Argumento do desenvolvimento biológico contra o espiritismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Azathoth

Mensagem por Azathoth »

salgueiro escreveu:Vegetais não possuem carma algum mas tem o princípio espiritual, sim. Em desenvolvimento

Você discorda da seguinte afirmação?

"Má-formações, cancros e tumores em vegetais devem-se unicamente a fatores genéticos e ambientais"

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

betossantana escreveu:
salgueiro escreveu:Porque essa coisa de espírito está em todos os reinos
Vc acha que a mamãe chimpanzé não será abalada pela condição de seus filhotes, ledo engano.

Isso está ERRADO do ponto de vista do Livro Dos Espíritos, que afirma que APENAS OS SERES HUMANOS têm ESPÍRITO.

Respira fundo, vai .... :emoticon16:

Tá calminho agora ? :emoticon4:

Bjs

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Azathoth escreveu:
salgueiro escreveu:Vegetais não possuem carma algum mas tem o princípio espiritual, sim. Em desenvolvimento

Você discorda da seguinte afirmação?

"Má-formações, cancros e tumores em vegetais devem-se unicamente a fatores genéticos e ambientais"

Não saberia dizer, inclusive andei catando explicações sobre o assunto e não achei. Será que o princípio inteligente em estágio de formação teria a capacidade ou não de influenciar a matéria ?

Bjs

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

salgueiro escreveu:Respira fundo, vai .... :emoticon16:
Tá calminho agora ? :emoticon4:
Bjs

Como posso ficar calminho com seus beijos me deixando de pau duro, chuchu?

Azatoth, não sei se você já LEU o Livro Dos Espíritos, mas os espíritos acreditavam em geração espontânea, também:

"46. Ainda há seres que nasçam espontaneamente?

- Sim, mas o gérmen primitivo já existia em estado latente. Sois todos os dias testemunhas desse fenômeno. Os tecidos do corpo humano e dos animais não encerram os germens de uma multidão de vermes que só esperam, para desabrochar, a fermentação pútrida que lhes é necessária à existência? É um mundo minúsculo que dormita e se cria.
"

No mínimo, devem existir textos espíritas EXPLICANDO que ISSO NÃO DEVE SER ENTENDIDO AO PÉ DA LETRA, muito embora os espíritos, QUANDO QUEREM, falem clarissimamente. Pode-se torcer o texto e dizer que "gérmens" equivalem a "ovos" ou o que seja, mas como "explicar" que os tecidos dos corpos dos animais e pessoas "encerram os gérmens de uma multidão de vermes" quando o espírito diz que esses "gérmens" JÁ SÃO ORIGINÁRIOS dos tecidos orgânicos, não que são postos lá por outros vermes? Geração espontânea absolutamente clara, patético. E essa "fermentação pútrida" então, nem se fala.

Daqui a pouco vai vir o Botanico dizendo que os espíritos falaram isso porque ESTAVA DE ACORDO com a CIÊNCIA DA ÉPOCA, ora. Os espíritos se deram ao TRABALHO de explanar a Kardec a dinâmica da reencarnação, as graduações de mundos e espíritos, as dimensões corpóreas e extra-corpóreas, as leis moral, de adoração, do trabalho, de reprodução, de conservação, de destruição, de sociedade, do progresso, de igualdade, de liberdade e de justiça, amor e caridade mas não foram capazes de dizer que não existe geração espontânea, PELO CONTRÁRIO. E esses foram os espíritos que ditaram a Kardec uma das pedras basilares do espiritismo, imagine que desgraça????
É um problema espiritual, chupe pau!

cyrix
Gênero: Masculino

Mensagem por cyrix »

Talvez Kardec tenha até recebido mensagens inovadoras, mas descartado por justamente "não estar de acordo com a ciência da época". Não há mais informações precisas de como o LE foi feito. As respostas discrepantes às questões dele não estão disponíveis. Resta apenas o que foi filtrado por Kardec
Onde há dúvida,há liberdade!
Reencarnação na Bíblia

videomaker

Re: Re.: Argumento do desenvolvimento biológico contra o esp

Mensagem por videomaker »

O fato de uma explicação moral ser reconfortante para você não a torna correta. Eu posso muito bem dizer que as pessoas que acordam com raiva o fazem porque demônios invisíveis ficaram cochichando maldades em seus ouvidos durante o sono e o fato dessa história satisfazer alguém não a torna correta.

