Você sabe o que é ser cético?
Você sabe o que é ser cético?
Há alguns anos participei de fortes debates por aqui, também sou cético quando o assunto é religião, porém, tenho observado algumas discussões com argumentos bem infantis e imbecis de pessoas que se dizem céticas. Aí vai um aviso, negar a própria experiência em si é "pseudo-ceticismo". E para as crianças que leram uma coisa ou outra sobre ciência, entendam que não há como levar nada adiante sem que se tenha alguma crença. A começar pela existência do mundo exterior, pois não há prova cabal de que a única realidade não seja o conteúdo interno da minha mente.
O ceticismo científico contrasta-se com uma posição filosoficamente cética de que o conhecimento da verdade seja inacessível. Não se trata disso. A ciência, certamente, não tem garantias de que atingiu a verdade em determinado tema, mas acredita (isto é uma crença) de que é possível lá chegar, por aproximações sucessivas. Logo, o cientista tem como compromisso máximo, a verdade. Mas como ter certeza da verdade, isto é, de que o que se está dizendo está conforme com a realidade do mundo? O ceticismo consiste exatamente em suspender este julgamento, duvidando do que se diz, enquando se procuram evidências e provas que possam corroborar. Simplesmente negar, ou rir não é contra-argumentar.
Por último, é preciso ter a mente aberta (mas não tão aberta que deixe o cérebro cair) e considerar que podem haver fenômenos ainda não conhecidos e explicados, como já ocorreu na própria ciência. Só que tem-se que ter muita prudência e realizar testes muito criteriosos, porque esses são campos muito propícios à proliferação de espertalhões e aproveitadores que, com engodos habilmente preparados, pretendem usufruir benefícios às custas da credulidade do povo.
Pronto, desabafei. []s
O ceticismo científico contrasta-se com uma posição filosoficamente cética de que o conhecimento da verdade seja inacessível. Não se trata disso. A ciência, certamente, não tem garantias de que atingiu a verdade em determinado tema, mas acredita (isto é uma crença) de que é possível lá chegar, por aproximações sucessivas. Logo, o cientista tem como compromisso máximo, a verdade. Mas como ter certeza da verdade, isto é, de que o que se está dizendo está conforme com a realidade do mundo? O ceticismo consiste exatamente em suspender este julgamento, duvidando do que se diz, enquando se procuram evidências e provas que possam corroborar. Simplesmente negar, ou rir não é contra-argumentar.
Por último, é preciso ter a mente aberta (mas não tão aberta que deixe o cérebro cair) e considerar que podem haver fenômenos ainda não conhecidos e explicados, como já ocorreu na própria ciência. Só que tem-se que ter muita prudência e realizar testes muito criteriosos, porque esses são campos muito propícios à proliferação de espertalhões e aproveitadores que, com engodos habilmente preparados, pretendem usufruir benefícios às custas da credulidade do povo.
Pronto, desabafei. []s
- Jeanioz
- Gênero: Masculino
Re.: Você sabe o que é ser cético?
O problema é justamente a confiabilidade de "existência do mundo exterior".
Sem a gente ter muita prudência e realizar testes muito criteriosos, toda experiência pessoal é duvidosa, como você mesmo disse.
Sem a gente ter muita prudência e realizar testes muito criteriosos, toda experiência pessoal é duvidosa, como você mesmo disse.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Ceticismo e crença não são mutuamente excludentes. O problema é o tipo de crença a qual nos referimos. É claro que o cético acredita em algo. Mas esta crença é advinda de EVIDÊNCIAS, empíricas ou teóricas.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
eu me considero cetico.. sem a experiencia literaria dos ceticos mais inteligentes, mas sou cetico
quase todos da familia afirmaram terem visto ou sentido fenomenos inexplicados, mas eu nunca vi, e so vou acreditar em tais fenomenos vendo

quase todos da familia afirmaram terem visto ou sentido fenomenos inexplicados, mas eu nunca vi, e so vou acreditar em tais fenomenos vendo
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL...
i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...
plante uma arvore por dia com um clic

Re: Re.: Você sabe o que é ser cético?
Hrrr escreveu:eu me considero cetico.. sem a experiencia literaria dos ceticos mais inteligentes, mas sou cetico![]()
Isso não é um princípio cético.
Realmente, afinal também não vemos um quark, nem mesmo um elétron. Mas acho que não foi exatamente isto que o Hrrr quiz dizer. "Ver", pelo menos na convicção cética, é ver com o conjunto de ferrramentas intelectuais de que dispomos. Não apenas com os olhos que, sabemos, podem nos pregar algumas peças.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"
PASMEM!"
- videomaker
Re: Você sabe o que é ser cético?
Simplesmente negar, ou rir não é contra-argumentar.
Bingo! tá cheio de mané fazendo isso por estas bandas!

Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
O ceticismo nao existe. Dennett trata os criticos da evoluçao como céticos (para ser simpático porque a vontade que eu percebi nele é substituir cético por burro). Eu já desisti da palavra cético. Ou se sabe e se tem confiança no que se sabe, ou entao estamos a brincar.
o que acontece é que há coisas que nao entendemos. Entao, aquilo a que chamam ceticismo é só a procura da melhor pergunta para dar uma boa resposta. Podemos ser céticos em relaçao a coisas como por exemplo "A Terra gira em torno do Sol"? Claro, mas se esse ceticismo nao for acompanhado pelo estudo exaustivo do que galiuleu demomstrou... entao o cético é um embosteiro. Eu nao fiz esse estudo e acredito em Galileu. Nao sou cético. Mas de certeza que a maioria dos chamados "céticos profissionais" teria mais respeito por mim do que pelo que duvida que o Sol gira em torno da terra.
Sans nom escreveu:O ceticismo nao existe. Dennett trata os criticos da evoluçao como céticos (para ser simpático porque a vontade que eu percebi nele é substituir cético por burro). Eu já desisti da palavra cético. Ou se sabe e se tem confiança no que se sabe, ou entao estamos a brincar.
Mas isso abre precedente ao princípio da fé. Saber ou não saber são circunstâncias que nunca se encerram em si mesmas...representam um processo...assim como a ciência é pesquisa constante. Pareceu-me que assim excluímos a possibilidade do ceticismo para dar lugar à fé pura e simples ( a respeito tanto de saber - ou acreditar saber - ou não saber - ou acreditar não saber ).
É isso?
Há coisas que nao sabemos. entao, a atitude positiva passa pela busca da pergunta... como diria o Orpheus da Matrix. O ceticismo é outra coisa. É quando estamos encalhados numa encruzilhada... incapazes de avançar com boas perguntas para tentar boas respostas. O ceticismo da dúvida eterna nao passa de um navio encalhado. É um pessimismo tranvestido
Como diria o impio. Quando as coisas sao intratáveis mais vale o Hakuna Matata do que o pessimismo. Hakuna Matata até alguém se lembrar de uma pergunta boa que torne possível uma resposta. É o Optimismo 

Já agora. A fé nao busca perguntas, porque já tem todas as respostas. O cientista nao tem de ser cético. Apenas cauteloso (também chamam a isto ser cético mas eu nao gosto. Dawkins, poir exemplo, é tudo menos um cético na evoluçao. E a cautela dele vai para tudo o que á primeira vista é um desafio á evoluçao. O que ele faz depois, como cientista, é enfrentar o desafio e vencer. Se conseguir a Evoluçao que ele julga ser verdadeira sai reforçada. E é isto o melhor que conseguimos fazer)
-
ed
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 08 Abr 2007, 22:51, em um total de 1 vez.
Let me think for a while escreveu:Ceticismo e crença não são mutuamente excludentes. O problema é o tipo de crença a qual nos referimos. É claro que o cético acredita em algo. Mas esta crença é advinda de EVIDÊNCIAS, empíricas ou teóricas.
Ceticismo pra mim é uma condição, exigida nos tempos modernos, especialmente, para preservar a memória como arquivo do conhecimento, e contra a idéia de que ela pode ser, "também, ou apenas", ...uma lixeira.
Diríamos que o ideal original seria de que só existisse a realidade, mass, por falta de um operador capaz de prever a possibilidade de máu uso do nosso hardware "individual", e na defesa dos princípios de um Livre Arbítrio que na prática nunca existiu, com o nascimento da comunicação entre indivíduos, semelhante ao que aconteceu na informática com a internet, surgiram os MEMES, virus mentais que, hoje, são programados desde o início, ainda no período de configuração.
Nasceu daí o ceticismo, atributo logo adotado pela ciência, como forma de organizar o conhecimento ciêntífico, dentro dos princípios da coerência, isolando-o deste estado pandemônico obscurantista, "travador da racionalidade humana".

