Reencarnação: Um Exame Crítico
- videomaker
Re: Reencarnação: Um Exame Crítico
Ei mané! Refutação extraordinária do texto: http://br.geocities.com/existem_espirit ... nacao.html
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- Benetton
- Gênero: Masculino
- Contato:
videomaker escreveu:
Benneton que tal destacar do texto as afirmações que por falta de conhecimento o tal "escritor" colocou como verdade absoluta!
Bom, a parte que me chamou a atenção, pela inadequação e contradição com relação aos carmas ( entendidos pela Doutrina Espírita ), foi :
"Mas espere! Aprofundando mais sua análise Edwards revela que as doutrinas de Karma e reencarnação, tão pertinentes à primeira vista, carregam consigo algumas implicações deveras revoltantes que seus devotos parecem raramente ter notado. Por exemplo, resulta dessas concepções que eu não devo doar dinheiro para campanhas contra a fome na África porque aqueles miseráveis famintos devem merecer esse destino por terem "aprontado" por aí na última vez (ou vezes). Ajudar os aflitos frustra seu Karma, veja você."
E isso já foi devidamente refutado no meu primeiro post da página anterior. Porém, o Encosto disse que o Escritor estava se referindo apenas ao Espiritualismo Americano.
" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "
Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.
- Contato:
videomaker escreveu:Ei mané! Refutação extraordinária do texto: http://br.geocities.com/existem_espirit ... nacao.html
Diga porquê você achou a refutação extraordinária. Duvido que tenha lido.
Pode ser que assim eu arrume tempo para ler isso. Só para sacanear você mais um pouco.
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
- O ENCOSTO
- Contato:
Benetton escreveu:videomaker escreveu:
Benneton que tal destacar do texto as afirmações que por falta de conhecimento o tal "escritor" colocou como verdade absoluta!
Bom, a parte que me chamou a atenção, pela inadequação e contradição com relação aos carmas ( entendidos pela Doutrina Espírita ), foi :
"Mas espere! Aprofundando mais sua análise Edwards revela que as doutrinas de Karma e reencarnação, tão pertinentes à primeira vista, carregam consigo algumas implicações deveras revoltantes que seus devotos parecem raramente ter notado. Por exemplo, resulta dessas concepções que eu não devo doar dinheiro para campanhas contra a fome na África porque aqueles miseráveis famintos devem merecer esse destino por terem "aprontado" por aí na última vez (ou vezes). Ajudar os aflitos frustra seu Karma, veja você."
E isso já foi devidamente refutado no meu primeiro post da página anterior. Porém, o Encosto disse que o Escritor estava se referindo apenas ao Espiritualismo Americano.
Ótimo Minardi.
E foi bom você lembrar que esta é a visão kardecista.
A propósito, já que insiste, podemos falar um pouco de kardecismo:
Você diz que se alguém doar dinheiro para um pobre, ele (o pobre) não deixará de quitar seu karma. É mais ou menos isso?
Por outro lado, é comum ver kardecistas criticando o aborto de anencefalos justamente porque não se deve tirar a oportunidade deste ser quitar seu karma.
Não vê contradição ai?
Aposto que não. Mesmo sendo bem evidente.
O ENCOSTO
O texto é realmente fraco. Se o objetivo é atingir o espiritismo, a questão que deve ser levantada é outra.
A analogia é válida, porque até podemos especular que um deus soberanamente bom e justo sempre ofereça outras chances para que seus filho possam se redimir da culpa, entretanto, a controvérsia reside no mecanismo pelo qual se processa a absolvição da culpa: o sofrimento.
Admitindo que um dos principais atributos de deus seja a eterna sabedoria, é muito curioso que ele escolha um mecanismo que vá de encontro com a sua soberana bondade e justiça. Tratando, supostamente, de um ser tão sábio, bom e justo, por que ele quis que seus "filhos" cumprissem os seus desígneos através da dor e do sofrimento?
