E quando as pessoas ainda precisam de Fé?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Alter-ego
Gênero: Masculino

E quando as pessoas ainda precisam de Fé?

Mensagem por Alter-ego »

Os que acompanham os meus textos a mais tempo sabem que eu dirigia um ministério católico e que era bastante requisitado para pregações, direção de encontros, vigílias, etc. Os convites de todo o tipo se mantém até hoje...
Na semana passada uma senhora veio procurar-me, pedindo que fosse até a sua casa para fazer uma oração, pois que ela estava com problemas.
"Que tipo de problemas?" - perguntei.
Ao que ela respondeu que havia, junto com sua filha visto um "vulto" entrando em seu quarto e que, logo após, uma séria de objetos cairam ao chão, seguidos por uma sucessão de ruídos.
Olhei bem para a senhora, e já ía sugerir-lhe que fosse a um psquiatra, quando percebi que ela começava a chorar, visivelmente emocionada, e pedia-me que fosse com urgência, pois durante toda a semana elas quase não puderam dormir, amedrontadas.
Pensei por uns instantes sobre o que dizer-lhe.
Aquela não era uma pessoa dada a melindres, ou que já houvesse vindo com histórias semelhantes anteriormente, e estava visivelmente abalada.
Se eu a mandasse procurar um profissional, ela ficaria ofendida, provavelmente não iria e ficaria na mesma.
Também me deu vontade de, já que ela cria nessas coisas de "vultos", mandá-la a um centro espírita. Mas imaginei que, ainda que ela fosse, a situação seria explorada de forma a criar um vínculo emocional que a impedisse de sair de lá.
Então concordei em ir...

Na sexta-feira, à noite, conforme combinado, passei lá.
Pedi para ver a casa, o local do "incidente", para conversar com as pessoas de casa, e o sentimento entre eles era o mesmo.
Dei início a um momento de oração, trazendo alguns dos principais elementos que eu costumava usar. Mas, não, não trouxe o pequeno ritual para sessões de libertação que já usara em outras situações "extremas" no passado.
Simplesmente usei de orações, palavras e passagens serenas que desembocavam em uma única mensagem: não há o que temer! Eles temiam que uma certa "entidade" maligna os tivesse perseguindo. Então, eu enfatizei que não há que se preocupar com a maldade, basta preencher a vida com o Bem.
Ao fim, estavam todos melhor e passei algumas recomendações à familia.

Agí mal, ou fiz meu papel como ser humano?
"Noite escura agora é manhã..."

zencem

Mensagem por zencem »

Alter-ego!

Acho que você agiu certíssimo, não importa o que representou, se um artista, um psicólogo, ou uma figura religiosa.
Não nos cabe mudar as pessoas numa situação desta e sim prestar-lhes a ajuda conforme as suas necessidades e a forma como essa ajuda pode ser eficaz.
Você mostrou que é uma pessoa humilde e com um grande sentido de humanidade.
Continue assim, meu amigo!

Abraços!

King In Crimson

Re.: E quando as pessoas ainda precisam de Fé?

Mensagem por King In Crimson »

Algumas pessoas precisam de morfina. Mas, mesmo sabendo de que nada serve, dá-se.

Porém, dar uma de hipócrita, mesmo que não se perceba, acaba com a gente. É melhor semore evitar.

O ENCOSTO
Contato:

Re: E quando as pessoas ainda precisam de Fé?

Mensagem por O ENCOSTO »

Alter-ego escreveu:

Quanto você levou nessa? :emoticon16:

Falando sério, no seu lugar eu teria indicado um padre. A senhora era católica.

Apesar de eu achar esse catolicismo meu estranho. Geralmente os católicos recorrem a macumbeiros, benzedores e outros tipos quando estão passando por isso.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

E o Shitmaker faria o quê?