Zencem,

- O cérebro recusa-se a arquivar na memória qualquer experiência que ele não compreendeu, ou que não possibilitou a comprovação da idoneidade de origem.
- A experiência não comprovada, transforma-se em pensamento, pululando aleatoriamente na mente do indivíduo, perturbando e enchendo o saco, até que a mente se disponha e se habilite a compreende-la e/ou metabolizá-la.
Quando isso não acontece, pode-se esperar daí um estado mórbido, parte do Eu, responsável ou gerador de sentimentos confusos, ansiedades, medos, depressões, etc...
- O ser constitue-se num estado impessoal de atenção ao que passa pelos sentidos, como tato, audição, visão, etc... ou pelo que é proposto pela própria mente.
A ato de compreender é a sua função inteligente, silenciosa e passiva, o que se dá espontaneamente, fornecendo os elementos para a ação natural.
- O Eu (atenção Budistas!) é um depósito de memes barulhentos que, quando em evidência, destrói o estado de atenção, afastando a inteligência e, por conseguinte, a capacidade de compreender.
- A memória serve ao conhecimento, ou seja possui o DNA da coerência e da verdade, geradas na compreensão.
Ela não interfere no processo mental, apenas fornece os elementos para que a mente possa interpretar, ou traduzir, uma realidade experimentada.

Vai te deitar, vinagre! -

Às vezes concordo com Nietzsche: a linguagem é uma doença!
Dará um pouco de trabalho colocar as últimas idéias postadas aqui em uma linha coerente de conceitos, seria mais fácil apenas dizer que o problema maior, aqui, é a linguagem, os conceitos utilizados e abusados. Tentando resgatar algo: ceticismo e cautela são, na maioria da vezes, tão unidos e complementares quanto o Yin e o Yang. Semanticamente, podemos substituir um pelo outro quase sempre, sem perda de qualidade na eficiência em se transmitir a idéia pensada. E um cientista honesto não estará sendo pessimista ao ser cético com aquilo que ele mesmo tenta provar. Isto DEVERIA ser o ideal de cientista, para não cairmos tão facilmente no conforto de não se buscar mais uma metaverdade, além da já encontrada. Seria o caso do nosso planeta, por exemplo, quando achávamos que ele era redondo. É o ceticismo mesmo a esta idéia, que fez com que chegássemos a um conhecimento ainda mais correto, diga-se, o de que a Terra não é uma esfera. E também já sabemos que a Terra não é um oblato, ou seja, uma esfera achatada nos pólos. Por isso dizemos que a Terra é simplesmente geodésica (formato de Terra), justamente para não associarmos sua forma a uma outra, matematicamente bem definida. Assim, quando digo que sou evolucionista, não estarei sendo pessimista ao tentar refutar minhas próprias colocações. Sei que isto é humanamente difícil, somos muito egocêntricos, mas seria o HONESTO. A propósito, é justamente quando tento (e todos tentam) refutar uma teoria, e ela sobrevive aos ataques, é que demonstra seu poder e soberania na explicação dos fenômenos os quais ela se propõe a estudar.
Em tempo: a Terra está mais para um "peróide", bagulho em forma de pêra (exageradamente, é claro): a distância entre o centro da Terra à superfície da mesma, em uma região a um certo grau abaixo do equador, não é a mesma distância entre o centro da Terra e a sua superfície em uma região a um mesmo grau, mas acima do equador. Ou seja, não temos um simetria latitudinal no raio Terrestre.

