Penso que todos concordaríamos que Francisco de Assis seria um Espírito Superior. Ora, sabemos que Francisco de Assis não tomava banho porque considerava isso sinal de vaidade. Não é à toa que ele é quase sempre representado ao lado dos animais, afinal, só eles aguentavam o cheiro dele...pergunto-me se Kardec fizesse-lhe uma pergunta sobre higiene o que ele diria...
S.Agostinho é considerado um Espírito Superior. Mas eu soube que ele pregava abertamente a guerra, o assassinato, o terror, para implantar o cristianismo. S.Agostinho queimava aldeias no meio da noite, ele, pessoalmente; aldeias repletas de mulheres e crianças; e isso, depois das famosas Confissões.
Pois Kardec devia ter perguntado isso tudo e muito, muito mais. Se não perguntou, perdeu uma ótima chance de entender o que ele teve que deixar em aberto depois.
Por isso estamos discutindo isso aqui e agora. Com ele morto e enterrado.
Isso para mim demonstra claramente que um corpo sujo, limpo,branco, preto, simpático,assassino ou generoso não tem relação alguma com o que seja uma superioridade de um espírito.
Esses adjetivos representam atos ou comportamentos ou escolhas humanos. Imaginei sempre que um espírito de nomenclatura "superior" ( mas que eu chamaria de "bom") estivesse necessariamente acompanhando o corpo de alguém que fosse uma pessoa de bom caráter, que tivesse uma personalidade construtiva, equilibrada e até alegre.
Depois percebi o absurdo disso. Ninguém é assim tão linear e equilibrado o tempo todo e essas rotulagens a respeito de pessoas boas e más é apenas um juízo de valor que varia de lugar para lugar e de cultura para cultura. Além de se submeter a visões individuais.
Dessa forma, toda a teoria a respeito de superioridade e inferioridade ligando-se a um padrão de bondade, caráter, preferências , cor da pele, tipo de cultura e até fraquezas e vícios ou talentos, não faz o menor sentido.
Se assim fosse, não haveria suficientes classificações de níveis espirituais que acompanhassem as vissitudes humanas todas.
Mas se não segue esse padrão...que classificação é essa?
Se o espírito é evoluído ele é o que exatamente? Existe um adjetivo para isso? Ele expia afinal o quê? Que começa quando? E acontece o que exatamente? Isso é uma classificação arbitrária.Quem avalia?
Há um tipo de tribunal? Ou uma sensação de êxtase e o espírito se liberta do jugo terreno?
Sendo assim, reitero aqui que Kardec não deve ter se dado conta que não existe uma forma de estabelecer uma relação de julgamento rotulador. E portanto, um espírito jamais faria uma avaliação e uma mea-culpa para admitir em "conversas " com ele que ´pertence a alguma categoria melhor ou pior.
Não estaria ele sendo até um instrumento de manipulação desse entes ( se eles existem...)ou ele mesmo se iludiu a respeito de seus delírios nessa classificação evolutiva?
Imagino que haja uma linha no tempo semelhante à nossa terrena que ligue o tempo de uma vida (de horas de vida a 100 e poucos anos ...) com o tempo de purificação. E essa variável ( literalmente varíável...)ligue-se a um conjunto de ações do corpo (que agiria pela sua mente e valores, mas sob alguma forma de avaliação ou discernimento do espírito respectivo) , que provoquem algum bem estar ou sensação de acerto ou erro em ambos ( espírito e corpo - que horror isso...

).
Por mais leiga que eu seja....essas teorias são demasiado cheias de lacunas.
As coisas não fecham.
E acho Kardec muito prepotente para dizer que os espíritos contaram a ele de forma absolutamente crível sobre essas coisas. Isso é prepotente, ou é doente, ou é ingênuo demais.
Continuo pensando....