Acabei de ver na TVE

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:Como fui criada com esse papo de que índio é bonzinho e nunca vi nada de bonzinho neles...desconsidero qualquer acusaçao de racismo mesmo. Tenho o direito de enxergá-los como são e fazer minha avaliação a partir dos meus valores.
Basta ver alguns rituais que eles ( sob a alegação da passagem para a vida adulta) submetem suas crianças...inocentes como qualquer criança de qualquer raça.
Uma criança de 5 anos não pode de forma alguma passar para avida adulta, se transformar num homem, forte, corajoso e que nada teme. Isso é um crime!!! Denuncio frontalmente esse tipo de coisa , assim como abomino toda cultura que faz suas crianças sofrerem no mundo ( e está cheio disso por aí, lamentavelmente).

Todas as civilizações primitivas tinham ritos de passagem que preparavam as crianças para resistir à dor e a adversidade, simplesmente porque sem tal preparo suas chances de sobrevivência num ambiente de escassez e ameaça física permanente eram reduzidas a praticamente zero.

Não somos e nunca prentendemos ser bonzinhos.
Mas os rituais que nos mantiveram vivos cumpriram à sua época um papel que não desaparece por conta de hoje ferir a sensibilidade dos que nunca tiveram que enfrentar o desafio de sobreviver a um meio mortalmente hostil.

Hoje em dia vivemos sob a ameaça da violência urbana muito real...o que não quer dizer que vou pegar minha filha de 5 anos e faze-la aprender a atirar num bandido para se defender...nem vou mostrar a ela como se safar de um estuprador..mostrando a ela como seria a dor de um abuso.
Isso não me parece muito saudável. Esse tipo de justificativa não consigo aceitar.
Algumas tribos pegam um menino de 5 anos, seguram-no com força, enquanto ele se debate e chora de pavor e o fazem suportar 10 picadas dolorosas de um tipo de marimbondo selvagem...depois o colocam num canto para sentir a dor das picadas. Se ele suportar sem chorar muito , vira um homem????

Absurdo.

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:Hoje em dia vivemos sob a ameaça da violência urbana muito real...o que não quer dizer que vou pegar minha filha de 5 anos e faze-la aprender a atirar num bandido para se defender...nem vou mostrar a ela como se safar de um estuprador..mostrando a ela como seria a dor de um abuso.
Isso não me parece muito saudável. Esse tipo de justificativa não consigo aceitar.
Algumas tribos pegam um menino de 5 anos, seguram-no com força, enquanto ele se debate e chora de pavor e o fazem suportar 10 picadas dolorosas de um tipo de marimbondo selvagem...depois o colocam num canto para sentir a dor das picadas. Se ele suportar sem chorar muito , vira um homem????

Absurdo.

Sua filha de cinco anos ou a minha de sete, aqui e hoje, podem contar com a proteção do Estado, da lei, da polícia e das instituições que, com todas as deficiências apontadas, se incumbem de defende-las da violência urbana.

Numa realidade onde não existia Estado ou lei, onde a sobrevivência dependia exclusivamente da própria força e coragem, a história era muito diferente.

Marimbondos, há...
Tupis atravessavam o lábio dos meninos com uma grossa lasca de madeira.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apocaliptica

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:Hoje em dia vivemos sob a ameaça da violência urbana muito real...o que não quer dizer que vou pegar minha filha de 5 anos e faze-la aprender a atirar num bandido para se defender...nem vou mostrar a ela como se safar de um estuprador..mostrando a ela como seria a dor de um abuso.

Absurdo.

Sua filha de cinco anos ou a minha de sete, aqui e hoje, podem contar com a proteção do Estado, da lei, da polícia e das instituições que, com todas as deficiências apontadas, se incumbem de defende-las da violência urbana.

Numa realidade onde não existia Estado ou lei, onde a sobrevivência dependia exclusivamente da própria força e coragem, a história era muito diferente.

Marimbondos, há...
Tupis atravessavam o lábio dos meninos com uma grossa lasca de madeira.