Seria macho ao menos uma vez na vida e diria a verdade?
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Alter-ego escreveu:Os que acompanham os meus textos a mais tempo sabem que eu dirigia um ministério católico e que era bastante requisitado para pregações, direção de encontros, vigílias, etc. Os convites de todo o tipo se mantém até hoje...
Na semana passada uma senhora veio procurar-me, pedindo que fosse até a sua casa para fazer uma oração, pois que ela estava com problemas.
Ao que ela respondeu que havia, junto com sua filha visto um "vulto" entrando em seu quarto e que, logo após, uma séria de objetos cairam ao chão, seguidos por uma sucessão de ruídos.
Olhei bem para a senhora, e já ía sugerir-lhe que fosse a um psquiatra, quando percebi que ela começava a chorar, visivelmente emocionada, e pedia-me que fosse com urgência, pois durante toda a semana elas quase não puderam dormir, amedrontadas.
Aquela não era uma pessoa dada a melindres, ou que já houvesse vindo com histórias semelhantes anteriormente, e estava visivelmente abalada.
Se eu a mandasse procurar um profissional, ela ficaria ofendida, provavelmente não iria e ficaria na mesma.
Também me deu vontade de, já que ela cria nessas coisas de "vultos", mandá-la a um centro espírita. Mas imaginei que, ainda que ela fosse, a situação seria explorada de forma a criar um vínculo emocional que a impedisse de sair de lá.
Então concordei em ir...

Pedi para ver a casa, o local do "incidente", para conversar com as pessoas de casa, e o sentimento entre eles era o mesmo.
Dei início a um momento de oração, trazendo alguns dos principais elementos que eu costumava usar. Mas, não, não trouxe o pequeno ritual para sessões de libertação que já usara em outras situações "extremas" no passado.
Simplesmente usei de orações, palavras e passagens serenas que desembocavam em uma única mensagem: não há o que temer! Eles temiam que uma certa "entidade" maligna os tivesse perseguindo. Então, eu enfatizei que não há que se preocupar com a maldade, basta preencher a vida com o Bem.

Graças à sabedoria que usou, conseguiu ajudar um ser humano numa situação bastante delicada sem ser desonesto consigo mesmo hora nenhuma. Parabéns pela atitude, não há o que criticar.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

O ENCOSTO escreveu:
Alter-ego escreveu:

Quanto você levou nessa? :emoticon16:

Falando sério, no seu lugar eu teria indicado um padre. A senhora era católica.

Apesar de eu achar esse catolicismo meu estranho. Geralmente os católicos recorrem a macumbeiros, benzedores e outros tipos quando estão passando por isso.

É costume brasileiro não ter coerência política, quanto mais religiosa. Realmente é muito comum entre católicos, na hora do aperto, procurarem benzedeiras e afins... carência intelectual...
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Tranca

Mensagem por Tranca »

Não há o que repreender.

Parece que você era uma pessoa conhecida e inspirava confiança à mulher a à sua família. Foi movido a ajudar, tendo em consideração o estado emocional daquela. Se você os deixou com palavras que inspirem a enfrentar seus medos e seguir adiante sem temer, fez bem.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Direcioná-la a um centro espírita teria sido o " correto "

Bjs

Team America

Mensagem por Team America »

Funcionou?
TEAM AMERICA WORLD POLICE

Tranca

Mensagem por Tranca »

[Hrrr ON]

Voceh naum deveria ter contribuido para agerinar ainda mais essa muilher e sua familia

[Hrrr OFF]

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Alter-ego escreveu:Os que acompanham os meus textos a mais tempo sabem que eu dirigia um ministério católico e que era bastante requisitado para pregações, direção de encontros, vigílias, etc. Os convites de todo o tipo se mantém até hoje...
Então concordei em ir...

- Bela atitude cara, o problema é vc se empolgar e começar a cobrar pelo serviço.... :emoticon12: :emoticon12:
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Tranca

Mensagem por Tranca »

Uma coisa que noto é que os padres católicos não têm a mesma disposição de cuidar destes "casos particulares" que pastores evangélicos e espíritas têm.

Roberto Campos

Dick

Mensagem por Dick »

Por certo foi algo humano, embora não sei se eu me sentiria bem sendo hipócrita nestas questões de fé. Digo, esta é a mesma situação da criança (ou adulto) que perde um ente querido. Seu conforto é o melhor, independentemente do engodo no qual o mesmo se sustenta? Ainda assim, acho que foi o melhor. E pur si mueve.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Apáte
Contato:

Re: Re.: E quando as pessoas ainda precisam de Fé?

