O porque do meu desprezo pelo natal.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Storydor
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: O porque do meu desprezo pelo natal.

Mensagem por Storydor »

Will escreveu:
Hrrr escreveu:so gosto de carnaval pq eh feriado

mas, sem computador ou discman ou mp3 player por perto, fica um gostar sem sentido, por ser forçado a ouvir "musicas" ridiculas

Hrr, vou te dizer uma coisa, antes de eu casar, as únicas coisas que eu não queria perto de mim eram discman ou MP3 e computador, e a última coisa com que eu me importava eram os ritimos que estavam tocando!!! Com certeza haviam coisas mais importantes para eu me preocupar!

Cara, Hrrr é um caso perdido, nem tente ajudá-lo. Procura o tópico dele, 'procuro sites de relacionamento' ou algo parecido, teve 77 páginas, resultou em 1 fora e nenhuma mulher pegada... o tópico durou 1 mês pra mais!
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

Márcio
Contato:

Re.: O porque do meu desprezo pelo natal.

Mensagem por Márcio »

Eu não desprezo nenhum feriado, ainda mais se cair numa segunda.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Márcio escreveu:Eu não desprezo nenhum feriado, ainda mais se cair numa segunda.

Idem. Não me interessa se é para imobilizar ativos ou comprometer passivos.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

É verdade que os benefícios do Natal e do 13º para a Economia não são facilmente mensuráveis.

Porém, tampouco é claro que os papais-noéis de shopping seriam alocados em outras atividades ao longo do ano ou que se gastaria o mesmo. O dinheiro gasto com o Papai Noel poderia ser direcionado para contratá-lo para outra finalidade ao longo do ano, mas será que surgiria a necessidade? O emprego de Papai Noel é uma criação artificial, não provém de nenhuma lei de mercado ou necessidade humana. Esse dinheiro provavelmente seria retido pelo próprio dono do shopping, assim como o dinheiro que é revertido ao comércio seria concentrado nas mãos daqueles que o produziram ao longo do ano. Alguns iriam gastar mais ao longo do ano, mas outros possivelmente não, ou iriam gastar em bens com valor culturalmente exagerado mas que não se revertem em maior movimentação da cadeia produtiva - por exemplo, roupas de grife.

Quer dizer, o operário que está na fábrica de cuecas do atacadão não deve ser mais bem remunerado que o trabalhando na confecção de roupas da Zara, mas o cliente paga a mais por uma marca e, como em parte esse pagamento a mais não é refletido na cadeia produtiva, apenas o dono da loja se beneficia dele. Também não sou ideologicamente contra qualquer forma de inegalidade na distribuição da renda, mas certos exageros parecem beneficiar um pequeno grupo às custas de outro muito maior, o que não parece algo muito louvável.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Will

Mensagem por Will »

Samael escreveu:Cabeça, você ignorou o fato dessa mesma grana também poder ser aplicada no mercado financeiro ou simplesmente acumulada, num investimento sem riscos. Nesse ponto, a curto prazo, a economia sairia perdendo sim.

É, o Cabeção realemente vacilou! Além da questão da poupança do que não foi gasto, ainda há que se falar que é notório que existe um aumento da cadeia produtiva que antecedem os meses do Natal. Ora! Se não houvesse essa festa tão pouco a cadeia produtiva seria acelerada, logo...
Editado pela última vez por Will em 25 Dez 2006, 22:26, em um total de 1 vez.

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Re: O porque do meu desprezo pelo natal.

Mensagem por Deise Garcia »

DarkWings escreveu:Natal é tempo de de festas. Tempo de consumismo e comilança. É tempo também dos hipócritas ficarem bonzinhos por umas 12 horas.

Natal é uma época estúpida. Natal é tempo da rainha dos 'hipocritinhas" bancar a boazinha e "miar" uma música natalina no playback enquanto distribui brinquedos de 5a categoria que nem seus cães ganhariam.

Natal é isso. É tempo de empresários gananciosos se vestirem de garoto propaganda da coca-cola e bancarem os bons velhinhos enchendo de esperança os miseráveis por algumas horas só para no dia seguinte estes lembrarem como é ter esperança.

Natal é tempo dos subdesnvolvidos tupiniquins sonharem em ser americanos e decorarem suas casas com tufos de algodão para parecer com neve.