Dará um pouco de trabalho colocar as últimas idéias postadas aqui em uma linha coerente de conceitos, seria mais fácil apenas dizer que o problema maior, aqui, é a linguagem, os conceitos utilizados e abusados. Tentando resgatar algo: ceticismo e cautela são, na maioria da vezes, tão unidos e complementares quanto o Yin e o Yang. Semanticamente, podemos substituir um pelo outro quase sempre, sem perda de qualidade na eficiência em se transmitir a idéia pensada. E um cientista honesto não estará sendo pessimista ao ser cético com aquilo que ele mesmo tenta provar. Isto DEVERIA ser o ideal de cientista, para não cairmos tão facilmente no conforto de não se buscar mais uma metaverdade, além da já encontrada. Seria o caso do nosso planeta, por exemplo, quando achávamos que ele era redondo. É o ceticismo mesmo a esta idéia, que fez com que chegássemos a um conhecimento ainda mais correto, diga-se, o de que a Terra não é uma esfera. E também já sabemos que a Terra não é um oblato, ou seja, uma esfera achatada nos pólos. Por isso dizemos que a Terra é simplesmente geodésica (formato de Terra), justamente para não associarmos sua forma a uma outra, matematicamente bem definida. Assim, quando digo que sou evolucionista, não estarei sendo pessimista ao tentar refutar minhas próprias colocações. Sei que isto é humanamente difícil, somos muito egocêntricos, mas seria o HONESTO. A propósito, é justamente quando tento (e todos tentam) refutar uma teoria, e ela sobrevive aos ataques, é que demonstra seu poder e soberania na explicação dos fenômenos os quais ela se propõe a estudar.
Em tempo: a Terra está mais para um "peróide", bagulho em forma de pêra (exageradamente, é claro): a distância entre o centro da Terra à superfície da mesma, em uma região a um certo grau abaixo do equador, não é a mesma distância entre o centro da Terra e a sua superfície em uma região a um mesmo grau, mas acima do equador. Ou seja, não temos um simetria latitudinal no raio Terrestre.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"
PASMEM!"
- betossantana
- Contato:
Vamos ver a visão de Aleister Crowley sobre o ceticismo. ADORO ordens iniciáticas malucas.
http://www.otobr.com/textos_pag.asp?txt=909976296
INVESTIGAÇÃO. Em primeiro lugar, vamos perguntar: O que é Cepticismo?
A palavra significa olhar, questionar, investigar. A pessoa tem que passar desdenhosamente pelo mentiroso glossário Cristão que interpreta "céptico" como "zombador"; entretanto, de certo modo, é verdade para ele, desde que investigar o Cristianismo é, seguramente, escarnecer daquele; mas eu estou interessado em intensificar a conotação etimológica em vários aspectos. Primeiro, eu não considero a mera incredulidade como necessária à idéia, posto que, credulidade é incompatível com isto. Incredulidade implica num preconceito em favor de uma conclusão negativa; e o verdadeiro céptico deveria ser perfeitamente imparcial.
Segundo, eu excluo "cepticismo vital." O que é o bom de qualquer coisa? esperas (como nós aprendemos a respeito "nada?") a resposta, "Por que, nada!" novamente é preconceituosa . Indolência não é virtude num inquiridor. Avidez, presteza, concentração, vigilância — todos estes eu incluo na conotação de "céptico". Tal questionamento, "cepticismo vital", como tem sido chamado, não é mais que um dispositivo para evitar um verdadeiro questionamento e, portanto, uma grande antítese, o diabo se disfarçou como um anjo de luz.
[Ou vice versa, amigo, se você é um Satanista; isto é um assunto de palavras — palavras — palavras. Você pode escrever x para y em suas equações, desde que você de forma coerente escreva y para x . Eles permanecem inalterados — e sem solução. Não é todo o nosso "conhecimento" um exemplo desta falácia de escrever uma incógnita por outra, e então cantar como o galo de Pedro?]
Eu descrevo o verdadeiro céptico como um homem ávido e alerta, seus olhos profundos e brilhantes como espadas afiadas, as mãos dele tensas com esforço, conforme ele pergunta,
"O que isto significa?"
Eu descrevo o falso céptico como um almofadinha ou janota, bocejando, com olhos estúpidos, seus músculos flácidos, o propósito dele é fazer a pergunta, mas a expressão é de negligência e estupidez.
Este verdadeiro céptico é realmente o homem da ciência; como Wells de "Moreau" nos diz. Ele inventou alguns meios de responder a sua primeira pergunta, e a resposta é uma outra pergunta. É realmente difícil conceber qualquer pergunta, cuja resposta não implique em mil perguntas adicionais. Uma questão tão simples como "Por que o açucar é doce?", envolve uma infinidade de pesquisas químicas, cada uma levando, ao final das contas, à parede em branco — o que é matéria? e uma infinidade de pesquisas fisiológicas, cada uma (similarmente) conduzindo à parede em branco — o que é a mente?
Mesmo assim, a relação entre as duas idéias é inconcebível; causalidade é ela mesma inconcebível; esta é dependente, em primeiro lugar, da experiência — e o que, em nome de Deus, é a experiência? Experiência é impossível sem memória. O que é memória? A argamassa do templo do ego cujos tijolos são as impressões. E o ego? A soma das nossas experiências, pode ser. (Eu duvido disto!) De qualquer maneira, nós pegamos valores de y e z por x , e os valores de x e z por y — todas as nossas equações são indeterminadas; todo o nosso conhecimento é relativo, mesmo num senso mais restrito do que aquele que é usualmente implicado pela sentença. Sob o chicote do Deus palhaço, os filósofos e homens da ciência, nossos asnos performistas, correm dando voltas e voltas na arena; eles têm truques divertidos: eles são treinados habilmente; mas eles não chegam a parte alguma.