Acho que os tempos mudaram...faz séculos que os riscos eram esses...está na hora de reverem seus conceitos...não há
porque torturar as crianças...isso é sádico demais. Primeiro que a criança não aprende nada com isso...é uma falácia imaginar que sim...conversar sobre alguns perigos na selva e mostrar quais os riscos seria mais humano...e além do mais algumas tribos andam de tênis nike...nem pisam mais o pé no chão.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:Acho que os tempos mudaram...faz séculos que os riscos eram esses...está na hora de reverem seus conceitos...não há
porque torturar as crianças...isso é sádico demais. Primeiro que a criança não aprende nada com isso...é uma falácia imaginar que sim...conversar sobre alguns perigos na selva e mostrar quais os riscos seria mais humano...e além do mais algumas tribos andam de tênis nike...nem pisam mais o pé no chão.

Obviamente os tempos hoje são outros.
Como eu mesmo disse algumas postagens atrás, o poder público deve reprimir sem condescendência costumes indígenas contrários à lei civilizada.

Mas em se tratando de outros tempos e lugares, devo presumir que suas credenciais no assunto são muito modestas para dizer o que é ou não falácia quanto ao modo de ensinar crianças a sobreviver na selva.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apocaliptica

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:Acho que os tempos mudaram...faz séculos que os riscos eram esses...está na hora de reverem seus conceitos...não há

Obviamente os tempos hoje são outros.
Como eu mesmo disse algumas postagens atrás, o poder público deve reprimir sem condescendência costumes indígenas contrários à lei civilizada.

Mas em se tratando de outros tempos e lugares, devo presumir que suas credenciais no assunto são muito modestas para dizer o que é ou não falácia quanto ao modo de ensinar crianças a sobreviver na selva.

Mantenho minha posição quanto ao caráter desumano da agressão física...isso me lembra a educação antiga, da qual ainda fui vítima em décadas passadas ( mas que ainda permanece vigente em muitos lares nos dias de hoje)..onde valores morais e sociais eram também de primordial importância.
Segundo essa "educação" ...sempre excercida por quem entende do assunto ( os mais velhos e experientes) contra as crianças indefesas, algumas "lições" de coerção e repressão na hora certa ( tal como rituais mesmo ) seriam de muita valia em vários momentos da vida...fazendo de meninos , homenzinhos fortes ...e de meninas, mulheres adequadas ao sistema.
Mas tudo bem...continuem preprando seus filhos para a guerra na selva...eles descontarão nos filhos deles.
Cultura suporta qualquer justificativa.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:Mas tudo bem...continuem preprando seus filhos para a guerra na selva...eles descontarão nos filhos deles.

Pela terceira vez, estes rituais se aplicavam a lugares, épocas e situações não mais vigentes.

Mesmo assim é simplismo reduzir tudo a uma espécie de sadismo dos mais fortes sobre os mais fracos de cada geração.
Os rituais eram a expressão física de valores indispensáveis como coragem, honra e valor pessoal.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apocaliptica

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:Mas tudo bem...continuem preprando seus filhos para a guerra na selva...eles descontarão nos filhos deles.

Pela terceira vez, estes rituais se aplicavam a lugares, épocas e situações não mais vigentes.

Mesmo assim é simplismo reduzir tudo a uma espécie de sadismo dos mais fortes sobre os mais fracos de cada geração.
Os rituais eram a expressão física de valores indispensáveis como coragem, honra e valor pessoal.

Pela terceira vez eu digo: os rituais continuam acontecendo. Não eram...são sádicos. Abraços.

Hrrr

Re: Re.: Acabei de ver na TVE

Mensagem por Hrrr »

Fernando Silva escreveu:
emmmcri escreveu:Acauan claro que não compartilho com a visão de implantar a fé Cristã com a força.
Queria saber só se você realmente acha que os Índios não Têm sentimento culpa,o q aho é uma visão equivocada.Já vi um índio as lágrimas reclamando q nós Cristão tinhamos tamanha Grandiosidade (Jesus)e demoramos tanto a compartilhar com eles.

Coitado. Já sofreu uma lavagem cerebral talvez irreversível.