Bom se conforta já é alguma coisa, pelo menos diferente daquela que desespera e torna o Homem mas aflito, certo? :emoticon5: quanto aos demonios, esses, ninguem viu ou teve a possibilidade de testa-lo, certo?
:emoticon5:

A explicação espiritualista para a origem das deformidades físicas só será passível de veracidade quando for demonstrado que as mesmas não estão causalmente contidas nos sistemas adjacentes - o DNA dos gametas e as condições da saúde da mãe e do útero materno. Qual a necessidade de acrescentar mais uma variável?

A explicação " material" e indiscutivel é a que temos, quem seria louco de ir contra a genetica, DNA e etc?
A DE entra na parada para esclarecer porque A e não B é merecedor de tal má formação, o que não parece claro pra vc é que a lei de causa e efeito ajusta a má formação que estar por vir ao sujeito que a merece por justiça!
A mecanica do carma ainda não foi perfeitamente esclarecida para vc!

É da nossa natureza fazer perguntas morais, nossa postura intencional enxerga moralidade em várias coisas sem mente e essa tendência ao animismo é irracional e podemos refletir sobre sua incoerência.

Filosofia, apenas...

Falácia regressiva. Tente encontrar o erro desse seu raciocínio. Ele assume que o oxigênio existe para que seres vivos respirem.

Que seja!, contanto que faça parte das coicidencias maravilhosas, e que nos torna viavel...ou pessoas de sorte!!!

Mais uma vez, o fato da explicação espiritualista ser mais ou menos reconfortante não tem nada a ver com sua validade.

Mais uma vez, se conforta e nos torna melhores, a validade fica pra depois...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Apocaliptica escreveu:
Usuário deletado escreveu:
videomaker escreveu:E o que isso muda quando sofremos? se temos algo que explica porque temos que aceitar a crueldade da casulidade implacavel?
E se o proposto pode ser testado e verificado?

Sim, a ilusão conforta. Se não consegue suportar a vida como ela é se mate ou recorra à ilusões, você está certo.

Estou aguardando que o tal "proposto" que ele citou seja testado e verficado aqui debaixo do meus olhos... :emoticon20:

Muito Bom! vc sabe pelo menos como chegar ate lá? :emoticon5: se sabe mãos a obra!!!!
:emoticon4:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

videomaker escreveu:E o que isso muda quando sofremos? se temos algo que explica porque temos que aceitar a crueldade da casulidade implacavel?

Sim, a ilusão conforta. Se não consegue suportar a vida como ela é se mate ou recorra à ilusões, você está certo.

Por que é ilusão? qual a tua experiencia com a questão Vida apos a Morte? Vc já testou um medium? já foi a uma casa espirita?
Um ultima, Se eu me matar vou parar de sofrer? responda apenas sim ou não!
:emoticon1:

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

videomaker escreveu:
Bom se conforta já é alguma coisa, pelo menos diferente daquela que desespera e torna o Homem mas aflito, certo? :emoticon5: quanto aos demonios, esses, ninguem viu ou teve a possibilidade de testa-lo, certo?
:emoticon5:

Vídeo, a crença de que tenho uma carteira cheia de dinheiro no bolso me conforta mas não condiz com a realidade. A crença de que não existem impactos ambientais derivados da emissão de combustível fóssil na atmosfera idem. O fato de confortar ou não não é indício de validade empírica.

Depois, eu e muitos outros naturalistas que assumem possuir existências finitas não se tornam mais ou menos aflitos por conta disso.

videomaker escreveu:A explicação " material" e indiscutivel é a que temos, quem seria louco de ir contra a genetica, DNA e etc?

Os espíritas são loucos de ir contra a genética porque julgam a explicação emocionalmente insatisfatória.

videomaker escreveu:A DE entra na parada para esclarecer porque A e não B é merecedor de tal má formação, o que não parece claro pra vc é que a lei de causa e efeito ajusta a má formação que estar por vir ao sujeito que a merece por justiça!

Vídeo, você está partindo da premissa que pessoas precisam ser merecedoras ou não do patrimônio genético que recebem. Assim não dá. Você precisa admitir a hipótese de que essa sua premissa excedente pode estar errada.

videomaker escreveu:Filosofia, apenas...

Não, as ciências cognitivas mostram isso, nós tendemos ao animismo.

videomaker escreveu:Que seja!, contanto que faça parte das coicidencias maravilhosas, e que nos torna viavel...ou pessoas de sorte!!!

