Erros Científicos e o Espiritismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Will escreveu:
salgueiro escreveu:

Esse é um ponto interessante que encontro quase a cada postagem. Porque teria que existir perfeição em qualquer religião ? Porque a perfeição seria o aval ? Alguém conhece algo perfeito até para poder fazer uma analogia ?

Bjs

Talvez, justamente por falta de perfeição, que existam tantos céticos e ateus!

Falando por mim, um perfeição e precisão, seria tudo que eu precisaria para deixar de ser ateu! :emoticon12:

A meu ver, é uma forma de se distanciar do assunto para alguns

Bjs

Will

Mensagem por Will »

salgueiro escreveu:
Will escreveu:
salgueiro escreveu:

Esse é um ponto interessante que encontro quase a cada postagem. Porque teria que existir perfeição em qualquer religião ? Porque a perfeição seria o aval ? Alguém conhece algo perfeito até para poder fazer uma analogia ?

Bjs

Talvez, justamente por falta de perfeição, que existam tantos céticos e ateus!

Falando por mim, um perfeição e precisão, seria tudo que eu precisaria para deixar de ser ateu! :emoticon12:

A meu ver, é uma forma de se distanciar do assunto para alguns

Bjs

Então quer dizer que além de racista a doutrina faz ascepção à pessoas? Como é isso? Que pecado monstruoso devo ter cometido em "outras vidas" para não ter o grandioso e excepcional mérito de ter entendimento da grande revelação que é a doutrina espirita? :emoticon5:

Will

Mensagem por Will »

salgueiro escreveu:

Ezinho, muitos dos " espíritas religiosos " trazem o ranço da igreja católica. Raciocinar a doutrina torna-se impossível para muitos deles

A doutrina não é a " verdade verdadeira ", é sim uma janela de conhecimento

Bjs

Que tipo de conhecimento? :emoticon12:

Ao meu ver conhecimento implica em precisão e correção. Creio que não podemos encontrar isso na doutrina espirita! :emoticon19:

betossantana
Contato:

Re: Re.: Erros Científicos e o Espiritismo

Mensagem por betossantana »

Jack Torrance escreveu:
betossantana escreveu:umas ilustrações bizarras, como John se encontrando cara a cara com Jesus, mas nessa parte o livro é detestavelmente coerente, dizendo que Deus se apresenta perante as pessoas mortas segundo o sistema de crenças que ela possui. Aaaaaaaaaaarrrrrrrgggggggghhhhh! Nem dá pra chamar o livro de intolerante ou cristo-cêntrico!!! SACO!

Isso é um tremendo ad hoc! O bom nesse argumento é que não existe o verdadeiro deus, etc e tal. Todas as religiões levam a deus...

Exato, exato! Mas aí é que está o ponto, nem dá pra esculhambar o livro dizendo que é coisa de cristãos babacas, etc, afinal se "Deus se manifesta perante cada pessoa segundo o sistema de crenças que ela possui", se o morto não fosse John Lennon, um homem nascido e criado na cultura cristã anglo-saxã, o Deus que se apresentaria diante dele não estaria na forma de Jesus Cristo! Isso é tão irritantemente DEMOCRÁTICO! E uma saída bem inclusiva do autor, já que pelo mesmo raciocínio toda pessoa veria, ao fim de sua vida, Deus da forma que melhor lhe convém ou como lhe foi ensinado a ver.

Mas não é por isso que é original, eu mesmo já li por aí sobre formas de Céu e de Inferno que dependeriam da crença do morto em vida.
É um problema espiritual, chupe pau!

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Will escreveu:Então quer dizer que além de racista a doutrina faz ascepção à pessoas? Como é isso? Que pecado monstruoso devo ter cometido em "outras vidas" para não ter o grandioso e excepcional mérito de ter entendimento da grande revelação que é a doutrina espirita?

O que é "ascepção" ?

Acho que ó único entrave é falta de vontade. Sempre achei a doutrina simples de entendimento

Bjs

betossantana
Contato:

O ENCOSTO escreveu:Dentre os livros sagrados espiritas, eu jamais consegui ler "O evangelho segundo o espiritismo". Esse é campeão. O cara que passou das 10 primeiras paginas é muito curioso, masoquista, ou é kardecista mesmo.

Eu TINHA um aqui em algum lugar, vou vasculhar!! Esse é bom porque é pequeno, ou pelo menos eu tinha aqui uma edição de bolso, mas me lembro que nele tem uma classificação de tipos de mundos de acordo com a escala de evolução dos espíritos. Bom, isso deve ser interessantezinho.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

betossantana escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Dentre os livros sagrados espiritas, eu jamais consegui ler "O evangelho segundo o espiritismo". Esse é campeão. O cara que passou das 10 primeiras paginas é muito curioso, masoquista, ou é kardecista mesmo.

