Pode ser impressão minha...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Led Zeppelin
Contato:

Pode ser impressão minha...

Mensagem por Led Zeppelin »

Mas as religiões pagãs e neo-pagãs parecem conquistar o respeito da maioria dos ateus e agnósticos com muito mais facilidade que cristianismo, islamismo, judaísmo e satanismo. Procede essa observação? Será porquê a maioria delas não se baseiam em radicalismo?
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Will

Re: Pode ser impressão minha...

Mensagem por Will »

Led Zeppelin escreveu:Mas as religiões pagãs e neo-pagãs parecem conquistar o respeito da maioria dos ateus e agnósticos com muito mais facilidade que cristianismo, islamismo, judaísmo e satanismo. Procede essa observação? Será porquê a maioria delas não se baseiam em radicalismo?

Pra mim é tudo igual!!! Não sei para os demais!!!! :emoticon12:

Led Zeppelin
Contato:

Re: Re.: Pode ser impressão minha...

Usuário deletado escreveu:Creio que isso aconteça pelo fato de não haver radicalismo e pelo fato dessas religiões não serem institucionalizadas.

Tenho pouco conhecimento a respeito dessas religões, por curiosidade lia sobre odinismo na época que escutava metal de 80 e 90 com muita intensidade, mas enjoei. Tenho lido a respeito de wicca, e me pareceu muito mais interessante que qualquer grande religião monoteísta com um livrinho de regras como Bíblia e Alcorão.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Najma
Gênero: Feminino

Re.: Pode ser impressão minha...

Mensagem por Najma »

Talvez seja porque elas aceitam que seus deuses são arquétipos e mitos relacionados às forças da natureza e ao comportamento humano. :emoticon1:

Além de não admitirem que os fenômenos relacionados aos seus ritos sejam sobrenaturais. E, outra questão importante: colocam o ser humano em seu devido lugar: no centro de seu universo de ação. Isso acarreta a aceitação da responsabilidade pelos próprios atos e as consequências dos mesmos. :emoticon1:
Imagem

Led Zeppelin
Contato:

Will escreveu:
Led Zeppelin escreveu:Mas as religiões pagãs e neo-pagãs parecem conquistar o respeito da maioria dos ateus e agnósticos com muito mais facilidade que cristianismo, islamismo, judaísmo e satanismo. Procede essa observação? Será porquê a maioria delas não se baseiam em radicalismo?

Pra mim é tudo igual!!! Não sei para os demais!!!! :emoticon12:

Justamente por isso que coloquei "maioria" em destaque. Mas no meu ponto de vista, só de não ter radicais doidos já é um avanço.

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

o motivo maior deve ser pq sao os mais oprimidos pelos monoteistas
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

Led Zeppelin
Contato:

Najma escreveu:Talvez seja porque elas aceitam que seus deuses são arquétipos e mitos relacionados às forças da natureza e ao comportamento humano. :emoticon1:

Além de não admitirem que os fenômenos relacionados aos seus ritos sejam sobrenaturais. E, outra questão importante: colocam o ser humano em seu devido lugar: no centro de seu universo de ação. Isso acarreta a aceitação da responsabilidade pelos próprios atos e as consequências dos mesmos. :emoticon1:

Acho uma visão tão mais interessante que um código de leis, julgamento, punição...

Led Zeppelin
Contato:

Hrrr escreveu:o motivo maior deve ser pq sao os mais oprimidos pelos monoteistas

Acho que não é isso. Até porque a opressão depende da minoria e maioria do local. Por exemplo, no Brasil cristãos oprimem, no Irã são oprimidos.

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Led Zeppelin escreveu:
Najma escreveu:Talvez seja porque elas aceitam que seus deuses são arquétipos e mitos relacionados às forças da natureza e ao comportamento humano. :emoticon1:

Acho uma visão tão mais interessante que um código de leis, julgamento, punição...

Eu gosto muito mesmo. :emoticon1: O Neopaganismo resgata valores há muito esquecidos pelas religiões monoteístas calcadas na crença em uma divindade masculina, vingativa e tão doentia quanto os povos que lhe deram origem. Vale a pena conhecer.
Imagem

Led Zeppelin
Contato:

Najma escreveu:
Led Zeppelin escreveu:

Eu gosto muito mesmo. :emoticon1: O Neopaganismo resgata valores há muito esquecidos pelas religiões monoteístas calcadas na crença em uma divindade masculina, vingativa e tão doentia quanto os povos que lhe deram origem. Vale a pena conhecer.

