Quem é livre?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Lincon

Quem é livre?

Mensagem por Lincon »

Assisti um monólogo de Antônio Abujamra , e ele disse o seguinte...

Quem é livre?
Quem é livre pergunto a todos. Ninguem é livre. Somos uma sociedade travada, presa! E o maximo que fazemos e andar em circulos até continuar o mesmo caminho medíocre de todos.

Vamos lá estude, se forme, arranje um emprego, compre um carro, arranje uma namorada, case, tenha filhos....plante uma árvore e escreva um livro e aproveite este mínimo de liberdade.

Sua vida ja esta traçada, seus passos serão aqueles que suprirão as expectitavas, das pessoas que tem influência sobre você.

Não corra! É inevitável....

Achei muito interessante....realmente muito de nossos atos são para suprir expectativas de terceiros.

Euzébio
Contato:

Re.: Quem é livre?

Mensagem por Euzébio »

Quem quer ser livre, que se despoje de suas propriedades.

Tranca
Gênero: Masculino

Mensagem por Tranca »

Parece o prólogo do filme Traispotting, quando o protagonista analisa o que é mais insano, ser um junkie alienado ou uma pessoa que vive à mercê de uma sociedade de consumo que impõe a todos o que devem fazer, comer, vestir, pensar...

Imagem

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Quem é livre?

Quem vive aquilo em que acredita... qualquer outra coisa é imposição. :emoticon7:
Imagem

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Liberdade, significa independência.

Mas todos somos independentes?
Na verdade, não.
Ninguém é independente.

Todos nós dependemos de outras pessoas para viver, querem um exemplo?

Suponhamos que vc esteja acordando neste exato momento. Para que vc pudesse ter uma boa noite de sono, vc dependeu de centenas, às vezes, milhares de pessoas.

Como?

Simples, vc para dormir, precisou estar numa cama, com lençóis, cobertor, colchão, pijama(às vezes), um teto, móveis, luz elétrica, e uma série de outros itens que contribuíram para tornar seu sono tranqüilo.

Peguemos por exemplo, a cama: vc dependeu de uma pessoa que lhe vendeu a cama, que por sua vez dependeu de uma fábrica que a construiu, que por sua vez, dependeu dos funcionários que a projetaram e montaram, que por sua vez, dependeram das ferramentas e máquinas feitas por outras fábricas, da serraria que vendeu a madeira para a fábrica, que por sua vez, dependeu dos lenhadores que cortaram a arvore, que por sua vez, dependeram das serras que foram fabricadas por outra empresa, das pessoas que plantaram a árvore na fazenda, que por sua vez, dependeram de funcionários que dependeram de equipamentos, adubos e ferramentas, produzidos por outras empresas, num continuum quase infinito de dependências.

Peguemos somente a pessoa que lhe vendeu a cama, para que ela pudesse fazer isso, além da fábrica da qual ela comprou o móvel, para poder lhe vender, ela dependeu de muitas outras coisas para poder efetuar a venda:
Por exemplo, dependeu de um espaço para expor os produtos, espaço que foi construído por outras pessoas, que dependeram de outras pessoas que lhes forneceram materiais e produtos, que por sua vez dependeram de outros e assim, sucessivamente, e isso só no item do espaço da loja.

Agora imagine todos os outros itens necessários, que dependem de outras pessoas para que finalmente o vendedor pudesse lhe entregar a cama.!!!!!!!

Veja bem, tudo isso, só pra que vc tivesse a cama, além dela, vc dependeu de outras coisas e outras pessoas para ter uma boa noite de sono.
Agora, imagine tudo aquilo que vc faz e possui, vc depende diretamente e indiretamente de uma multidão quase infinita de pessoas que farão com que vc possa ter uma vida minimamente confortável.

Quando começamos a pensar sobre isso, percebemos que a liberdade pura, é apenas um conceito bonito, e totalmente impraticável, uma vez que para vivermos e semos o que somos, estamos atrelados a uma interdependência que quase sempre, nunca nos damos conta.

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Euzébio
Contato:

Mensagem por Euzébio »

Najma escreveu:Quem é livre?

Quem vive aquilo em que acredita... qualquer outra coisa é imposição. :emoticon7:

Ainda assim não há liberdade, pois se está acorrentado às próprias crenças.

Euzébio
Contato:

Mensagem por Euzébio »

Gilghamesh escreveu:Liberdade, significa independência.

Exatamente!

Talvez por isso Sócrates, Buda, Jesus, Francisco de Assis, Ghandi, tenham abandonado todos os bens materiais. Para se tornarem livres!

o pensador

Mensagem por o pensador »

O que é a Liberdade?