Uma margarida é um vegetal de sorte por nascer em um planeta com solo, água, sais minerais e luz solar? Continue pensando em termos de história natural que irá se deparar na falácia desse seu raciocínio.

videomaker escreveu:[color=#ffff00]Mais uma vez, se conforta e nos torna melhores, a validade fica pra depois...

Mais uma vez, mesmo se fosse uma explicação moralemente superior (há controvérsias) isso não seria garantia de que é uma boa descrição da realidade. Um dos problemas mais graves do espiritismo é que sua esfera ética está constantemente entrando em atrito com a explicação de fenômenos naturais e isso é irreconciliável.
Editado pela última vez por Azathoth em 04 Jan 2007, 18:13, em um total de 2 vezes.

videomaker

Vídeo, a crença de que tenho uma carteira cheia de dinheiro no bolso me conforta mas não condiz com a realidade. A crença de que não existem impactos ambientais derivados da emissão de combustível fóssil na atmosfera idem. O fato de confortar ou não não é indício de validade empírica.

Sei disso, e a coisa piora muito quando o que se tem como valido e testado, ainda assim não serve como prova!
Aza se uma coisa te conforta, e a morte tem a função de esquecer que um dia fomos vivos, o que conforta é ruim porque?

Vídeo, você está partindo da premissa que pessoas precisam ser merecedoras ou não do patrimônio genético que recebem. Assim não dá. Você precisa admitir a hipótese de que essa sua premissa excedente pode estar errada.

Aza, estou apenas dando uma explicação razoavel porque o ser humano sofre! Não vivemos em um mundo de meritos? vc acha realmente que dizer " olha foi falta de sorte sua " vai torna um sujeito deficiente Feliz? :emoticon5:

Uma margarida é um vegetal de sorte por nascer em um planeta com solo, água, sais minerais e luz solar? Continue pensando em termos de história natural que irá se deparar na falácia desse seu raciocínio.

Aza, margaridas não pensam e nem sabem que existem! são meras codjuvantes nessa questão, desculpe se me falta raciocinio para entender que coisas complexas são produtos da casulidade e de eventos aleatorios que deram certo!

Mais uma vez, mesmo se fosse uma explicação moralemente superior (há controvérsias) isso não seria garantia de que é uma boa descrição da realidade. Um dos problemas mais graves do espiritismo é que sua esfera ética está constantemente entrando em atrito com a explicação de fenômenos naturais e isso é irreconciliável.

Acho que esta questão AINDA não ficou clara pra vc, talvez me falte LETRAS para deixar isso trasparente! é só uma questão de competencia e me declaro assim sem ela!

videomaker

videomaker escreveu:

Por que é ilusão? qual a tua experiencia com a questão Vida apos a Morte? Vc já testou um medium? já foi a uma casa espirita?
Um ultima, Se eu me matar vou parar de sofrer? responda apenas sim ou não!
:emoticon1:

É ilusão por quê é uma crença sem fundamentação científica, uma crença que se baseia em fé. Se caso eu estiver errado por favor me prove a veracidade da teoria espírita.

Se você sofre e realmente necessita de acreditar em coisas convenientes para tentar ser feliz aconselho você a procurar um profissional da área psicológica e ele pode resolver seu problema.

O quanto vc participou de experiencias no campo da vida apos a morte? O que é mediunidade pra vc? A comunicação espiritual é ... complete!

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Estou aguardando que o tal "proposto" que ele citou seja testado e verficado aqui debaixo do meus olhos... :emoticon20:

Muito Bom! vc sabe pelo menos como chegar ate lá? :emoticon5: se sabe mãos a obra!!!!

Não faço a menor idéia. Mesmo já tendo freqüentado centros espíritas, tomado passes e tendo parentes espíritas, estou disposta a observar de perto os testes e verificações às quais você se referiu.
Enquanto isso, casualidade é casualidade, a menos que eu ou algo ou alguém bem terreno provoque algum acontecimento.

Alter-ego

Re: Argumento do desenvolvimento biológico contra o espiriti

Mensagem por Alter-ego »

videomaker escreveu:Digamos que vc conscientemente põe a mão no fogo por achar que deve se punir por qualquer motivo(claro isso seria coisa de maluco), vc diria que a causa da queimadura era o fogo ou o reconhecimento do erro?

Logo podemos concluir, pela sua analogia, que quem resolve sofrer noutra vida pra pagar um karma é maluco, correto?
"Noite escura agora é manhã..."

