Rencarnação para leigos - Primeira duvida.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re.: Rencarnação para leigos - Primeira duvida.

Mensagem por Apocaliptica »

Botanico,

Bem, o aluno que passou do primeiro ano (porque aprendeu e não por decreto, como acontece nas nossas escolas) vai ter de fazer o segundo, o terceiro... até o pós-doutorado. Portanto, cumpridas todas as expiações pendentes, caso não pise mais na bola, o espírito então ainda vai ter muito o que aprender até atingir a condição em que a união com a matéria NADA MAIS lhe tenha a ofererer em seu progresso. Nesta condição, ele se torna um espírito puro. Não mais reencarna. Só que nós estamos ainda MUIIIIITO LONGE disso.

E quem é o professor?
E como essa aprendizagem é avaliada?
Quantos níveis ou "grades" existem?
E se o corpo sofre um ACV ou um acidente de carro ou qualquer coisa que interrompa a vida física repentinemente?
O espírito é reprovado porque não terminou aquela fase?
Como o espírito "pisa na bola"?
Há leis e regras escritas por quem? E por que ele burlarias essas regras?
Os " castigos" são deliberados por quem?
Como ele paga: com sofrimento espiritual ou impingindo dor física ao corpo que ele escolheu?
Por que o corpo tem que pagar pela "pisada de bola" do espírito?
O que é a pureza do espírito? Quem determina isso?
Por que o mundo espiritual precisou se apoderar do corpo de humanos para resolver seus problemas?
Isso é abdução e possessão.
Não é justo.

Ah...e vc disse que NÓS ESTAMOS MUITO LONGE DISSO.
NÓS QUEM??? Em que lugar e em que tempo?
Como pode afirmar isso? Você conhece os nossos espíritos todos para saber se algum de nós não está quase "lá"?

Por favor. Sacie minha sede de conhecimento a respeito do assunto a respeito DESSAS perguntas que eu fiz.
Aliás, não consegui ler ainda o material que me forneceu. Se as respostas estiverem TODAS lá , me avise.

Obrigada.

O ENCOSTO
Contato:

Re: Rencarnação para leigos - Primeira duvida.

Mensagem por O ENCOSTO »

videomaker escreveu:

Postar uma copia de uma mensagem privada é coisa de que ,sujeito?

É coisa de quem não vai com a sua cara. É coisa de quem não gosta de se corresponder com idiotas. Muito menos via MP.

Me chamar de Burro, ou ignorante, me faz rir mané! vc não me conhece, e apenas me avalia pelo que escrevo! vc não sabe coisas nenhuma sobre mim!

Oque você escreve revela justamente isso: Você é burro, ignorante e tem sérias dificuldades para interpretar pequenos textos.

E é assim que o classifico. Com provas.

Sua vidinha particular não é da minha conta.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Apocaliptica

Outra coisa...por que afinal Kardec afirma que negros e índios têm espíritos menos puros?
Não me bastam rótulos, tipo o Kardecismo é racista ou é nazista ou fascista.

Eu quero saber como Kardec chegou a essa conclusão.

Eu sei que já devem ter discutido isso aqui à exaustão, se bem conheço vocês. Mas eu não estava presente e isso me intriga muito. :emoticon5:

Tranca
Gênero: Masculino

Mensagem por Tranca »

Tranca isso é manha de advogado né! escrever um monte de coisas e não chegar a lugar nenhum, complicar mas, e talvez no final quem leu, ache que leu alguma coisa!

Não.

Isso é cobrar clareza de quem escreve algo mal escrito e ainda acha que foi claro sem ter sido.

Fui claro?

Como, afirma quando? afirma quando quer argumentar contra a rencarnação Ué!

Agora você esclareceu.

Não doeu nada, não é?

Então passe a exercitar a clareza, oras bolas.

Afirma quando avalia sem ao menos imaginar como a coisa acontece! apenas afirma! como sempre!

Taí um cara que deve ser consciente das suas encarnações passadas e de tudo o que se passa no além, inclusive no umbral, para clarear as trevas onde habita este descrente.

