DESTRUINDO James Randi

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Vitor Moura

Re: Re.: DESTRUINDO James Randi

Mensagem por Vitor Moura »

Will escreveu:
Vitor Moura escreveu:
E desde quando para ser científico precisa ser reproduzido? Que diabo de noção de ciência é essa que você tem? Há fenômenos que são estudados pelas ciências “normais” e que não podem ser reproduzidos de uma forma regular, em condições conhecidas. O processo de desintegração radioativa de um núcleo de urânio não pode ser submetido a controle por nenhum meio conhecido. É assim mesmo impossível predizer quando um átomo de urânio vai desintegrar. A passagem de um cometa não periódico é imprevisível e incontrolável. Os fenômenos meteorológicos como os relâmpagos são assim mesmo irregulares e incontroláveis. A criação do universo não pode ainda ser repetida em nenhum laboratório. Meus sonhos são irrepetíveis e incontroláveis, mas creio que são fenômenos psíquicos reais. Todos os eventos pessoais que vivemos e todos os que a história estuda são únicos, e no entanto cremos que são reais. Vc não atribui cientificidade a estes estudos? Hummmmm?

Putzzzz, o cara confunde controle do ambiente da metologia cientifica com descontrole de alguns fatos naturais, arrogantemente, não se acha um leigo em ciências...

Putzzzzz!!!!

Vc pode tomar cuidados contra fraude, mas vc não tem como reproduzir o fenômeno em laboratório. Vc não entendeu mesmo ou só está se fazendo de burro?

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Will escreveu:Pow cara, eu já estou sentindo vergonha por vc, já que vc não a tem!!!! O papo começou com dona Salgueiro dizendo que havia um site com provas e tal. Pois eu havia afirmado que nenhuma experiência PSI foi comprovada ou reproduzida em laboratório... Ela disse que NÃO... E eu perguntei: Como NÃO?

Ou seja, eu só cobrava o que uma postulante da doutrina espirita (pelo que entendi) estava afirmando... Aí entrou o Vitor e Vc, falando um monte de merda!!! Já que a questão inicial foi: Experiências midiúnicas já foram provadas e reproduzidas em laboratório... Pow cara, como eu disse, fica dificil, né?

Acho melhor separar as coisas. O que eu estava procurando era um artigo de um parapsicólogo porque é improdutivo ficar colocando opiniões próprias já que somos " leigos ". Nesse artigo ele coloca que a PES já está mais do que provada e os porques

Quando me refiro a pesquisa sobre psi não estou falando de espiritismo.

E Dona Salgueiro me faz lembrar de uma figurinha muito carimbada, o Guest, banido do fórum :emoticon4:

Bjs

Johnny
Gênero: Masculino

Re.: DESTRUINDO James Randi

Mensagem por Johnny »

Dona Salgueiro. pô!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:
Acho melhor separar as coisas. O que eu estava procurando era um artigo de um parapsicólogo porque é improdutivo ficar colocando opiniões próprias já que somos " leigos ". Nesse artigo ele coloca que a PES já está mais do que provada e os porques

"Provada" para você. Ou você está tentando afirmar apenas que há provas da existencia de pesquisadores de PSI?
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Vitor Moura escreveu:Eu sou ateu, sua anta! Sou um espírita ateu.

Você é O QUÊ???? Que maluquice, como assim isso?? Como você se dizer ESPÍRITA, seguidor da seita CRISTÃ inventada por Kardec e dizer que é ateu?? Como isso se no Livro Dos Espíritos Kardec diz com todas as letras que a reencarnação e a evolução foram criadas por DEUS e que Cristo realmente ERA divino????
É um problema espiritual, chupe pau!

Botanico

Mensagem por Botanico »

betossantana escreveu:

Você é O QUÊ???? Que maluquice, como assim isso?? Como você se dizer ESPÍRITA, seguidor da seita CRISTÃ inventada por Kardec e dizer que é ateu?? Como isso se no Livro Dos Espíritos Kardec diz com todas as letras que a reencarnação e a evolução foram criadas por DEUS e que Cristo realmente ERA divino????

Está mais por fora que asa de penico, meu caro. O Espiritismo NÃO É UMA SEITA CRISTÃ. É verdade que há espíritas que PENSAM que o Espiritismo é Cristianismo, pois dá ênfase à prática de caridade. Mas o Cristianismo não é sinônimo de caridade. Até porque essa caridade é fluida. Para um cristão é caridoso estuprar, torturar e liquidar na fogueira uma menina de 9 anos, acusada de bruxaria, pois essa severa punição, eventualmente a libertaria do Inferno. Portanto não há dúvidas que é um ato de caridade e foi amplamente praticado pelas igrejas cristãs até uns dois séculos atrás (pararam essa caridade por que?)

Cristianismo, meu caro, significa um amontoado de elucubrações teológicas que basicamente seriam as seguintes: um verdadeiro cristão deve crer que o Universo foi criado em 6 dias literais há 6.000 anos, pois é obrigado a crer na exatidão e infabilidade das Escrituras. Conseqüentemente, também deve crer que o céu é sólido, que a Terra é plana e ocupa o centro do Universo, pois estes são ensinamentos bíblicos. Também deve-se crer em três Deuses, fazendo o papel de Um. Um desses Deuses, o tal Cristo, é o Salvador e necessariamente tem de ser crer nele e aceitá-lo como Salvador, pois do contrário é a condenação eterna. Isso é o verdadeiro Cristianismo.

