Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Flush escreveu:Jesus falar por parábola é por si mesmo uma situação parabólica, e que remete á literalidade pela dupla parábola. A negação de uma negação transforma-se em afirmação obviamente. Remetemo-nos igualmente ao sentido literal pela anulação derivada da dupla parabolidade.
Eis a lógica flushiana... Essa daí devia entrar para a lista das maiores falácias já produzidas na face da terra.
Flush escreveu:Jesus falar por parábola é por si mesmo uma situação parabólica, e que remete á literalidade pela dupla parábola. A negação de uma negação transforma-se em afirmação obviamente. Remetemo-nos igualmente ao sentido literal pela anulação derivada da dupla parabolidade.
Eis a lógica flushiana... Essa daí devia entrar para a lista das maiores falácias já produzidas na face da terra.
Jeanioz escreveu:"Assim diz o Senhor dos exércitos: Castigarei a Amaleque pelo que fez a Israel quando se lhe opôs no caminho, quando este subia do Egito. Vai agora e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver. NADA LHE POUPEIS; MATARÁS A HOMENS E MULHERES, MENINOS E CRIANÇAS DE PEITO, BOIS E OVELHAS, CAMELOS E JUMENTOS." 1 Samuel 15:2-3
(Não quero nem imaginar o "caráter simbólico" dessa passagem...)
Respondido na resposta ao Botanico
Botanico escreveu: "Portanto põe-te em marcha a massacra Amalec! Vota ao extermínio"....
Nota: "Vota ao extermínio!": é o hérem ou anátema tão chocante que, segundo os costumes bélicos dos tempos antigos, consistia em consagrar a Deus todos os prisioneiros e despojos feitos, de modo que fossem subtraídos ao uso e gozo dos vencedores. Remete ao Dt 2,34:
"Tomamos todas as cidade e condenamos ao extermínio"
Nota: O costume de condenar ao extermínio, anátema ou interdito, consistia em subtrair ao uso profano, votanod a Deus pessoas ou coisas. Podia consistir numa simples consagração de um objeto ou pessoa a um santuário,(...) ou levar a efeito a destruição total ou parcial de bens e vidas.
Obs: Notas retiradas da própria Bíblia. Vale a pena as ler. Ficou claro, aqui, o sentido do texto?
"ou levar a efeito a destruição total ou parcial de bens e vidas."
E ainda há gente que pense que tal religião sanguinária seja algo bom...
Eu odeio religiões!!!!
Outra coisa, duvido mesmo que quando escreveram isso tenham pensado em todos esse "caráter simbólico", e sim no que realmente o texto quis dizer, ou seja, o extermínio de reinos "infiéis" como se isso fosse algo bom.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola." Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas." Napoleão Bonaparte
Botanico escreveu:Para mim, a que melhor encaixa para avacalhar a bondade do Divino é aquela de 1 Samuel 15:1-9, onde o Samuel diz a Saul que o Divino ordenou que se massacrasse o povo amalequita por um motivo absolutamente torpe: vingar um incidente ocorrido 500 anos antes.
Há alguma parábola para explicar isso? Só vi a explicação do Boaventura Kloppemburg, que dizia que Deus, como o Senhor da Vida e da Morte tem o Direito de ordenar tal ato e aos que argumentam sobre as crianças massacradas, que elas foram mortas para impedir de viver a vida má que viveriam.
Gostaram da explicação?
"Portanto põe-te em marcha a massacra Amalec! Vota ao extermínio"....
Nota: "Vota ao extermínio!": é o hérem ou anátema tão chocante que, segundo os costumes bélicos dos tempos antigos, consistia em consagrar a Deus todos os prisioneiros e despojos feitos, de modo que fossem subtraídos ao uso e gozo dos vencedores. Remete ao Dt 2,34: "Tomamos todas as cidade e condenamos ao extermínio"
Nota: O costume de condenar ao extermínio, anátema ou interdito, consistia em subtrair ao uso profano, votanod a Deus pessoas ou coisas. Podia consistir numa simples consagração de um objeto ou pessoa a um santuário,(...) ou levar a efeito a destruição total ou parcial de bens e vidas.
Obs: Notas retiradas da própria Bíblia. Vale a pena as ler. Ficou claro, aqui, o sentido do texto?
O que isto tem a ver com estes versículos?
