Porque os genes devem estar no centro da teoria Evolutiva?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Sans nom

Porque os genes devem estar no centro da teoria Evolutiva?

Mensagem por Sans nom »

Porque um individuo pode ser o ancestral de toda a humanidade (O Adao ou a Eva) sem que nenhum dos seus genes esteja presente nos respetivos descendentes. Barafunda do sexo + Simples raciocinio estatístico quase garantem que um ancestral muito antigo nao tem os seus genes em nenhum descendente longinquo.
Este raciocínio torna ridiculas as pretençoes de pureza genética. Todos os seres humanos tem diferentes árvores genéticas. Eu por exemplo, posso ter um gene que me coloca mais próximo de um certo macaco do que de outro ser humano. O que me torna humano é o facto de a maioria das minhas arvores genéticas serem mais próximas dos meu colegas humanos...

Ora Pois.... :emoticon3:

Dick

Re.: Porque os genes devem estar no centro da teoria Evoluti

Mensagem por Dick »

:emoticon231: Mas o fenótipo não é produzido pelo genótipo? Então, o que te faz humano são seus genes de humano, ainda que a diferença genética, para um macaco, seja imperceptível mesmo para um estudante de biologia molecular BEM treinado!
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Sans nom

Mensagem por Sans nom »

É estranho mas tem de ser assim. A única coisa certa é que o filho terá 50% dos genes de cada progenitor. Mas a partir daí, recuando, é uma questao de probabilidade. Os avós contribuem com 25%... mas pode ser menos ou mais por causa da lotaria da meiose. Recuando muitas geraçoes a estatística diz que a presença de genes ancestrais nos descendentes mais distantes vai se aproximando de zero. Por causa da meiose, este facto torna altamente provável que um antepassado longinquo nao tenha os seus genes nos descendentes...

E quanto ao macaco. Bom, a minha avó tinha olhos azuis...dois alelos para a cor azul... mas os meus irmaos tem olhos castanhos. Em relaçao ao gene para a cor azul de olhos, eu e a minha avó estamos mais próximos da maioria dos nórdicos do que dos meus irmaos. O mesmo raciocínio pode se aplicar quando se compara a cor dos olhos de um macaco com a de um ser humano. E é provável que o mesmo gene esteja envolvido.
Editado pela última vez por Sans nom em 15 Dez 2006, 23:41, em um total de 2 vezes.

Dick

Mensagem por Dick »

Mas tenham outros, baseados na NOSSA estrutura de DNA. Assim, concordo que não é possível vermos o parentesco, via DNA, de antepassados muito "passados" :emoticon12: . Mas não vejo relevância nisto.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Sans nom

Re: Re.: Porque os genes devem estar no centro da teoria Evo

Mensagem por Sans nom »

Let me think for a while escreveu:Mas tenham outros, baseados na NOSSA estrutura de DNA. Assim, concordo que não é possível vermos o parentesco, via DNA, de antepassados muito "passados" :emoticon12: . Mas não vejo relevância nisto.

Faltou a segunda parte... já acrescentei. Favor de ler :emoticon1:

Sans nom

Mensagem por Sans nom »

ah... a relevancia é que a descendencia com modificaçao (a chamada evoluçao) só faz sentido quando se olha para os genes e nao para individuos. Precisamente por causa de paradoxos como o do Antepassado comum que nao deixa genes na descendencia...

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Miguel?

Então você não é mesmo o Rymn?? :emoticon5:

Sans nom

Mensagem por Sans nom »

Cruzes... nao sou...

Dick

Mensagem por Dick »

O interessante nisto é que a evolução atua devido à adaptação (ou falta de) fenotípica. Tornando o gene selecionado, é claro. A evolução em si, do oraganismo, só pode se dar via genótipo. Não faz sentido imaginarmos organismos diferentes com os exatos mesmos genes. Concordo com o que colocastes, a evolução é tipicamente genética (Dawkins que o diga! :emoticon19: )
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Errei! :emoticon16:
Queria perguntar era pelo Flush...
Outro lusitano que apareceu.

Sans nom

Mensagem por Sans nom »

Exato... os genes sao viajantes que vem de muitos raízes diferentes e que se juntam em corpos por uma questao de conveniencia e sorte . O antepassado de um gene é outro gene e nao este ou aquele indivíduo...

Sans nom

Mensagem por Sans nom »

Ateu Tímido escreveu:Errei! :emoticon16:

Também nao sou. Em caso de dúvida é só perguntar ao Rapha.

Sans nom

Mensagem por Sans nom »

O que eu acho interessante neste raciocinio é que coloca os genes no centro da teoria evolutiva... ao mesmo tempo que detona as babaquices dos racistas...

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Sans nom escreveu:
Ateu Tímido escreveu:Errei! :emoticon16:

Também nao sou. Em caso de dúvida é só perguntar ao Rapha.

Não mesmo? :emoticon13:
Imagem

Sans nom

Mensagem por Sans nom »

nao mesmo mulherao...

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Mike, acho que estás a confundir genes com alelos.
Todos os seres humanos têm exactamente os mesmo genes (salvo as excepções mutantes), embora esses genes se possam expressar de formas diferentes (alelos).
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

o anátema

Mensagem por o anátema »

pois é, tem hardy-weinberg ainda... :emoticon50:
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Mensagem por o anátema »

Let me think for a while escreveu:Não faz sentido imaginarmos organismos diferentes com os exatos mesmos genes.

Na verdade podem existir casos de organismos gêmeos idênticos com fenótipos tão drasticamente diferentes que tornam a classificação deles como uma mesma espécie algo meio traiçoeiro, se você simplesmente tem os organismos lá, na sua frente, sem mais informações sobre eles.

Coisas do desenvolvimento. Pense numa borboleta (ou em praticamente qualquer ser multicelular, sendo borboletas apenas exemplares por que são bastante autônomas em seu estágio larval), como ela é diferente em lagarta e como borboleta. Mas seus genes são exatamente os mesmos. O mesmo vale para cada uma de suas células, apesar de todas diferenciações possíveis.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Trancado