Acauan escreveu:Vitor Moura escreveu:Acauan escreveu:Vitor Moura escreveu:Acauan escreveu:A vasta obra de Shakespeare, na qual Deus é absolutamente ignorado, é testemunho suficiente.
Bom, mas Shakespeare tem peças sobre espíritos, não? Hamlet, por exemplo. Ali ele ilustra a vida após a morte.
Não, porque a aparição do pai de Hamlet pode ser uma alucinação do príncipe.
Não, porque o príncipe foi alertado por outros do espírito do pai. Aí só se vc alegar alucinação coletiva, em diversos momentos diferentes.
Como disse, pode ser um delírio do príncipe, não que seja certo que fosse.
Há algumas dicas interessantes, como a advertência de Horácio a Hamlet, quando ele se prepara para seguir o fantasma na cena 3:CENA 3
HORÁCIO
Mas, senhor, e se ele (o fantasma) o arrastar para o oceano,
e aí, assumindo uma outra forma mais horrível, privá-lo do império da razão e precipitá-lo na loucura? Pensa nisso;
O próprio local - não precisa outro motivo - Traz vertigens insensatas só de olhar o mar que estoura no precipício lá em baixo.
Quando Hamlet se afasta, Horacio sentencia:HORÁCIO
A imaginação o arrasta a qualquer ousadia.
E outros detalhes interessantes que fazem de Hamlet o que é.
Mas o Horácio também viu o fantasma!
HORÁCIO
Senhor, acho que o vi ontem de noite.
HAMLET
Viu quem?
HORÁCIO
O Rei, seu pai.
Contenha seu espanto por um instante e me dê ouvido atento pra que eu lhe conte o prodígio que vi, testemunhado por meus companheiros.
HAMLET
Pelo amor de Deus, sou todo ouvidos. Fala!
HORÁCIO
Duas noites seguidas, Marcelo e Bernardo tiveram essa visão,
quando estavam de guarda na vastidão sepulcral da meia-noite.
Figura igual a seu pai, armada exatamente como ele -
apareceu e com andar majestoso, passou solenemente pelos dois. o pavor liqüefez em gelatina, ficaram mudos, incapazes de emitir uma palavra.Eles me comunicaram isso em absoluto segredo;
Juntei-me à guarda na terceira noite;A aparição surgiu na hora e de forma como tinham narrado,confirmando e provando cada palavra dita.
Reconheci seu pai: estas mãos não são tão semelhantes.
HAMLET
Mas onde foi isso?
MARCELO
Na esplanada do Sul, onde se faz a guarda.
HAMLET
Não falaram com ele?
HORÁCIO
Eu falei, meu senhor, mas não deu resposta, uma vez pareceu levantar a cabeça, no movimento de quem pretende falar mas, exato aí, o galo da matina cantou forte.
A sombra se encolheu subitamente e se diluiu na nossa vista.
Se isso é tudo alucinação..."tá todo mundo louco, oba!"