Como NADA disso é ensinado no Espiritismo, então este não pode se apresentar como Cristianismo.

É isso.
Editado pela última vez por Botanico em 22 Dez 2006, 17:06, em um total de 1 vez.

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:
Botanico escreveu:Ah! Esta é que foi a razão inicial? Pois bem, eu digo que SIM, foram experiências mediúnicas FORAM PROVADAS E REPRODUZIDAS EM LABORATÓRIO por mais de 200 cientistas, ao longo de 80 anos e em diversos países. Mas VOCÊ disse que são estórias da carochinha, EMBORA NÃO ME DIGA PORQUE.

Oh! Claro... E o Amauri Chavier Pena publicou 2565364 livros. Todos podem ser lidos lá no CLAP.

Não entendi, Encostado. Que eu saiba, Amauri só escreveu UM livro, que JAMAIS foi publicado. O Quevedo fala em 50 livros, sem dar qualquer dado sobre eles e o Turatti garantia que esses livros estariam lá no CLAP, o que foi desmentido pela bibliotecária.

Agora o que é que isso tem a ver com o experimental mediúnico que citei?

Will

Mensagem por Will »

Vitor Moura escreveu:
Will escreveu:
Vitor Moura escreveu:
E desde quando para ser científico precisa ser reproduzido? Que diabo de noção de ciência é essa que você tem? Há fenômenos que são estudados pelas ciências “normais” e que não podem ser reproduzidos de uma forma regular, em condições conhecidas. O processo de desintegração radioativa de um núcleo de urânio não pode ser submetido a controle por nenhum meio conhecido. É assim mesmo impossível predizer quando um átomo de urânio vai desintegrar. A passagem de um cometa não periódico é imprevisível e incontrolável. Os fenômenos meteorológicos como os relâmpagos são assim mesmo irregulares e incontroláveis. A criação do universo não pode ainda ser repetida em nenhum laboratório. Meus sonhos são irrepetíveis e incontroláveis, mas creio que são fenômenos psíquicos reais. Todos os eventos pessoais que vivemos e todos os que a história estuda são únicos, e no entanto cremos que são reais. Vc não atribui cientificidade a estes estudos? Hummmmm?

Putzzzz, o cara confunde controle do ambiente da metologia cientifica com descontrole de alguns fatos naturais, arrogantemente, não se acha um leigo em ciências...

Putzzzzz!!!!

Vc pode tomar cuidados contra fraude, mas vc não tem como reproduzir o fenômeno em laboratório. Vc não entendeu mesmo ou só está se fazendo de burro?

Tá Vitor, e um reator nuclear ou uma explosão nuclear é o quê Vitor? Vc no mínimo foi infeliz na sua exeplificação! E depois eu quem sou burro!!! :emoticon19:
Editado pela última vez por Will em 22 Dez 2006, 17:09, em um total de 1 vez.

o pensador

Mensagem por o pensador »

Botânico defendendo o Espiritismo:

"O Cristianismo é falso,logo o Espiritismo é verdadeiro"

Lógica do Botânico:

"Para se comprovar a autenticidade do Espiritismo basta detratar religiôes culturalmente majoritárias"

Will

Mensagem por Will »

betossantana escreveu:

É, deve ser uma espécie de Espiritismo BudistaAteu...

Muito embora que pra mim, ateu é aquele que não crê em nenhuma espécie de deus, seja ele cristão, budista, maomo, xintuista e todos os demais, incluindo as possibilidades espirituais kardecistas ou não!!! Pra mim qualquer coisa fora desses parametros é não saber o que é? :emoticon16:

Will

Mensagem por Will »

o pensador escreveu:Botânico defendendo o Espiritismo:

Lógica do Botânico:

"Para se comprovar a autenticidade do Espiritismo basta detratar religiôes culturalmente majoritárias"

É a lógica desses espiritas daqui do forum é um negócio impressionante! Me lembrou até um forum que vi, onde tem uns espiritas muito loucos, que misturam espiritismo, nova era, PSI, cristianismo, Ufologia, maça e banana... Muito engraçado

Will

Mensagem por Will »

salgueiro escreveu:
Will escreveu:Pow cara, eu já estou sentindo vergonha por vc, já que vc não a tem!!!! O papo começou com dona Salgueiro dizendo que havia um site com provas e tal. Pois eu havia afirmado que nenhuma experiência PSI foi comprovada ou reproduzida em laboratório... Ela disse que NÃO... E eu perguntei: Como NÃO?

Ou seja, eu só cobrava o que uma postulante da doutrina espirita (pelo que entendi) estava afirmando... Aí entrou o Vitor e Vc, falando um monte de merda!!! Já que a questão inicial foi: Experiências midiúnicas já foram provadas e reproduzidas em laboratório... Pow cara, como eu disse, fica dificil, né?

Quando me refiro a pesquisa sobre psi não estou falando de espiritismo.

Bom, Dona salgueiro, está tudo registrado nos logs para quem tiver curiosidade de ler se realemnte não foi como eu disse!!!

Muito embora o Vitor tenha dito que vcs, espiritas do forum, são cientistas não leigos - Só não entendi porque cientistas precisariam tentar ofender um leigo como eu, me chamando de anta e de burro!!!

Por falar nisso eu pensei que o forum fosse moderado, cadê a moderação que não vê esses abusos?

salgueiro escreveu:E Dona Salgueiro me faz lembrar de uma figurinha muito carimbada, o Guest, banido do fórum :emoticon4:

Minha educação não permite tratar uma jovem senhora de outra forma, é uma questão de educação que meus pais me deram. Agora eu precisaria saber se a comparação que a senhora fez é um elogio ou mais uma tentativa de ofensa dos espiritas do forum!!!! :emoticon5:

Abraços.