Não se trata de uma inconformação, porque realmente ignoro qualquer possibilidade de considerar a existência de um deus moral, mas eu estaria sendo bem ponderado ao levar em conta que com infinitas possibilidades para criar mecanismos que atendessem a sua providência, o fato dele optar arbitrariamente pelo caminho do sofrimento elimina qualquer possibilidade de acreditar que a reencarnação, segundo Kardec, esteja baseado na justiça divina.
Nesse caso, o "argumento" de defesa dos espíritas vai orbitar entre duas possibilidades:
1ª_ O homem não pode compreender a natureza íntima de deus, por isso, não temos como julgar as atitudes dele.
2ª_ O que eles entendem como justiça e bondade soberana de deus.
A primeira é uma explicação que serve para fugir do debate, porque se nem podemos provar a existência de deus, quanto mais divagar sobre a sua natureza; e a segunda é uma relativização de um dogma para adequa-lo aos seus. Enfim, a reencarnação é um dogma contraditório.
171 - Sobre o que está baseado o dogma da reencarnação?
- Sobre a justiça de Deus e a revelação, pois, repetimos sempre: Um bom pai deixa sempre aos seus filhos uma porta aberta ao arrependimento. Não lhe diz a razão que seria injusto privar para sempre, da felicidade eterna, todos aqueles cujo progresso não dependeu deles mesmos? Não são todos os homens filhos de Deus? Somente entre os egoístas se encontram a iniquidade, o ódio implacável e os castigos de perdão.
A analogia é válida, porque até podemos especular que um deus soberanamente bom e justo sempre ofereça outras chances para que seus filho possam se redimir da culpa, entretanto, a controvérsia reside no mecanismo pelo qual se processa a absolvição da culpa: o sofrimento.
Admitindo que um dos principais atributos de deus seja a eterna sabedoria, é muito curioso que ele escolha um mecanismo que vá de encontro com a sua soberana bondade e justiça. Tratando, supostamente, de um ser tão sábio, bom e justo, por que ele quis que seus "filhos" cumprissem os seus desígneos através da dor e do sofrimento?
Não se trata de uma inconformação, porque realmente ignoro qualquer possibilidade de considerar a existência de um deus moral, mas eu estaria sendo bem ponderado ao levar em conta que com infinitas possibilidades para criar mecanismos que atendessem a sua providência, o fato dele optar arbitrariamente pelo caminho do sofrimento elimina qualquer possibilidade de acreditar que a reencarnação, segundo Kardec, esteja baseado na justiça divina.
Nesse caso, o "argumento" de defesa dos espíritas vai orbitar entre duas possibilidades:
1ª_ O homem não pode compreender a natureza íntima de deus, por isso, não temos como julgar as atitudes dele.
A primeira é uma explicação que serve para fugir do debate, porque se nem podemos provar a existência de deus, quanto mais divagar sobre a sua natureza; e a segunda é uma relativização de um dogma para adequa-lo aos seus. Enfim, a reencarnação é um dogma contraditório.
Re: Re.: Reencarnação: Um Exame Crítico
O ENCOSTO escreveu:Conclusão: Mesmo com Eva Fay se identificando como ilusionista, você acredita que ela era uma medium.
O mesmo você pensa quanto ao Thomas Green Morton e outros figurões.
Deixe-me ver se entendi:
Você, Encostado, tem informações seguras de que Eva Fay SEMPRE se apresentou como ilusionista e JAMAIS se disse médium. Ou, caso tenha se apresentado como médium, houve ocasiões posteriores em que ela tenha desmentido essa condição e inclusive anunciado que enganara os trouxas dos cientistas que a validaram como médium.
É isso?
Bem, desta vez vou fazer que nem o esquartejador, que vai pelas partes. Vejamos então que informações seguras e comprovadas você pode me passar quanto a isso e depois a gente continua.
E quanto ao Tomás Verde Morto aí, por acaso foi feito algum estudo científico com ele do mesmo nível que Crookes fez com a Eva Fay? Tem informações a respeito?
O ENCOSTO escreveu:O forum ficaria burocratico de mais. O bom senso é fundamental.
E sobre a literatura kardecista, Oscar Wilde não classifica como "Livros de esgoto"?
Não entendi o seu argumento. Por que ficaria burocrático demais? É só especificar o público com o qual está disposto a debater e pronto.