Natal é momento de vermos os mesmos carcomidos apresentadores dA TV exibirem histórias pseudo-comoventes sobre a menina que ganhou a bicicleta que sonhava ou o menino que conseguiu um autógrafo deste ou daquele jogador de futebol.

Natal é mesmo um festival cretino, ou cristão. É quando padres, pedófilos ou não, falam em união e fraternidade, em compaixão e em ajudar ao próximo. Interessante, sobretudo vindo de sacerdotes de uma das mais obscurantistas entidades do mundo que sempre foi contra os direitos da mulher, contra o planejamento familiar e contra a prevenção de doenças como a AIDS.

O que acho mais hipócrita nisso tudo é que não haveria necessidade de amor ao próximo, caridade e toda essa papagaiada natalina se não houvesse miséria.
Mas miséria existe e sempre existirá enquanto houver religião, sobretudo as tres maiores mazelas deste planete: cristianismo, judaísmo e islamismo.

É uma questão matemática:onde há mais pessoas crentes? Nas camadas mais pobres. Onde há mais filhos não planejados? Bingo! Não preciso dizer mais nada.

Viva o natal! Vamos nos empanturrar (às custas dos outros é claro!)

Todo ano é a mesma coisa! Este post pode ter sido escrito este ano mas é muito parecido com o ano do passado, retrasado, e aí vai!
Quem está preocupado com a indiferença? A preocupação é a diferença!
Quem está desempregado, quem não tem onde morar, quem está doente ... já encontrou toda a indiferença. O que precisamos, daqui pra frente, é encontrar quem faz a diferença.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Samael escreveu:Cabeça, você ignorou o fato dessa mesma grana também poder ser aplicada no mercado financeiro ou simplesmente acumulada, num investimento sem riscos. Nesse ponto, a curto prazo, a economia sairia perdendo sim.

Exatamente.

A pior coisa que pode acontecer para a economia é INVESTIR, APLICAR NO MERCADO FINANCEIRO, ou ao menos formar uma poupança interna.

Isso até quebraria uma nação.

O Brasil é um pais de sorte.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Will

Mensagem por Will »

Storydor escreveu:
Will escreveu:
Hrrr escreveu:so gosto de carnaval pq eh feriado

mas, sem computador ou discman ou mp3 player por perto, fica um gostar sem sentido, por ser forçado a ouvir "musicas" ridiculas

Hrr, vou te dizer uma coisa, antes de eu casar, as únicas coisas que eu não queria perto de mim eram discman ou MP3 e computador, e a última coisa com que eu me importava eram os ritimos que estavam tocando!!! Com certeza haviam coisas mais importantes para eu me preocupar!

Cara, Hrrr é um caso perdido, nem tente ajudá-lo. Procura o tópico dele, 'procuro sites de relacionamento' ou algo parecido, teve 77 páginas, resultou em 1 fora e nenhuma mulher pegada... o tópico durou 1 mês pra mais!

Putzzzz, dei uma olhada... Sem comentários!!!! :emoticon132:

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Um pequeno comentário sobre o tal do "consumismo do Natal".

Esta é uma acusação comum que vem de todos os lados, tanto dos religiosos que acusam este "consumismo" de atentar contra o que seria o verdadeiro espírito da festa, quanto dos que não o são, que reduzem o Natal a isto.

A questão que coloco é, qual é o problema quanto a pessoas que trabalharam duro durante o ano todo para ganhar honestamente seu dinheiro, no final do ano gastar um pouco deste dinheiro com as pessoas que ama e consigo mesmo?
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Acauan escreveu:Um pequeno comentário sobre o tal do "consumismo do Natal".

Esta é uma acusação comum que vem de todos os lados, tanto dos religiosos que acusam este "consumismo" de atentar contra o que seria o verdadeiro espírito da festa, quanto dos que não o são, que reduzem o Natal a isto.

A questão que coloco é, qual é o problema quanto a pessoas que trabalharam duro durante o ano todo para ganhar honestamente seu dinheiro, no final do ano gastar um pouco deste dinheiro com as pessoas que ama e consigo mesmo?

[samael]

Perfeito !!!!! :emoticon10:

[/samael]
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Apocaliptica

Não há problema algum nisso.
O problema é linkar essa histeria coletiva ao espírito natalino.
Isso causa tensão e culpa em muitos que não podem e que comprometem toda a poupança e economia ( não conquistadas e nem previamente planejadas, mas calçadas em dívidas futuras) no afã de demonstrar mais poder e status do que afeto .