Eu mesmo não pareço estar chegando a lugar nenhum.
http://www.otobr.com/textos_pag.asp?txt=909976296
INVESTIGAÇÃO. Em primeiro lugar, vamos perguntar: O que é Cepticismo?
A palavra significa olhar, questionar, investigar. A pessoa tem que passar desdenhosamente pelo mentiroso glossário Cristão que interpreta "céptico" como "zombador"; entretanto, de certo modo, é verdade para ele, desde que investigar o Cristianismo é, seguramente, escarnecer daquele; mas eu estou interessado em intensificar a conotação etimológica em vários aspectos. Primeiro, eu não considero a mera incredulidade como necessária à idéia, posto que, credulidade é incompatível com isto. Incredulidade implica num preconceito em favor de uma conclusão negativa; e o verdadeiro céptico deveria ser perfeitamente imparcial.
Segundo, eu excluo "cepticismo vital." O que é o bom de qualquer coisa? esperas (como nós aprendemos a respeito "nada?") a resposta, "Por que, nada!" novamente é preconceituosa . Indolência não é virtude num inquiridor. Avidez, presteza, concentração, vigilância — todos estes eu incluo na conotação de "céptico". Tal questionamento, "cepticismo vital", como tem sido chamado, não é mais que um dispositivo para evitar um verdadeiro questionamento e, portanto, uma grande antítese, o diabo se disfarçou como um anjo de luz.
[Ou vice versa, amigo, se você é um Satanista; isto é um assunto de palavras — palavras — palavras. Você pode escrever x para y em suas equações, desde que você de forma coerente escreva y para x . Eles permanecem inalterados — e sem solução. Não é todo o nosso "conhecimento" um exemplo desta falácia de escrever uma incógnita por outra, e então cantar como o galo de Pedro?]
Eu descrevo o verdadeiro céptico como um homem ávido e alerta, seus olhos profundos e brilhantes como espadas afiadas, as mãos dele tensas com esforço, conforme ele pergunta,
"O que isto significa?"
Eu descrevo o falso céptico como um almofadinha ou janota, bocejando, com olhos estúpidos, seus músculos flácidos, o propósito dele é fazer a pergunta, mas a expressão é de negligência e estupidez.
Este verdadeiro céptico é realmente o homem da ciência; como Wells de "Moreau" nos diz. Ele inventou alguns meios de responder a sua primeira pergunta, e a resposta é uma outra pergunta. É realmente difícil conceber qualquer pergunta, cuja resposta não implique em mil perguntas adicionais. Uma questão tão simples como "Por que o açucar é doce?", envolve uma infinidade de pesquisas químicas, cada uma levando, ao final das contas, à parede em branco — o que é matéria? e uma infinidade de pesquisas fisiológicas, cada uma (similarmente) conduzindo à parede em branco — o que é a mente?
Mesmo assim, a relação entre as duas idéias é inconcebível; causalidade é ela mesma inconcebível; esta é dependente, em primeiro lugar, da experiência — e o que, em nome de Deus, é a experiência? Experiência é impossível sem memória. O que é memória? A argamassa do templo do ego cujos tijolos são as impressões. E o ego? A soma das nossas experiências, pode ser. (Eu duvido disto!) De qualquer maneira, nós pegamos valores de y e z por x , e os valores de x e z por y — todas as nossas equações são indeterminadas; todo o nosso conhecimento é relativo, mesmo num senso mais restrito do que aquele que é usualmente implicado pela sentença. Sob o chicote do Deus palhaço, os filósofos e homens da ciência, nossos asnos performistas, correm dando voltas e voltas na arena; eles têm truques divertidos: eles são treinados habilmente; mas eles não chegam a parte alguma.
Eu mesmo não pareço estar chegando a lugar nenhum.
É um problema espiritual, chupe pau!
-
ed
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 08 Abr 2007, 22:49, em um total de 1 vez.
Sr. Incógnito escreveu:Pessoal, vocês estão viajando...Foi-se o tempo em que eu iria ficar dias explicando o ceticismo....Muito já foi discutido aqui sobre esse assunto. Para parar de uma vez por todas com essa discussão, vocês deve:
(1) Estudar lógica
(2) Estudar história da filosofia, desde Platão, Pirro, Sexto Empírico, Santo Agostinho, etc...
(3) Estudar filosofia da ciência
Façam isso e tornem essa discussão saudável, caso contrário, é perda de tempo.
Eu prefiro usar a minha ferramenta, embora conhecer Platão, Pirro, etc... seja interessante.
Mas acho que o que eles pensaram, se pensaram corretamente, apenas vai confirmar o que eu também posso pensar hoje.
Sendo assim, seria até interessante que você colocasse essa erudição em ação.
Fiolosofia é para se viver, não é para tomar conhecimento.
rapha... escreveu:Hrrr escreveu:eu me considero cetico.. sem a experiencia literaria dos ceticos mais inteligentes, mas sou cetico![]()
Isso não é um princípio cético.
nao eh um principio, eh apenas um exemplo de meu ceticismo
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL...

-