Quanta burocracia há nisso?
E tal classificação do Oscar aí você a tirou de onde? Com base em que critério ele fez a classificação? Tá, eu posso dizer que os escritos do Massino Polidoro em defesa da fé cética são uma merda. Se me perguntar porque e eu responder: _ Porque sim. _ Então não há nada a se fazer: Gosto não se discute; lamenta-se.
Mas se eu mostrar que ele omitiu fatos ou evidências inconvenientes para defender a sua fé cética, pois não tinha como refutar as ditas coisas inconvenientes, então eu digo que são uma merda porque induzem os leitores a erro. Aí é diferente, não? Ao menos pode se apresentar uma justificativa.
Botanico escreveu:Apocaliptica escreveu:Cada vez me convenço mais que discutir religião empaca na questão da fé. Inútil.
O debate é sempre em cima de algo escrito ou inventado por alguém.
Olhos humanos enxergam mais do que vêem. Cegos confiam no que se diz a eles e mesmo assim usam outros sentidos para se certificar.
Deve haver mesmo uma região do cérebro muito especializada que provoca alguma reação química capaz de modificar os parâmetros da realidade de uma pessoa para outra.
A mesma que provoca delírios e visões. Provavelmente a mesma que não libera endorfinas suficientes para a convivência pacífica com as nossas carências e a capacidade de não ter explicações para tudo.
O estranho é que grupos inteiros vejam a mesma coisa e outros não vejam nada do que afirmam ver os primeiros.
Quantas realidades existem?
Uma coisa é certa. Apóstolos( falando por Jesus) e Kardec também não viam todos os seres humanos igualmente. Deve estar aí a prova para essa diferença química. Esse último pior ainda, pois decidiu ele sozinho que negros e índios , por exemplo , tem espíritos inferiores.
O nosso defeito, Apocaliptica, é que quando entendemos que algo é verdade, queremos que os outros também compreendam essa dita verdade. Pelo fato de a verdade da fé cristã implicar em salvação eterna, isso justificou que os verdadeiros cristãos, matassem e torturassem pessoas de outras fés para se evitar que almas se perdessem. Qualquer cristão aqui está apto a justificar os crimes cometidos em nome desta fé.
Eu que vivo nesta época e neste país, estou menos sujeito a passar por isso, mas já li mais de 50 obras cristãs anti-espíritas e nelas usualmente encontrei textos mentirosos, citações truncadas, etc, de forma a mostrar que o Espiritismo é falso e o Cristianismo é verdadeiro. Uso aqui um raciocínio simplista: se o Cristianismo é a verdade, por que precisa ser defendido com o uso da mentira.
Depois de conhecer o Ceticismo, acabei descobrindo que este é outro igual. Os céticos tem a sua percepção do que é a realidade para eles e essa percebção é a verdadeira. Mas também recorrem à mentira para defender essa verdade. O melhor exemplo que tenho é o de dois figurões céticos, Massino Polidoro e Colin Brookesmith, no qual Polidoro se baseia. Eu até caí na deles, achando que Eva Fay havia feito Crookes de trouxa, conforme os textos desses autores apontavam com muita coerência.
Só que quando li o texto original de Crookes sobre os experimentos que fez com a Eva Fay, aí então eu vi que aqueles dois autores varreram para baixo do tapete uma porção de itens inconvenientes e só pegaram UMA coisa apenas, que era a que lhes permitiam então dar uma explicação cética natural para o evento.
Isso eu sempre vi nos textos cristãos, mas entendia, pois os cristãos tinham de defender a sua fé... Mas ao ver o mesmo sistema nos textos céticos, está evidente que os céticos são movidos a fé e não em realidade.
Uma pena.
Concordo plenamente e não seria diferente, pois isso é da narureza humana. Parece que por mais que tentemos ser imparciais na obervação dos dogmas e valores originados na mente humana ( quer seja por ignorância e dependência emocional, por má fé ou por delírio paranóide ) nos caso da maioria das religiões, doutrinas, seitas ou ideologias, mesmo assim, nossa reação quase sempre tendenciosa.