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

Will escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Will escreveu:
Vitor Moura escreveu:

Putzzzzz!!!!

Tá Vitor, e um reator nuclear ou uma explosão nuclear é o quê Vitor?

Fenômenos perfeitamente possíveis de serem reproduzidos sob condições de controle. Exemplo: Trinity.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Experi%C3%AAncia_Trinity

Will escreveu:Vc no mínimo foi infeliz na sua exeplificação! E depois eu quem sou burro!!! :emoticon19:

O que diabos vc estava querendo demonstrar?

Will

Mensagem por Will »

Vitor

Aprenda e nunca mais se esqueça

Fenômeno Poltergeist:

Imagem

Experimentos Ganzfeld:

Imagem

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

betossantana
Contato:

Botanico escreveu:Está mais por fora que asa de penico, meu caro. O Espiritismo NÃO É UMA SEITA CRISTÃ. É verdade que há espíritas que PENSAM que o Espiritismo é Cristianismo, pois dá ênfase à prática de caridade.
Cristianismo, meu caro, significa um amontoado de elucubrações teológicas que basicamente seriam as seguintes: um verdadeiro cristão deve crer que o Universo foi criado em 6 dias literais há 6.000 anos, pois é obrigado a crer na exatidão e infabilidade das Escrituras. Conseqüentemente, também deve crer que o céu é sólido, que a Terra é plana e ocupa o centro do Universo, pois estes são ensinamentos bíblicos. Também deve-se crer em três Deuses, fazendo o papel de Um. Um desses Deuses, o tal Cristo, é o Salvador e necessariamente tem de ser crer nele e aceitá-lo como Salvador, pois do contrário é a condenação eterna. Isso é o verdadeiro Cristianismo.
Como NADA disso é ensinado no Espiritismo, então este não pode se apresentar como Cristianismo.
É isso.

O QUÊ???? Então desde quando surgiram OUTRAS codificações espíritas negando a divindade de Jesus Cristo??? Kardec DIZ que as leis espíritas nada mais são do que extensões da moral e das lições da Bíblia, o livro sagrado do CRISTIANISMO, e que a palavra espírita nada mais é do que uma extensão das do próprio Cristo!

Ensinam os Espíritos qualquer moral nova, qualquer coisa superior ao que disse o Cristo? Se a moral deles não é senão a do Evangelho, de que serve o Espiritismo?(...)

Não, o Espiritismo não traz moral diferente da de Jesus. Mas, perguntamos, por nossa vez: Antes que viesse o Cristo, não tinham os homens a lei dada por Deus a Moisés? A doutrina do Cristo não se acha contida no Decálogo? Dir-se-á, por isso, que a moral de Jesus era inútil? Perguntaremos, ainda, aos que negam utilidade à moral espírita: Por que tão pouco praticada é a do Cristo? E por que, exatamente, são os primeiros a violar-lhe o preceito capital: o da caridade universal? Os Espíritos vêm não só confirmá-la, mas também mostrar-nos a sua utilidade prática. Tornam inteligíveis e patentes verdades que haviam sido ensinadas sob a forma alegórica. E, justamente com a moral, trazem-nos a definição dos mais abstratos problemas da psicologia.

Jesus veio mostrar aos homens o caminho do verdadeiro bem. Por que, tendo-o enviado para fazer lembrada sua lei que estava esquecida, não havia Deus de enviar hoje os Espíritos, a fim de a lembrarem novamente aos homens, e com maior precisão, quando eles a olvidam, para tudo sacrificar ao orgulho e à cobiça

VOCÊ é que tenta separar o espiritismo kardecista do cristianismo valorando-o negativamente, na tentativa de concluir que o cristianismo é irracional e o espiritismo é racional. Tsc, tsc, francamente. Sou ateu, mas até eu acho isso escrotidão com os cristãos. Existem uma infinidade de seitas e doutrinas cristãs, e é bastante óbvio que a ICAR, por exemplo, NÃO orienta seus fiéis a acreditarem em coisas tão estapafúrdias quanto a idade bíblica da criação do mundo, a Terra chata e o mundo como centro do universo. Algumas seitas cristãs podem fazê-lo e O FAZEM, mas outras não. Tanto é assim que o criacionismo cristão não vem de celerados radicais debilóides pelas Escrituras, e sim de pessoas intelectualizadas que tentam revestir de aspecto científico suas teorias malucas, o que está a LÉGUAS de distância de bramir Bíblias nas caras das pessoas e dizer que a teoria da evolução vêm do Diabo, admitamos.

Irracionalidade por irracionalidade, eu AINDA acho mais poeticamente preferível a cristã. Adoro ler sobre demônios, Satanás, o Inferno, o lago de fogo, a grande Serpente, o Dragão, o Anticristo, possessões, etc., não tem nada disso no Espiritismo, é só aquela chatura de evolução e obsessão.

Will

Mensagem por Will »

betossantana escreveu:
Botanico escreveu:Está mais por fora que asa de penico, meu caro. O Espiritismo NÃO É UMA SEITA CRISTÃ. É verdade que há espíritas que PENSAM que o Espiritismo é Cristianismo, pois dá ênfase à prática de caridade.
É isso.

