Apocaliptica escreveu:Apáte escreveu:Pra acabar com a discussão, eles pagam impostos e trabalham, logo, deveriam ter o direito de se candidatar ao cargo que quisessem.
Discordo. Para exercer um cargo e/ou função onde se requer conhecimento mínimo do que se vai fazer e onde isso significa ter poder de definir uma série de consequências para toda uma nação, há que se convir que não é qualquer um que deveria assumir essas responsabilidades.
Apocaliptica escreveu:Aliás, pela lógica, é assim que funciona a escolha para qualquer atividade: ou pelo currículo ou pela proposta baseada em algo que se possa cobrar resultados depois ( essa última hipótese é sempre um risco).
Apocaliptica escreveu:E também deveria ser possível afastar o inapto de suas funções se ele não arcar com suas atribuições.
Por que isso? Justamente porque ele paga impostos por obrigação, mas eu também e se ele se candidatou porque quis,me deve resultados, tenho eu votado ou não nele.
Apocaliptica escreveu:O que não é o caso no Brasil. Lamentável.
Will escreveu:Higiêne filosofica!
Apáte escreveu:Apocaliptica escreveu:Apáte escreveu:Pra acabar com a discussão, eles pagam impostos e trabalham, logo, deveriam ter o direito de se candidatar ao cargo que quisessem.
Discordo. Para exercer um cargo e/ou função onde se requer conhecimento mínimo do que se vai fazer e onde isso significa ter poder de definir uma série de consequências para toda uma nação, há que se convir que não é qualquer um que deveria assumir essas responsabilidades.
Antes do representante definir uma série de conseqüências para toda uma nação, é o votante quem o coloca lá. Assim sendo, a responsabilidade do segundo não é menor que a do primeiro.Apocaliptica escreveu:Aliás, pela lógica, é assim que funciona a escolha para qualquer atividade: ou pelo currículo ou pela proposta baseada em algo que se possa cobrar resultados depois ( essa última hipótese é sempre um risco).
Uma profissão técnica exige um currículo, já o voto (e o direito de votar EM QUEM QUISER, incluindo analfabetos) é oriundo da cidadania.Apocaliptica escreveu:E também deveria ser possível afastar o inapto de suas funções se ele não arcar com suas atribuições.
Por que isso? Justamente porque ele paga impostos por obrigação, mas eu também e se ele se candidatou porque quis,me deve resultados, tenho eu votado ou não nele.
Sim, você procura votar em candidatos que tem uma formação intelectual parecida com a sua, e a população carente deve ter o mesmo direito, caso contrário não é democracia. Questão de afinidade.Apocaliptica escreveu:O que não é o caso no Brasil. Lamentável.
Uma lei elitista e reacionário desta... lamentável
Andre TJ escreveu:To concordando com quase tudo que o Apáte postou e to achando muito estranho.
Apocaliptica escreveu:Andre TJ
Muito romântico concordar com o princípio romântico idealizado da democracia e contra o elitismo.
Mas a realidade no Brasil é outra.
Primeiro que não existe direito algum ao voto aqui , e sim um dever, já postei isso. Somos inclusive punidos se nos negamos a ir às urnas. Isso em nada é democrático e sim uma falácia pseudo-democrática.
Segundo, que a consciência política nesse país é rala e baseada na promessa e na fé que o povo deposita em quem dere mais esmola para calar a boca.
Isso é o resultado de termos a noção errada sobre elite, como se ela fosse uma classe fixa e inerte, a responsável pela detenção do poder e escravizadora de massas...realmente é.
Mas não são sempre as mesmas pessoas, elas se apossam do poder e se tranformam em elite assim que o povo vota nelas.
Analfabeto,preguiçoso e safado quando é endossado através do voto dito de direito pode?
Não vejo moral alguma nisso.
Mas a segunda parte do seu post parece consertar o sonho destroçado da realidade brasileira.
Uma pena que aqui não seja a Suíça....
Sou contra o voto obrigatorio e a favor do voto facultativo.
Apáte escreveu:Sou contra o voto obrigatorio e a favor do voto facultativo.
Redundância. Por essas e outras que os posts são imensos.
Apáte escreveu:Não precisava ter editado. E tem mais...
É só começar a prestar atenção pra não cometer isso toda hora. Já deixei de ler posts seus por isso, não que deva se importar.
Apáte escreveu:Comece por não floodar!
Apáte escreveu:Nesse mesmo exame, o Brasil obteve o último lugar, bem atrás do México.
Apáte escreveu:Pesquisas com pais mostram um resultado quase inacreditável: eles estão satisfeitos com a educação oferecida aos filhos.
Apáte escreveu:O Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional indica que 74% dos brasileiros adultos estão nessa condição.
betossantana escreveu:Vamos admitir, o povo apenas não é uma simples vítima da deseducação, eles além de vitimizados são é mau-acostumados também, e isso eu vejo bastante no meu dia-a-dia. Eu compreendo isso perfeitamente quando se trata de crianças, ÓBVIO, e quando se trata de adolescentes ou pessoas muito jovens também, mas pra gente com filho, gente COROA, gente VELHA que quer tudo na mãozinha e papinha na boquinha, há de se ter paciência.
Apáte escreveu:Se você tiver gosto pela democracia, saberá que, assim como qualquer pessoa tem direito de votar, essa pessoa também tem que ter o direito de escolher quem bem entender, senão seria voto de cabresto. Se a vontade popular é eleger um analfabeto de pai e mãe, os verdadeiros democratas deveriam defender esse direito dos eleitores.
Poindexter escreveu:Apáte escreveu:Se você tiver gosto pela democracia, saberá que, assim como qualquer pessoa tem direito de votar, essa pessoa também tem que ter o direito de escolher quem bem entender, senão seria voto de cabresto. Se a vontade popular é eleger um analfabeto de pai e mãe, os verdadeiros democratas deveriam defender esse direito dos eleitores.
O Brasil não possui 74% de analfabetos funcionais? Então, para que o Congresso seja realmente representante do povo no mínimo metade dele tem que ser mesmo analfabeta funcional! Afinal, a Democracia não é a vontade do povo? Então por quê restringir quem pode ser eleito? Não cansaram de reclamar quando os militares restringiam o rol dos candidatos? Então por quê isso agora é admissível? Isso sem falar que, como o analfabetismo aumenta na medida em que se vai aos estratos mais pobres da população, essa restrição afasta os pobres do poder!
PS: Sim, gente: já tô perdendo a paciência, mesmo.
Alter-ego escreveu:Claro que querem...
A prova disso é que colocaram Lula lá!