Talvez por defesa, mesmo os que se baseiam na busca da verdade condicionada à prova e à evidência, podem deslizar pelo caminho da manipulação. É difícil se manter neutro e com a mente aberta ao conhecimento e à crítica consciente , sem cair na armadilha emocional.
Tenho tentado fazer isso minha vida toda. Não tento provar nada, se não tenho provas. Sou a favor do ceticismo que apenas observa e não assume compromisso com verdade absoluta alguma, mas nego veementemente idéias estapafúrdias e que tenham fundo ideológico político por trás da crença cega, por exemplo. Aquela que monta toda uma estrutura maquiavélica , para se manter no poder das mentes e da vida alheios.
E isso é o mais comum. Pensamento livre mesmo é coisa rara na raça humana. Parecemos sempre comprometidos com alguma coisa. E acho que essa coisa são as nossas dúvidas e medos.
Isso é comum a todos. A diferença é que uns aceitam a existência da dúvida e do medo como parte da vida e elaboram isso dentro de si mesmos. Com um custo às vzes alto.
Outros, procuram desesperadamente uma explicação externa, o que é inutil , ao menos racionalmente. Não existem explicações para tudo, nem castigos suficientes para nossas culpas.
Da assinatura do Benetton:
" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "
Juro que não foi plágio. Eu não conhecia esse pensamento de Poincare. Eu disse algo muito parecido, acho que em uma conversa com o Encosto (não sei, ao certo) e a semelhança me chamou a atenção. Mas minha frase não continha este elemento adicional, com o qual, aliás, não concordo: “Ambas nos dispensam do trabalho de pensar.”
O próprio texto aqui discutido prova o quanto se pode pensar sobre um assunto, dissecá-lo, aprofundar tanto quanto possível for. E mesmo assim não estaremos livres de armadilhas como essas:
implicações freqüentemente impalatáveis
Parece ridículo que algo tão importante
Entre outras.
Uma idéia ou teoria não é falsa porque o gosto é amargo. Repetindo incansavelmente a mesma ladainha, a verdade não tem que ser bonitinha para ser verdadeira.
Porém, contudo, todavia, no entanto, minha passagem por este tópico não tem a pretensão de ser mais do que essa insignificante participação. É trabalho demais para tão pouca motivação. Se já não fosse difícil, beirando o impossível, discutir esse tema com céticos – principalmente tendo como pano de fundo um texto absolutamente insipiente –, ainda teria que competir com um certo peso-pesado na arte de aniquilar um debate interessante.
Noutros tempos e condições, poderia ser muito prazeroso. Não se pode ganhar todas. Aliás, aqui eu não ganho nenhuma. Ótimo remédio para a soberba.
- Ateu Tímido
- Contato:
Re.: Reencarnação: Um Exame Crítico
Federação Espírita Americana conhece sim. Basta acessar :
United States Spiritist Council
http://www.usspiritistcouncil.com
http://www.usspiritistcouncil.com/publi ... o_know.htm
Os cardecistas americanos devem ser uns 200...
Mais de 100 pensando que aderiram a alguma espécie de macumba brasileira.
Ateu Tímido escreveu:Federação Espírita Americana conhece sim. Basta acessar :

- videomaker
O ENCOSTO escreveu:videomaker escreveu:Ei mané! Refutação extraordinária do texto: http://br.geocities.com/existem_espirit ... nacao.html
Diga porquê você achou a refutação extraordinária. Duvido que tenha lido.
Pode ser que assim eu arrume tempo para ler isso. Só para sacanear você mais um pouco.
Ei velhinho! porque vc não começa tentando refutar as coisas que o botanico e o benneton escrevem?
Tenta ai o mané...

Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- videomaker
Leo escreveu:O texto é realmente fraco. Se o objetivo é atingir o espiritismo, a questão que deve ser levantada é outra.171 - Sobre o que está baseado o dogma da reencarnação?
