Vitor Moura escreveu:Will escreveu:Amiguinho, tal como no juridico, nas ciências, provas são provas e evidências, não pasam de evidências, qualquer coisa além disso, sobre as evidências, são falácias!!!

Tirando o direito e a matemática, costuma-se apenas usar o termo "evidência".Cada vez se usa menos o temro "prova", pois toda ciêncioa precisa adotar o revisinionismo, a possibilidade de estar equivocda, etc.
Então, provas=evidências, exceto para matemática e direito, ok?
Não, Vitor, provas nunca serão iguais as evidências. Nesse caso tratamos do cuidado, que inclusive tira o cunho arrogante da ciência, para determinada situação cientifica.
Essa sua retórica seria a mesma de dizer que "observamos empriricamente que a vida pode surgir do nada, ou da degradação da proteína da carne, por exemplo"
Mas me diga o que é uma evidência? Qual é o papel da evidência no conhecimento científico? E
o que vem a ser um conhecimento científico? Como distinguir um conhecimento
científico de um conhecimento não científico? Todo fato comprovado cientificamente, pode ser desprovado pela própria ciência?
Então como vê, eu também posso fazer algum exercício retórico para justificar o injustificável! ou para dúvidar filosoficamente de fatos cientificos.
Vitor minha posição é mais ou menos como a do Seagan, no trecho do que citou. Gostaria até de estar errado, pois ampliariam o léque cientifico, porém não há nada na ciência que corrobore a possibilidade paranormal ou espiritual. E outro fato que deve ser pessado, quem disse que estas questãos paranormais não possam vir a ser explicado pela fisica quântica, ou seja, que não se trata de um fenômeno atemporal por exemplo, alguma força vital humano que transcenda as leis da física atual... Aqui, como pode ver também, existe mais uma possibilidade para o fenômeno PSI que não esbarra necessariamente em espiritualidade ou algo do gênero...Agora diga honestamente se essa também não é uma possibilidade?