Botanico escreveu:Bem, Beto, na Codificação (trabalho feito por KARDEC) nunca houve qualquer divinização de Jesus, sacou? Se conhecesse o assunto, saberia disso.
Aceitar os ensinos MORAIS do Evangelho não é o mesmo que aceitar TODO o resto. Veja o que diz o Evangelho Segundo o Espiritismo logo na sua apresentação. Kardec fez apenas um apanhado dos versos referentes a ensinos morais, colocou os seus comentários e o de espíritos. SÓ ISSO!
Entretanto, ainda no tempo de Kardec, um conterrâneo seu recebeu uma revelação vinda dos próprios apóstolos evangelistas e ainda de Moisés, que supostamente explicariam "em espírito e verdade" todo o texto evangélico. O resultado foi uma massuda e espúria obra, em três volumes, chamada "Os Quatro Evangelhos". Essa obra é um insulto à inteligência e deturpa o Espiritismo (seu autor, J. B. Roustaing, ficou revoltado por Kardec não lhe dar os merecidos elogios e ter feito "um enterro de primeira classe" dela).
Blababá, Blababá moralista, e só moralista, sem qualquer Jesus-Deus aí no meio do comentário. Vai ter de se esforçar mais, mas favor não usar obras de cunho rustenguista. Estas são apenas lixo.
Ô Beto! Se o Cristianismo é o conjunto de uma INFINIDADE de seitas e doutrinas todas elas apresentadas pelos seus proponentes como cristãs, o que quer que eu faça? Logo eu que não sou cristão vou ter de ficar separando joio de trigo e dizer que "isto é doutrina cristã e isto não é"? Os cristãos que se entendam. O que eu sei é que sua base doutrinária é (ou deveria ser) um conjunto de livros herdados do povo hebreu que hoje conhecemos como Bíblia. Se a ICAR decidiu HOJE que essa tal Bíblia CONTÉM a verdade, antigamente, tal como outras igrejas cristãs dizem HOJE, afirmava que ela É A VERDADE. Tanto que Giordano Bruno acabou na fogueira e Galileu na cadeia por conta disso.
Tsc, tsc, tsc. Você é intelectualmente desonesto. Se fosse intelecualmente honesto, saberia muito bem que sua condenação ao cristianismo é exatamente paralela à condenação que um cristão poderia fazer a um espírita com base nas obras desse Roustaing, taxando-as de ridículas. Se você não separa o "joio do trigo" dentre as seitas cristãs, tampouco pode cobrar que alguém de fora do espiritismo separe o "joio do trigo" das obras espíritas. Sua tarefa de dizer "o que é doutrina cristã e o que não é" se encerra na negativa de admitir o espiritismo como vertente do cristianismo, ISSO você sabe fazer, daí pra além, se existir um além, já "não é da sua conta", né?
Sua agonia de desqualificar o cristianismo pra exaltar o espiritismo em contraste, já que ele é "racional" e "científico" é patética, já que o próprio Livro dos Espíritos diz que a Bíblia encerra VERDADES que foram ensinadas "SOB A FORMA ALEGÓRICA", e que os Livros estapafúrdios de Kardec se arvoram a "explicar". Nada modesto ele, hein?? Oooooooooh, que incrível, para a codificação espírita a Bíblia cristã traz verdades eternas e perenes que o espiritismo vem apenas desanuviar e desdobrar, mas o espiritismo não é cristão, porque cristãos supostamente acreditam que a Terra tem 6.000 anos e tudo mais. Quer dizer, os espíritas acreditam que Júpiter é habitado por espíritos superiores, que tempestades e outros fenômenos naturais são provocados pelas reuniões de milhares de espíritos, que espíritos têm cores a depender de seu grau de pureza, mas são OS CRISTÃOS que são ridículos, são OS CRISTÃOS que são ignorantes e malucos. Uau,
PARABÉNS.
E essa é a
sua interpretação sem pé nem cabeça do Livro dos Espíritos, né, querido? Porque, repetindo:
Antes que viesse o Cristo, não tinham os homens a lei dada por Deus a Moisés?
Ou seja, primeiro Deus deu a lei a Moisés, depois Deus enviou "O CRISTO", depois foram enviados "OS ESPÍRITOS". Mas nããão, imagine se o espiritismo ia ser cristianismo por causa disso, né? Só porque DEUS ENVIOU O CRISTO? Que besteira.
Jesus veio mostrar aos homens o caminho do verdadeiro bem. Por que, tendo-o enviado para fazer lembrada sua lei que estava esquecida, não havia Deus de enviar hoje os Espíritos, a fim de a lembrarem novamente aos homens, e com maior precisão, quando eles a olvidam, para tudo sacrificar ao orgulho e à cobiça?
Huh, Deus ENVIA "O CRISTO" pra lembrar a humanidade de sua lei (a de Moisés). Depois Deus envia OS ESPÍRITOS, pra lembrar a humanidade a MESMA lei que O CRISTO tinha vindo lembrar. Mas o espiritismo faria parte do cristianismo SÓ por isso? Que DETALHE BOBO, né????
"Oh! Crede-me: crede-me, irmãos em Deus e em Jesus-Cristo, crede-me: (...) Quem é, com efeito, o culpado? É aquele quem por um desvio, por um falso movimento da alma, se afasta do objetivo da criação, que consiste no culto harmonioso do belo, do bem, idealizados pelo arquétipo humano, pelo Homem-Deus, por Jesus-Cristo".
Isso é o que, ahn, PAULO, O APÓSTOLO, disse a Kardec. Oh, PUXA, até apóstolos de Jesus tem no Livro dos Espíritos, conclamando os encarnados à fé em Cristo, que coisa, não? Um espírito EVOLUIDÍSSIMO como esse SÓ FALA VERDADES, hein?
Bah.