Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Samael escreveu:Ela deixou o Macaulay Culkin, que era o assassino, embora seu filho, cair e salva Ellijah Wood, seu sobrinho, que era inocente. O filme é bem legal. Eu vi ainda criança.
Ela fez tudo errado.
Devia ter soltado o outro.
Assim, era um hobbit bobo a menos para aturarmos na Trilogia do Senhor dos Anéis.
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Samael escreveu:Ela deixou o Macaulay Culkin, que era o assassino, embora seu filho, cair e salva Ellijah Wood, seu sobrinho, que era inocente. O filme é bem legal. Eu vi ainda criança.
Ela fez tudo errado.
Assim, era um hobbit bobo a menos para aturarmos na Trilogia do Senhor dos Anéis.
Ela fez tudo errado.
Foi o livro da minha adolescência. Cheguei a ler o trambolho duas vezes, uma já aos 15 pra conseguir entender o que não captei na primeira vez.
Nunca engoli muito bem o filme, mas não é um pipoca ruim não.
Azathoth escreveu:Eu não, depois eu ia reencarnar e iam me matar quando criança.
Nada é definitivo na questão Carma! se vc vivesse intensamente ajudando o proximo, haveria uma grande possibilidade de quitar teu carma antes do drama de ter que morrer assassinado! eu disse possibilidade heimmm! :emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
Vitor Moura escreveu:Se ao matar uma criança inocente, vc ganhasse o poder de curar todas as doenças do mundo, vc mataria a criança ou os fins não justificam os meios? Essa pergunta tem no filme "Swordfish", que passou há pouco.
Depende. Existe uma diferença entre assassinar e não deixar viver (no meu leigo ponto de vista). Mas entendo que a pergunta está muito subjetiva pois não diz como essa criança seira morta e porque (seria por causa de um medicamento, um experimento, algo politico?).
Sem outros dados é futil argumentar.
Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Azathoth escreveu:Eu não, depois eu ia reencarnar e iam me matar quando criança.
Nada é definitivo na questão Carma! se vc vivesse intensamente ajudando o proximo, haveria uma grande possibilidade de quitar teu carma antes do drama de ter que morrer assassinado! eu disse possibilidade heimmm! :emoticon1:
O carma (Karma) pode ser liquidado como uma fatura? Pensei que era algo sem começo e sem fim...eu sei muito pouco sobre isso...mas não consigo entender em que ponto da existência ( ou existências ) o carma começa...quem julga se ele se completou e o que acontece se eu tomar uma decisão errada baseada em valores que eu julgo corretos e justos numa situação terrena.
Penso isso levando em consideração que parece que somos como fantoches...alguma coisa nos impõe isso tudo...mas nem temos consciência. Isso é angustiante...pelo menos para quem crê.
Vitor Moura escreveu:Se ao matar uma criança inocente, vc ganhasse o poder de curar todas as doenças do mundo, vc mataria a criança ou os fins não justificam os meios? Essa pergunta tem no filme "Swordfish", que passou há pouco.
Depende. Existe uma diferença entre assassinar e não deixar viver (no meu leigo ponto de vista). Mas entendo que a pergunta está muito subjetiva pois não diz como essa criança seira morta e porque (seria por causa de um medicamento, um experimento, algo politico?).
Sem outros dados é futil argumentar.
Abraços
Seria morta de forma indolor (injeção letal) e o motivo seria que vc ganharia o dom de curar todas as doenças do mundo. AIDS, câncer, etc.Quem vc tocasse se curaria.
Usuário deletado escreveu:Pergunta bem intrigante. Mas definitivamente eu não mataria um inocente para salvar outros inocentes.
E se entre estes outros inocentes estivesse seu filho, com uma doença incurável? Ou mesmo vc? Ou ambos?
Mesmo assim, eu não mataria. O inocente não tem culpa de minha doença, nem da do meu suposto filho.
E se vc soubesse que no futuro essa criança seria um Adolf Hitler? Vc a mataria?
Nossa...além da questão ética no momento presente , temos aqui a questão do desenrolar futuro...aí ficou complicado.
Ah, vamos lá...diz aí...pensa um pouquinho...e responde!
Essa situação que vc propõem é muito relativa! Seria algo mais ou menos que dizer que inventaram a máquina do tempo e se mediante a uma viagem sua ao passado, vc teria coragem de matar o Hitler. Gostaria de lembrar que o sujeito é fruto do meio, e que com Hitler não teria sido diferente. tudo que ele foi, tudo que ele fez, tudo que ele representa e representou foi composto pelas experiências e situação que ele viveu. Ele, em teoria, não foi responsável exclusivo pelo que fez, nem seria qualquer outro genocida, a questão ética seria se um mal justifica o outro.
Particularmente adotaria uma posição mais Zen, assim meio budista, de viver e deixar viver, de deixar a ordem natural das coisas ocorrerem sem intervenção externa, pela própria natureza insólita da situação proposta e por ética, sobretudo!
Contudo, creio que disporia de minha própria vida, se ele trouxesse o tal benefício que vc propõem! Com certeza...
Em falar nisso, gostaria de saber o quê o Dr. Spock faria numa situação dessas, já que num epsódio ele sacrificou a própria vida em benefício aos demais... Inclusive teria dito a seguinte frase "A necessidade de muitos sobrepujam a vontadade de poucos!"
Repito que o que vale é a intenção. Se sua intenção é salvar o mundo, tudo bem em matar a criança. Bilhões serão salvos e apenas 1 criança morrerá. Crianças já morreram antes, mas não continuarão a morrer depois. Além disso, ninguém é insubstituível
Vitor Moura escreveu:Repito que o que vale é a intenção. Se sua intenção é salvar o mundo, tudo bem em matar a criança. Bilhões serão salvos e apenas 1 criança morrerá. Crianças já morreram antes, mas não continuarão a morrer depois. Além disso, ninguém é insubstituível
A ética moral espiritóide é uma coisa fandástica(como diria o Tiririca)
Vitor Moura escreveu:E se vc soubesse que no futuro essa criança seria um Adolf Hitler? Vc a mataria?
Eu não.
Se Hitler tivesse sido morto antes de adquirir influência política, algum outro doido teria conseguido essa influência no lugar dele.
Eu não sujaria minhas mãos e minha consciência à toa.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi "First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism
Jeanioz escreveu:Há alguma situação racionalmente imaginável em que um sacrifício de uma criança realmente vá ajudar a salvar o mundo??
Até há: suponha por exemplo que essa criança tem uma doença mortal, contagiosa, intratável e incurável.
Só que além de altamente hipotética, essa situação também não corresponde ao que foi perguntado pelo Vitor Moura. Pois nesse caso a criança vai morrer de qualquer jeito. Não é como se houvesse a escolha de deixá-la viver.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi "First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism
Vitor Moura escreveu:E se vc soubesse que no futuro essa criança seria um Adolf Hitler? Vc a mataria?
Eu não.
Se Hitler tivesse sido morto antes de adquirir influência política, algum outro doido teria conseguido essa influência no lugar dele.
Eu não sujaria minhas mãos e minha consciência à toa.
Mas você poderia sujar, depois teria a vida inteira para lavá-las...
E não se faz uma omelete sem quebrar alguns ovos
Acho que você não entendeu o que eu disse, Vitor. Vou tentar dizer de outra forma: matar um futuro Adolf Hitler (mesmo que eu soubesse com certeza que ele seguiria esse rumo na vida se sobrevivesse) só serviria para abrir espaço para algum outro tolo delirante que cumprisse o mesmo papel destrutivo.