- Sobre a justiça de Deus e a revelação, pois, repetimos sempre: Um bom pai deixa sempre aos seus filhos uma porta aberta ao arrependimento. Não lhe diz a razão que seria injusto privar para sempre, da felicidade eterna, todos aqueles cujo progresso não dependeu deles mesmos? Não são todos os homens filhos de Deus? Somente entre os egoístas se encontram a iniquidade, o ódio implacável e os castigos de perdão.
Porque toda forma de ajuste de conduta é incomoda e traz sofrimento proporcional?
O que vc queria como correção? e se o sofrimento torna o sujeito mas seguro e responsavel?
vc consegue entender que o sofrimento não é eterno! que sendo passageiro é mecanismo eficiente, quando aquele que esta sujeito a ele sera mais feliz em um futuro proximo!!!!!
O que seria mais interessante? espero uma resposta anciosamente!
Ps. A secretaria de educação tambem, pois tem que fazer os alunos reprovados repetirem o ano de novo, e isso lhe causam tambem muito sofrimento!

"Noite escura agora é manhã..."
Re.: Reencarnação: Um Exame Crítico
Aliás, o texto só demonstra o prestígio que o espiritismo tem mundo afora: nenhum.
Se seguirmos a lógica do benneton, daqui a um dia pra criticar Jesus Cristo, vai ser preciso recorrer ao que o Alcorão diz sobre ele também.
Se seguirmos a lógica do benneton, daqui a um dia pra criticar Jesus Cristo, vai ser preciso recorrer ao que o Alcorão diz sobre ele também.
"Noite escura agora é manhã..."
videomaker escreveu:Porque toda forma de ajuste de conduta é incomoda e traz sofrimento proporcional?
Não critiquei o ato de punir ou não, a questão é a razão para tanto sofrimento, se tratando de uma entidade soberanamente boa e justa.
videomaker escreveu:O que vc queria como correção? e se o sofrimento torna o sujeito mas seguro e responsavel?
É comum que seitas que sofreram influência das religiões judaico-cristãs também considerarem que o sofrimento seja o caminho para a redenção, como é o caso do espiritismo, mas isso só funcionou, supostamente, na história de jesus. Sofrimento só gera sofrimento.
videomaker escreveu:vc consegue entender que o sofrimento não é eterno! que sendo passageiro é mecanismo eficiente, quando aquele que esta sujeito a ele sera mais feliz em um futuro proximo!!!!!
A idéia é tão absurda que você só consegue tentar convencer alguém dela com outra idéia mais absurda ainda. Recompensa futura só convence quando a irracionalidade permite.
videomaker escreveu:O que seria mais interessante? espero uma resposta anciosamente!
Que deus desse mais objetividade aos seus desígneos.
videomaker escreveu:Ps. A secretaria de educação tambem, pois tem que fazer os alunos reprovados repetirem o ano de
novo, e isso lhe causam tambem muito sofrimento!
Bem... pelo menos aqui no Estado do Rio de Janeiro a secretaria de educação já cuidou de dificultar o pagamento do karma dos estudantes da rede estadual: aprovação automática.
- videomaker
Não critiquei o ato de punir ou não, a questão é a razão para tanto sofrimento, se tratando de uma entidade soberanamente boa e justa.
O sofrimento é consequencia unica e exclusiva daquele que sofre! e isso é justiça, aqui na terra ou fora dela, ele é bom quando só cobra daquele que deve! esta ai justiça e bondade juntas!
É comum que seitas que sofreram influência das religiões judaico-cristãs também considerarem que o sofrimento seja o caminho para a redenção, como é o caso do espiritismo, mas isso só funcionou, supostamente, na história de jesus. Sofrimento só gera sofrimento.
Um atleta de ponta sofre para conseguir sua meta! assim como sofre aquele que por egoismo tem que passar por situações que vão ensina-lo a partilhar, não existe sofrimento gerarando sofrimento algum nisso!
A idéia é tão absurda que você só consegue tentar convencer alguém dela com outra idéia mais absurda ainda. Recompensa futura só convence quando a irracionalidade permite.
Absurda? a vida não é assim! teste e recompensa! sacrificio e bem estar futuro! onde esta a irracionalidade?
Que deus desse mais objetividade aos seus desígneos.