Então descreva os mecanismos e os pormenores acerca do funcionamento do karma e da reencarnação, de acordo com sua própria experiência, sem ser um macaco de auditório da doutrina. :emoticon12:

Tá lá no texto porem vou repetir: E se na hora que vc resolve passar a mão na cabecinha do sujeito, é a hora em que deve terminar o sofrimento dele? Como vc pode avaliar isso? vc não leu o texto Tranca? Tá dando uma de VIDEOMAKER!!!

Puta merda.

Eu perco um baita tempo lendo o texto e respondendo e o cara ainda não entende patavina do que respondi.

Onde eu disse que aí termina o sofrimento do sujeito?

Eu disse "ajudar a sair desta", que é o que o autor diz com as seguintes palavras: "Vejamos que meios o Pai misericordioso me pôs ao alcance para suavizar o sofrimento do meu irmão. Vejamos se as minhas consolações morais, o meu amparo material ou meus conselhos poderão ajudá-lo a vencer essa prova com mais energia, paciência e resignação. Vejamos mesmo se Deus não me pôs nas mãos os meios de fazer que cesse esse sofrimento; se não me deu a mim, também como prova, como expiação talvez, deter o mal e substituí-lo pela paz".

Inclusive complementei que nada tenho contra ajudar quem errou a aprender com isso, na linha seguinte.

Entendeu agora?

Entendeu agora?

Parece que você não leu o texto, ou se leu, não entendeu. :emoticon12:

Não se justifica erro algum, apenas aponta o erro e assim se comprende por que sofre! O agressor é sempre o agressor, independe da vitima, ou vc conhece algum agressor que agride tentando fazer a vitima pagar por debitos anteriores!

Isso foi uma pergunta?

Se foi, teria que ter finalizado com "?" e não "!"

Mantenho o que disse. A visão dos fatos sob a ótica da Lei de Causa e Efeito tenta fazer com que as vítimas de hoje se vejam como os agressores de ontem e justifica os agressores de hoje como vítimas de ontem.

De novo, estão aí diversas afirmações vindas de espíritas; que não preciso colacionar, pois você já viu por aqui; sobre karmas coletivos e pessoais, que exemplificam o que digo.

Ou vc acha que agressores vão deixar de existir independente da do que a DE diz?

Quem disse isto?

Repulsa porque? porque se responsabiliza quem deve? porque devo aceitar que foi apenas AZAR , AZAR sim pois se o cara tivesse em casa, não era engolido por uma onda gigante?
Repulsa por que? por que damos um sentido pras coisas? realmente não entendo...

Repulsa por essa lenga-lenga de ver tudo pelos olhos da doutrina, pela ótica do karma, por tentar ver tudo deste modo cíclico e enredado.

Tem gente que não curte. Tipo eu, oras.

Mas respeito. Quem quiser, que acredite.

Passar a mão na cabecinhas! vc ainda não entendeu né?

Claro que entendi.

Ao que demonstrei acima, foi você quem não entendeu o próprio texto que postou.

Evoluir e com isso ser feliz é uma pespectiva tão ruim assim?

Não.

Se não fosse tudo conto da carochinha e evidência anedota.

A realidade é mais dura e crua.

Se você gosta de sonhos e fantasias para escapar a um universo indiferente, viva-os.

Aprender e ter a chance de ajustar tua vida, apenas sendo cobrado o que vc deve, é tão ruim assim?

Isso já é proselitismo e desonestidade intelectual.

Em momento algum afirmei o contrário.

Disse que na teoria tudo encaixa, mas na realidade as coisas são diferentes e se quer uma realidade melhor, todos têm que ralar muito nesse sentido.

Já sei viver cansa né ! viver pra sempre então...

Eu parto do princípio que não sei se viver para sempre cansa.

Mas sob o mecanismo do karma, deve ser um saco.

Essa é apenas parte da realidade! é parcial, essa que vc enxerga, muito cruel, eu sei, não podia ser diferente, sabe que ela me tira o sono mesmo! mas confio que tudo faz parte de um todo maior, ai me tranquilizo, e durmo como uma pedra!