O QUÊ???? Então desde quando surgiram OUTRAS codificações espíritas negando a divindade de Jesus Cristo??? Kardec DIZ que as leis espíritas nada mais são do que extensões da moral e das lições da Bíblia, o livro sagrado do CRISTIANISMO, e que a palavra espírita nada mais é do que uma extensão das do próprio Cristo!

Ensinam os Espíritos qualquer moral nova, qualquer coisa superior ao que disse o Cristo? Se a moral deles não é senão a do Evangelho, de que serve o Espiritismo?(...)

Não, o Espiritismo não traz moral diferente da de Jesus. Mas, perguntamos, por nossa vez: Antes que viesse o Cristo, não tinham os homens a lei dada por Deus a Moisés? A doutrina do Cristo não se acha contida no Decálogo? Dir-se-á, por isso, que a moral de Jesus era inútil? Perguntaremos, ainda, aos que negam utilidade à moral espírita: Por que tão pouco praticada é a do Cristo? E por que, exatamente, são os primeiros a violar-lhe o preceito capital: o da caridade universal? Os Espíritos vêm não só confirmá-la, mas também mostrar-nos a sua utilidade prática. Tornam inteligíveis e patentes verdades que haviam sido ensinadas sob a forma alegórica. E, justamente com a moral, trazem-nos a definição dos mais abstratos problemas da psicologia.

Jesus veio mostrar aos homens o caminho do verdadeiro bem. Por que, tendo-o enviado para fazer lembrada sua lei que estava esquecida, não havia Deus de enviar hoje os Espíritos, a fim de a lembrarem novamente aos homens, e com maior precisão, quando eles a olvidam, para tudo sacrificar ao orgulho e à cobiça

VOCÊ é que tenta separar o espiritismo kardecista do cristianismo valorando-o negativamente, na tentativa de concluir que o cristianismo é irracional e o espiritismo é racional. Tsc, tsc, francamente. Sou ateu, mas até eu acho isso escrotidão com os cristãos. Existem uma infinidade de seitas e doutrinas cristãs, e é bastante óbvio que a ICAR, por exemplo, NÃO orienta seus fiéis a acreditarem em coisas tão estapafúrdias quanto a idade bíblica da criação do mundo, a Terra chata e o mundo como centro do universo. Algumas seitas cristãs podem fazê-lo e O FAZEM, mas outras não. Tanto é assim que o criacionismo cristão não vem de celerados radicais debilóides pelas Escrituras, e sim de pessoas intelectualizadas que tentam revestir de aspecto científico suas teorias malucas, o que está a LÉGUAS de distância de bramir Bíblias nas caras das pessoas e dizer que a teoria da evolução vêm do Diabo, admitamos.

Irracionalidade por irracionalidade, eu AINDA acho mais poeticamente preferível a cristã. Adoro ler sobre demônios, Satanás, o Inferno, o lago de fogo, a grande Serpente, o Dragão, o Anticristo, possessões, etc., não tem nada disso no Espiritismo, é só aquela chatura de evolução e obsessão.

Beto,

Vc está ensinando espiritismo à um espirita?

Olha, vou te dizer uma coisa, hein! Esse forum tem me surpreendido a cada postagem... Um Ateu ensinando a doutrina espirita à um espirita é que é um fenêmeno!!!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Botanico

Mensagem por Botanico »

o pensador escreveu:Botânico defendendo o Espiritismo:

Lógica do Botânico:

Esse pensador pode até ter aprendido a pensar, mas certamente não aprendeu a ler...
Eu não disse que o Cristianismo era falso. Apenas disse que o Espiritismo NÃO É CRISTIANISMO. Seria o mesmo que eu dizer: Matemática não é Biologia.

Quanto a ser falso ou verdadeiro, bem um tal de Pilatos perguntou ao supostos Deus Cristo: _ O que é a verdade? _ E ficou sem resposta. E se até a Ciência, tão endeusada por aqui como a única fonte de verdade, também diz coisas falsas, então por que execrar o Cristianismo ou mesmo o Espiritismo por ter dito coisas erradas também?

Herrar é omano...

Botanico

Mensagem por Botanico »

É isso.

betossantana escreveu:O QUÊ???? Então desde quando surgiram OUTRAS codificações espíritas negando a divindade de Jesus Cristo??? Kardec DIZ que as leis espíritas nada mais são do que extensões da moral e das lições da Bíblia, o livro sagrado do CRISTIANISMO, e que a palavra espírita nada mais é do que uma extensão das do próprio Cristo!

Bem, Beto, na Codificação (trabalho feito por KARDEC) nunca houve qualquer divinização de Jesus, sacou? Se conhecesse o assunto, saberia disso.
Aceitar os ensinos MORAIS do Evangelho não é o mesmo que aceitar TODO o resto. Veja o que diz o Evangelho Segundo o Espiritismo logo na sua apresentação. Kardec fez apenas um apanhado dos versos referentes a ensinos morais, colocou os seus comentários e o de espíritos. SÓ ISSO!

Entretanto, ainda no tempo de Kardec, um conterrâneo seu recebeu uma revelação vinda dos próprios apóstolos evangelistas e ainda de Moisés, que supostamente explicariam "em espírito e verdade" todo o texto evangélico. O resultado foi uma massuda e espúria obra, em três volumes, chamada "Os Quatro Evangelhos". Essa obra é um insulto à inteligência e deturpa o Espiritismo (seu autor, J. B. Roustaing, ficou revoltado por Kardec não lhe dar os merecidos elogios e ter feito "um enterro de primeira classe" dela). Teria acabado lá pela França mesmo, se não tivesse vindo para o Brasil e deu o azar de cair nas mãos dos fundadores da FEB. Esses eram ex-católicos carolas, que já não aceitavam mais certas coisas da Igreja, mas ainda eram apaixonados por Nossa Senhora e sentiam muito a sua falta no Espiritismo. Afinal, para os espíritas, a tal Senhora aí foi uma mulher normal, sem nada de extraordinário. Casou e trepou com o José e, por processo ABSOLUTAMENTE NORMAL, gerou o tal Jesus. Isso era algo doloroso demais para esses febeanos.

