Poindexter escreveu:Uma coisa foi a Intentona Comunista, de 1935 e outra, diferente, foi o Plano Cohen, de 1937. Você está fazendo confusão entre os dois episódios.
Uma coisa acabou levando a outra.
em 37 todos os líderes comunistas estavam na cadeia. Não havia mais nenhuma frente ou organização.
Então, se não havia nenhum risco comunista, de onde tiraram essa história de que a ditadura Vargas era necessária para "garantir a democracia" no Brasil e "afastar o risco comunista?"
A mesma desculpinha esfarrapada e mentirosa, seria usada novamente pela direita golpista em 64.
Pois é... deu para entender porque a UDN não confiava em Getúlio e no getulismo, lembrando-se que Getúlio Vargas era o padrinho político de João Goulart?
Getúlio foi de longe o melhor presidente que o Brasil teve, a propósito.
Getúlio, JK, e depois o resto.
O povo da UDN, uma cambada de filhos da puta imprestáveis que só trouxeram desgraça para este país, não faziam nada a não ser desrespeitar a Constituição, o povo e a democracia com seus inconstáveis golpes para chegar ao poder.
Essa bosta, é a direita do Brasil, até hoje.
Perseus escreveu:O que raios isso tem a ver com a posição das F.F.A.A. em 1951? Elas permitiram, sim, que Getúlio sucedesse o Dutra! Não impediram sua posse!
As eleições ja estavam marcas desde 1943.
Ninguém permitiu nada.
Perseus escreveu:Não preciso lembrar (talvez precise..) que na década de 40, estava acontecendo a 2ª Guerra Mundial..
sim... aquela mesma em que Vargas chegou para os Eua e disse: "Ou vocês bancam a CSN ou eu apoio o 'Eixo do Mal'. "
E assim os Eua compraram o apoio do Brasil, o que gerou contradições internas fortissimas, pois, se o país apoiava a turma democrática ao mesmo tempo que possuía uma ditadura com requintes facistas, algo não estava certo.
As manisfestações foram tantas, que como ja dito, Vargas declarou que ocorreriam eleições em 50.
QUE ABSURDO!!!!!!!!!!!! Em 1945, Vargas não declarou que ocorreriam eleições em 1950... ele, devido à pressão da Sociedade, marcou eleições para aquele mesmo ano de 1945, mesmo!
Dutra venceu em 1945 e assumiu logo ali (ou no comecinho de 1946, não tenho certeza). Getúlio foi eleito senador mas ficou mesmo foi em São Borja, onde começou a interagir com seu vizinho, um tal de "João Goulart"...
Um erro de data, que não muda uma vírgula no que foi escrito.
Basta substituir 50 por 45.
O que refuta a tolice que você havia dito anteriormente.
Perseus escreveu:Vargas, assim como Jango tentaria fazer após 5 anos, tentou investir em industrialização, modernização.
A direita brasileira, é claro, não topou, e como sendo direita, tentou dar um golpe juntamente com o exército para tentar instaurar a ditadura (o que só ocorreria na 3ª tentativa de Golpe da Direita em 64). O resto é história. Café-Filho assumiu devido à comoção generalizada que a carta de suicidio de Vargas gerou em toda a nação.
Golpe? Que golpe?
Ora... abra um livro de história e procure.
Perseus escreveu:Permitiram o caralho!
A direita porca e golpista, claro como sempre, tentou dar outro golpe e instalar a ditadura de direita, pela 2ª vez.
Não deu certo porque um sujeito chamado Lott, Marechal Lott evitou o golpe.
Enganou-se REDONDAMENTE!
Não foi o Marechal Lott quem sustentou a posse de João Goulart.
Você está cometendo graves erros históricos, um atrás do outro. Sugiro a você que leia mais livros sobre o assunto.
O Marechal Lott foi decisivo, isso sim, NA POSSE DE JK, e não na de João Goulart em 1961.
Ele era Ministro da Guerra e desconfiava-se que o presidente interino Carlos Luz (Café Filho havia pedido licença por motivos de saúde e foi barrado quando quis retornar) estava tramando contra a posse de JK.
O clima estava tenso e Lott foi demitido pelo Carlos Luz e isso, dadas as circunstâncias, era indício claro da movimentação anti-JK. Desta forma, ele simulou ir "limpar sua mesa", mas, de imediato, realizou um Golpe de Estado que derrubou Carlos Luz, que fugiu em um navio com destino à São Paulo, onde pretendia montar um governo paralelo com a ajuda do Governador de São Paulo, sr. Jânio Quadros.
A idéia de Luz fracassou, Jânio não entrou muito nessa, houve pânico no Rio de Janeiro por causa dos tiros dados no mar e a presidência passou a ser ocupada por Nereu Ramos, o próximo na linha de sucessão, que entregou, finalmente, o cargo à JK.
Vejam só, mais uma vez, a idéia militar de não intervir no Executivo... depois de fazer o que fez, Lott docilmente entregou o poder à Nereu Ramos.
O principal militar defensor da posse de Jango foi o comandante do 3o Exército, o do Sul, General Machado Lopes.
Machado Lopes, Brizola e o povo gaúcho foram os maiores responsáveis pela posse de Jango.
Ora... então é pior ainda... não foram 3 tentativas de Golpe da direita para instaurar a ditadura de direita... foram 4. Apenas o último viria a funcionar, em 64.
Esqueci da tentativa de golpe dos filhos da puta da UDN contra o JK.
E depois, viria a ser o "comunista" Brizola que batalharia contra os filhos da puta da UDN para que Jango assumisse.
E graças a outro golpe dos porcos da direita, Jango assumiu o poder apenas servindo de enfeite, ja que o regime passou a ser Parlamentarias.
Outro golpe dos filhos da puta contra a Constituição..
Foi esse mesmo da forma de governo. Venceu o presidencialismo, e Jango reassumiu os plenos poderes.
Superando o golpe dado pelos porcos da direita contra a Constituição.
Ei, "professor", vê se cuida para não confundir Mourão Filho com Francisco Campos, Marechal Lott com General Machado Lopes e nem Intentona Comunista com Plano Cohen!![]()
Lembre-se também que Getúlio não marcou eleições para 1950, mas sim para 1945, mesmo!
Cometer deslizes quanto a datas e nomes é muito melhor do que deturpar a história e omitir a verdade: A direita brasileira em todo o período considerado até hoje, só teve um bando de porcos filhos da puta que simplesmente ignoravam a Constituição e sem nenhum tipo de escrupulo, tentaram golpes atrás de golpes para instaurar a ditadura de direita, o que veio ocorrer somente em 64 após inúmeras tentativas.
Carlos Lacerda que o diga... este enjoou de tentar dar golpes.