E quando as pessoas ainda precisam de Fé?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Dick

Re: E quando as pessoas ainda precisam de Fé?

Mensagem por Dick »

clara campos escreveu:o gesto do alter pareceu-me excepcional e desinteressado, não é comparável a uma seita organizada chupadora de dinheiro.

zencem escreveu:Creio que é uma situação bem diferente.
O que move a IURD não é o sentido de ajuda, mas explorar e manter uma instituição, defendendo e fazendo proselitismo de suas falácias.
No caso do Alter-ego, ele atendeu a uma situação isolada, movido pela solidariedade, haja vista que o móvel, era fazer o jogo daquela gente, para que ela tirasse proveito desse seu estado e se livrasse do seu problema.
Ficou até com autoridade para, em outra condição, ter uma atitude mais realista, com os mesmos personagens.

Há uma metaconcordância aqui. Pois ora, que interessante: estamos então analisando a INTENÇÃO e não o resultado obtido. Se a coitada tivesse procurado Macedo e cia, eles provavelmente a teriam convencido de que era um encosto (pra variar) e, que se ela aceitasse Jesus (claro, com a devida contribuição dizimal), o encosto a deixaria. Provavelmente ela teria entrado na onda, ficado um "dízimo" mais pobre mas, vejam que interessante, o resultado seria o mesmo! Para vocês que estão de soslaio, já redigindo mentalmente algo para me contradizer: CONCORDO COM VOCÊS, APENAS ESTOU ADVOGANDO PARA O DIABO! E aí? A intenção é mais importante que o resultado obtido?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Let me think for a while escreveu:Há uma metaconcordância aqui. Pois ora, que interessante: estamos então analisando a INTENÇÃO e não o resultado obtido.

Não.
O que importa é a intenção (boa por parte do Alter) e o resultado (o alívio da senhora).
Ambos são importantes, não apenas um.

Let me think for a while escreveu:Para vocês que estão de soslaio, já redigindo mentalmente algo para me contradizer: CONCORDO COM VOCÊS, APENAS ESTOU ADVOGANDO PARA O DIABO!

???
Ninguém está de soslaio.
Este é um fórum onde as pessoas são livres de expressar as suas opiniões, ainda que elas não sejam iguais às tuas.
É um pouco ridículo achares que as nossas participações são só para te contradizer.

Let me think for a while escreveu: E aí? A intenção é mais importante que o resultado obtido?

Ambos são importantes.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Dick

Re.: E quando as pessoas ainda precisam de Fé?

Mensagem por Dick »

Clara, não quis dizer (já dizendo) que estamos aqui para contradições. Sei disto, por isso perco tanto tempo (no bom sentido) com este fórum. Foi no sentido dialético, apenas isso. Isso é o que fazemos aqui: boas conversas! :emoticon1:

Agora, ressucitando um pouco mais Maquiavel: se a dona ficasse aliviada, curada de seus temores iniciais relatados, mas por meio de um engodo (IURD), faria-nos pensar (pelo menos a mim) sobre a intenção. Estou exausto de ouvir este tipo de argumento por parte dos que defendem que não importa se é uma enganação ou não: o fato é que os crentes agerinados estão melhores enquanto fiéis. Eu não tenho tido sucesso em convencê-los de que sua alegria não é maior que a alegria de um bêbado, de um drogado. Mais um motivo para trocar idéias com vocês: reforçar-nos mutuamente em nossos argumentos. Abraço. :emoticon19:

P.S.: "Tenho tido" é muuito estranho! :emoticon12:
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

o pensador

Mensagem por o pensador »