A espúria obra de Roustaing dizia que Jesus não foi gerado, nem era de carne e osso: era um espírito materializado, pois teria evoluído "em linha reta", ou seja, evoluiu da ignorância sem jamais pisar na bola e por isso jamais teve ou teria de encarnar (para Roustaing, a reencarnação é exclusivamente punitiva, ao contrário do que diz o Espiritismo). Assim então Maria teve uma gravidez ilusória, um parto fictício e com isso se "explicaria" como ficou grávida virgem e, obviamente, permaneceu virgem depois até a morte. Assim então os sentimentalistas febeanos tiveram de volta a sua Nossa Senhora, tal como apresentada pela fé católica. Conseqüentemente, essa obra espúria foi traduzida para o português e febeanos escreveram outras obras de apoio ao rustenguismo e ele ficou sendo "uma pós-graduação em Espiritismo". Apesar do esforço da FEB, o rustenguismo não encontrou apoio entre os espíritas. Poucos centros o adotaram ou ensinaram. Recentemente, a diretoria da FEB foi ocupada, para desgosto dos octogenários rustenguistas restantes, por gente não afinada com o rustenguismo e que, segundo soube, tomou a atitude de não mais editar obras rustenguistas.
Ainda bem.

Alziro Zarur, pelo que ouvi falar, mas não obtive qualquer confirmação, dizia ser Kardec reencarnado e veio trazer "a quarta revelação", apresentada na forma da LBV, que nada mais é do que uma continuação rustenguista.

Isso quanto a outras "codificações".

betossantana escreveu:Ensinam os Espíritos qualquer moral nova, qualquer coisa superior ao que disse o Cristo? Se a moral deles não é senão a do Evangelho, de que serve o Espiritismo?(...)

Blababá, Blababá moralista, e só moralista, sem qualquer Jesus-Deus aí no meio do comentário. Vai ter de se esforçar mais, mas favor não usar obras de cunho rustenguista. Estas são apenas lixo.

betossantana escreveu:VOCÊ é que tenta separar o espiritismo kardecista do cristianismo valorando-o negativamente, na tentativa de concluir que o cristianismo é irracional e o espiritismo é racional. Tsc, tsc, francamente. Sou ateu, mas até eu acho isso escrotidão com os cristãos. Existem uma infinidade de seitas e doutrinas cristãs, e é bastante óbvio que a ICAR, por exemplo, NÃO orienta seus fiéis a acreditarem em coisas tão estapafúrdias quanto a idade bíblica da criação do mundo, a Terra chata e o mundo como centro do universo. Algumas seitas cristãs podem fazê-lo e O FAZEM, mas outras não. Tanto é assim que o criacionismo cristão não vem de celerados radicais debilóides pelas Escrituras, e sim de pessoas intelectualizadas que tentam revestir de aspecto científico suas teorias malucas, o que está a LÉGUAS de distância de bramir Bíblias nas caras das pessoas e dizer que a teoria da evolução vêm do Diabo, admitamos.

Ô Beto! Se o Cristianismo é o conjunto de uma INFINIDADE de seitas e doutrinas todas elas apresentadas pelos seus proponentes como cristãs, o que quer que eu faça? Logo eu que não sou cristão vou ter de ficar separando joio de trigo e dizer que "isto é doutrina cristã e isto não é"? Os cristãos que se entendam. O que eu sei é que sua base doutrinária é (ou deveria ser) um conjunto de livros herdados do povo hebreu que hoje conhecemos como Bíblia. Se a ICAR decidiu HOJE que essa tal Bíblia CONTÉM a verdade, antigamente, tal como outras igrejas cristãs dizem HOJE, afirmava que ela É A VERDADE. Tanto que Giordano Bruno acabou na fogueira e Galileu na cadeia por conta disso.

Portanto, se o único ponto comum no meio de toda essa INFINDADE de seitas e doutrinas cristãs é a crença na Bíblia, então vou ser escroto sim de dizer o que disse em alto bom som.

betossantana escreveu:Irracionalidade por irracionalidade, eu AINDA acho mais poeticamente preferível a cristã. Adoro ler sobre demônios, Satanás, o Inferno, o lago de fogo, a grande Serpente, o Dragão, o Anticristo, possessões, etc., não tem nada disso no Espiritismo, é só aquela chatura de evolução e obsessão.

Gosto não se discute: lamenta-se.