Viva suas fantasias e bons sonhos.
Editado pela última vez por Tranca em 09 Jan 2007, 12:14, em um total de 1 vez.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Alter-ego

Re: Re.: Rencarnação para leigos - Primeira duvida.

Mensagem por Alter-ego »

Botanico escreveu: Tem um livro, Tolices de Allan Kardec, de Justino Mendes, onde o autor comenta [...]

Puxa!
Este livro passou por minha mão há algumas semanas. Estou desde então tentando consiguir emprestado...
Você já o leu, Botânico?
"Noite escura agora é manhã..."

Apocaliptica

Isso sinceramente não faz sentido.
Quem quer ser feliz? O espírito? E por isso ele usa o corpo para expiar suas impurezas?

A felicidade do espírito é sentido por ele com que sintomas? Kardec determoninou isso também?
Ou é o corpo que fica feliz? Ou será a mente do corpo que o espírito escolheu para encarnar que se sente feliz?
Nem ao menos sabemos definir o que seja felicidade na nossa consciênca humana terrena...

A propósito...em regimes totalitários por exemplo, os espíritos tristes escolhem aqueles corpos para expiar suas impurezas lá? Ou a infelicidade é imposta pelo governante e os espíritos se juntam lá por imposição divina, que coloca o ditator com espírito imundo para governar?
O espírito tem livre arbítrio até que ponto?

Tranca

Mensagem por Tranca »

Apocaliptica escreveu:

Quem quer ser feliz? O espírito? E por isso ele usa o corpo para expiar suas impurezas?

A felicidade do espírito é sentido por ele com que sintomas? Kardec determoninou isso também?
Ou é o corpo que fica feliz? Ou será a mente do corpo que o espírito escolheu para encarnar que se sente feliz?
Nem ao menos sabemos definir o que seja felicidade na nossa consciênca humana terrena...

A propósito...em regimes totalitários por exemplo, os espíritos tristes escolhem aqueles corpos para expiar suas impurezas lá? Ou a infelicidade é imposta pelo governante e os espíritos se juntam lá por imposição divina, que coloca o ditator com espírito imundo para governar?

Apocalíptica, não complica que o vm entra em pane. :emoticon16:

Se interpretar o que o próprio texto que ele postou já é demais para ele, entrar nestas questões mais profundas vai fazê-lo ficar com um nó no cérebro.

Imagem

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Apocaliptica

Tranca-Ruas escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Apocalíptica, não complica que o vm entra em pane. :emoticon16:

Se interpretar o que o próprio texto que ele postou já é demais para ele, entrar nestas questões mais profundas vai fazê-lo ficar com um nó no cérebro.

Imagem

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

São perguntas didáticas e primárias. Preciso começar por aqui, senão eu não consigo dormir à noite pensando que um espírito recalcado está a me torturar há décadas.

:emoticon20:

Tranca

Mensagem por Tranca »

Apocaliptica escreveu:Outra coisa...por que afinal Kardec afirma que negros e índios têm espíritos menos puros?

Eu sei que já devem ter discutido isso aqui à exaustão, se bem conheço vocês. Mas eu não estava presente e isso me intriga muito. :emoticon5:

Tem um tópico chamado... acho que "Espiritismo e racismo" (ou algo bem parecido) rodando lá pelas páginas de trás do fórum.

Lá se discute esse assunto e poderá esclarecer no todo ou emparte de suas dúvidas.

Roberto Campos

Apocaliptica

Tranca-Ruas escreveu:
Apocaliptica escreveu:Outra coisa...por que afinal Kardec afirma que negros e índios têm espíritos menos puros?

Tem um tópico chamado... acho que "Espiritismo e racismo" (ou algo bem parecido) rodando lá pelas páginas de trás do fórum.

Lá se discute esse assunto e poderá esclarecer no todo ou emparte de suas dúvidas.

Eu acho que vi isso. Vou olhar.
Obrigada, Tranca.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Aliás, há mais de um tópico, creio eu.