Eu penso que Liberdade é o poder de nâo se agarrar à Mentira e o poder de buscar e viver a Verdade.

Sempre que a Verdade é encontrada devemos nos ater ao que a Verdade é e viver de acordo com o modelo proposto por ela.

Outra maneira de entender a Liberdade é identificando-a com o desapego material.Tudo que nâo pertençe ao nosso próprio ser e substância nâo deve ser entendido e considerado como uma extensâo de nós mesmos.

Gilghamesh
Contato:

Euzébio escreveu:

Exatamente!

Talvez por isso Sócrates, Buda, Jesus, Francisco de Assis, Ghandi, tenham abandonado todos os bens materiais. Para se tornarem livres!

Mesmo assim, dependiam de outras pessoas, usavam roupas, comiam, dormiam, viviam sobre um teto, então por exemplo, dependiam das pessoas que fabricavam a roupa, que dependiam de quem plantou o algodão, que dependiam, ... assim, sucessivamente. ninguém é verdadeiramente livre!

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

Gilghamesh
Contato:

o pensador escreveu:O que é a Liberdade?

Eu penso que Liberdade é o poder de nâo se agarrar à Mentira e o poder de buscar e viver a Verdade.

Sempre que a Verdade é encontrada devemos nos ater ao que a Verdade é e viver de acordo com o modelo proposto por ela.

Outra maneira de entender a Liberdade é identificando-a com o desapego material.Tudo que nâo pertençe ao nosso próprio ser e substância nâo deve ser entendido e considerado como uma extensâo de nós mesmos.

Vc pensa? :emoticon12:

Então diga-me "pensador", por quê vc se amarra a uma mentira, como por exemplo, aquele malfadado texto do tal modelo que "provaria" a existência de deus?

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Pug

Mensagem por Pug »

Euzébio escreveu:

Exatamente!

Muhammad :emoticon13:
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Gilghamesh
Contato:

Pug escreveu:
Euzébio escreveu:

Exatamente!

Muhammad :emoticon13:

muhaméd, além de não ser livre, pois dependia de outros para tudo, até de quem escrevesse suas "pérolas de sabedoria", pois nem escrever ele sabia, estava preso pela pedofilia!
Baixos instintos, para um "iluminado livre"! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Bem...,

Pode-se dizer que a liberdade é a autodeterminação do indivíduo onde a autodeterminação é possível ou aplicável.
Ninguém está livre da morte, pois esta escolha está além das possibilidades da autodeterminação.
Assim como ninguém (exceto os eremitas) está livre das imposições sociais, pois a autodeterminação não é aplicável neste caso.

A liberdade última reside no autoconhecimento, a plenitude da consciência individual que reconhece a si própria e da qual toda a liberdade emana e deriva.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Quem pensa por si mesmo é livre.
"Noite escura agora é manhã..."

NightMare

Mensagem por NightMare »

Acho que esse tipo de liberadde não existe, pois sempre que olhares algo e tentar fazer diferente, alguem já fez, e como foi dito, parecerá que está tentando seguir os passos de alguem...
Acho que a liberdade, é o que cada um pensa dela, ou como toma suas atitudes pensando em si mesmo, não por que alguem já fez e parece legal.

Samael
Contato:

Re: Re.: Quem é livre?

Mensagem por Samael »

Alter-ego escreveu:Quem pensa por si mesmo é livre.

Então ninguém é livre, visto que sem comunicação e sem liguagem não há cognição.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Particularmente, acho que liberdade só exista como parâmetro comparativo...

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Samael escreveu:

Então ninguém é livre, visto que sem comunicação e sem liguagem não há cognição.

Através da linguagem e da comunicação se estabelecem constructos mentais, que embasam a nossa articulação de idéias. São como tijolinhos numa construção. O que fazemos deles, consistem no nosso pensar. E se somos autônomos para chegar aos nossos modelos - que não necessariamente são diferentes dos já existentes - podemos, em tese, nos considerarmos livres.
Mas é só o que penso...
"Noite escura agora é manhã..."

Pug

Mensagem por Pug »

li definições interessantes...

apesar da maioria dos exemplos citados, ainda existe quem diga que X ou Y não é livre por isto ou aquilo...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Alter-ego escreveu:
Samael escreveu:

Através da linguagem e da comunicação se estabelecem constructos mentais, que embasam a nossa articulação de idéias. São como tijolinhos numa construção. O que fazemos deles, consistem no nosso pensar. E se somos autônomos para chegar aos nossos modelos - que não necessariamente são diferentes dos já existentes - podemos, em tese, nos considerarmos livres.
Mas é só o que penso...

Ainda discordo. Pois não acho que idéia alguma seja gerada autonomamente...

