o pensador escreveu:Márcio escreveu:Hrrr escreveu:alem do mais eh muito complexa essa questao da existencia do nada
se viemos do nada e vamos pro nada (considerando esta a hipotese correta do destino pos-morte), o nada deveria existir, ainda que seja um universo paralelo de volume tendendo a zero
Qual NADA você se refere?
O NADA da física? Que talvez signifique apenas um ''nada de material'', ou um vácuo cheio de energia de onde pode emergir a matéria. (entendí assim)
Ou o NADA filosófico? Que seria NADA de NADA, inclusive sem o NADA.

Marcio,tive o mesmo entendimento nos debates aqui no fóro,
acerca do chamado "Nada físico".
Mas se o vácuo é um estado de energia,que ocasionalmente decaiu e deu origem à matéria,logo cessa de ser nada,mesmo num sentido físico.Se existe energia de alguma espécie nâo podemos identificar este estado com o "nada físico".
É meio confuso mesmo, questão de se ajustar as nomenclaturas, os conceitos.
Prá começar, se eu existo, você e outras coisas existem, já não faz mais sentido o NADA total, parece óbvio.
Eu prefiro entender esse NADA como sendo uma parte que num dado momento não se consegue medir, conceituar, perceber.
Repare bem que em física parecem se referir à um NADA material, ou seja, um vácuo que está preenchido de energia de campos de frequência, imaterial portanto, que sei lá porque (hehehe! Aí há sérias divergências entre teístas e ateístas) geram matéria na forma que podemos medir, interagir, já que também somos feitos da mesma forma.
Diria que não haveria um NADA absoluto, mas, energia primordial preenchendo tudo, e que em alguns pontos da sua imensidão infinita, gera matéria.
Eu gosto mais de pensar que viemos dessa energia toda, (de forma aleatória ou não) o TUDO, e um dia podemos voltar para ela ( O universo todo).
Em tempo, não há nenhuma implicação religiosa ou moral nessa minha forma de pensar.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!