O OBJETIVO e ver o ser humano feliz, e pra isso tem que aprender, cair, levantar, seguir em frente, quer mais objetivo que isso?
Bem... pelo menos aqui no Estado do Rio de Janeiro a secretaria de educação já cuidou de dificultar o pagamento do karma dos estudantes da rede estadual: aprovação automática.
Pois é coisas da humanidade, sempre se equivocando...
videomaker escreveu:O sofrimento é consequencia unica e exclusiva daquele que sofre!
É, videomaker. Não é que você tem razão mesmo?
videomaker escreveu:e isso é justiça, aqui na terra ou fora dela, ele é bom quando só cobra daquele que deve! esta ai justiça e bondade juntas!
Mais um ponto para você, Videomaker, é justo que se cobre daquele que deve! Parabéns!
Mas só me recuso a acreditar que você tenha tanta certeza sobre a ética extra-terrena para afirmar veementemente que eles possuam a mesma noção de justiça que a doutrina espírita ensina.
videomaker escreveu:Um atleta de ponta sofre para conseguir sua meta! assim como sofre aquele que por egoismo tem que passar por situações que vão ensina-lo a partilhar, não existe sofrimento gerarando sofrimento algum nisso!
É verdade! Como eu pude pensar diferente! Agora estou feliz, Videomaker! Muito obrigado!

- Benetton
- Contato:
O ENCOSTO escreveu:Benetton escreveu:videomaker escreveu:
Ótimo Minardi.
E foi bom você lembrar que esta é a visão kardecista.
A propósito, já que insiste, podemos falar um pouco de kardecismo:
Você diz que se alguém doar dinheiro para um pobre, ele (o pobre) não deixará de quitar seu karma. É mais ou menos isso?
Por outro lado, é comum ver kardecistas criticando o aborto de anencefalos justamente porque não se deve tirar a oportunidade deste ser quitar seu karma.
Não vê contradição ai?
Aposto que não. Mesmo sendo bem evidente.
Deixei bem claro o que diz o E.S.E, no meu post anterior. Mas como parece regra não se ler uma resposta e voltar a bater na mesma tecla, vou repetir o que Eu já havia dito :
Cap V - Dever-se-á pôr termo às provas do próximo ?
27. Deve alguém por termo às provas do seu próximo quando o possa, ou deve, para respeitar os desígnios de Deus, deixar que sigam seu curso ?
R - "Pensam alguns que, estando-se na Terra para expiar, cumpre que as provas sigam seu curso. Outros há, mesmo, que vão até ao ponto de julgar que, não só nada devem fazer para as atenuar, mas que, ao contrário, devem contribuir para que elas sejam mais proveitosas, tornando-as mais vivas. Grande erro. É certo que as vossas provas têm de seguir o curso que lhes traçou Deus ; dar-se-á, porém, conheçais esse curso ? Sabeis até onde têm elas de ir e se o vosso Pai misericordioso não terá dito ao sofrimento de tal ou tal dos vossos irmãos : "Não irás mais longe ?" Sabeis se a Providência não vos escolheu, não como instrumento de suplício para agravar os sofrimentos do culpado, mas como o bálsamo da consolação para fazer cicatrizar as chagas que a sua justiça abrira ? Não digais, pois, quando virdes atingido um dos vossos irmãos : " É a justiça de Deus, importa que siga o seu curso." Dizei antes :
"Vejamos que meios o Pai misericordioso me pôs ao alcance para suavizar o sofrimento do meu irmão. Vejamos se as minhas consolações morais, o meu amparo material ou meus conselhos poderão ajudá-lo a vencer essa prova com mais energia, paciência e resignação. Vejamos mesmo se Deus não me pôs nas mãos os meios de fazer que cesse esse sofrimento ; se não me deu a mim, também como prova, como expiação talvez, deter o mal e substituí-lo pela paz."
DESTAQUE DO E.S.E : É certo que as vossas provas têm de seguir o curso que lhes traçou Deus ; dar-se-á, porém, conheçais esse curso ? Sabeis até onde têm elas de ir e se o vosso Pai misericordioso não terá dito ao sofrimento de tal ou tal dos vossos irmãos : "Não irás mais longe ?" Sabeis se a Providência não vos escolheu, não como instrumento de suplício para agravar os sofrimentos do culpado, mas como o bálsamo da consolação para fazer cicatrizar as chagas que a sua justiça abrira ?