Tenho lido um pouco sobre wicca, me pareceu uma religião onde a maioria absoluta dos adeptos são mulheres. Muito interessante mesmo (não que eu acredite).

Led Zeppelin
Contato:

Usuário deletado escreveu:
Led Zeppelin escreveu:Tenho lido a respeito de wicca, e me pareceu muito mais interessante que qualquer grande religião monoteísta com um livrinho de regras como Bíblia e Alcorão.

Eu sei de onde surgiu este interesse.
:emoticon12:

Boa parte sim. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Aranha »

- Uma característica interessante dessas religiões é a ausência do irritante proselitismo cristão.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Hugo

Mensagem por Hugo »

Não tenho respeito por ascensionados não.

Dick

Mensagem por Dick »

Não importa o quão pacífica e humana seja uma religião, ela continua sendo intrinsecamente mitológica. Mesmo no caso do Budismo, onde temos, talvez, a maior proximidade possível com os problemas do homem enquanto ser vivente no presente, sem resigná-lo aos desígnios de um deus, existem práticas, no mínimo, duvidosas, como o momento em que os monges saem dos mosteiros para angariar "fundos" para sua sustentação. O Dalai costuma ter boas colocações, mensagens interessantes, que fazem o homem preocupar-se com SEU controle de vida, mas me pergunto porque isso não é possível sem se recorrer à princípios esotéricos. Acredito ser inevitável para o homem mediano procurar motivos e significados que transcendem sua realidade imediata. A necessidade de se ter uma meta "espiritual", mesmo em indivíduos ditos esclarecidos, faz com que estas religiões, menos centradas em um ser onipotente que faz com que suas vidas sejam menos dependentes deles mesmos, acabem sendo mais respeitadas, justamente por permitirem um auto-controle maior que as fundamentalmente teístas. Como o ser humano carece de auto-confiança!
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Para mim procede, mas não tanto devido ao radicalismo.
Enquanto agnóstica, não reconheço veracidade a nenhuma religião, pelo que o meu interesse pelas religiões é puramente socio-antropológico.

Religiões politeístas, pagãs ou panteístas, são geralmente mais ricas em panteões mitológicos, possuíem uma infinidade de lendas (muitas vezes confusas), e têm assim uma riqueza mítica mais apelativa.

Panteões como os celta, saxão, egípcio, maia, esquimó, romano ou grego são... mais belos e ricos, estudá-los é quase como ler contos de fadas de fantasia e aventuras alucinantes.

Este tipo de religiões geralmente também não se arrogam a códigos morais rígidos ou severos, já que veneram as forças naturais arquetipadas, elas próprias caprichosas e imprevisíveis por natureza.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

É impressão sua.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Ritual wicca de prosperidade

É importante agradecer aos Anjos Protetores da Luz, para que eles também ajudem outras pessoas
Este ritual de magia wicca é muito sensível e somente deve ser feito em companhia de familiares e amigos muito íntimos. De preferência, no campo ao ar livre.

Para este ritual, você vai precisar de:

Sementes, muitas sementes que quiser: podem ser favas, feijões, arroz, sementes de mostarda, etc.

Uma nota de um dólar ou euro. A vela branca e o incenso. Se você usar habitualmente alguma jóia que nunca tira, inclua-a. Assim como todos os participantes. Para levar a cabo o ritual, ponha tudo sobre o altar (que será similar ao de outros rituais): as sementes, o dinheiro e as jóias. Se você forrar a mesinha com um pano verde, coloque os objetos dentro de um vasinho de cerâmica.

Coloque uma música suave. Acenda a vela e o incenso. Agora, todos em círculo ao redor do altar, tomados pelas mãos, devem visualizar uma luz branca.

