Andre TJ escreveu:1)Eu não posso definir pelo povo.Seria autoritario e arrogante da minha parte supor saber o que o povo ou a maioria quer.Posso dizer o que eu desejo e defendo, uma sociedade com menos pobreza, e com uma democracia mais efetiva.
Por isso que não existe o dito "interesse coletivo", não podemos saber os desejos e vontades de cada indivíduo na sociedade, a não ser os nossos, como você mesmo disse. O coletivo não é uma massa homogênea, que compartilha das mesmas vontades e paixões, pelo contrário, é formado por indivíduos de diferentes credos, vontades, paixões, opiniões, características, etnias, etc... O dito "interesse coletivo" não é comum ao grupo, é sempre algo imposto. É um ato autoritário, que resultou nos maiores totalitarismos de nossa História.
Andre TJ escreveu:2)As leis não são estereis foram criadas por pessoas(logo sujeitas a criticas e alteraçoes)
Sim, sem dúvidas, por isso a necessidade do Poder Legislativo.
Andre TJ escreveu:e boa parte dessas leis servem aos interesses das elites.
Poderia elaborar? Possue provas?
Andre TJ escreveu:A legislação muda, se não mudasse pra que congresso?
Alguém afirmou o contrário?
Andre TJ escreveu:O maior poder deve ser o da maioria e não existe ditadura da maioria, pois a ditadura por principio é o dominio da vontade de poucos sobre a maioria com hierarquização e centralização do poder.
Errado. O conceito de ditadura se caracteriza através do controle pela força. O controle pela força da maioria sob a minoria é uma ditadura, que muitas vezes se dá pela representação da maioria por meio de Partidos, como o NSDAP. Minorias como judeus ou ucranianos foram reprimidas por maiorias no passado, como alemães ou soviéticos. A ditadura da maioria, como dito, é a base de todo totalitarismo.
Andre TJ escreveu:Ampliar a democracia é descentralizar o poder, ampliar o poder do individuo sobre o Estado.O coletivo então teriam mais mecanismos para fazer suas demandas serem atendidas, e mais espaços de dialogo para buscar melhores soluçoes.
Como já disse, o Estado de Direito nunca pode se submeter às vontades e paixões do coletivo, a soberania das Leis é necessária para a sobrevivência da Democracia.
Por que partir para o debate etimológico? Definição por definição, a que eu utilizei obedece a essa do Aurélio:
Ditadura: Excesso de autoridade, despotismo, tirania.
Se quiser substituir por "excesso de autoridade da maioria sobre as minorias", vá em frente.
Andre TJ escreveu:Certamente vc não vai me dizer que a Democracia Direta Suíca é uma ditadura da maioria.Ou vai?
Todos os três Poderes da Federação Suíça são representativos, isso é, não se submetem ao poder da maioria.
Andre TJ escreveu:3)Negativo.Mesmo nesses casos quem tem dinheiro tem o poder e o arbitrio sobre o privado.Pode escolher contratar amigos e não os mais qualificados, isso é poder.
Ué? Esse tipo de poder é saudável, e natural. Qual o problema? Pensei que estava falando de algum tipo de poder "oficial", legitimado através da força do Estado.
Andre TJ escreveu:Pode usar o status que o dinheiro dá para entrar em lugares que os menos abastados não tem condição, além de uma rede de privilegios ligados ao dinheiro.
Poderia dizer qual o problema com isso?
Andre TJ escreveu:Pode usar o dinheiro para financiando campanhas influenciar e controlar políticos, e assim ter acesso ao poder do Estado.
Opa, agora você errou. Como disse anteriormente:
"Aonde existam leis, e essas forem cumpridas, não. A relação entre poder e dinheiro é inexistente. "
Andre TJ escreveu:Enfim dinheiro em concentrado em poucas pessoas altera a balança de poder em beneficio de poucos.
Poder do dinheiro através da força do Estado, a única forma de poder ilegítima, não. Poder que parte das vontades do indivíduo, sem uso da autoridade estatal, é mais do que saudável, é muito bem-vindo.
Andre TJ escreveu:4)Eu disse claramente no texto que ela a liberdade economica não deve ser suprimida nem extinta.Olhe o que vc disse
"Ao suprimir a liberdade econômica, automaticamente se suprime liberdades civis básicas."
Agora o que eu disse
"a liberdade economica não deve ser suprimida nem extingida ela deve ser controlada pela maioria de forma democratica para que suas beneces se revertam para a maioria e não para uma minoria que concentra as riquezas.
Você escreveu:
"controlada pela maioria de forma democratica para que suas beneces se revertam para a maioria e não para uma minoria que concentra as riquezas."
O que eu disse:
"Ao suprimir a liberdade econômica, automaticamente se suprime liberdades civis básicas."
Andre TJ escreveu:Chega a ser engraçado vc dizer que eu disse algo quando eu disse exatamente o oposto.Perceba.
Você claramente sugere uma supressão das liberdades civis em pró de uma "vantagem coletiva". Qualquer semelhança com os mais assassinos totalitarismos não é mera coincidência.
Andre TJ escreveu:A liberdade economica não deve ser extinta, repetindo, porém ela por si so, de forma autonoma não resolve os problemas.
Que problemas?