Eu TINHA um aqui em algum lugar, vou vasculhar!! Esse é bom porque é pequeno, ou pelo menos eu tinha aqui uma edição de bolso, mas me lembro que nele tem uma classificação de tipos de mundos de acordo com a escala de evolução dos espíritos. Bom, isso deve ser interessantezinho.

Online facilita

http://espirito.org.br/portal/codificacao/es/index.html

Bjs

betossantana
Contato:

Apocaliptica escreveu:Achei aquele livro um pé no saco e muito deprimente.
:emoticon20:

Talvez você tenha lido com um espírito muito sério, se for assim realmente não dá, a não ser que você creia no que está ali escrito.

betossantana
Contato:

Ahn, obrigado, mas não leio livros no computador, é muito insuportável.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Will escreveu:
salgueiro escreveu:

Ezinho, muitos dos " espíritas religiosos " trazem o ranço da igreja católica. Raciocinar a doutrina torna-se impossível para muitos deles

Bjs

Ao meu ver conhecimento implica em precisão e correção. Creio que não podemos encontrar isso na doutrina espirita! :emoticon19:

A existência do espírito.

Também existem pessoas que não acreditam que o homem pousou na lua :emoticon4:

Bjs

Will

Mensagem por Will »

salgueiro escreveu:
Will escreveu:Então quer dizer que além de racista a doutrina faz ascepção à pessoas? Como é isso? Que pecado monstruoso devo ter cometido em "outras vidas" para não ter o grandioso e excepcional mérito de ter entendimento da grande revelação que é a doutrina espirita?

O que é "ascepção" ?

Acho que ó único entrave é falta de vontade. Sempre achei a doutrina simples de entendimento

Bjs

A doutrina pode abundar em simplicidade, mas carece em lógica e conhecimento. Além de estar longe de algum relacionamento com a ciência. Já chegou a conclusão disso?

Johnny
Gênero: Masculino

Re.: Erros Científicos e o Espiritismo

Mensagem por Johnny »

Não tenho tempo para ler mais livros pois estou lendo quimica, fisica, matemática e depois que eu tiver mais tempo pretendo dar uma sapeada em portugues que é o meu fraco (vide críticas dos literários da Academia Erreveana de Letras :emoticon16: ). O tempo que sobra assisto SG-1, SmallVille, Daktari e Flash Gordon :emoticon19: além de ter de aprender na marra legislação aplicada à empresas prestadoras de serviço que é um tiro no saco com bala de cartucheira calibre doze com sal grosso e pimenta malagueta misturada com soda cáustica. :emoticon8:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:
Will escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Bjs

E tem gente que acredita que existe a cuca, fadas e espiritos.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Will escreveu:
salgueiro escreveu:

O que é "ascepção" ?

Bjs

A doutrina pode abundar em simplicidade, mas carece em lógica e conhecimento. Além de estar longe de algum relacionamento com a ciência. Já chegou a conclusão disso?

Se não visse lógica, não seria espírita :emoticon4: . Que traz conhecimento, é óbvio, pena que existam ainda muitas lacunas.

Longe ? Talvez sim, talvez não, afinal sempre foi pesquisado mas vencer a barreira do preconceito é sempre complicado

Bjs

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

O ENCOSTO escreveu:
salgueiro escreveu:
Will escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Bjs

E tem gente que acredita que existe a cuca, fadas e espiritos.

De cuca e fadas não tenho a menor idéia mas o espírito é fato :emoticon1:

Bjs

Johnny
Gênero: Masculino

Re.: Erros Científicos e o Espiritismo

Mensagem por Johnny »

Cuca e fadas existem pois existem centenas de filmes e seriados com estes seres, muito mais do que com jesus, deus ou espiritos. Quem discordar que prove o contrário :emoticon12:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Will

Mensagem por Will »

salgueiro escreveu:

Bjs

[/color]

Cadê os fatos? :emoticon19:

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

Will escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

[/color]

Pode ver no meu site "existem espíritos", link aí onde ficaria minha assinatura.

Will

Mensagem por Will »

Vitor Moura escreveu:
Will escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

[/color]

Pode ver no meu site "existem espíritos", link aí onde ficaria minha assinatura.

Vitor cala a boca, e pare de fazer spawn dessa porra de site falacioso!

em off: Já deve estar óbvio que vc perdeu meu respeito!

Vitor Moura

Will escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Will escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

[/color]

Vitor cala a boca, e pare de fazer spawn dessa porra de site mentiroso e falacioso!

Porque mentiroso? porque falacioso?

Will escreveu:em off: Já deve estar óbvio que vc perdeu meu respeito!

Tô cagando e andando pro seu respeito.

Will

Mensagem por Will »

salgueiro escreveu:
Will escreveu:
salgueiro escreveu:

O que é "ascepção" ?

Bjs

Se não visse lógica, não seria espírita :emoticon4: . Que traz conhecimento, é óbvio, pena que existam ainda muitas lacunas.

