Campanha Ateu

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Mori

Re: Re.: Campanha Ateu

Mensagem por Mori »

Acauan escreveu:
Mori escreveu:Aliás, só posso concordar com South Park e as lontras. Aliança Ateísta Aliada é a resposta definitiva, e desejo que todos vocês ateus morram por sua falta de lógica em aceitar esta campanha racional e científica.

?

Há dois episódios da temporada recente de South Park que lidam com Dawkins e o ateísmo.
http://en.wikipedia.org/wiki/Go_God_Go
---
CeticismoABERTO
http://www.ceticismoaberto.com

Apáte
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Apáte »

Mori escreveu:
Acauan escreveu:
Apáte escreveu:Einstein era ateu?

Não.

Então Shakespeare também não era ateu. Você vê, este é um grande problema na proposta aqui.

Mas certamente, tanto Einstein quanto Shakespeare eram ateus com relação ao deus que a esmagadora maioria dos brasileiroes que eventualmente verem tais imagens acreditam ser o único existente.

Não existe "ateu em relação a uma divindade específica".
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Mori escreveu:
Acauan escreveu:

Não.

Então Shakespeare também não era ateu. Você vê, este é um grande problema na proposta aqui.

Mas certamente, tanto Einstein quanto Shakespeare eram ateus com relação ao deus que a esmagadora maioria dos brasileiroes que eventualmente verem tais imagens acreditam ser o único existente.

A vasta obra de Shakespeare, na qual Deus é absolutamente ignorado, é testemunho suficiente.

Já Einstein publicou várias declarações que podem ser interpretadas ao gosto do freguês quanto ao assunto.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Mori

Mensagem por Mori »

Acauan escreveu:Desconheço exemplos históricos de algum grupo que tenha conquistado ou garantido seus direitos civis por estes meios.
Se conhece, por favor me informe.
No mais, e de novo na minha opinião, o máximo que tal divulgação fará é que alguns religiosos continuem admirando certas celebridades APESAR de serem ateus, o que não ajuda em nada.

Encontrar um exemplo histórico que reproduza exatamente a situação aqui é difícil. Mas a proposta não é óbvia?

Repetindo, se religiosos souberem -- o que, comumente, não sabem -- que figuras que admiram são ateístas, isso não ajudaria a afirmar seus direitos civis como ateu?

Ainda que continuem vendo o ateísmo como um defeito, o simples fato será o de que o ateísta não poderá ser declarado alguém sem qualquer virtude.
---
CeticismoABERTO

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Outra coisa. Você ilustra sua campanha com duas fotos de pessoas vivas, Woody Allen e Angelina Jolie. Essas pessoas podem não querer ver suas fotos ligadas a proselitismo ateu. Fotos que por sua vez podem ter copyright, e as empresas que controlam podem também não querer ver seus produtos associados com ateísmo.

Além é claro, da questão do plágio.

Não havia pensando por esse lado. Ponto chave.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Mori

Mensagem por Mori »

Apáte escreveu:Não existe "ateu em relação a uma divindade específica".

Obviamente a definição de ateu depende do que se entende como deus. E aceitar como ateus apenas aqueles que negam todo e qualquer tipo concebível de deus, me é desconfortável porque eu mesmo não seria ateu.

Além do que, agnóstico também não me parece apropriado.
---
CeticismoABERTO

Mori

Mensagem por Mori »

Outra coisa. Você ilustra sua campanha com duas fotos de pessoas vivas, Woody Allen e Angelina Jolie. Essas pessoas podem não querer ver suas fotos ligadas a proselitismo ateu. Fotos que por sua vez podem ter copyright, e as empresas que controlam podem também não querer ver seus produtos associados com ateísmo.

Além é claro, da questão do plágio.

Vocês chegaram a visitar a página? Há também o Keanu Reeves e Jodie Foster que ainda estão vivos.

A própria Apple lidou com a questão do apoio implícito sugerido na campanha Think Different. Se esquivaram da questão declarando que era uma homenagem. Einstein poderia ter preferido o Windows.

Já aqui, a questão é menos desconfortável. É um fato que são ateístas. E as imagens declaram isto. O "Pense diferente" tem um sem número de interpretações possíveis.