Andre TJ escreveu:Vc fala dos tres poderes deve conhecer a lógica que um deve checar e balancear o outro.Pois bem o que penso é que de forma democratica medidas para maximizar os beneficios para os que menos possuem devem ser adotadas, para minimizar os efeitos de concentração de riquezas, assim levando a uma sociedade com menos pobreza.
Qual a razão?
Andre TJ escreveu:Enfim controle popular, levando a medidas e iniciativas que revertam os beneficios da produção de forma justa, e não de forma que alguns poucos concentrem mais de 90 por cento e deixem as migalhas para o resto.
Qual a razão?
Andre TJ escreveu:5)Não Deus(Nem sei se existe).A responsabilidade é do sistema que não ajudou a familia da criança a ter pelo menos o básico, acredito até que um pouco mais do que o básico deve ser garantido.
Qual a razão?
Andre TJ escreveu:Assim como garantida educação, saúde, auxilio a conseguir emprego.Claro que com adultos politicas condicionais para estimular trabalho e não levar a acomodação.
Se deseja evitar a acomodação, permita que as pessoas sintam a obrigação natural de trabalhar para conseguir sustento. "Garantir" educação, saúde, auxílio para conseguir emprego, é garantir a acomodação e o parasitismo. Toda pessoa se esforça para conseguir seu sustento somente quando está em uma situação de necessidade para o mesmo.
Andre TJ escreveu:6)A Natureza não é cruel, é bela, fantastica, diversificada e em geral com uma dose boa de equilibrio e transformação constante.
"Bela, fantástica", são juízos de valor seus. Nada disso irá impedir de que a miséria seja a condição natural de todo ser humano, e qualquer forma de riqueza uma conquista de cada um. Não há lanche grátis na Natureza, para tudo se exige trabalho para se conquistar.
Andre TJ escreveu:Querer tirar todos que estão no estado de necessidade, para terem alimentação, educação, saúde, e oportunidade de trabalhar me parece uma causa nobre.
Juízo de valor seu. A mim, parece a mais nefanda das causas.
Andre TJ escreveu:Vc pode não concordar e achar natural ter pobres, pois eu lhe digo que é social, e resultado de relaçoes humanas e históricas.
Você quis dizer que relações humanas não fazem parte do escopo da Natureza? Por que não considera natural a existência de pobres e ricos? Como poderia existir alguma equivalência de poder aquisitivo entre indivíduos, se estes são diferentes entre si?
Andre TJ escreveu:O homem é um animal e ele é natural, mas não há nada de natural em poucos terem de sobra, e muitos quase não terem nada.
Qual a razão?
Andre TJ escreveu:7)Mas ai é que sua suposição incorre em um erro gravissimo.Eu não quero pontos de partida iguais.Apenas menos distantes, e mais justos.Diferentes, desiguais tudo bem, mas que os polos não sejam tão distantes.Existe algo conhecido como classe media baixa trabalhadora, é possivel elevar todos os pobres a um nivel proximo disso, com acesso a alimentação, educação, e auxilio para que encontrem empregos, possam andar pelas próprias pernas e contrbuir para a sociedade.A humanidade produz riqueza suficiente para isso, não distribui de maneira a possibilitar pela lógica capitalista de acumulação e concentração.
Qual a razão para isso?
Andre TJ escreveu:8)A maioria não se contenta em ser mediocre, ela não tem ajuda nem um sistema que a ajude a superar seus estagios de necessidade.
Com que base você afirma isso? Medíocre significa "ser médio, estar na média". Por que você acredita que a maioria não se contenta em estar na média?
Andre TJ escreveu:Se houvesse pobreza iria diminuir, não digo desaparecer, e muitos teriam oportunidade de ascender mais, haveria mais produção, enfim.
Com que base você afirma isso? Como você prevê os anseios da maioria? Como você sabe os rumos de uma sociedade, antes de acontecer?
Andre TJ escreveu:O self made man é a exceção não a regra e não pode ser usado para justicar as injustiças do sistema.Não tem nada de errado com o sucesso do que vem de baixo quem consegue deve ser aplaudido e valorizado mas não se pode esperar o mesmo de todos, as pessoas são diferentes, e as circunstancias e habilidades que permitem a excesão pontuais.
Que injustiças? Injustiça seria você, ou qualquer outro, rejeitar o natural e tentar estabelecer quais as condições e circunstâncias que determinam a ascensão de qualquer um na sociedade.
Andre TJ escreveu:Não é uma escolha pela mediocridade.Pessoas pobres tem muito menos escolhas e oportunidades, a falta de dinheiro os limita em varios niveis, no educacional por exemplo acesso as melhores escolas lhe está vedado, comprar livros é um luxo que a maioria não tem condiçoes.
Como já disse, não há lanche grátis.
Andre TJ escreveu:Para superar esse estado de necessidade eles precisam de ajuda, uma ajuda condicional no caso dos adultos, pois esses vào ser ajudados, mas tem que se ajudar, e se comprometer, tanto para superar e melhorar sua condição pessoal para futuramente quando essa superada contribuir para sociedade.
Por que razão?
Andre TJ escreveu:Aqueles que por acaso não se comprometerem, que não corresponderem ao investimento de ajuda, a fonte de ajuda deve secar, até que esses provem dignos de confiança para que a ajuda possa de fato fazer eles superarem a pobreza, e possam andar pelas próprias pernas alcançar independencia da ajuda, e inclusive poder fornecer sua contribuição.
Por que razão?
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!