São interessantes os excertos de Kardec sobre o tema, pois nota-se que era o mesmo impregnado pelo que se pensava na Europa sobre povos não europeus (ou não submetidos à cultura européia) no século XIX.

Kardec somente transplantou para sua doutrina o pensamento comum que se tinha acerca de outros povos, sendo que quando mais primitivos, menos evoluídos espiritualmente.

É de se notar que ele chegou a afirmar que não poderia um "primitivo", mesmo que educado no seio da civilização, chegar a evoluir o suficiente (intelectual, moral e espiritualmente) para integrar-se totalmente a ela, sem diferenças.

Mas dizem os espíritas que ele mesmo disse que poderia ter se enganado sobre muitas coisas e que a ciência futuramente poderia esclarecer... Curioso é que ele escreveu tudo de acordo com o que lhe ditaram os espíritos :emoticon16:
Editado pela última vez por Tranca em 09 Jan 2007, 13:23, em um total de 1 vez.

Roberto Campos

Apocaliptica

Aliás... o espírito escolhe o corpo? Ele aceita e se resigna na condição de impuro e por isso escolhe negros e índios?

E os mestiços, ficam com espíritos em média evolução?

E eu como caucasiana branquinha de olhos azuis, tenho um espírito quase puro?
Editado pela última vez por Apocaliptica em 09 Jan 2007, 13:26, em um total de 1 vez.

Apocaliptica

Tranca-Ruas escreveu:Aliás, há mais de um tópico, creio eu.

São interessantes os excertos de Kardec sobre o tema, pois nota-se que era o mesmo impregnado pelo que se pensava na Europa sobre povos não europeus (ou não submetidos à cultura européia) no século XIX.

Kardec somente transplantou para sua doutrina o pensamento comum que se tinha acerca de outros povos, sendo que quando mais primitivos, menos evoluídos espiritualmente.

É de se notar que ele chegou a afirmar que não poderia um "primitivo", mesmo que educado no seio da civilização, chegar a evoluir o suficiente (intelectual, moral e espiritualmente) para integrar-se totalmente a ela, sem diferenças.

Mas dizem os espíritas que ele mesmo disse que poderia ter se enganado sobre muitas coisas e que a ciência futuramente poderia esclarecer... Curioso é que ele escreveu tudo de acordo com o que lhes ditaram os espíritos :emoticon16:

Muito interessante tudo isso.

Kardec no fundo, sabia que os espítitos são como os homens, foram feitos à imagem e semelhança divinos.
Também se enganam, também erram e também mentem e tentam nos confundir e fazer de bobos.

Isso é o karma.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Apocaliptica escreveu:Aliás...se o espírito escolhe o corpo? Ele aceita e se resigna na condição de impuro e por isso escolhe negros e índios?

Como quase tudo no espiritismo, "depende".

Quanto mais evoluído, maiores as chances de escolher como reencarnar, para aprender, para quitar karma, para ajudar alguém.

Inclusive espíritos de luz muito evoluidos reencarnam como doentes mentais para ajudar seus pais a exercitarem o amor, a paciência, o afeto, etc.

Mas cuidado, espíritos de pessoas que foram carrascos nazistas, serial killers e tiranos assassinos também podem reencarnar como doentes mentais.

Como diferenciar? Mais ou menos assim:

a) se o doente mental for seu filho, ele é um espírito evoluído de luz que reencarnou para te ajudar a exercitar o amor, a paciência e o afeto.

b) se o doente mental for o filho da vizinha, ele foi um carrasco nazista ou um serial killer ou um tirano assassino em uma reencarnação passada e está pagando seu karma nesta vida.

Nós, como somos meia-boca e pelo menos respeitamos a lei e pagamos nossos impostos, vamos levando aqui e ali, reencarnando e quitando karma, adquirindo outros, forever & ever...

Ah, para os espíritas, ateus e agnósticos são muito involuídos.

Quanto mais branquinha a pele, mais sobe de posto o espírito rumo à evolução, se for levar Kardec ao pé da letra.