Efeito placebo;um factóide as vezes necessário para a saúde psicosomática de alguns seres humanos.E isto nâo existe apenas em religiôes e crendices nâo...o ateísmo e qualquer ideologia pode se tornar um dadas as circunstâncias adequadas.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Alter-ego escreveu:Os que acompanham os meus textos a mais tempo sabem que eu dirigia um ministério católico e que era bastante requisitado para pregações, direção de encontros, vigílias, etc. Os convites de todo o tipo se mantém até hoje...
Na semana passada uma senhora veio procurar-me, pedindo que fosse até a sua casa para fazer uma oração, pois que ela estava com problemas.
"Que tipo de problemas?" - perguntei.
Ao que ela respondeu que havia, junto com sua filha visto um "vulto" entrando em seu quarto e que, logo após, uma séria de objetos cairam ao chão, seguidos por uma sucessão de ruídos.
Olhei bem para a senhora, e já ía sugerir-lhe que fosse a um psquiatra, quando percebi que ela começava a chorar, visivelmente emocionada, e pedia-me que fosse com urgência, pois durante toda a semana elas quase não puderam dormir, amedrontadas.
Pensei por uns instantes sobre o que dizer-lhe.
Aquela não era uma pessoa dada a melindres, ou que já houvesse vindo com histórias semelhantes anteriormente, e estava visivelmente abalada.
Se eu a mandasse procurar um profissional, ela ficaria ofendida, provavelmente não iria e ficaria na mesma.
Também me deu vontade de, já que ela cria nessas coisas de "vultos", mandá-la a um centro espírita. Mas imaginei que, ainda que ela fosse, a situação seria explorada de forma a criar um vínculo emocional que a impedisse de sair de lá.
Então concordei em ir...

Na sexta-feira, à noite, conforme combinado, passei lá.
Pedi para ver a casa, o local do "incidente", para conversar com as pessoas de casa, e o sentimento entre eles era o mesmo.
Dei início a um momento de oração, trazendo alguns dos principais elementos que eu costumava usar. Mas, não, não trouxe o pequeno ritual para sessões de libertação que já usara em outras situações "extremas" no passado.
Simplesmente usei de orações, palavras e passagens serenas que desembocavam em uma única mensagem: não há o que temer! Eles temiam que uma certa "entidade" maligna os tivesse perseguindo. Então, eu enfatizei que não há que se preocupar com a maldade, basta preencher a vida com o Bem.
Ao fim, estavam todos melhor e passei algumas recomendações à familia.

Agí mal, ou fiz meu papel como ser humano?

Não viras tes ATEU caro Alter? como ousas mentir desse jeito? onde esta a coragem do ceticismo em adotar a verdade do NADA DISSO EXISTE? Que vergonha!!!!! :emoticon2:
Assim vc só colabora para fomentar a ignorancia do teista! não faça mas isso rapaz! adote o ateismo FORTE e convicto e livre essas criaturas do conto de fadas da religião catolica! :emoticon1:

Viva o Ateismo Forte!!!! que seja louvado...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Tranca
Gênero: Masculino

Mensagem por Tranca »

Não viras tes ATEU caro Alter? como ousas mentir desse jeito? onde esta a coragem do ceticismo em adotar a verdade do NADA DISSO EXISTE? Que vergonha!!!!!

Mas é um zé-mané, mesmo... :emoticon12:

Você consegue perceber que quando se trata de ajudar alguém que acredita em algo superior, dadas as ciercunstâncias, é melhor deixar estes assuntos de crença/descrença para serem resolvidos por elas quando estiverem bem e se quiserem?

Quem não crê não fica procurando oportunidade para desconverter quem crê. Isso é coisa de proselitista, como você e o Emmmcri. :emoticon12:

O Alter ajudou da forma que achou melhor na hora. Não seria o que muitos fariam, mas serviu para aplacar o medo e acalmar as pessoas envolvidas. Depois, elas resolvem o que fazem.

Se pensar um pouco (um pouquinho só, não dói), perceberá que é mais importante tentar ajudar alguém sem fazer com que a pessoa pense necessariamente como você do que empreender uma cruzada para fazer a pessoa enxergar o mundo com suas lentes, o que poderia não ajudar em nada.

Assim vc só colabora para fomentar a ignorancia do teista!

Quantos ateus andaram tentando te ajudar, videomaker? :emoticon12:

não faça mas isso rapaz! adote o ateismo FORTE e convicto e livre essas criaturas do conto de fadas da religião catolica!

Esse povo tem mesmo é que reencarnar umas 10 vezes para evoluir e chagar a ser um espírita como você.

Afinal, evoluir sempre! Tal é a lei!!!1

É ou não é :inter:
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

A principal mensagem do Alter foi esta:
Então, eu enfatizei que não há que se preocupar com a maldade, basta preencher a vida com o Bem.
ou não?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Tranca

Re: Re.: E quando as pessoas ainda precisam de Fé?

Mensagem por Tranca »

Apáte escreveu:A principal mensagem do Alter foi esta:
Então, eu enfatizei que não há que se preocupar com a maldade, basta preencher a vida com o Bem.
ou não?