Will

Re.: DESTRUINDO James Randi

Mensagem por Will »

Preciso divulgar essa novidade quentíssima para o restante dos espiritas!!!! :emoticon13:
[center]Imagem[/center]

betossantana
Contato:

Botanico escreveu:Bem, Beto, na Codificação (trabalho feito por KARDEC) nunca houve qualquer divinização de Jesus, sacou? Se conhecesse o assunto, saberia disso.
Aceitar os ensinos MORAIS do Evangelho não é o mesmo que aceitar TODO o resto. Veja o que diz o Evangelho Segundo o Espiritismo logo na sua apresentação. Kardec fez apenas um apanhado dos versos referentes a ensinos morais, colocou os seus comentários e o de espíritos. SÓ ISSO!
Entretanto, ainda no tempo de Kardec, um conterrâneo seu recebeu uma revelação vinda dos próprios apóstolos evangelistas e ainda de Moisés, que supostamente explicariam "em espírito e verdade" todo o texto evangélico. O resultado foi uma massuda e espúria obra, em três volumes, chamada "Os Quatro Evangelhos". Essa obra é um insulto à inteligência e deturpa o Espiritismo (seu autor, J. B. Roustaing, ficou revoltado por Kardec não lhe dar os merecidos elogios e ter feito "um enterro de primeira classe" dela).

Blababá, Blababá moralista, e só moralista, sem qualquer Jesus-Deus aí no meio do comentário. Vai ter de se esforçar mais, mas favor não usar obras de cunho rustenguista. Estas são apenas lixo.

Ô Beto! Se o Cristianismo é o conjunto de uma INFINIDADE de seitas e doutrinas todas elas apresentadas pelos seus proponentes como cristãs, o que quer que eu faça? Logo eu que não sou cristão vou ter de ficar separando joio de trigo e dizer que "isto é doutrina cristã e isto não é"? Os cristãos que se entendam. O que eu sei é que sua base doutrinária é (ou deveria ser) um conjunto de livros herdados do povo hebreu que hoje conhecemos como Bíblia. Se a ICAR decidiu HOJE que essa tal Bíblia CONTÉM a verdade, antigamente, tal como outras igrejas cristãs dizem HOJE, afirmava que ela É A VERDADE. Tanto que Giordano Bruno acabou na fogueira e Galileu na cadeia por conta disso.

Tsc, tsc, tsc. Você é intelectualmente desonesto. Se fosse intelecualmente honesto, saberia muito bem que sua condenação ao cristianismo é exatamente paralela à condenação que um cristão poderia fazer a um espírita com base nas obras desse Roustaing, taxando-as de ridículas. Se você não separa o "joio do trigo" dentre as seitas cristãs, tampouco pode cobrar que alguém de fora do espiritismo separe o "joio do trigo" das obras espíritas. Sua tarefa de dizer "o que é doutrina cristã e o que não é" se encerra na negativa de admitir o espiritismo como vertente do cristianismo, ISSO você sabe fazer, daí pra além, se existir um além, já "não é da sua conta", né?

Sua agonia de desqualificar o cristianismo pra exaltar o espiritismo em contraste, já que ele é "racional" e "científico" é patética, já que o próprio Livro dos Espíritos diz que a Bíblia encerra VERDADES que foram ensinadas "SOB A FORMA ALEGÓRICA", e que os Livros estapafúrdios de Kardec se arvoram a "explicar". Nada modesto ele, hein?? Oooooooooh, que incrível, para a codificação espírita a Bíblia cristã traz verdades eternas e perenes que o espiritismo vem apenas desanuviar e desdobrar, mas o espiritismo não é cristão, porque cristãos supostamente acreditam que a Terra tem 6.000 anos e tudo mais. Quer dizer, os espíritas acreditam que Júpiter é habitado por espíritos superiores, que tempestades e outros fenômenos naturais são provocados pelas reuniões de milhares de espíritos, que espíritos têm cores a depender de seu grau de pureza, mas são OS CRISTÃOS que são ridículos, são OS CRISTÃOS que são ignorantes e malucos. Uau, PARABÉNS.

E essa é a sua interpretação sem pé nem cabeça do Livro dos Espíritos, né, querido? Porque, repetindo:

Antes que viesse o Cristo, não tinham os homens a lei dada por Deus a Moisés?

Ou seja, primeiro Deus deu a lei a Moisés, depois Deus enviou "O CRISTO", depois foram enviados "OS ESPÍRITOS". Mas nããão, imagine se o espiritismo ia ser cristianismo por causa disso, né? Só porque DEUS ENVIOU O CRISTO? Que besteira.

Jesus veio mostrar aos homens o caminho do verdadeiro bem. Por que, tendo-o enviado para fazer lembrada sua lei que estava esquecida, não havia Deus de enviar hoje os Espíritos, a fim de a lembrarem novamente aos homens, e com maior precisão, quando eles a olvidam, para tudo sacrificar ao orgulho e à cobiça?

Huh, Deus ENVIA "O CRISTO" pra lembrar a humanidade de sua lei (a de Moisés). Depois Deus envia OS ESPÍRITOS, pra lembrar a humanidade a MESMA lei que O CRISTO tinha vindo lembrar. Mas o espiritismo faria parte do cristianismo SÓ por isso? Que DETALHE BOBO, né????

"Oh! Crede-me: crede-me, irmãos em Deus e em Jesus-Cristo, crede-me: (...) Quem é, com efeito, o culpado? É aquele quem por um desvio, por um falso movimento da alma, se afasta do objetivo da criação, que consiste no culto harmonioso do belo, do bem, idealizados pelo arquétipo humano, pelo Homem-Deus, por Jesus-Cristo".

Isso é o que, ahn, PAULO, O APÓSTOLO, disse a Kardec. Oh, PUXA, até apóstolos de Jesus tem no Livro dos Espíritos, conclamando os encarnados à fé em Cristo, que coisa, não? Um espírito EVOLUIDÍSSIMO como esse SÓ FALA VERDADES, hein?

Bah.