Evidente que pode haver problemas no uso das fotografias, mas arrisca-se um fair use. Não se propõe o uso comercial das imagens.
---
CeticismoABERTO

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

Mori escreveu:
Acauan escreveu:Alguém poderia ter lembrado de um Willian Shakespeare para dar um mínimo de peso à tal lista, já que a intenção era esta. Intenção que, por sinal, não tem como dar em nada.

Para cada uma destas celebridades-pop das quais, com algumas exceções, ninguém se lembrará daqui a cinquenta anos, qualquer militante pró-religião minimamente informado pode citar uma centena de artistas, cientistas e filósofos deístas cujas obras influenciaram o desenvolvimento da civilização.

E que interessa que é ateu ou quem é religioso?
Cada um que avalie suas próprias crenças e conclua sobre a validade delas por sua própria cabeça.

Claro que há muitas outras figuras mais relevantes a adicionar, como Darwin, Sagan ou Einstein. Em nenhum momento quis dar a entender que a série é definitiva, pelo contrário, pedi claramente por mais sugestões.

Evidentemente, há mais figuras histórias relevantes teístas que ateístas. Mas para muitos, todas figuras históricas ateístas relevantes foram negativas.

Penso sim ser produtivo informar as pessoas de que tanto figuras históricas, como celebridades pop, foram ou são ateístas. Repetindo, é um fato incrivelmente desconhecido por muitos.

É, mas tem uns ateístas aí que acho que são budistas (religiosos), como o Bruce Lee, ou estou errado?...isso vale? :emoticon16:

E a Angelina Jolie é totalmente pirada. Se cortava toda quando mais jovem (gostava de ver o sangue sair de seu corpo), já fez uso de drogas, brigou com o pai porque o mesmo não gostava da vida "devassa" dela - ela é bissexual e já foi expulsa de clube para mulheres porque avançava nos homens sarados que se apresentavam pedindo pra tirarem toda a roupa, etc.

Normalmente um religioso iria lembrar esse passado dela.

Lógico, agora ela faz parte da ONU :emoticon16:

Enfim...sei lá!!! :emoticon12:

PS: adoro a Angelina Jolie...também, quem não gosta? :emoticon16:

Vitor Moura

Acauan escreveu:
Mori escreveu:
Acauan escreveu:

Não.

A vasta obra de Shakespeare, na qual Deus é absolutamente ignorado, é testemunho suficiente.

Bom, mas Shakespeare tem peças sobre espíritos, não? Hamlet, por exemplo. Ali ele ilustra a vida após a morte.

Mori

Mensagem por Mori »

Vitor Moura escreveu:É, mas tem uns ateístas aí que acho que são budistas (religiosos), como o Bruce Lee, ou estou errado?...isso vale? :emoticon16:

E a Angelina Jolie é totalmente pirada. Se cortava toda quando mais jovem (gostava de ver o sangue sair de seu corpo), já fez uso de drogas, brigou com o pai porque o mesmo não gostava da vida "devassa" dela - ela é bissexual e já foi expulsa de clube para mulheres porque avançava nos homens sarados que se apresentavam pedindo pra tirarem toda a roupa, etc.

Normalmente um religioso iria lembrar esse passado dela.

Bem, Bruce Lee era ateu, não? É o que a imagem declara.

Não sei, o pessoal vê toda uma idéia de proselitismo exacerbado que não é minha intenção, e acredito, não está presente.

Também não se pretende que as figuras sejam modelos ou exemplos de vida. Ressaltando, são ateístas, é o fato declarado nas imagens.
---
CeticismoABERTO

Mori

Mensagem por Mori »

Acauan escreveu:
Mori escreveu:
Acauan escreveu:

Não.

Já Einstein publicou várias declarações que podem ser interpretadas ao gosto do freguês quanto ao assunto.

Há controvérsias sobre o ateísmo de Shakespeare, Acauan. Nem sabemos com segurança exatamente quais são suas obras, e detalhes minuciosos de sua vida pessoal são escassos.
Ele seguramente praticou muitos rituais religiosos.
O mesmo vale para EInstein.
Mas repito que sabemos com relativa segurança que ambos eram ateístas.
---
CeticismoABERTO

Apáte
Contato:

Re.: Campanha Ateu

Mensagem por Apáte »

Deveriam colocar Stalin.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Eu só estou levantando alguns possíveis problemas legais do uso dessas imagens.

É claro que essas celebridades devem estar acostumadas com o uso indevido de sua imagem, mas liga-las a uma tática polemista como essa pode trazer problema.

