Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
heilel ben-shachar escreveu:As principais características que definem um grupo étnico é a língua e a cultura. Por isso eu penso que os judeus sejam uma etnia sim.
mas há judeus que não falam hebraico ou que não o falam como língua materna, e famílias de judeus que vivem há tanto tempo apartados que apena têm a religião em comum, e não toda uma cultura propriamente dita.
o que pretendo debater é se se pode afirmar que judeus são uma etnia, se existem etnias judias, ou se nenhum de ambos
Judeus me parecem ser uma etnia sim...pois pertencem a um grupo ancestral comum, têm características genéticas comuns, cultura e rituais baseados na crença e no livro sagrado deles ( ortodoxos mais, heterodoxos menos e alguns nem ligam muito para isso), e parecem se unir com os seus pares historicamente falando ao redor do mundo. Pelo menos aqui na minha cidade, sabemos por traços genéticos, por algumas festas religiosas e pelos lugares que eles costumam frequentar ( escolas, clubes e sinagogas) , quem é judeu e quem não é.
Mas a partir do momento em que fechamos a questão nas definições de etnia em cima de cultura, língua, território e crença, só se considerarmos guetos judeus pelo mundo.
Mr. Crowley escreveu:Não são uma etnia. São apenas os seguidores da religião judaica, assim como cristãos não compõem uma etnia.
E o resto das características comuns? Como se denominam essas pessoas? Eles têm muitas características sócio- culturais que fazem deles um grupo distinto.
clara campos escreveu:Mas todos os judeus pertencem à mesma etnia? ou antes existem diversas etnias judias?
Creio ser possível uma pessoa que não tenha ascendência judaica se converter ao judaísmo.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
clara campos escreveu:Mas todos os judeus pertencem à mesma etnia? ou antes existem diversas etnias judias?
Originalmente, os judeus são semitas, ou seja, pertencem ao mesmo grupo étnico que os árabes, diferenciados entre si pela cultura, História e, claro, religião.
Há outras etnias de religião judaica, como os falashas da Etiópia que são negros, mas aceitos como judeus pela maioria dos Conselhos Rabínicos por conta da antiguidade de sua afiliação à religião judaica.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade Dá que ouçamos tua voz!
wikipedia escreveu:Ao longo do tempo, os judeus também foram-se diferenciando em grupos étnicos distintos: os asquenazitas - (da Europa de Leste e da Rússia), os sefarditas (de Espanha, Portugal e do Norte de África), os Judeus do Iêmen, da extremidade sul da península Arábica e diversos outros grupos. Esta divisão é cultural e não se baseia em qualquer disputa doutrinária, mas acabou levando à diferentes peculiaridades na visão de cada comunidade sobre a prática do judaísmo .
Editado pela última vez por Apáte em 02 Jan 2007, 14:51, em um total de 1 vez.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
clara campos escreveu:então um judeu árabe seria da mesma etnia que um judeu latino?
Sim, se forem ambos semitas. Como todas as etnias, também os judeus se miscigenaram ao longo dos séculos, embora em menor grau que em outras por conta das restrições deles com relação aos gentios e dos gentios com relação a eles.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade Dá que ouçamos tua voz!
clara campos escreveu:então um judeu árabe seria da mesma etnia que um judeu latino?
Sim, se forem ambos semitas. Como todas as etnias, também os judeus se miscigenaram ao longo dos séculos, embora em menor grau que em outras por conta das restrições deles com relação aos gentios e dos gentios com relação a eles.
Agora sim me parece mais claro.
Mas eles mesmo se autodenominam judeus.
Acabam procurando grupos de afinidade. A conversão seria mais do que aceitar os dogmas e frequentar a sinagoga, acho mais provável que passem a se interessar e participar da cultura judaica em geral.
Mas ainda acho que traços genéticos são muito importantes.
Pelo menos os judeus que vieram para o sul têm traços físicos característicos.
Mas eles mesmo se autodenominam judeus. Acabam procurando grupos de afinidade. A conversão seria mais do que aceitar os dogmas e frequentar a sinagoga, acho mais provável que passem a se interessar e participar da cultura judaica em geral. Mas ainda acho que traços genéticos são muito importantes. Pelo menos os judeus que vieram para o sul têm traços físicos característicos.
Segundo a tradição rabínica é judeu quem nasceu de um ventre judeu. Os judeus se definem como uma nação formada pelos descendentes de Abraão, o que concentra aspectos étnicos, culturais e religiosos.
Ao contrário dos cristãos, cuja adesão ao grupo é uma escolha pessoal à qual se pode aquiescer, recusar ou abandonar, não existe ex-judeu, dado que é o nascimento e não as vontades que definem quem o é.
Nós, Índios.
Mas eles mesmo se autodenominam judeus. Acabam procurando grupos de afinidade. A conversão seria mais do que aceitar os dogmas e frequentar a sinagoga, acho mais provável que passem a se interessar e participar da cultura judaica em geral. Mas ainda acho que traços genéticos são muito importantes. Pelo menos os judeus que vieram para o sul têm traços físicos característicos.
Segundo a tradição rabínica é judeu quem nasceu de um ventre judeu. Os judeus se definem como uma nação formada pelos descendentes de Abraão, o que concentra aspectos étnicos, culturais e religiosos.