Então nem precisa reencarnar mais como humana.

Na próxima, só no mundo espiritual. :emoticon16:

Roberto Campos

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Tranca-Ruas escreveu:Como quase tudo no espiritismo, "depende".

Nem sempre.

Tranca-Ruas escreveu:Quanto mais evoluído, maiores as chances de escolher como reencarnar, para aprender, para quitar karma, para ajudar alguém.

Não diria "maiores as chances"... diria maior lucidez e coragem quanto ao caminho que levará a perfeiçao.

Tranca-Ruas escreveu:Inclusive espíritos de luz muito evoluidos reencarnam como doentes mentais para ajudar seus pais a exercitarem o amor, a paciência, o afeto, etc.

Evidências?

Tranca-Ruas escreveu:Mas cuidado, espíritos de pessoas que foram carrascos nazistas, serial killers e tiranos assassinos também podem reencarnar como doentes mentais.

Depende.

Tranca-Ruas escreveu:Como diferenciar? Mais ou menos assim:

a) se o doente mental for seu filho, ele é um espírito evoluído de luz que reencarnou para te ajudar a exercitar o amor, a paciência e o afeto.

b) se o doente mental for o filho da vizinha, ele foi um carrasco nazista ou um serial killer ou um tirano assassino em uma reencarnação passada e está pagando seu karma nesta vida.

De qualquer forma, o doente mental é um irmão que tem coragem muito maior do que a nossa.

Tranca-Ruas escreveu:Nós, como somos meia-boca e pelo menos respeitamos a lei e pagamos nossos impostos, vamos levando aqui e ali, reencarnando e quitando karma, adquirindo outros, forever & ever...

Forever não... Há de chegar o momento em que a balança pende para o lado da vitória, ou seja, evolução.

Tranca-Ruas escreveu:Ah, para os espíritas, ateus e agnósticos são muito involuídos.

Não acho. São magoados com o que a religião deve ter feito com eles em vidas anteriores e negam a Deus instintivamente.

Tranca-Ruas escreveu:Quanto mais branquinha a pele, mais sobe de posto o espírito rumo à evolução, se for levar Kardec ao pé da letra.

Lá vamos nós outra vez...

Tranca-Ruas escreveu:Então nem precisa reencarnar mais como humana.

Na próxima, só no mundo espiritual.

Tem razão, tranca.
Voce tem muito senso de humor.
" ...I'm running to stand still... "

Tranca

Mensagem por Tranca »

Ei abelhudo intrometido!

Vai querer tomar umas chineladas? :emoticon12:

Erra-me! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Roberto Campos

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Tranca-Ruas escreveu:Ei abelhudo intrometido!

Vai querer tomar umas chineladas? :emoticon12:

Erra-me! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
" ...I'm running to stand still... "

Will

Mensagem por Will »

O ENCOSTO escreveu:
videomaker escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
videomaker escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
videomaker escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
E a resposta é simples: aquele que conhece os problemas que a riqueza pode dar ao futuro espiritual. Um espírito que vê a falência de seus irmãos na carne que se perdem no desastre da riqueza mal usada ou conseguida de forma espúria, percebem que é melhor a prova da pobreza do que da riqueza. A primeira dá mais chances de se regenerar, ao passo que a segunda pode comprometer muito.

O pior de tudo do kardecismo é que parece que copiaram só as coisas mais idiotas do cristianismo.

Quem vai preferir a pobreza né Cornutto? só sendo idiota mesmo! O materialismo é INFERNAL!!!!!

Outra coisa idiota copiada do cristianismo: O conformismo.

Creio que o pior de tudo não é o conformismo mas sim ter orgulho de ser pior que outras pessoas. No caso, estamos falando de dinheiro. Mais chato ainda é ter orgulho de ser burro, de não estudar, etc.