Will

Mensagem por Will »

betossantana escreveu:Tsc, tsc, tsc. Você é intelectualmente desonesto. Se fosse intelecualmente honesto, saberia muito bem que sua condenação ao cristianismo é exatamente paralela à condenação que um cristão poderia fazer a um espírita ...

Não preciso nem dizer que já havia atribuído essa "qualidade" à esses espiritas do forum, né?

Botanico

Mensagem por Botanico »

betossantana escreveu:Tsc, tsc, tsc. Você é intelectualmente desonesto. Se fosse intelecualmente honesto, saberia muito bem que sua condenação ao cristianismo é exatamente paralela à condenação que um cristão poderia fazer a um espírita com base nas obras desse Roustaing, taxando-as de ridículas.

Pense o que quiser, Beto, mas o lance é que até agora eu não condenei nada. O Cristianismo, corrija-me se eu estiver errado, tem por regra de fé e prática aquele conjunto de livros chamado Bíblia, AO QUAL É ATRIBUÍDA SUA ORIGEM COMO SENDO DIVINA, ou seja, usualmente é chamado de PALAVRA DE DEUS. Isso não é à toa: insistem e me vender como sendo os seus autores inspirados pelo próprio Deus. Talvez você possa me apresentar um ou outro teólogo que discorde disso, mas em termos de pronunciamento por parte das seitas cristãs, a origem divina da Bíblia não é ponto de discussão: é tida com líquida e certa.
Discorda?

Já as obras de Kardec e de qualquer outra figura espírita, bem como de qualquer médium ESPÍRITA, NÃO TEM QUALQUER ORIGEM DIVINA. Não se atribui a Deus a autoria de um texto e se for assinado pelo Divino, dizemos que o médium foi enganado e, por fascinação, não se deu conta.

Portanto há UMA ENORME DIFERENÇA ENTRE CRISTIANISMO E ESPIRITISMO quanto à fonte de seus textos "sagrados", sacou?

betossantana escreveu:Se você não separa o "joio do trigo" dentre as seitas cristãs, tampouco pode cobrar que alguém de fora do espiritismo separe o "joio do trigo" das obras espíritas. Sua tarefa de dizer "o que é doutrina cristã e o que não é" se encerra na negativa de admitir o espiritismo como vertente do cristianismo, ISSO você sabe fazer, daí pra além, se existir um além, já "não é da sua conta", né?

Se um cristão me mostra um livro editado pela FEB trazendo doutrinas rustenguistas e me pergunta se o Espiritismo ensina todas aquelas asneiras ali colocadas, já que é editado por uma FEDERAÇÃO ESPÍRITA, então eu digo que NÃO. Explico que tal obra é fruto da fascinação de um bando de babacas que se servem da condição de terem dominado a presidência da FEB e usam o seu nome e parque gráfico pra divulgar aquelas tolices. Explico que a base do ensino espírita são as obras de Kardec e fim de papo.

E depois de ter lido mais de 50 obras cristãs contra o Espiritismo, digo-lhe que seus autores usualmente fazem questão de juntar tudo quanto é esoterismo num mesmo saco de gatos e dizer que aquilo é Espiritismo. Ao dizer o que digo sobre o que é Cristianismo, apenas inverto o jogo. Mas se eu tiver de discutir especificamente com um certo cristão, então devo saber a que seita ele se filiou, pois não tem sentido falar dele de dogmas católicos se o cara é testemunha de Juvená. Aí o nível de conversa é outro.

Sacou?

betossantana escreveu:Sua agonia de desqualificar o cristianismo pra exaltar o espiritismo em contraste, já que ele é "racional" e "científico" é patética, já que o próprio Livro dos Espíritos diz que a Bíblia encerra VERDADES que foram ensinadas "SOB A FORMA ALEGÓRICA", e que os Livros estapafúrdios de Kardec se arvoram a "explicar". Nada modesto ele, hein?? Oooooooooh, que incrível, para a codificação espírita a Bíblia cristã traz verdades eternas e perenes que o espiritismo vem apenas desanuviar e desdobrar, mas o espiritismo não é cristão, porque cristãos supostamente acreditam que a Terra tem 6.000 anos e tudo mais. Quer dizer, os espíritas acreditam que Júpiter é habitado por espíritos superiores, que tempestades e outros fenômenos naturais são provocados pelas reuniões de milhares de espíritos, que espíritos têm cores a depender de seu grau de pureza, mas são OS CRISTÃOS que são ridículos, são OS CRISTÃOS que são ignorantes e malucos. Uau, PARABÉNS.

Olha, Beto, que há verdades na Bíblia, isso nem se discute. O problema é que o cristão apresenta-me a dita-cuja como sendo a PALAVRA DE DEUS. E ainda me cita um texto bíblico onde se diz: "... tua Palavra é a Verdade". Então, meu caro, que quer que eu entenda disso? EU ENTENDI QUE TUDO QUE ESTÁ NA BÍBLIA É VERDADE, pois esta é a Palavra de Deus e a palavra do Divino é a Verdade. Mas como não sou anarfa, ao ler textos que dizem que o Universo começou há 6.000 anos, que a Terra é plana, que o céu é sólido, que um Dilúvio inundou a Terra inteira até 10 metros acima do Everest, o que quer que eu pense?

Eu penso as mesmas coisas que você citou aí dos livros de Kardec. Este cara matou a charada da Revelação: TODA ela foi feita por espíritos, inclusive a revelação bíblica. Quando um profeta falava ou escrevia, não era Deus quem falava ou escrevia através dele sim espíritos. Daí então as pisadas de bola, tanto no texto bíblico, como nos livros de Kardec e qualquer outro espírita.