O que fazemos, e com freqüência, é a geração de novos conhecimentos a partir de metodologias já existentes ou mesclando diferentes modos de pensar...

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Um bom medidor da liberdade de uma sociedade é saber o quanto ela é odiada pelos muçulmanos.

Agora sério (não que o que disse acima seja falso),

Ser livre é estar habilitado a decidir o que pensar e como proceder de acordo com a sua própria consciência, embora suas gama de ações possa ser restringida por leis que regem uma sociedade.

Isso pode levar a conclusões equivocadamente disseminadas de que quanto menos leis, mais livre é uma sociedade.

Isto é errado. É verdade que um número excessivo de leis limitando o comportamento humano são um dos fatores causadores da falta de liberdade (como nos regimes islâmicos), mas a falta de leis claras limitando as ações de uns sobre os outros acaba por instaurar uma lei da selva, que com certeza é bem mais cruel e menos livre do que uma sociedade regida por uma quantidade racional de leis.

Acho que as discussões sobre as implicações e a natureza da liberdade dentro da consciência são até de caráter interessante, embora de importância reduzida. A liberdade se resume a esse reconhecimento do indivíduo, agora se existe algum tipo de liberdade dentro do indivíduo, já é uma questão cuja formulação impede a tirada de conclusões.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

o pensador escreveu:O que é a Liberdade?

Verdade? Qual? Verdades são relativas, a liberdade também.
Acho que Liberdade tem mais haver com sentir.
Você se sente LIVRE????
Liberdade também tem muito haver com não ter medo de procurar o próprio caminho.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Ben Carson
Contato:

Mensagem por Ben Carson »

É livre quem segue fielmente as leis da vida. (Em outro contexto eu usaria a expressão "Lei de Deus".)

As pessoas têm a tendência de encarar as leis em geral - a Lei de Deus em particular - como restrições, como impecilhos que reduzem nossa liberdade. Restrições elas são, não há como negar. Mas segui-las não diminui nossa liberdade. Pelo contrário, aumenta.

Você pode querer ser livre da lei que diz que não se deve matar. Mas aí então você irá para a cadeia. Ou será condenado a viver uma vida de fugitivo. Ou então viverá atormentado pela consciência, se for poderoso o suficiente para poder matar sem se preocupar com as conseqüências. Mesmo que tenha uma consciência entorpecida, ainda terá que lidar com as conseqüências sociais de seus atos. A desconfiança, o medo, a falta de amigos. E, no futuro (essa não falha), enfrentar a justiça divina.

Você pode querer ser livre das leis da saúde, mas aí então você terá que conviver com o câncer, o estresse, a aids, a obesidade.

Você pode querer ser livre da lei da gravidade. Mas irá se esborrachar se tentar ignorá-la.

Enfim, é a lei que nos garante a liberdade. Ser verdadeiro, amistoso, humilde, trabalhador, gentil, generoso, altruísta, tudo isso lhe trará os frutos da obediência. Em vez disso, você pode optar pela mentira, arrogância, ociosidade, desrespeito, aspereza, avareza, egoísmo, etc. Mas pagará um preço por isso.

Um pensamento cristão diz que a grandeza de um homem é medida pelo tamanho das paixões que ele domina. Essa é a verdadeira medida da liberdade. Quem é dominado por suas próprias paixões não é livre. (Vejam o triste caso de Sansão.)
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Pug

Mensagem por Pug »

Um bom medidor da liberdade de uma sociedade é saber o quanto ela é odiada pelos muçulmanos.

Ala fascista dar pareceres sobre liberdade, não deixa de ser hilário, sobretudo quando o própio defendeu:
junte-se as pessoas no maracanã e....

...

:emoticon261: :emoticon260:

nem preciso nomear mais exemplos do medir a liberdade....

corja dessas falar em medidores de liberdade não deixa de ser

funny funny funny funny funny funny funny

Imagem

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Usuário "Pug", que você é um grande desonesto, eu já sabia. Eu até provei noutra(s) ocasião(ões) [para os interessados].

Por isso esse tipo de comentário seu nunca será levado a sério. Quem ler a mensagem que você julga ser uma demonstração das minhas defesas, perceberá, caso não seja um analfabeto funcional ou alguém numa campanha solitária e bastante frustrada de me atacar, que não se trata em si de uma defesa das minhas idéias, mas de um procedimento que determinado administrador deveria ter tomado dadas a situação em que se encontrava. Caso você seja capaz de identificar, nessa afirmação, o trecho onde eu digo que aquela é a minha ideologia posta em prática, e assim poder taxativametne me acusar de nazista, por favor, o faça, se não, fica provado, outra vez, que você é um maometano desonesto.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Trancado