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Will escreveu:

É o Rapha realemente vacilou! Além da questão da poupança do que não foi gasto, ainda há que se falar que é notório que existe um aumento da cadeia produtiva que antecedem os meses do Natal. Ora! Se não houvesse essa festa tão pouco a cadeia produtiva seria acelerada, logo...

O que é que eu tenho a ver com isso?

Will

Mensagem por Will »

rapha... escreveu:
Will escreveu:

É o Rapha realemente vacilou! Além da questão da poupança do que não foi gasto, ainda há que se falar que é notório que existe um aumento da cadeia produtiva que antecedem os meses do Natal. Ora! Se não houvesse essa festa tão pouco a cadeia produtiva seria acelerada, logo...

O que é que eu tenho a ver com isso?

:emoticon12: Eis um problema de quando se tenta ler dois post ao mesmo tempo em janelas diferentes... :emoticon12:

Desculpa aí, ainda estou me acostumando com o fórum!!! Vou consertar! :emoticon16:

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

O ENCOSTO escreveu:

Exatamente.

A pior coisa que pode acontecer para a economia é INVESTIR, APLICAR NO MERCADO FINANCEIRO, ou ao menos formar uma poupança interna.

Isso até quebraria uma nação.

O Brasil é um pais de sorte.

Um dos maiores problemas da economia liberal é justo a formação de poupanças.

Will

Mensagem por Will »

Editado
Editado pela última vez por Will em 25 Dez 2006, 22:30, em um total de 1 vez.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Sem esquecer, é claro, a mesa cheia das suas comidas favoritas!

É uma boa época, sem dúvidas!

Apocaliptica

Re.: O porque do meu desprezo pelo natal.

Editado.
Editado pela última vez por Apocaliptica em 25 Dez 2006, 22:48, em um total de 1 vez.

Will

Mensagem por Will »

retirado.
Editado pela última vez por Will em 25 Dez 2006, 22:33, em um total de 2 vezes.

Steve

Re: O porque do meu desprezo pelo natal.

Mensagem por Steve »

DarkWings escreveu:Natal é tempo de de festas. Tempo de consumismo e comilança. É tempo também dos hipócritas ficarem bonzinhos por umas 12 horas.

Natal é uma época estúpida. Natal é tempo da rainha dos 'hipocritinhas" bancar a boazinha e "miar" uma música natalina no playback enquanto distribui brinquedos de 5a categoria que nem seus cães ganhariam.

Natal é isso. É tempo de empresários gananciosos se vestirem de garoto propaganda da coca-cola e bancarem os bons velhinhos enchendo de esperança os miseráveis por algumas horas só para no dia seguinte estes lembrarem como é ter esperança.

Natal é tempo dos subdesnvolvidos tupiniquins sonharem em ser americanos e decorarem suas casas com tufos de algodão para parecer com neve.

Natal é momento de vermos os mesmos carcomidos apresentadores dA TV exibirem histórias pseudo-comoventes sobre a menina que ganhou a bicicleta que sonhava ou o menino que conseguiu um autógrafo deste ou daquele jogador de futebol.

Natal é mesmo um festival cretino, ou cristão. É quando padres, pedófilos ou não, falam em união e fraternidade, em compaixão e em ajudar ao próximo. Interessante, sobretudo vindo de sacerdotes de uma das mais obscurantistas entidades do mundo que sempre foi contra os direitos da mulher, contra o planejamento familiar e contra a prevenção de doenças como a AIDS.

O que acho mais hipócrita nisso tudo é que não haveria necessidade de amor ao próximo, caridade e toda essa papagaiada natalina se não houvesse miséria.
Mas miséria existe e sempre existirá enquanto houver religião, sobretudo as tres maiores mazelas deste planete: cristianismo, judaísmo e islamismo.

É uma questão matemática:onde há mais pessoas crentes? Nas camadas mais pobres. Onde há mais filhos não planejados? Bingo! Não preciso dizer mais nada.

Viva o natal! Vamos nos empanturrar (às custas dos outros é claro!)

