamos que tenha roubado para unicamente temperar o pão. Quem está faminto não precisa roubar um temperozinho para o pão que por si só já mata uma fome.
Editado pela última vez por Temporal em 08 Dez 2006, 07:48, em um total de 1 vez.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Temporal escreveu:Trabalhar no mesmo local que roubou? Cara, isto não seria tão simples assim. E outra: se a empresa se recusasse a aceitar tal "empregado-ladrão" para realizar o trabalho? E se a empresa já tiver funcionários encarregados para tais obras?

Isto funciona em desenho e filme, Johnny...

Empregado? Quem falou em EMPREGAR? Quanto custará aos cofres públicos manter uma pessoa que roubou no máximo R$5,00 por 3 mêses que seja? Temporal, eu mesmo quando adolescente já roubei por impulso em supermercados. Só depois de um tempo que a gente passa a ter determinadas atitudes morais consolidadas. Se eu fosse pego nesta época e fosse preso, do jeito que sou revoltado com o sistema, seria mais um revoltado na vida, teria parado de estudar por achar que não merecia isso sendo que tem tantos corruptos de colarinho branco soltos por aí e assim vai. Se você nunca fez uma loucura tem milhões que fizeram mas nem por isso são pessoas ruins que mereçam uma punição severa. Ainda creio que a correção é a socialização mesmo. COlocá-la em contado com outras pessoas diferentes do seu meio para ela "VER" que todos possuem problemas mas o mais importante, que as pessoas ajudam umas às outras.

Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Temporal

Mensagem por Temporal »

Johnny escreveu:Temporal, eu mesmo quando adolescente já roubei por impulso em supermercados. Só depois de um tempo que a gente passa a ter determinadas atitudes morais consolidadas.

Certo, Johnny, mas ela não era nenhum adolescente qualquer. Era adulta, já tinha tido emprego, era mãe, etc.

Ficar quatro anos na prisão talvez seja demais mesmo. Mas, pelo menos, vai ser em regime semi-aberto. Alguém com mais conhecimento em Direito pode me fazer um breve resumo de como é este regime?

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Alter-ego escreveu:Tem que cumprir a lei? Sim, é óbvio!

Agora bem que eu gostaria de ver os surrupiadores do patrimônio público serem condenados também...

- Que lei héin!?!?! - Enquanto assassinos do volante são condenados a pagar cestinhas básicas, uma mulher pega 4 anos por roubar um pote de manteiga?!?!?

- Acho que é um caso clássico de advogado ruim, acho que até eu salvaria essa dona da condenação.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

temos que ver tambem a opiniao nefasta do juri, que foi capaz de aprovar a condenaçao dela
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Ateu Tímido escreveu:Provavelmente ela não vai cumprir um dia sequer.
Tende a ser revertida a sentença, pelo "princípio da insignificância".

Só se ela recorrer, né. E o tribunal acolher a tese da defesa. Aliás, acho bem provável que, se houver recurso, o tribunal acolha a atipicidade do crime por causa do princípio da insignificância. É tão ridículo ser CONDENADO a quatro anos por um pote de manteiga... e não é nem por ela ter dito que o filho estava com fome nem nada, é que é objetivamente injusto. Mesmo que fosse uma patricinha saindo de uma loja de cosméticos com um batom e um esmalte furtados, não há argumento cabível pra uma condenação a QUATRO anos.

Aliás, pensando bem, quatro anos é a pena MÁXIMA de furto simples, como esse juiz BIZARRO pôde condenar ao máximo de pena uma ré primária e sem antecedentes?? Pensando bem, essa sentença não faz nenhum sentido, é PRATICAMENTE CERTO que o Tribunal vai reformar! Eu, hein??
É um problema espiritual, chupe pau!

betossantana
Contato:

Temporal escreveu:Ficar quatro anos na prisão talvez seja demais mesmo. Mas, pelo menos, vai ser em regime semi-aberto. Alguém com mais conhecimento em Direito pode me fazer um breve resumo de como é este regime?

Basicamente, você sai durante o dia, SE TIVER TRABALHO, e volta pra dormir na unidade prisional à noite. Se estiver desempregado, você fica lá o dia todo. Só pegando a Lei de Execuções Penais pra mais detalhes.

O nível de segurança é menor, também.

betossantana
Contato:

Poindexter escreveu:As penas brasileiras são umas piadas! Só falta agora abolirem todas as penas!
Não sei se tem mais algum outro filho, mas, se tem, se enquadraria no meu conceito de Esterilização Compulsória.

Não acho que a "pena" de morte sumária levada a cabo pela polícia brasileira seja uma "piada": na verdade, é um problema gravíssimo e francamente desesperador.

E como você pode ser a favor de algo como "esterilização compulsória" e ser contra o aborto? Dãããã.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

A mulher roubou a manteiga e ficou aflita (pelos vistos com motivos) e arranjou essa desculpa tola.

Em portugal seria obrigada a devolver a manteiga, a pedir desculpa, e seria proibida de voltar àquela loja.

Gostava ainda de dizer que em portugal, se se provar que uma pessoa roubou por necessidade (tipo está a morrer de fome e rouba um pão), ela não pode ser punida.

Por última: que vergonha! que pena absurda e completamente desajustada! (isso em portugal nem crime seria...)
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Trancado