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

RCAdeBH escreveu:A grande maioria de nós tería que passar por experiências em um corpo disforme ou anormal em algum sentido... porem a sabedoria Divina não faculta aos fracos peso maior que podem suportar... daí ficamos assim, em marcha lenta em direçao a perfeiçao que um dia se tornará infalível. Quando voce ver um humano "anormal" fisiologicamente, saiba que alí está um espirito de grande coragem e na maioria das vezes muito superior que o nosso que consideramos tão perfeito.

Ridículo.
Você está afirmando, então, que a evolução se dá, sobretudo, por meio do sofrimento?

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Hugo escreveu:O fato de algo ser cruel não impede que seja verdade.

Perfeito.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

salgueiro escreveu:Vc acha que a mamãe chimpanzé não será abalada pela condição de seus filhotes, ledo engano.

Claro...
Provavelmente ela começará a divagar filosóficamente sobre o assunto, até entender que seu filhote doente é um filho da puta.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Alter-ego escreveu:
salgueiro escreveu:Vc acha que a mamãe chimpanzé não será abalada pela condição de seus filhotes, ledo engano.

Claro...
Provavelmente ela começará a divagar filosóficamente sobre o assunto, até entender que seu filhote doente é um filho da puta.

Vc não, please

Bjs

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

salgueiro escreveu:
Alter-ego escreveu:

Claro...

Vc não, please

Bjs

Desculpa pelo palavreado. É que às vezes eu me "empolgo". :emoticon16:
Mas, de fato, esta é uma visão sua e não da DE, correto?

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Alter-ego escreveu:
salgueiro escreveu:
Alter-ego escreveu:

Claro...

Vc não, please

Bjs

Desculpa pelo palavreado. É que às vezes eu me "empolgo". :emoticon16:
Mas, de fato, esta é uma visão sua e não da DE, correto?

O palavreado não me incomoda.

Não é só minha não, está tudo dentro da doutrina

Bjs

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

O "vc não " Alter, se refere ao fato de achar que vc conhece um pouco mais da doutrina que a maioria. E esse argumento simplificado é de doer :emoticon4:

Bjs

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

salgueiro escreveu:

O "vc não " Alter, se refere ao fato de achar que vc conhece um pouco mais da doutrina que a maioria. E esse argumento simplificado é de doer :emoticon4:

Bjs

Ah, tá!
É claro que quando falamos assim, estamos a fazer uma simplificação brutal da idéia, a ponto de a mesma se tornar absurda. Mas não deixa de ser engraçado... :emoticon16:
Mas, ainda acho que o enunciado àcima é opinião sua. Sim, os vegetais e animais irracionais estão num plano de evolução espiritual, embora não possuam espírito, pela DE.
Mas daí a achar que o sofrimento deles possua alguma finalidade, acho forçado e ainda não vi fundamento na doutrina.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Alter-ego escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Ah, tá!
É claro que quando falamos assim, estamos a fazer uma simplificação brutal da idéia, a ponto de a mesma se tornar absurda. Mas não deixa de ser engraçado... :emoticon16:
Mas, ainda acho que o enunciado àcima é opinião sua. Sim, os vegetais e animais irracionais estão num plano de evolução espiritual, embora não possuam espírito, pela DE.
Mas daí a achar que o sofrimento deles possua alguma finalidade, acho forçado e ainda não vi fundamento na doutrina.

E quem disse que existe finalidade ( no sentido de carma ) no sofrimento deles ? Nem eu, nem a doutrina.

Bjs

Alter-ego

Re.: Argumento do desenvolvimento biológico contra o espirit

Mensagem por Alter-ego »

Isto não é sugerido quando diz que a mamãe chimpanzé sofre pelo seu filhote defeituoso?

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Alter-ego escreveu:Isto não é sugerido quando diz que a mamãe chimpanzé sofre pelo seu filhote defeituoso?

Fui reler o encadeamento do debate e vc está certo sim, acabei gerando essa idéia ( a dor/ carma ). O que queria dizer ao Azathoth era exatamente o contrário. :emoticon25:

Bjs

videomaker

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Não faço a menor idéia. Mesmo já tendo freqüentado centros espíritas, tomado passes e tendo parentes espíritas, estou disposta a observar de perto os testes e verificações às quais você se referiu.
Enquanto isso, casualidade é casualidade, a menos que eu ou algo ou alguém bem terreno provoque algum acontecimento.

Ficando em casa vc não vai ter essa chance certo? então... :emoticon1:

Trancado