Também não sei se Bill Gates, caso tomasse conhecimento, acharia do uso de sua imagem numa campanha claramente associada a um produto concorrente.

Vários desses artistas possuem contratos de imagem com estúdios de Hollywood, e mesmo que eles próprios não tomassem conhecimento, seus procuradores poderiam acionar um processo.

E Richard Feynman era judeu, até onde eu saiba.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Mori

Mensagem por Mori »

Apáte escreveu:Deveriam colocar Stalin.

Pô, caramba, por q tanto negativismo?
---
CeticismoABERTO

Vitor Moura

Mori escreveu:

Caramba, nem o Mori que normalmente é 'calminho' tá aguentando aqui o pessoal do ReV :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Mori

Mensagem por Mori »

Eu só estou levantando alguns possíveis problemas legais do uso dessas imagens.

É claro que essas celebridades devem estar acostumadas com o uso indevido de sua imagem, mas liga-las a uma tática polemista como essa pode trazer problema.

Também não sei se Bill Gates, caso tomasse conhecimento, acharia do uso de sua imagem numa campanha claramente associada a um produto concorrente.

Vários desses artistas possuem contratos de imagem com estúdios de Hollywood, e mesmo que eles próprios não tomassem conhecimento, seus procuradores poderiam acionar um processo.

E Richard Feynman era judeu, até onde eu saiba.

É mesmo engraçado que Bill Gates seja ateu o tenha declarado, enquanto Steve Jobs provavelmente o seja, mas não haja nada certo.

Mas esta campanha seguramente não está associada à Apple. Mesmo o "Pense diferente" não foi usado pela companhia, que até onde sei usou o slogan em inglês por aqui no Brasil.

A questão do uso não-autorizado das imagens realmente é um problema. Novamente, fair use. Claro que se houver um cease and desist, removemos a imagem do indivíduo prontamente.
---
CeticismoABERTO

Mori

Mensagem por Mori »

Vitor Moura escreveu:
Mori escreveu:

Caramba, nem o Mori que normalmente é 'calminho' tá aguentando aqui o pessoal do ReV :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Todos realmente deveriam assistir os episódios de South Park sobre o ateísmo. Vitor, acho q vc gostaria de traduzir o roteiro.
---
CeticismoABERTO

Vitor Moura

Mori escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Mori escreveu:

Todos realmente deveriam assistir os episódios de South Park sobre o ateísmo. Vitor, acho q vc gostaria de traduzir o roteiro.

No Multishow o episódio já deve ter passado traduzido, não? Se alguém tiver gravado....

Mori

Mensagem por Mori »

Vitor Moura escreveu:
Mori escreveu:Todos realmente deveriam assistir os episódios de South Park sobre o ateísmo. Vitor, acho q vc gostaria de traduzir o roteiro.

No Multishow o episódio já deve ter passado traduzido, não? Se alguém tiver gravado....

Acho q não, os episódios são do mês passados nos EUA. Mas deve passar, vale mais esperar; traduzir e legendar seria um trabalho enorme.

Mas quem entende inglês realmente deveria baixar via bittorrent e assistir, vale a pena.
---
CeticismoABERTO

videomaker

Mensagem por videomaker »

Usuário deletado escreveu:Pra traçar a Angelina Jolie eu virava até maometano.

Pra vc ver a Jolie é a prova viva da existencia de Deus!!!!! :emoticon19:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Vitor Moura escreveu:
Mori escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Mori escreveu:

Gostaria de ver também, mas estou sem tv a cabo.

Se tivesse o episódio na internet talvez... :emoticon16:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

2
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

videomaker escreveu:

Pra vc ver a Jolie é a prova viva da existencia de Deus!!!!! :emoticon19:

http://xafarica.weblog.com.pt/arquivo/c ... -thumb.jpg

E essa é a prova da não-existência...
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Mori

Mensagem por Mori »

Jeanioz escreveu:

2

FORA DE TÓPICO:
Angelina Jolie, a colegial
http://100nexos.com/arquivo/30
---
CeticismoABERTO

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Mori escreveu:
Jeanioz escreveu:

2

FORA DE TÓPICO:
Angelina Jolie, a colegial
http://100nexos.com/arquivo/30

QUE BELEZA HEIN!!! DESDE O COLÉGIO!!! :emoticon12:

Só não sei como conseguiram zoar ela na última foto...
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Trancado