Bem grande e colorido para o videomaker ler e entender.

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

videomaker

Tranca-Ruas escreveu:
Não viras tes ATEU caro Alter? como ousas mentir desse jeito? onde esta a coragem do ceticismo em adotar a verdade do NADA DISSO EXISTE? Que vergonha!!!!!

Mas é um zé-mané, mesmo... :emoticon12:

Você consegue perceber que quando se trata de ajudar alguém que acredita em algo superior, dadas as ciercunstâncias, é melhor deixar estes assuntos de crença/descrença para serem resolvidos por elas quando estiverem bem e se quiserem?

Quem não crê não fica procurando oportunidade para desconverter quem crê. Isso é coisa de proselitista, como você e o Emmmcri. :emoticon12:

O Alter ajudou da forma que achou melhor na hora. Não seria o que muitos fariam, mas serviu para aplacar o medo e acalmar as pessoas envolvidas. Depois, elas resolvem o que fazem.

Se pensar um pouco (um pouquinho só, não dói), perceberá que é mais importante tentar ajudar alguém sem fazer com que a pessoa pense necessariamente como você do que empreender uma cruzada para fazer a pessoa enxergar o mundo com suas lentes, o que poderia não ajudar em nada.

Assim vc só colabora para fomentar a ignorancia do teista!

Quantos ateus andaram tentando te ajudar, videomaker? :emoticon12:

não faça mas isso rapaz! adote o ateismo FORTE e convicto e livre essas criaturas do conto de fadas da religião catolica!

Esse povo tem mesmo é que reencarnar umas 10 vezes para evoluir e chagar a ser um espírita como você.

Afinal, evoluir sempre! Tal é a lei!!!1

É ou não é :inter:

E a Verdade Baixaréu como fica? Não vem com essa não, viva o ateismo forte e abaixo as muletas psicologicas!
Ou vc não tem muita "ceteza" do que não acredita? hummm? :emoticon5: Seria vc um ateu que reza a noite? só para não perder o habito? :emoticon5: hummm? sei não...
Já sei a Ateismo é uma verdade que não pode ser supuortada por gente que não seja grandes seres genias e maduros como vcs, seria isso? Não, seu Tranca! Viva o Ateismo sem mascaras!
Viva o ateismo FORTE! A VERDADE SEMPRE...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

clara campos
Moderadora
Contato:

Let me think for a while escreveu:Clara, não quis dizer (já dizendo) que estamos aqui para contradições. Sei disto, por isso perco tanto tempo (no bom sentido) com este fórum. Foi no sentido dialético, apenas isso. Isso é o que fazemos aqui: boas conversas! :emoticon1:

:emoticon45:

Let me think for a while escreveu:Agora, ressucitando um pouco mais Maquiavel: se a dona ficasse aliviada, curada de seus temores iniciais relatados, mas por meio de um engodo (IURD), faria-nos pensar (pelo menos a mim) sobre a intenção. Estou exausto de ouvir este tipo de argumento por parte dos que defendem que não importa se é uma enganação ou não: o fato é que os crentes agerinados estão melhores enquanto fiéis. Eu não tenho tido sucesso em convencê-los de que sua alegria não é maior que a alegria de um bêbado, de um drogado. Mais um motivo para trocar idéias com vocês: reforçar-nos mutuamente em nossos argumentos. Abraço. :emoticon19:

Há pessoas que não conseguem "mentir" ainda que isso faça bem aos outros. Eu por norma não o faço, mas não o considero condenável em determinadas situações, sendo a descrita pelo Alter uma delas.
Também já desisti há muito tempo de tentar desconverter seja quem for que tenha fé.
O meu combate à religião cinge-se ao combate ao obscurantismo, aos dogmas e ao preconceito, não à fé ou consolação.

Quase toda a gente usa de placebos psicológicos (como referiu o pensador), e a fé não é necessariamente pior que qualquer outro.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

videomaker

Tranca-Ruas escreveu:
ou não?

Seria o efeito do NATAL? Agora a verdade não tem mas valor?
Tão bonzinhos esses ateus...

Viva o Ateismo Forte ! em letras bem grandes pra vc tambem entender!!!!!