Imagem
*era exatamente o que eu ia dizer*
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Acauan escreveu:
emmmcri escreveu:Acauan claro que não compartilho com a visão de implantar a fé Cristã com a força.
Queria saber só se você realmente acha que os Índios não Têm sentimento culpa,o q aho é uma visão equivocada.Já vi um índio as lágrimas reclamando q nós Cristão tinhamos tamanha Grandiosidade (Jesus)e demoramos tanto a compartilhar com eles.

emmmcri,

Ao contrário do que demonstra imaginar, não o hostilizo pessoalmente, mesmo porque o parágrafo acima é um exemplo de o quanto as motivações de suas crenças são ingênuas, mas, aparentemente, honestas.

Um índio chorando de gratidão por ter sido convertido em um vídeo exibido para religiosos tem tanto valor para avaliar a ação missionária evangélica sobre os índios quanto um comercial de Marlboro tem para avaliar os efeitos da nicotina no pulmão.

Como tudo na vida, há missionários e missionários. Embora eu não morra de amores por nenhum, deve haver quem faça um trabalho humanitário digno com populações indígenas, sem cooptá-los por meio de suborno, chantagem ou intimidação.

Não é o caso dos missionários evangélicos patrocinados por organizações estrangeiras, que operam estratégias detalhadamente planejadas para dominar as mentes de povos primitivos demais para resistir a eles.

Tais estratégias incluem:

- Aproximar-se das tribos por meio da doação de produtos e serviços que exponham os Índios a facilidades e confortos aos quais não tinham acesso;

- Estimular a dependência da comunidade a estas doações como instrumento de poder junto às tribos;

- Enfraquecer e isolar os líderes espirituais da tribo, pajés ou xamãs, como meio de afastar os Índios de sua religião nativa e torna-los mais suscetíveis à pregação alienígena;

- Uso maciço de técnicas de controle da mente, como a programação neuro-linguística;

- Introduzir o conceito de autoridade, que tribos primitivas desconhecem e diante do qual, sob as circunstâncias acima, tendem a reagir com submissão.

Os resultados são patéticos.
Guerreiros antes orgulhosos reduzidos a caricaturas de crentes.

Não que eu tenha a mais mínima simpatia com os bichos-grilos de ONG´s que defendem a pureza total das culturas indígenas.
Para mim Índio tem que ter geladeira, rede de esgoto e cidadania plena.
Só quem sempre teve estas coisas acha que é bonito viver pelado no meio do mato.

Mas a integração das culturas indígenas deve ser feita respeitando sua língua, sua tradição oral e, por que não, sua religião ancestral – no limite estrito do que a lei civilizada permite.
Onde a tradição indígena mandar, por exemplo, matar crianças para atender a algum costume, que a tradição e o costume se fodam. As autoridades devem reprimir estas práticas sem qualquer condescendência.

Há experiências interessantes em várias comunidades em que as escolas das tribos ensinam língua, história e costumes indígenas, junto com português, matemática e ciências.

Se algum índio quiser virar crente, deve ter toda a liberdade para procurar o templo de seu agrado e adotar a religião que preferir.

Devem ser reprimidas pela lei as invasões estrangeiras ilegais de territórios indígenas por gente que não vê a hora de exibir em metrópoles estrangeiras o número de selvagens pagãos que "trouxe para Jesus", versão presente do caçador europeu que exibia como troféus as cabeças dos animais abatidos.
Conter estes abusos significa impor a soberania de nossa bandeira e a proteção à individualidade destas pessoas contra carolas meio-malucos e cheios de empáfia arrogante disfarçada de humildade religiosa, que se acham nada menos que emissários da salvação.

Caro Acauan, quando postei este tópico foi pensando em ter a sua opinião e me aproximar de você . Verdade, eu pensei que você fosse um dos que quisessem q eu sofresse muito, como alguns deixaram bem claro aqui no REV.Ótimo saber q você não é um destes, e me retrato também aqueles q me odeiam, peço que q me perdoem pela arrogãncia e desafio q colocava nos tópicos antigamente, acho naturam q nos meus exageiros vocês tenham sentido raiva, agora só posso pedir perdão.

Quanto a sua mensagem 100% de acordo, certissímas toda as suas colocações.
Estas aqui dizem tudo o que penso:

"Há experiências interessantes em várias comunidades em que as escolas das tribos ensinam língua, história e costumes indígenas, junto com português, matemática e ciências.

Se algum índio quiser virar crente, deve ter toda a liberdade para procurar o templo de seu agrado e adotar a religião que preferir."

Abraço.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Trancado