Longe ? Talvez sim, talvez não, afinal sempre foi pesquisado mas vencer a barreira do preconceito é sempre complicado

Bjs

No cristianismo existem coisas até mais assombrosas, que os cristãos apregoam, no cristianismo poderíamos encontrar menos lacunas, o cristianismo é mais aceito, e partindo do conceito de que se trata de algo também tão abstrato, esse mesmo fato de ser mais aceito no mundo, isso por si, seria um fenômeno sobrenatural que alguns cientistas realmente sérios defendem, como o inconciente coletivo... Logo, o cristianismo é melhor e mais consistente que o espiritismo... Sejamos todos cristão, então! :emoticon19:

por favor, né? :emoticon20:

Will

Mensagem por Will »

Vitor Moura escreveu:

Eu tirei até o mentiroso, para vc ver como eu sou honesto intelectualmente! Mas esperar isso de todos é que seria o máximo!

Vitor Moura escreveu: Tô cagando e andando pro seu respeito.

É, já deu para perceber que vc não tem a mínima vergonha na cara. Agora responda como um divulgador de uma religião pode subexistir não contanto com o respeito do outros?

Só na sua cabeça mesmo, cara! :emoticon19:

Com essa sua última resposta, encerrou-se qualquer dúvida que ainda poderia se ter de sua pessoa, seriedade e intenção!

Vitor Moura

Will escreveu:
Vitor Moura escreveu:

Eu tirei até o mentiroso, para vc ver como eu sou honesto intelectualmente! Mas esperar isso de todos é que seria o máximo!

Porque falacioso então?

Will escreveu:
Vitor Moura escreveu: Tô cagando e andando pro seu respeito.

É, já deu para perceber que vc não tem a mínima vergonha na cara. Agora responda como um divulgador de uma religião pode subexistir não contanto com o respeito do outros?

Não divulgo religião. Divulgo e faço pesquisas. Lê e se interessa quem quer. Mas se for falar besteira, eu apareço e mostro os erros.

Will escreveu:Só na sua cabeça mesmo, cara! :emoticon19:

Com essa sua última resposta, encerrou-se qualquer dúvida que ainda poderia se ter de sua pessoa, seriedade e intenção!

Eu respeito quem me respeita. Se vc espera respeito de minha parte sem me tratar com respeito, vc está sonhando ou perdeu alguns parafusos...

Will

Mensagem por Will »

Vitor Moura escreveu:
Eu respeito quem me respeita. Se vc espera respeito de minha parte sem me tratar com respeito, vc está sonhando ou perdeu alguns parafusos...

E comigo todos começam com 10 e vão caindo conforme seu merecimento, uma questão de causa e efeito! Não é isso que sua religião ensina?

Mas não sei se sua faculdade de interpretação de textos o permitiu perceber, eu estava cobrando respeito à vc próprio, não a mim... (depois é em mim que falta parafusos :emoticon5: )
Editado pela última vez por Will em 26 Dez 2006, 20:29, em um total de 1 vez.

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:
Vitor Moura escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Marcelo Gleiser errou e "todo mundo" ficou quieto.

Logo, a psicografia prova a existencia de espiritos.

É isso?

Não. O que quis dizer foi:

Mesmo Marcelo Gleiser, um "mega-físico", errou FEIO, logo, não necessariamente uma psicografia com erros científicos prova sua falsidade. Os céticos normalmente procuram erros científicos nas obras espíritas para mostrar que nenhum espírito se comunicou. Não é poque há erros, como mostrado, que a mensagem é necessariamente falsa, mastambém não quer dizer obviamente que seja verdadeira. É preciso ver outras coisas, como caligrafia, informações d ecunho pessoal, etc.

Mensagens com erros não provam a inexistencia de espiritos. Prova apenas que a doutrina espirita está repleta de erros grosseiros.

É isso que uso como argumento.

É isso que os espiritas não admitem. Vide RCAdeBH defendendo argumentos racistas.

Precisa concordar que 99.9% dos espiritas religiosos são assim.

Se há erros, corrijam-se os erros. Mas acontece que não há um colegiado (ainda bem!) que seja dono do Espiritismo, nem se pode mudar o que um autor escreveu em sua época, pois aí já seria adulterar a obra. Portanto, correções de erros podem se deparar em prós e contras. O erro em questão, os ditos argumentos racistas, não são considerados mais entre os espíritas hoje. Quer dizer: não constituem foro de doutrina, mas apenas opiniões pessoais (do Kardec ou espíritos que assinam essas mensagens). Considerando que o espírito pode encarnar, tanto em corpos de homens, como de mulheres, em qualquer raça ou povo, sem qualquer limitação, isso por si só liquida o argumento racista.

Quanto a não se querer admitir erros, fazer o que? Cientistas que passaram décadas de suas vidas defendendo certas teorias, também ficam relutantes em abandoná-las em favor de novas... O defeito não é só dos aspectos religiosos, portanto...

Trancado