Não o materialismo NÃO É INFERNAL!, INFERNAL mesmo é ter que ser chamado de corno, sem ter nunca tido uma mulher... né PATO DONALD!
:emoticon1:

Depende do que você chama de mulher. Você não é muito gabaritado para tratar do assunto. Creio que, dado o seu intelecto, o máximo que conseguiu até hoje foi conquistar e trepar com uma jumentinha.

Mulher seu Carlos! qualquer uma, coisa que vc desconhece!e sei tambem que jumentinha não faz teu estilo, já um jumentão né! te embala os sonhos... Falar em animal, como vai os teus "sobrinhos"?
Ser tio sem ter irmãos deve ser uma barra...

Creio que isso já me serve para encaminhar sua suspensão.

Grato.

Não aceito, em hipótese alguma, que ofenda qualquer mebro de minha familia.

Exato... Suspensão já!

Só pelo fato de ser espirita e estar fazendo proselitismo num forum ateu já seria motivo mais que suficiente para um expulsão sumária!!!

Vamos ser nobres e ajuda-lo em sua perigrinação nesse plano. Vamos ajuda-lo a evoluir fazendo-o sofrer por não participar do nosso amado fórum...

Suspensão já...

:emoticon13:

Tranca

Mensagem por Tranca »

Discordo.

Eu sou a favor de que o videomaker continue sendo ajudado pelos membros do RV na quitação do seu karma.

Tenho a mais plena certeza de que na próxima encarnação ele será muito mais evoluído.

Tipo o "ximbica" ou o "SombraXK". :emoticon16:

Roberto Campos

Apocaliptica

Tranca-Ruas escreveu:
Apocaliptica escreveu:Aliás...se o espírito escolhe o corpo? Ele aceita e se resigna na condição de impuro e por isso escolhe negros e índios?

Como quase tudo no espiritismo, "depende".

Quanto mais evoluído, maiores as chances de escolher como reencarnar, para aprender, para quitar karma, para ajudar alguém.

Inclusive espíritos de luz muito evoluidos reencarnam como doentes mentais para ajudar seus pais a exercitarem o amor, a paciência, o afeto, etc.

Mas cuidado, espíritos de pessoas que foram carrascos nazistas, serial killers e tiranos assassinos também podem reencarnar como doentes mentais.

Como diferenciar? Mais ou menos assim:

Nós, como somos meia-boca e pelo menos respeitamos a lei e pagamos nossos impostos, vamos levando aqui e ali, reencarnando e quitando karma, adquirindo outros, forever & ever...

Ah, para os espíritas, ateus e agnósticos são muito involuídos.

Quanto mais branquinha a pele, mais sobe de posto o espírito rumo à evolução, se for levar Kardec ao pé da letra.

Então nem precisa reencarnar mais como humana.

Na próxima, só no mundo espiritual. :emoticon16:

Entendi. Nada como falar com quem vê o problema de fora.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Tranca

Mensagem por Tranca »

Disponha. :emoticon16:

Roberto Campos

Will

Mensagem por Will »

Tranca-Ruas escreveu:Discordo.

Eu sou a favor de que o videomaker continue sendo ajudado pelos membros do RV na quitação do seu karma.

Tenho a mais plena certeza de que na próxima encarnação ele será muito mais evoluído.

Bem, aí precisaríamos saber como ele sofreria mais, sendo humilhado publicamente todos os dias ou tolido de sua participação no forum... Creio que ele sofreria mais não pariticipando do fórum, haja visto esse tópico: https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=443

Hugo

Mensagem por Hugo »

Tranca-Ruas escreveu:Discordo.

Quem é esse tal de SombraXK?

Apocaliptica

Desculpem-me...mas e que autoridade e alçada tem o espiritismo para determinar o que seja a perfeição????

videomaker

Mensagem por videomaker »

Eu não li o que postei? ou vc tá se fazendo de doido, para justificar o que acredita?
Vai continuar achando que fazer o outro sofrer esta ajudando!
Vai continuar achando que quem mata é mais vitima do que quem morre, porque quem morre mereceu!
E eu que não sei interpretar um texto! paciencia Baixaréu...
Com tempo vou destacar do texto o que interessa pra ver onde chegamos!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Trancado