Petrica Bratu, um padre Romeno de 37 anos encontrou uma nova forma de angariação de fundos para os seus bolsos. Para que uma mulher que não seja virgem suba ao altar de branco tem de pagar uma multa. Segundo o padre Romeno, esta medida vai fazer com que os casais não vivam em pecado antes do casamento. As multas irão oscilar entre os 15 e os 90 euros, consoante a gravidade do pecado cometido. Assim sendo temos por exemplo, os casais que vivem juntos antes de se casarem, que pagarão uma multa de 15 euros. Os casos mais graves de noivas que casam grávidas ou que já têm filhos serão multados com 90 euros. Sabendo-se que o salário mínimo da Romênia é de 150 euros é de deduzir que estas multas não seriam encaradas de ânimo leve quando acrescidas do preço do casamento. Um noivo de 27 anos, queixa-se que «os casamentos já são demasiado caros», e explica que «o padre soube que eu por vezes dormia em casa dos pais da minha namorada, e agora está a pedir-nos imenso dinheiro, porque acha que ela não merece casar de branco».
No entanto, Petrica Bratu mantém-se inflexível na sua posição. «De que serve as noivas casarem de branco, se estiveram com vários homens ou entram na igreja de mão dada com os filhos? O branco é símbolo de pureza. Não quero que os jovens pensem que o casamento não é sagrado».
Espera-se que esta forma de extorquir dinheiro não fique na moda.
In: Ateismos.net