Ps. E Papai Noel tambem não existe !!!!! :emoticon1:

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Tranca-Ruas escreveu:
ou não?

Caso perdido.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

videomaker

ou não?

Já sei a Ateismo é uma verdade que não pode ser supuortada por gente que não seja grandes seres genias e maduros como vcs, seria isso? Não, seu Tranca! Viva o Ateismo sem mascaras!

videomaker

Apáte escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:
ou não?

Caso perdido.

A verdade, mesmo que não a suportes! :emoticon1:

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

videomaker escreveu:
ou não?

Na frase que eu quotei, cadê a citação de deus?

videomaker

Apáte escreveu:
videomaker escreveu:
ou não?

E dai? Deus e o Diabo(esse que a oração afastou) não existem mesmo! logo não vem ao caso!
Falar a verdade e tirar a o sujeito das trevas da ignorancia não seria melhor? verdade neles...

Dick

Mensagem por Dick »

videomaker escreveu:A verdade, mesmo que não a suportes!:emoticon1:

Este cara é um sarro! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Tranca

Mensagem por Tranca »

videomaker escreveu:E a Verdade Baixaréu como fica? Não vem com essa não, viva o ateismo forte e abaixo as muletas psicologicas!

Quem te disse que a partir do momento que uma pessoa descrê ela tem a obrigação de fazer os outros a verem o mundo pelo espectro delas?

Ou vc não tem muita "ceteza" do que não acredita? hummm? Seria vc um ateu que reza a noite? só para não perder o habito? hummm? sei não...

Essa sua pose se pseudo-quesstionador é hilária. EU não rezo nem oro, mas não tenho absolutametne nada contra quem o faz.

Nem contra espíritas como você que ficam vibrando pora aí que nem antena de repetição.

O ateísmo é uma constatação pessoal, de acordo com a experiência de cada um que se torna ateu, visto que ao passo que não se pode provar que não existe um "deus", também não se pode provar que existe.

E por falar em medo, eu tenho absoluta certeza que você é um baita medroso que se pela de medo de que a vida termine no pó da sepultura.

E fica com essa sua lenga-lenga inconformista para tentar se convencer de que "não pode ser assim, não é justo"...

Medroso! :emoticon12:

Roberto Campos

Tranca

Mensagem por Tranca »

videomaker escreveu:Seria o efeito do NATAL? Agora a verdade não tem mas valor? Tão bonzinhos esses ateus...

Lálálálálálálálálálálálálálálálálá

Eu não tô lendo nada...

]Viva o Ateismo Forte! Em letras bem grandes pra vc tambem entender!!!!!

Medroso!

Ps. E Papai Noel tambem não existe !!!!! :emoticon1:

Isso eu não sei, mas depois de sua participação nesse tópico, passei a acreditar em burro falante e mula-sem-cabeça. :emoticon12:
Editado pela última vez por Tranca em 15 Dez 2006, 10:18, em um total de 1 vez.

Roberto Campos

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

videomaker escreveu:
Apáte escreveu:
videomaker escreveu:
ou não?

E dai? Deus e o Diabo(esse que a oração afastou) não existem mesmo! logo não vem ao caso!
Falar a verdade e tirar a o sujeito das trevas da ignorancia não seria melhor? verdade neles...

De onde o Fernando Silva tira paciência?

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Apáte escreveu:De onde o Fernando Silva tira paciência?

Do trauma causado por ter sido católico

Bjs

clara campos
Moderadora
Contato:

Tranca-Ruas escreveu:
Nem contra espíritas como você que ficam vibrando pora aí que nem antena de repetição.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

salgueiro escreveu:
Apáte escreveu:De onde o Fernando Silva tira paciência?

Do trauma causado por ter sido católico

Bjs

Também sou traumatizada...só que ao contrário...não tenho paciência alguma...hehe

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Apocalíptica escreveu:Também sou traumatizada...só que ao contrário...não tenho paciência alguma...hehe

Ao contrário, minha passagem pelo catolicismo foi tão rápida que não deixou mossa

Bjs

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

salgueiro escreveu:
Apocalíptica escreveu:Também sou traumatizada...só que ao contrário...não tenho paciência alguma...hehe

Ao contrário, minha passagem pelo catolicismo foi tão rápida que não deixou mossa

Bjs

Que bom...a mordaça não deixou marcas...Bjs

Trancado