betossantana escreveu:Botanico escreveu:Essa idéia de aprovação por decreto, acho que já falei por aqui, foi inventada por Fernando Henrique o Garboso com o propósito de baixar os custos da Educação (?).
Um filho de uma amiga da minha mãe (evidência anedota) ensinava matemática em uma escola pública e quase ninguém de uma certa turma tinha sido aprovado naquele ano específico, assim a diretora o chamou e disse a ele que ele NÃO PODIA FAZER AQUILO, e que algum jeito havia de se dar. Então, muito a contra-gosto, ele fez uma prova que consistia em: UMA SOMA, UMA DIMINUIÇÃO, UMA SUBTRAÇÃO E UMA MULTIPLICAÇÃO. Simples. A maioria dos alunos não acertou as questões. Ele saiu da escola.
Diretoras exercem um papel nocivo em alguns casos. Abrem mão da excelência para não se incomodar com pais e mães e com a falsa ( e burra) imagem que ficam na comunidade de que reprovam muitos alunos.
Como se aprovar e ir passando alunos aos trancos e barrancos desse pontos no currículo da instituição.
Mas nunca se sabe de onde vem a pressão...às vzes dos próprios pais que passam a mão na cabeça dos filhos, que não conseguem e nem querem tomar as rédea da educação de um filho.
Delegam isso à escola mais vendida que encontrarem pelo caminho.
Na escola da minha filha, particular, uma das mais caras e mais procuradas, não pode rodar aluno- problema. Esses são protegidos, tem provas especias, recuperações absurdas, e um ma série de benesses. Isso é de conhecimento dos demais alunos que ficam revoltados, mas são incentivados à ter tolerância e compaixão. É a tal inclusão dos menos afortunados ,dos problemáticos e dos menos favorecidos.
Uma hipocrisia onde os pais são cúmplices do abafa-abafa das dificuldades dos filhos.
Pior que nem todo aluno problema é fruto de algo que faz dele uma vítima genuína, A maioria se usa disso para vagundear mesmo.
E ainda dão risada e se divertem, enquanto os outros se matam de estudar...belo exemplo.
Depois não sabem porque brasileiro acha que sempre é possível se fazer de morto para passar bem.
O ensino público então...sem comentários. O MEC é uma piada atrás da outra.