Meu Segundo* Pastor Favorito

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Por Acauan

Esta é para aqueles que achavam que eu nunca escreveria um elogio para um pastor evangélico.

Para estes dedico esta apologia ao meu segundo* pastor favorito.

Se eu tivesse que defini-lo com um adjetivo, diria que o cara é, antes de tudo, humano.

Não é pouca coisa.
Só quem é crente (ou muito observador) sabe que ser pastor é um saco para qualquer ser humano normal e bem intencionado, na medida possível da combinação.

Imagine ser líder de uma comunidade onde todo mundo se acha santo.
Quem ocupa esta função não pode coçar a bunda sem que algum membro mais sensível da congregação se escandalize com o gesto.

Mas chega de enrolação.

Meu segundo* pastor favorito é o reverendo Lovejoy, da First Church of Springfield.

Lovejoy é o estereótipo do pastor evangélico - estereótipo americano, ressalte-se, longe léguas deste sul do Equador onde qualquer paixão diverte.

Quem olha o cara com predisposição a antipatia percebe logo o zelo obsessivo com que cuida das ofertas durante o culto.
Certa vez ele só deu atenção a uma fiel aflita depois que ela depositou umas moedinhas na caixa de oferendas.

O interessante, ou surpreendente, conforme o ponto de vista, é que Lovejoy é um pastor honesto.
Todo dinheiro que entra na igreja é destinado à própria, sendo que o reverendo desfruta de um padrão de vida na média de seus congregados, nem melhor nem pior que o de um Homer Simpson, o modelo de referência no universo amostral considerado.

Se há alguém lendo isto que por acaso aventou a dúvida "por que ACAUAN DOS TUPIS simpatizou com este personagem", explico.
Uma das maneiras de saber algo sobre o que um homem é, é saber o que ele faz quando não tem nada para fazer.

Pois é.

Quando não tem nada para fazer, ACAUAN DOS TUPIS escreve textos como este.

Voltando ao que interessa.
O reverendo Lovejoy quando não tem o que fazer vai brincar no porão de sua casa com seu modelo de ferrovia, com direito a bonezinho de maquinista com o qual controla locomotivas em miniatura por trajetos imaginários durante horas a fio.

Legal.
Muita gente faz coisa parecida em "dois D" no playstation 2 ou similar.
Construir e fazer tudo funcionar no mundo real, mesmo que em escala, não é pouca coisa.

E Lovejoy tem bons motivos para se enfurnar com seus trenzinhos.
Além da pentelhação dos fiéis, ainda tem que administrar o casamento com uma das maiores fofoqueiras de Springfield e as armações da filha pré-adolescente (não acredito que usei este termo), primeira e única a fazer o próprio Bart Simpson de idiota combinando precoces encantos femininos com doses irresistíveis de malícia e malandragem da grossa.

Lovejoy se mostra na plenitude de sua humanidade no episódio "In Marge We Trust", quando numa retrospectiva biográfica foi mostrado como o pastor jovem e idealista, cheio de fé e vontade, que viu dia a dia sua energia pastoral minada pela proximidade constante de Ned Flanders, o cristão cristão prá caramba, cuja perfeição incomodava o clérigo a ponto de, gradativamente, perder todo o entusiasmo com a missão pastoral.

Não era culpa do Ned.
Humanos são assim.

E isto pode ser resumido no agradecimento que Lovejoy faz a Marge Simpson no fim do episódio por ela ter restaurado nele o interesse por aquela turma que tanto se incomoda com a possibilidade de ele coçar a bunda de vez em quando:

"… thank Marge Simpson. She taught me that there's more to being a minister than not caring about people."

Algo como, "Obrigado Marge, você me fez ver que há algo mais em ser um pastor do que não se importar com as pessoas".

Qualquer coincidência é mera semelhança.
E por isto Lovejoy é meu segundo* pastor favorito.

Imagem

*n.A. (nota do Acauan): Só para constar, meu primeiro pastor favorito é o reverendo dr. Martin Luther King Jr.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

André

Re: Meu Segundo* Pastor Favorito

Mensagem por André »

Bom texto.Quando assistir Os Simpsons vou prestar mais atenção.

Tb pensei em Martin Luther King para primeiro lugar.Citei ele até um forum de debates academicos: foi essa "Injustiça em qualquer lugar afeta a justiça em todos os lugares".
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Acauan
Moderador

Re: Meu Segundo* Pastor Favorito

Mensagem por Acauan »

Andre TJ escreveu:Bom texto.Quando assistir Os Simpsons vou prestar mais atenção.

Tb pensei em Martin Luther King para primeiro lugar.Citei ele até um forum de debates academicos: foi essa "Injustiça em qualquer lugar afeta a justiça em todos os lugares".

E "Que a História registrará não apenas a ação dos filhos das trevas, mas também a omissão dos filhos da luz." ou coisa parecida...
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Mr. Crowley
Contato:

Re.: Meu Segundo* Pastor Favorito

Mensagem por Mr. Crowley »

Sou mais o RR Soares.
Imagem

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

Acauan escreveu:Lovejoy é o estereótipo do pastor evangélico - estereótipo americano, ressalte-se, longe léguas deste sul do Equador onde qualquer paixão diverte.

Lovejoy eh pastor protestante, de um protestantismo meio que distinto das centenas de denominaçoes evangelicas brasileiras
(tem la suas semelhanças, obvio, mas de certa forma as distinçoes sao maiores)
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

carlo

Mensagem por carlo »

Ler um texto seu apontando um pastor favorito, me faz reportar ao mundo e época de Machado de Assis e a seu "humor" machadiano! :emoticon7:
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Lovejoy destruiu provas da não existencia de Deus num dos capitulos. Deu a entender que ele não acredita naquilo que prega.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Hugo

Re: Re.: Meu Segundo* Pastor Favorito

Mensagem por Hugo »

O ENCOSTO escreveu:Lovejoy destruiu provas da não existencia de Deus num dos capitulos. Deu a entender que ele não acredita naquilo que prega.

Que eu me lembre foi o Flanders.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Legal.

Eu tenho simpatia justamente pela "humanidade" de dois padres e um pastor que conheci.

Retirado o verniz religioso, são grandes pessoas, que fazem a diferença em seu meio social.
Editado pela última vez por Tranca em 14 Dez 2006, 11:59, em um total de 1 vez.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Hugo

Re: Re.: Meu Segundo* Pastor Favorito

Mensagem por Hugo »

Tranca-Ruas escreveu:um pator

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Eu poderia citar o pastor Nehemias Marien, que não ataca o espiritismo e outras crenças.
Do meu ponto de vista, ele não sabe bem o que quer, mas, de qualquer modo, é tolerante em relação à crença dos outros.

http://www.espirito.org.br/portal/artig ... arien.html

Fran Pierri
Contato:

Mensagem por Fran Pierri »

Eu me mato indo com o Silas Malafaia!
Uma cobra me deu uma maçã de presente hoje!
Imagem

Trancado