Ao contrário dos cristãos, cuja adesão ao grupo é uma escolha pessoal à qual se pode aquiescer, recusar ou abandonar, não existe ex-judeu, dado que é o nascimento e não as vontades que definem quem o é.
Bem...agora se aproximou mais ainda do que eu vejo aqui.
Quem se converte por opção ou se casa com um judeu "adota" as tradições , não necessariamente a crença.
Os cristãos-novos eram considerados judeus? Uma vez li não sei onde que judeus, ao chegar na idade adulta, podiam escolher entre praticar ou não o judaísmo, mas, se optassem pelo cristianismo deixariam de ser considerados judeus.
E caso ocorrer o contrário. Uma pessoa de qualquer etnia se converter à religião judaica?
Os cristãos-novos eram considerados judeus? Uma vez li não sei onde que judeus, ao chegar na idade adulta, podiam escolher entre praticar ou não o judaísmo, mas, se optassem pelo cristianismo deixariam de ser considerados judeus.
E caso ocorrer o contrário. Uma pessoa de qualquer etnia se converter à religião judaica?
Eu sou descendente de cristão novo português e cristã por decisão familiar há umas 4 gerações.
Minha etnia ancestral era judia. Depois foi misturando.
Eu sou descendente de cristão novo português e cristã por decisão familiar há umas 4 gerações.
Minha etnia ancestral era judia. Depois foi misturando.
eu li num sei onde que familias com sobrenomes de nomes comuns (como Falcao, Guerra, Pires, etc.) descendem de cristaos novos que escolheram esses nomes como sobrenome pra esconder a ascendencia judaica
Ateu Tímido escreveu:Por esse critério, os brasileiros seriam uma etnia, o que evidentemente não são.
A maneira com que os norte-americanos nos consideram LATINOS autoriza concluir que eles encaram os sul-americanos como uma etnia, mesmo estando errados? Latin music me lembra o rótulo que música étnica recebe...
Ateu Tímido escreveu:Por esse critério, os brasileiros seriam uma etnia, o que evidentemente não são.
A maneira com que os norte-americanos nos consideram LATINOS autoriza concluir que eles encaram os sul-americanos como uma etnia, mesmo estando errados? Latin music me lembra o rótulo que música étnica recebe...
Acredito que eles ( os americanos alienados, os que nunca vieram ao Brasil por exemplo) até pensem que aqui latino tem tudo a mesma cultura e a mesma aparência. Tanto é que quando vêem um brasileiro loiro de olho azul acham estranho.
Mas eles generalizam mais pela procedência e por alguns traços culturais e tradições ( no que eles também são alienados).
Esse exemplo é meramente geográfico. Para os americanos (estadunidenses), latino = latino-americano, ou pessoa originária de um país latino-americano.
Esse exemplo é meramente geográfico. Para os americanos (estadunidenses), latino = latino-americano, ou pessoa originária de um país latino-americano.
Não. Eles colocam nessa classificação uma bagagem cultural que define o tipo étnico segundo eles.
É até engraçado ver os absurdos que eles imaginam.
Apáte escreveu:Os cristãos-novos eram considerados judeus?
Sim, na maioria dos casos, já que era comum a conversão para fugir às perseguições, sendo que por um longo período na Europa a segregação dos judeus era ostensiva demais para que alguém deixasse de ser considerado judeu apenas por se declarar convertido.
Além disto, muitos cristãos novos o eram apenas em público, mantendo em privado as tradições e ritos judaicos, sendo por isto alvo preferencial da Inquisição em vários momentos.
Apáte escreveu:Uma vez li não sei onde que judeus, ao chegar na idade adulta, podiam escolher entre praticar ou não o judaísmo, mas, se optassem pelo cristianismo deixariam de ser considerados judeus.
Aos treze anos os rapazes judeus realizam o Bar-Mitzvá, ritual que marca sua entrada na comunidade judaica, passando a pertencer oficialmente a Israel (a nação, não o Estado). Como o que define os judeus é o nascimento e não o cumprimento dos ritos, um judeu que não siga a tradição pode ser excluído da comunidade, proibido de freqüentar a sinagoga e de receber os serviços rabínicos. Mesmo assim, continua sendo considerado judeu.
Só para constar, o mesmo ocorre com os católicos romanos. Um fiel batizado pode ser excomungado, o que significa que ele foi expulso da comunhão da Igreja, proibido de assistir a missa e receber os sacramentos, mas continua sendo considerado católico, pois para a Igreja a condição oriunda do batismo não pode ser anulada.
Apáte escreveu:E caso ocorrer o contrário. Uma pessoa de qualquer etnia se converter à religião judaica?
Judeus ortodoxos interpretam literalmente a definição de que só é judeu quem nasceu de um ventre judeu, o que implica que não aceitam convertidos como sendo verdadeiros judeus. Facções mais liberais do judaísmo aceitam a conversão, mas nunca a estimulam. Não existe proselitismo judeu. Pelo contrário, mesmo entre os liberais, convertidos só são aceitos em circunstâncias muito especiais e só após provarem de alguma forma a sinceridade de sua crença e o conhecimento fundamental nas tradições e ritos judaicos.
Nós, Índios.