I Samuel 15 1 ENTÃO disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do SENHOR. 2 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito. 3 Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos. 4 O que Saul convocou ao povo, e os contou em Telaim, duzentos mil homens de pé, e dez mil homens de Judá. 5 Chegando, pois, Saul à cidade de Amaleque, pôs emboscada no vale. 6 E disse Saul aos queneus: Ide-vos, retirai-vos e saí do meio dos amalequitas, para que não vos destrua juntamente com eles, porque vós usastes de misericórdia com todos os filhos de Israel, quando subiram do Egito. Assim os queneus se retiraram do meio dos amalequitas. 7 Então feriu Saul aos amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito. 8 E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. 9 E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente. 10 Então veio a palavra do SENHOR a Samuel, dizendo: 11 Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao SENHOR.
Flush escreveu:Demasiado rebuscado para mentes simples. Eu tenho essa consciência.
Eis o comentário Flushiano. Vamos, pessoal, força... Ergamos um monumento para ele, já!
A minha inteligência merece um monumento quando comparada com as mentes detentoras de amarras religiosas. Mas não gosto de me comparar com o que está abaixo, apenas com o que está acima.
Deixa lá o monumento. Basta-me sentir superior.
Mateus 17 20 E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.
Deus é um só... ...mas com várias caras: uma para cada religião O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?
Flush escreveu:Demasiado rebuscado para mentes simples. Eu tenho essa consciência.
Eis o comentário Flushiano. Vamos, pessoal, força... Ergamos um monumento para ele, já!
A minha inteligência merece um monumento quando comparada com as mentes detentoras de amarras religiosas. Mas não gosto de me comparar com o que está abaixo, apenas com o que está acima. Deixa lá o monumento. Basta-me sentir superior.
Eis o orgulho flushiano. Silêncio, senhores, ele está falando. Agora sim: Vamos aplaudir.
Botanico escreveu:Para mim, a que melhor encaixa para avacalhar a bondade do Divino é aquela de 1 Samuel 15:1-9, onde o Samuel diz a Saul que o Divino ordenou que se massacrasse o povo amalequita por um motivo absolutamente torpe: vingar um incidente ocorrido 500 anos antes.
Há alguma parábola para explicar isso? Só vi a explicação do Boaventura Kloppemburg, que dizia que Deus, como o Senhor da Vida e da Morte tem o Direito de ordenar tal ato e aos que argumentam sobre as crianças massacradas, que elas foram mortas para impedir de viver a vida má que viveriam.
Gostaram da explicação?
Nota: "Vota ao extermínio!": é o hérem ou anátema tão chocante que, segundo os costumes bélicos dos tempos antigos, consistia em consagrar a Deus todos os prisioneiros e despojos feitos, de modo que fossem subtraídos ao uso e gozo dos vencedores. Remete ao Dt 2,34:
Você diz que o costume de extermínio poderia ser apenas consagração ou levar a efeito a destruição total, apenas retornou ao sentido do texto: mata todo mundo, não deixa ninguém vivo e o único versículo que citou para justificar foi mais matança:
Deuteronômio 2 34 E naquele tempo tomamos todas as suas cidades, e cada uma destruímos com os seus homens, mulheres e crianças; não deixamos a ninguém.
Deus é um só... ...mas com várias caras: uma para cada religião O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?
Gostaram da explicação?
Você diz que o costume de extermínio poderia ser apenas consagração ou levar a efeito a destruição total, apenas retornou ao sentido do texto: mata todo mundo, não deixa ninguém vivo e o único versículo que citou para justificar foi mais matança:
Deuteronômio 2 34 E naquele tempo tomamos todas as suas cidades, e cada uma destruímos com os seus homens, mulheres e crianças; não deixamos a ninguém.
"Consagrar a Deus" não remete a matança nenhuma! Leia de novo e com mais atenção.
Flush escreveu:Não li fora da Biblia, li dentro. Não sou religioso, logo não sou papagaio. Analiso e reaciocino por mim próprio. Como disse anteriormente, uma defesa deste trecho incluiria barbaridade intelectual.
diz-me um único pensamento, uma única análise sobre religiao que seja tua.
...mig escreveu: diz-me um único pensamento, uma única análise sobre religiao que seja tua.
Define-me um pensamento único e pessoal exclusivo.
Apenas sabendo a base da tua lógica poderei ou não responder-te.
Se o definires como criação espontânea então aconselho-te a recapitular a teoria evolutiva, aplica-se não só aos principios evolutivos das espécies mas também a todo e qualquer acontecimento existente. Nada surge do nada, e assim sendo a evolução do pensamento traduz-se na aquisição de conceitos, pensamentos e experiências para posterior análise e desenvolvimento. Galileu não acordou e a Terra era redonda.
Um qualquer lunático acordou e surgiu a criação espontânea.
Gostaram da explicação?
"Consagrar a Deus" não remete a matança nenhuma! Leia de novo e com mais atenção.
??