Daí então não temos nenhuma Palavra de Deus, mas vá convencer um cristão disso...

betossantana escreveu:E essa é a sua interpretação sem pé nem cabeça do Livro dos Espíritos, né, querido? Porque, repetindo:

Antes que viesse o Cristo, não tinham os homens a lei dada por Deus a Moisés?

Ou seja, primeiro Deus deu a lei a Moisés, depois Deus enviou "O CRISTO", depois foram enviados "OS ESPÍRITOS". Mas nããão, imagine se o espiritismo ia ser cristianismo por causa disso, né? Só porque DEUS ENVIOU O CRISTO? Que besteira.

Kardec, salvo engano, também citou Sócrates, Platão e outros para mostrar que ensinos "de Deus" foram dados a todos os povos. Portanto não é só Moisés e Cristo. Kardec, contudo, europeu e vivendo num país cristão, centrou-se mais nisso.
Só que tem uma coisa: algum cristão reza para Moisés? Algum cristão quer fazer valer a lei mosaica? Ora, se Paulo dizia que a lei mosaica fora o pedagogo, mas que dali ela foi abolida em nome de um novo acordo, a partir do qual o pequenino crescera e agora teria de agir como adulto, sem depender do pedagogo, então o Cristianismo não é Judaísmo.
E onde estou errado, portanto, em dizer que o Espirtismo não é Cristianismo, uma vez que neste último o Cristo é apresentado como o Salvador, por conta do sangue derramado na cruz, mas tal proposição é rejeitada no Espiritismo. Essa tese cristã é o FUNDAMENTAL do Cristianismo. Tirou isso, acabou Cristianismo. E o Espiritismo tirou o dito sacrifício de Jesus como resgatador do Pecado. Entendeu o fundamental da coisa?

betossantana escreveu:Jesus veio mostrar aos homens o caminho do verdadeiro bem. Por que, tendo-o enviado para fazer lembrada sua lei que estava esquecida, não havia Deus de enviar hoje os Espíritos, a fim de a lembrarem novamente aos homens, e com maior precisão, quando eles a olvidam, para tudo sacrificar ao orgulho e à cobiça?

Huh, Deus ENVIA "O CRISTO" pra lembrar a humanidade de sua lei (a de Moisés). Depois Deus envia OS ESPÍRITOS, pra lembrar a humanidade a MESMA lei que O CRISTO tinha vindo lembrar. Mas o espiritismo faria parte do cristianismo SÓ por isso? Que DETALHE BOBO, né????

Já dito acima: as doutrinas são completamente diferentes em seus fundamentos. O fundamental do Cristianismo é o sacrifício vicário do Cristo e o do Espiritismo é o ensino dos espíritos. Não é a mesma coisa.
Pois bem, a Moisés foi dada uma revelação que procurava direcionar seu povo a um caminho mais elevado em relação aos outros. Mas nem por isso esse povo seguiu plenamente esse caminho. Era muito mais fácil cumprir regras ritualísticas para descargo de consciência do que se melhorar espiritualmente.
O tal Jesus aí deixou uma série de ensinamentos que visavam a melhora espiritual das pessoas, mas aí vieram os líderes cristãos que vendiam um produto mais barato: confesse seus pecados, pague dízimos, pague certas penitências, creia no Cristo Salvador e regastador de todos os pecados e tá tudo resolvido. Não precisa mudar o que você é: pode continuar pecando (de Lutero: _ Peca, mas crê). Tal proposta conseguiu a força dos números e aí as heresias foram liquidadas e a igreja oficial se tornou cleresia. Deu no que deu.

Muito que bem, depois que essa dita cleresia perdeu seu status de poder temporal e o estado se tornou mais laico, os médiuns puderam falar mais livremente e veio a dita revelação espírita. Não há nela um Cristo Salvador, no qual basta crer para ir pro Céu feito anjinho, não importa o quão ruim a gente seja. Pisou na bola? Volte em outro corpo físico e pague seus pecados. Sua crença em nada o ajuda quanto a isso.

É isso aí: as revelações são continuadas e relembradas, mas nem sempre se pode aproveitar o mesmo odre velho ou a mesma capa velha.

betossantana escreveu:"Oh! Crede-me: crede-me, irmãos em Deus e em Jesus-Cristo, crede-me: (...) Quem é, com efeito, o culpado? É aquele quem por um desvio, por um falso movimento da alma, se afasta do objetivo da criação, que consiste no culto harmonioso do belo, do bem, idealizados pelo arquétipo humano, pelo Homem-Deus, por Jesus-Cristo".

Isso é o que, ahn, PAULO, O APÓSTOLO, disse a Kardec. Oh, PUXA, até apóstolos de Jesus tem no Livro dos Espíritos, conclamando os encarnados à fé em Cristo, que coisa, não? Um espírito EVOLUIDÍSSIMO como esse SÓ FALA VERDADES, hein?

Bah.

Depende do contexto, meu caro. Está insinuando que pelo que se colocou acima o Espiritismo ensina que Cristo é Deus? Está emprestando a ele mais do que lhe pertence, pois isso é desmentido em vários outros textos. Veja lá pelo texto que o que está em questão são as boas qualidades e não a condição de ser Deus (Crede em Deus E em Jesus). Quando chamamos um brilhante aviador de "homem-pássaro", imagina ver nele bico, penas, asas?

O sentido é o mesmo.

Trancado