MORTE E VIDA NATALINA
Sandra Regina Malafaia (*)

Então já é natal...
Lojas com vitrines bem decoradas
Que representam verdadeiro chamariz
para atrair cartões de crédito
Da cor da prata, do ouro, não importa o matiz
Que ocupam os bolsos de muita gente
Que durante o ano inteiro ignora
o cachimbo do menino de escuras ruas
a doença da meretriz e até a fome da criança que chora
Ou a voz da terra que implora piedade à sábia espécie:
Eu sou sua casa e estou por um triz!

Mas, generosa e espantosamente
No natal, essa gente se transforma
E repentinamente se envolve e se torna
feliz, fraterna,sorridente...
Hipocritamente benevolente
apesar da alta do dólar
Ou de outra guerra iminente...
Ou do rombo no nosso cofre
Deixado pelo culto presidente
Ou de outra espécie ameaçada
Pela sapiens espécie ,tão imprudente...

Essa espécie nada sábia nem tampouco superior
Não hesita em consumir ,na ceia tão esperada
Caprichosamente temperada e lentamente assada
A carne de muitos animais, nossos irmãos menores,
Que na grande teia da vida têm importância capital
Para manter o equilíbrio desse ecossistema fundamental
Mas sofrem, pela ganância da cruel espécie tribal
Que abate,sem dó nem piedade, nem amor
Milhões de animais que ocuparão o centro de mesas
Especialmente enfeitadas com velas, toalhas e taças
Transformados em assados,tostados ou recheados de passas
E então serão por ávidas mordidas consumidos
Para comemorar nascimento de bambino singular
Que se considerava ungido e salvador dos remidos
Entre generosos goles de champagne com caviar!

Essa estória é de amargar!!!

Frango assado...
Chester adocicado...
Pernil bem tostado...
Ou leitão recheado...
Ou caviar importado...
São muitos reais a mais
Que fazem enorme diferença
Entre a ceia do assalariado
Ou do executivo bem apessoado
Que garantiu muito lucro para a empresa
E está evidente no preço das ações na bolsa
Ou nas prateleiras do supermercado

Poderão ocupar bandejas de prata
ao centro de mesas de imbuia maciça
E serem degustados como ricas iguarias
Fatiados por mãos sem calos, de pele fina e macia
Cujos lábios sorverão saborosos goles
De vinho ou champagne importado,
E como sobremesa, degustarão ambrosia
Na ceia que comemora o fruto
do ventre de uma mulher chamada maria
Ou só um canto apertado
na marmitex do desempregado
Que tomou um porre de cachaça da boa
E não teve ceia, árvore nem ganhou presente
Apenas um canto no boteco da esquina
Foi para ele mais do que suficiente
Para sua solitária festa natalina
E que o deixou feliz, contente, rindo à toa!

Seja no shopping center do ocidente
Ou na cidade do interior, nada imponente
Sorridentes, displicentes, incoerentes
As pessoas se encontram, se falam,
se cumprimentam,se tocam ou se calam
Mas para outras pessoas diferentes
Dissidentes sementes não crentes
Agnósticos, ateus,céticos, descrentes
Nada disso importa realmente
Pois não é somente em um dia por ano
Que se deve amenizar o sofrimento
Dos semelhantes ou de famílias carentes
Promovendo campanhas com tons de esperança
Pelo rádio, Internet e pela tv
Para ajudar a criança
Que não anda, não senta, não vê!
Mostrando quão hipócrita é
O vil comportamento humano!

Embevecidos por falso espírito solidário
Entoando hinos de louvor, pelo nascimento
de um pseudo e divino redentor
ao som de alegres sinos em campanários
Os cristãos comemoram o ápice de sua crença!
Na noite de natal, não se admite desavença
Todos devem unir mãos e voz e ter o pensamento
Voltado para nobres sentimentos, como paz e amor!

Ou estão mesmo é preocupados
Com seus rombos nos saldos bancários?
Depois que cessar esse furor
De comer, beber , orar e cantar
Para o menino homem que faz aniversário?

Lá vão elas para suas casas
com suas sacolas abarrotadas
Tendo os pés doídos, em sandálias apertadas
Espremendo-se em lotações apinhadas
Cheias de presente ou lembrancinha
Ou jogos chineses de coloridas luzes
Que darão vida nova a casas, árvores, telhados
Para esperar pelo natal
dos que se dizem bem aventurados
Que crêem no cristo que salvou
A humanidade inteira de seus pecados!
Como estão enganados!
Mas será que algumas dessas lampadinhas
Brilharão em outros natais nem tão abençoados?
Ou respeitarão a opinião dos que não crêem
Nesse engodo tão bem manipulado e
tão comercialmente explorado?
Nessa mítica estória da carochinha
Que fala de um menino que nasceu predestinado
A livrar nossa pobre espécie
de todo e qualquer famigerado pecado!