Com relação a sua outra questão, o problema é o ponto de vista. A evolução moral e espiritual é alicerçada nas condições e continuidade da vida que se dispõe. Faz-se necessário dar prosseguimento à vida para dar continuidade às evoluções já ditas.
A ajuda material dá continuidade à vida, assim como não interromper a vida do anencéfalo, sendo as duas premissas condições básicas para o Espírito evoluir. Portanto, só há contradição se você encarar a interrupção da vida do anencéfalo somente como um alívio do corpo material, o que não é visto da mesma maneira pelos Espíritas que, mesmo reconhecendo o sofrimento que envolve todo esse processo, vêem, mesmo neste caso, uma oportunidade do Espírito evoluir.
Editado pela última vez por Benetton em 08 Jan 2007, 09:15, em um total de 1 vez.
Neste tópico assistimos ao reflexo de Pavlov Reencarnaçao-kardecismo...
- Benetton
- Contato:
Se "Kardec" se escreve com "K", logo escreve-se "Kardecismo", e não "Cardecismo" ...

Se um maior número de pessoas que acreditam num fato, der veracidade ao mesmo, a reencarnação ganha disparado, pois a Igreja Anglicana da Inglaterra, através da Universidade de Oxford, colocou em 212 países cerca de 600 pesquisadores para que levantassem dados sobre a reencarnação, e o resultado da pesquisa diz que, em 2004, dos seis bilhões, duzentos e sessenta milhões de pessoas do mundo, QUATRO BILHÕES crêem na reencarnação !!!
Ou seja, mais de 64% DA POPULAÇÃO DO PLANETA acredita em Reencarnação, nas suas mais variadas formas.
Editado pela última vez por Benetton em 08 Jan 2007, 10:05, em um total de 1 vez.
- Contato:
Alter-ego escreveu:Aliás, o texto só demonstra o prestígio que o espiritismo tem mundo afora: nenhum.
Dados estatísticos, todavia, revelam que dois dos principais postulados do Espiritismo, comunicação com os Espíritos e reencarnação, são aceitos por mais de sessenta por cento da população no Brasil e no mundo. Deles se conclui duas situações bem distintas:
- Os entrevistados, na aparência, estão mais ligados à religiões tradicionais devido ao status social, quanto revelam que são católicos ou protestantes.
- Mas intimamente, com outras respostas, revelam uma profunda aceitação dos princípios espíritas, incompatíveis com aquelas religiões.
Concluie-se que, neste caso, em todo o planeta, a reencarnação, nas suas mais variadas formas, é um crença muito mais aceita do que a ressurreição, tão apregoada pelo catolicismo...
E aqui vale o que já havia dito ao Ateu Tímido :
Se um maior número de pessoas que acreditam num fato, der veracidade ao mesmo, a reencarnação ganha disparado, pois a Igreja Anglicana da Inglaterra, através da Universidade de Oxford, colocou em 212 países cerca de 600 pesquisadores para que levantassem dados sobre a reencarnação, e o resultado da pesquisa diz que, em 2004, dos seis bilhões, duzentos e sessenta milhões de pessoas do mundo, QUATRO BILHÕES crêem na reencarnação !!!
Ou seja, mais de 64% DA POPULAÇÃO DO PLANETA acredita em Reencarnação, nas suas mais variadas formas.
Editado pela última vez por Benetton em 08 Jan 2007, 11:55, em um total de 1 vez.
Benetton escreveu:Ateu Tímido escreveu:Federação Espírita Americana conhece sim. Basta acessar :
Se "Kardec" se escreve com "K", logo escreve-se "Kardecismo", e não "Cardecismo" ...![]()
Se me pergutarem se a maioria dos católicos tem uma fé a toda a prova... eu digo nao. Existe a fé genuina (só uma minoria tem) e existe o desejo de que algo seja verdade...