Devem eleger a alguém do grupo para que diga uma oração, que deve ser improvisada, como a pessoa o sentir e, assim, invocar aos Anjos Protetores da Luz, e lhes pedir pela prosperidade de todos os presentes, para que, dessa forma, eles também possam ajudar a outros. A oração pode ser tão curta ou tão longa como desejarem e, se alguém mais quiser dizer algo, pode fazê-lo.

Ao finalizar, acendam a luz, tome o dinheiro e dobre-o de tal forma que fique como uma pirâmide pequena, procurando o lado da nota que traz precisamente uma pirâmide, deixando-o para fora.

Você, que organizou o ritual, coloque esta nota na sua carteira e traga-a sempre. Já podem retirar e colocar as jóias (cada participante que pôs a sua jóia). As sementes podem ser deixadas na vasilha, colocando-a em algum lugar da cozinha.

O ritual está terminado. Deixe a vela e o incenso queimarem. Jogue os restos no lixo e muito cuidado para não provocar incêndio.

É importante agradecer aos Anjos, ou aos Elementais, ao final da oração, sua intervenção e sua ajuda e, supostamente, agradecer a Deus Nosso Senhor, por sua presença em suas vidas.

--------------------------------------------------------------------------------

Minha opinião pessoal : parece uma congregação religiosa, sim, embora digam que não. Há requintes de histeria coletiva, como se fossem menininhas brincando de fada e bruxinha ( com o detalhe de que são pessoas adultas ). Inclusive já fiz algumas ironias com algumas seguidoras e elas se mostraram muito ofendidas.
Como toda religião, nega que faça proselitismo, isso não é de se estranhar.
Obviamente que o comércio de produtos wicca também fatura bastante.

Lamentável que algumas mulheres se unam em torno de uma coisa tão fútil.

Led Zeppelin
Contato:

Abmael escreveu:- Uma característica interessante dessas religiões é a ausência do irritante proselitismo cristão.

Abraços,

Essas religiões não costumam usar proselitismo, não costumam ter membros radicais. Isso realmente ajuda a respeitar seus membros com mais facilidade.

Abraços.

Led Zeppelin
Contato:

Kramer escreveu:Não tenho respeito por ascensionados não.

Nem sei nada direito sobre a Grande Fraternidade Branca, mas por que não respeita?

Led Zeppelin
Contato:

Let me think for a while escreveu:Não importa o quão pacífica e humana seja uma religião, ela continua sendo intrinsecamente mitológica. Mesmo no caso do Budismo, onde temos, talvez, a maior proximidade possível com os problemas do homem enquanto ser vivente no presente, sem resigná-lo aos desígnios de um deus, existem práticas, no mínimo, duvidosas, como o momento em que os monges saem dos mosteiros para angariar "fundos" para sua sustentação. O Dalai costuma ter boas colocações, mensagens interessantes, que fazem o homem preocupar-se com SEU controle de vida, mas me pergunto porque isso não é possível sem se recorrer à princípios esotéricos. Acredito ser inevitável para o homem mediano procurar motivos e significados que transcendem sua realidade imediata. A necessidade de se ter uma meta "espiritual", mesmo em indivíduos ditos esclarecidos, faz com que estas religiões, menos centradas em um ser onipotente que faz com que suas vidas sejam menos dependentes deles mesmos, acabem sendo mais respeitadas, justamente por permitirem um auto-controle maior que as fundamentalmente teístas. Como o ser humano carece de auto-confiança!

Todo mundo procura tapar seu vazio interior, a religião é a forma mais fácil de fazer isso. Eu já prefiro o dinheiro. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Led Zeppelin escreveu:
Todo mundo procura tapar seu vazio interior

nem todo o mundo tem vazio interior
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Led Zeppelin
Contato:

clara campos escreveu:

Para mim procede, mas não tanto devido ao radicalismo.
Enquanto agnóstica, não reconheço veracidade a nenhuma religião, pelo que o meu interesse pelas religiões é puramente socio-antropológico.

Religiões politeístas, pagãs ou panteístas, são geralmente mais ricas em panteões mitológicos, possuíem uma infinidade de lendas (muitas vezes confusas), e têm assim uma riqueza mítica mais apelativa.

Panteões como os celta, saxão, egípcio, maia, esquimó, romano ou grego são... mais belos e ricos, estudá-los é quase como ler contos de fadas de fantasia e aventuras alucinantes.