Salvador pessoal, talismã dos desesperados
Com mentes e corpos manipulados
Pela nefasta e perniciosa religião
Cujo veneno aos poucos vai sendo destilado
Pela boca de seus líderes
e de suas pétreas leis,
lento, cruel, disfarçado
Em dogmas de falso moralismo
ou puro sectarismo
A saltarem de páginas de livros
rançosos ,ensebados ,ultrapassados
Corroendo a individualidade, aniquilando a personalidade
Lesando cérebro, rim e coração
Dos tolos e incautos crentes dizimados!

Desesperançados!

A vida do natal é breve, só dura um dia
Há quem diga que até seja espírito
Mas para o mundo cristão contrito
É época de júbilo, de adoração
A um bambino, que já nasceu divino
E após angelical anunciação
Teve como berço pobre estrebaria
Gerado em ventre nada imaculado
De uma partenogenética Maria

E quando se dão conta, já se foram
Presentes, parentes,ceia,noite e dia...
E a sagrada família, quem diria...
Volta à rotina de sempre, do dia a dia
Esquece a meretriz, o presépio e o menor carente
E volta-se agora para mais uma festa que virá
Prá alegrar e embriagar muita gente
Do empresário bem sucedido
Ao pai do menor carente
E não mais se lembram das promessas feitas
Ao seu deus, três em um onipotente
Melhor até que o som da Gradiente!

Pensam que logo virá o Carnaval
Escola de samba, desfile de mulher pelada
E do natal, toda aquela presepada
De promessas vãs ao falso benfeitor
Só se lembram mesmo é do décimo terceiro
Esse sim, tão aguardado salvador,
Realmente o único e grande redentor
Da conta bancária flagelada
Mas graças a ele redimida
E por pouco tempo equilibrada!
Pois o Reveillon está chegando
Para mais uma boa noitada
De esperança renovada,
Entre canto,dança ou na mesa de bar
Saudando a mais uma madrugada...

E brindar!
com cerveja, champagne ou cachaça
a mais uma nova e milenar alvorada
que não nos pede dízimo nem oferta
Ela é simplesmente de graça,
não nos cobra,não custa nada!

Para quem medita como Buda
Ou para quem pede: Jesus, me ajuda!
Para quem crê em profecias e dom pentecostal
Ou para quem a Meca, bem cedo dirige
Sua longa oração matinal
Ou para quem entra em sinagoga
para livrar-se do mal
Ou para quem é ateu ,cético convicto, como eu

Algo devemos ter em comum
que não apenas negar ou aceitar um mito
Precisamos respeitar as diferenças
Sem impor nossas crenças
em inútil discussão
A outro da nossa espécie,
seja ele ateu, crente,católico
espírita,xiita,
budista ou pagão...

Vamos começar desde agora
A lutar para que nossa mãe terra
Ainda seja azul, plena de vida
onde muitas alvoradas
Possam ainda ser apreciadas
Pelos olhos extasiados
De namorados e namoradas
Que darão início
a mais uma nova e diferente geração !
E quem sabe nascerá então
Nossa próxima e mais linda primavera...

---------------

(*) Poetisa e atéia convicta

PS:bom... se vc chamar judaismo d mazela.. podem te considerar anti-semita... e ae...

Steve

Mensagem por Steve »

Temporal escreveu:
DarkWings escreveu:Agora mesmo estava lendo na capa do terra a manchete (que vai mudar o mundo): "· Aeroporto: mãe pode passar terceiro Natal longe da filha". E dái? To cagando e andando!

Mediocridade sem fim.

enquanto q a midia fica mostrando o "drama" dos aeroportos.... pessoas humildes sucumbem em hospitais da pior categoria...e ninguem se lembra...

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:

Não há problema algum nisso.
O problema é linkar essa histeria coletiva ao espírito natalino.
Isso causa tensão e culpa em muitos que não podem e que comprometem toda a poupança e economia ( não conquistadas e nem previamente planejadas, mas calçadas em dívidas futuras) no afã de demonstrar mais poder e status do que afeto .

