Fayman escreveu:Caro e cordial Pensador:
Estou abismado! O pior, é que NEM SEI POR ONDE COMEÇAR!!!!
Bom, vamos começar pelo lado bom (é, eu consegui achar um!): você deveria jogar na Mega Sena, pois você conseguiu o feito de ADIVINHAR em qual trecho está o erro!!
Agora, perceba que eu falei um “erro primário”, não um “absurdo total”!!
Aqui o autor do texto aparentemente comete um erro primário invertendo as definiçôes.Na relatividade geral o ET é plano e exatamente o mesmo em todas as direçôes e para todos os observadores enquanto que é na relatividade restrita que o ET é curvo e variante de acordo com a quantidade de matéria e de observador para observador.
Não, não, não!! Pelo amor de qualquer coisa, não! As definições estão absolutamente corretas!
Mas peraí, você não disse que sabia exatamente o que era a RR e a RG? Como você comete um deslise absurdo destes??
Puxa, e eu que pensei que era eu que confundia RG com RR!
RG estipula que tudo é relativo
Não!! Você quer explodir o fígado de todos nós!! Mais absurdo do que fazer a troca acima, é afirmar que a Relatividade diz que tudo é relativo!!!!
Se tudo é relativo, o valor da Velocidade da Luz no vácuo é relativo a quê?
1)A RG,pela própria definiçâo do termo,estipula claramente que o universo inteiro é relativo e que portanto nâo há uniformidade mas multiformidade.
2)A RR,pela própria definiçâo do termo,estipula que o universo inteiro é uniforme,exceto em um determinado quadrante do universo onde as propriedades intrínsecas divergem das demais localidades
Continuo sem palavras. Sério, não sei nem o que comentar... disto!
Posso estar errado
Sim, você está errado, totalmente enganado, equivocado e todos os demais “ados” que existem!
Mas não se desespere; continuemos cordiais pois nem tudo está perdido... ainda! Veja o lado bom (acho que sou um eterno otimista!): agora você já sabe em qual trecho está o erro e já sabe (espero!) que as “definições” da RR e RG estão corretas, exatamente como o autor colocou.
Então, vamos lá: qual é o erro crasso que o professor cometeu nessa parte do artigo, e qual é o correto?
Vou lhe dar mais uma dica: está diretamente ligado à abrangência ou "área de atuação" da RR e da RG (mais que isso, só se eu falar!).
E, ah, sim, não se esqueça de me responder a pergunta acima, sobre a Velocidade da Luz!
Grato.
Fayman,
Vc diz que eu errei.Hmmm...Vejamos uma referência:
Postulados da Relatividade Restrita
A relatividade restrita está essencialmente contida em dois postulados cujos enunciados são bastante simples:
Todas as leis da Física são válidas em todos os referenciais inerciais.
A velocidade da luz no vácuo é uma constante universal, independente da freqüência e do movimento da fonte.
Referência:http://www.if.ufrgs.br/~betz/space_time/intrtextfr.html
De acordo com esta referência podemos notar que estou correto em minha definiçâo.Recordando,eu disse claramente que a RG relativiza a medida de tempo,matéria e operaçâo de acordo com a localidade e que a RR relatiza somente uma localidade privilegiada e uniformiza todas as outras em qualquer variável.E este trecho que acabo de postar definitivamente corrobora com minha definiçâo.
PS:Na verdade o que a RR privilegia nâo é exatamente uma localidade,mas a constância da velocidade da Luz.