Este tipo de religiões geralmente também não se arrogam a códigos morais rígidos ou severos, já que veneram as forças naturais arquetipadas, elas próprias caprichosas e imprevisíveis por natureza.

Realmente, tenho que concordar que a mitologia dos politeístas e pagãos é muito mais interessante que um deus onipotente e machista.

Led Zeppelin
Contato:

Samael escreveu:É impressão sua.

Olha... se tiver dado uma olhada nas respostas vai ver que não é isso que parece...

Led Zeppelin
Contato:

Apocaliptica escreveu:Ritual wicca de prosperidade

É importante agradecer aos Anjos Protetores da Luz, para que eles também ajudem outras pessoas
Este ritual de magia wicca é muito sensível e somente deve ser feito em companhia de familiares e amigos muito íntimos. De preferência, no campo ao ar livre.

Para este ritual, você vai precisar de:

Sementes, muitas sementes que quiser: podem ser favas, feijões, arroz, sementes de mostarda, etc.

Uma nota de um dólar ou euro. A vela branca e o incenso. Se você usar habitualmente alguma jóia que nunca tira, inclua-a. Assim como todos os participantes. Para levar a cabo o ritual, ponha tudo sobre o altar (que será similar ao de outros rituais): as sementes, o dinheiro e as jóias. Se você forrar a mesinha com um pano verde, coloque os objetos dentro de um vasinho de cerâmica.

Coloque uma música suave. Acenda a vela e o incenso. Agora, todos em círculo ao redor do altar, tomados pelas mãos, devem visualizar uma luz branca.

Devem eleger a alguém do grupo para que diga uma oração, que deve ser improvisada, como a pessoa o sentir e, assim, invocar aos Anjos Protetores da Luz, e lhes pedir pela prosperidade de todos os presentes, para que, dessa forma, eles também possam ajudar a outros. A oração pode ser tão curta ou tão longa como desejarem e, se alguém mais quiser dizer algo, pode fazê-lo.

Ao finalizar, acendam a luz, tome o dinheiro e dobre-o de tal forma que fique como uma pirâmide pequena, procurando o lado da nota que traz precisamente uma pirâmide, deixando-o para fora.

Você, que organizou o ritual, coloque esta nota na sua carteira e traga-a sempre. Já podem retirar e colocar as jóias (cada participante que pôs a sua jóia). As sementes podem ser deixadas na vasilha, colocando-a em algum lugar da cozinha.

O ritual está terminado. Deixe a vela e o incenso queimarem. Jogue os restos no lixo e muito cuidado para não provocar incêndio.

É importante agradecer aos Anjos, ou aos Elementais, ao final da oração, sua intervenção e sua ajuda e, supostamente, agradecer a Deus Nosso Senhor, por sua presença em suas vidas.

--------------------------------------------------------------------------------

Minha opinião pessoal : parece uma congregação religiosa, sim, embora digam que não. Há requintes de histeria coletiva, como se fossem menininhas brincando de fada e bruxinha ( com o detalhe de que são pessoas adultas ). Inclusive já fiz algumas ironias com algumas seguidoras e elas se mostraram muito ofendidas.
Como toda religião, nega que faça proselitismo, isso não é de se estranhar.
Obviamente que o comércio de produtos wicca também fatura bastante.

Lamentável que algumas mulheres se unam em torno de uma coisa tão fútil.

Não fazem proselitismo, nunca um wicca tentou me convencer que os deuses dele existem. Bom, se velas e incensos são produtos do mercado wicca deve vender bastante, mas acho que não são exclusivos da wicca.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Led Zeppelin,

Realmente o que sei é pelo que li, o que assisti num documentário e pelo tipo de ritual que cite anjos e deus todo poderoso.
Conheci algumas seguidoras disso que para mim é um clubinho pagão...e elas falam em coisas como magia e rituais desse estilo. Não tem a conotação malévola, mas remonta ao tempo em que isso era meio doentio por causa das perseguições que as mulheres tidas como bruxas sofreram.

Quanto ao proselitismo...não falo de convencimento com relação a um deus, mas a deuses e à algumas "verdades" a respeito de poderes de algumas forças da natureza.

Trancado