Mensagem por Apáte »

Tranca-Ruas escreveu:Uma coisa que noto é que os padres católicos não têm a mesma disposição de cuidar destes "casos particulares" que pastores evangélicos e espíritas têm.

Noto que católicos em geral estão muito menos preocupados com a religião alheia que evangélicos e espíritas. Pra comprovar é só dizer que é ateu para os três tipos de pessoa se, por acaso, tocarem no assunto religião

DIG

Re: Re.: E quando as pessoas ainda precisam de Fé?

Mensagem por DIG »

Apáte escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:Uma coisa que noto é que os padres católicos não têm a mesma disposição de cuidar destes "casos particulares" que pastores evangélicos e espíritas têm.

Noto que católicos em geral estão muito menos preocupados com a religião alheia que evangélicos e espíritas. Pra comprovar é só dizer que é ateu para os três tipos de pessoa se, por acaso, tocarem no assunto religião

Concordo.
Católicos geralmente são melhores pessoas que os crentes por geralmente serem menos cristãos(polêmica mode ON)...

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Não, não agiu e ainda livrou-os das garras maléficas do espitismo.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

VOSSEIZ TEM CORAJE DI DIZE A FAMILIA QUE EH INVEMSSAUM DAS CABESSA DELAS :inter:

VOSSEIZ TEM CORAJE DI DIZE PRA CRIANSSA QUI ELA VAI MORRE :inter:
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Alter-ego escreveu:Se eu a mandasse procurar um profissional, ela ficaria ofendida, provavelmente não iria e ficaria na mesma.

Esse é o grande segredo, cara. O ser humano vive se engalfinhando em conflitos ideológicos, em compromisso com uma pretensa "verdade", em usar ou não muletas psicológicas, e se esquece que o desejável é produzir o maior bem possível em cada situação. Parabéns.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Dick

Mensagem por Dick »

Flavio Costa escreveu:
Alter-ego escreveu:Se eu a mandasse procurar um profissional, ela ficaria ofendida, provavelmente não iria e ficaria na mesma.

Esse é o grande segredo, cara. O ser humano vive se engalfinhando em conflitos ideológicos, em compromisso com uma pretensa "verdade", em usar ou não muletas psicológicas, e se esquece que o desejável é produzir o maior bem possível em cada situação. Parabéns.

A IURD é, portanto, benéfica para o povão indouto sedento por um sentido na vida. Quantos bêbados ela já não salvou? Quantos vagabundos criminosos? Salve Macedo!
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Alter-ego escreveu:Agí mal, ou fiz meu papel como ser humano?

Eu não faria o mesmo, mas acho que agiste bem :emoticon45:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Let me think for a while escreveu:
Flavio Costa escreveu:

A IURD é, portanto, benéfica para o povão indouto sedento por um sentido na vida. Quantos bêbados ela já não salvou? Quantos vagabundos criminosos? Salve Macedo!

A IURD produz o maior bem possível em cada situação?
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Caro amigo catholico, você agiu bem,trouxe paz e conforto para uma familia.
A questão é : Por quanto tempo?

Eu com certeza levaria ela a uma igreja evangélica, sei que esses espíritos existem e que vão votar a incomodar.Porém como tenho visto cada igreja por aí pregando até contra os principais princípios bíblicos,entendo que fazer isso seria perigoso.
Abraço.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Let me think for a while escreveu:A IURD é, portanto, benéfica para o povão indouto sedento por um sentido na vida. Quantos bêbados ela já não salvou? Quantos vagabundos criminosos? Salve Macedo!

o gesto do alter pareceu-me excepcional e desinteressado, não é comparável a uma seita organizada chupadora de dinheiro.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

zencem

Mensagem por zencem »

Let me think for a while escreveu:
Flavio Costa escreveu:

Creio que é uma situação bem diferente.
O que move a IURD não é o sentido de ajuda, mas explorar e manter uma instituição, defendendo e fazendo proselitismo de suas falácias.
No caso do Alter-ego, ele atendeu a uma situação isolada, movido pela solidariedade, haja vista que o móvel, era fazer o jogo daquela gente, para que ela tirasse proveito desse seu estado e se livrasse do seu problema.
Ficou até com autoridade para, em outra condição, ter uma atitude mais realista, com os mesmos personagens.

Trancado