Há quem aja assim, mas não creio que seja a regra.
A maioria se limita à bicicleta para o filho, uma ceia bem servida um eletrodoméstico novo e coisas assim.
Ou seja, nada além do que pessoas que trabalharam o ano todo merecerem dar a si próprias e aos seus.
Editado pela última vez por Acauan em 25 Dez 2006, 22:46, em um total de 1 vez.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apocaliptica

Por falar em espírito natalino genuíno ...lembrei do comercial da Rede Zaffari de supermercados aqui de Porto Alegre e RS.
Esse comercial já está no ar há dois anos e revisita totalmente uma composição interpretada por Claudinho e Buchecha.
Acho lindo.

http://www.youtube.com/watch?v=qTpnWKT4IaE

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Não entendi muito bem o conteúdo da objeção. Desenvolva melhor.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Flavio Costa escreveu:É verdade que os benefícios do Natal e do 13º para a Economia não são facilmente mensuráveis.

Porém, tampouco é claro que os papais-noéis de shopping seriam alocados em outras atividades ao longo do ano ou que se gastaria o mesmo. O dinheiro gasto com o Papai Noel poderia ser direcionado para contratá-lo para outra finalidade ao longo do ano, mas será que surgiria a necessidade? O emprego de Papai Noel é uma criação artificial, não provém de nenhuma lei de mercado ou necessidade humana. Esse dinheiro provavelmente seria retido pelo próprio dono do shopping, assim como o dinheiro que é revertido ao comércio seria concentrado nas mãos daqueles que o produziram ao longo do ano. Alguns iriam gastar mais ao longo do ano, mas outros possivelmente não, ou iriam gastar em bens com valor culturalmente exagerado mas que não se revertem em maior movimentação da cadeia produtiva - por exemplo, roupas de grife.

Quer dizer, o operário que está na fábrica de cuecas do atacadão não deve ser mais bem remunerado que o trabalhando na confecção de roupas da Zara, mas o cliente paga a mais por uma marca e, como em parte esse pagamento a mais não é refletido na cadeia produtiva, apenas o dono da loja se beneficia dele. Também não sou ideologicamente contra qualquer forma de inegalidade na distribuição da renda, mas certos exageros parecem beneficiar um pequeno grupo às custas de outro muito maior, o que não parece algo muito louvável.

Isso está um pouco confuso, Flavio. Você tentou falar de uma coisa e acabou falando de outra.

O Natal realmente oferece muitas oportunidades de empregos temporários, além de motivar um gasto maior da população e um aumento de vendas no comércio.

Isso não foi negado por mim.

O que eu discuti foi se esse efeito é uma melhoria efetiva na economia ou decorre de um deslocamento da renda para o fim do ano.

É isso que você deveria objetar.

O simples fato de não surgir a necessidade de contratar um Papai Noel de fim de ano não significa uma perda econômica. Gerar um emprego não necessariamente significa gerar uma renda, e portanto, seu efeito na economia nem sempre é positivo.

O meu ponto é simples. A maior liberdade de se dispor da renda é sempre o melhor dos cenários. Dessa maneira, o décimo terceiro salário é uma grande enganação, que ao ser chamada de gratificação natalina faz com que o trabalhador acredite ser seu direito conquistado recebê-lo, quando na verdade se trata de um salário que lhe foi privado o ano inteiro e que agora ele recebe para reinjetar no comércio no frenezi de final de ano.

Os empregos temporários que surgem nesse período se devem praticamente a esse deslocamento da renda, que faz com que mais dinheiro seja gasto nessa época, mas que talvez pudesse ser gasto com mais parcimônia e estratégia em outros períodos do ano, se as pessoas e empresas pudessem optar pela forma que recebem e pagam os vencimentos.

Como eu disse, se essas festas surtissem efeitos positivos na economia, nada impediria que a cada mês se fizesse um análogo correspondente do Natal, e então, na abobação conhecida por sabedoria convencional, a oferta de empregos seria melhor o ano inteiro. E isso eu acredito que não seja necessário mostrar que é absurdo.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:

Não entendi muito bem o conteúdo da objeção. Desenvolva melhor.

Ao invés de torrar a grana e fazer a economia girar, as pessoas poderiam simplesmente guardar o dinheiro ou investí-lo num mercado de ações, com maiores ou menores riscos, sendo que assim o tal nçao circularia na mesma quantidade no mercado e não geraria todo esse aquecimento econômico.

Trancado